IMAGENS: Porta-aviões chinês ‘Fujian’ com modelos de aeronaves J-15B, J-35, JL-10J, e KJ-600 no convoo

18

O Fujian (CV-18) o segundo porta-aviões construído na China, concluiu seu terceiro teste no mar no final de julho. Esta semana, imagens publicadas nas redes sociais revelaram vários modelos de aeronaves J-15B, J-35, JL-10J e KJ-600 no convés de voo do novo porta-aviões chinês, atracado no estaleiro Jiangnan. Os modelos são usados para ambientação das equipes de convoo, treinamento de procedimentos e manobras na operação das aeronaves.

O Fujian, também conhecido como Type 003, representa um marco significativo na evolução da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) da China. Lançado em 2022, o Fujian é o terceiro porta-aviões da China e o primeiro a ser totalmente projetado e construído no país, simbolizando o rápido avanço da capacidade militar chinesa em águas azuis.

Diferente de seus predecessores, o Liaoning (CV-16) e o Shandong (CV-17), que são baseados em designs soviéticos e utilizam sistemas de decolagem “ski-jump”, o Fujian adota tecnologias mais avançadas. Ele é equipado com três catapultas eletromagnéticas (EMALS), semelhante ao utilizado no porta-aviões da classe Gerald R. Ford dos Estados Unidos. Este sistema permite o lançamento de aeronaves mais pesadas e com mais carga útil, aumentando significativamente a capacidade operacional do porta-aviões.

Com um deslocamento de cerca de 80.000 toneladas, o Fujian proporcionará à Marinha chinesa uma capacidade aérea muito mais flexível e eficaz. A introdução do sistema de catapultas também facilita o lançamento de aeronaves em condições climáticas adversas, algo que limita os sistemas de decolagem “ski-jump”.

O Fujian marca uma mudança significativa na estratégia naval da China, demonstrando uma ambição clara de projetar poder em nível global. Com a introdução de um porta-aviões de nova geração, a China está se posicionando para operar de forma mais assertiva em regiões estratégicas, como o Mar do Sul da China e o Oceano Índico, além de potencialmente expandir suas operações navais em outros oceanos.

 

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nativo

Parabéns aos chineses por já estarem com mais uma Belo nave pronta.

E Já é repetitivo mas … Ha trinta anos atrás estavam atrás do Brasil em quase tudo, hoje só vemos a poeira deles.

E não foi só por causa do crescimento econômico, por que também tivemos, menor que eles, mas tivemos.

Essa diferença se dá principalmente porque eles transformaram crescimento econômico em desenvolvimento social e tecnológico, enquanto por aqui, ainda lutamos para segurar as crianças nas escolas.

Last edited 3 meses atrás by Nativo
Burgos

Quando se tem um Governo sério, não importa qual seja, as coisas andam e funcionam 👍

Jadson S. Cabral

O problema não é governo não. É o povo. Entra governo e sai governo, e continua tudo igual. Num país onde o governo tem que pagar para crianças irem para escola, onde o governo tem que pagar para pessoas irem fazer o ENEM… é complicado alguém me convencer que o problema é o governo

Mauricio Souza

E muito fácil culpar o “povo”…afinal, alguém sabe qual é a cara do povo?

Wellington R. Soares

Por aqui batemos cada vez mais recordes de ajuda de sobrevivência para população, lamentável. Não sou contra ajudar, mas prefiro muito mais ver uma nação que consiga proporcionar emprego e renda, de forma que não seja necessário ajudar tantas e tantas famílias a comer arroz com ovo. 54,6 milhões de Brasileiros dependem dessa esmola, o número é assustador ! https://pt.org.br/governo-lula-inicia-pagamento-do-bolsa-familia-com-mais-beneficios-para-ao-povo/ Infelizmente não temos condições de competir militarmente e tecnologicamente com a China, o nosso foco é outro e nossa própria cultura nos impede de ser um país de primeiro mundo. Somos um povo de baixa cultura, na maioria mal educados,… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Wellington R. Soares
Nativo

E o pior que a bolsa família especialmente, teria como contrapartida a presença das crianças nas escolas.

porém , as próprias escolas escondem as faltas, pois as direções precisam dos votos dos ” responsáveis” para se manterem eternamente nos cargos.

sem importar se a qualidade do ensino da escola que conduzem é boa ou não.
Os professores seguem a cultura da submissão, e simplesmente obedecem.

Em suma estamos muito ferrados, quanto a um bom futuro para o país.

Cristiano ciclope

Qual a sua proposta alternativa?

Antonio Luiz dos Santos

O caso Brazil é muito antigo de pobreza em primeiro lugar educação e não carnaval e futebol,Alguém já notou que em qualq qualquer burgo ou pequena média ou grandes cidades Brazil agora sempre uma igreja ou um estádio

Nativo

Na educação;
Avaliação individuais dos professores.
mandato de tempo unico de 3 anos para direções nas escolas, podendo ser reeleito uma vez mais e só.
Combate às aprovações sem qualidade.
Melhoras no material didático.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: MAIS UMA VEZ ESTÃO DESVIANDO TOTALMENTE DO ASSUNTO DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:


https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Cristiano ciclope

Na china, um país comunista, as fábricas são instaladas para gerar emprego e renda, com um lucro baixo, pois o objetivo e gerar emprego, renda e dividendos políticos e econômicos com a exportação de produtos baratos! No Brasil, o empresariado quer o máximo de lucro possível, pagando o mínimo de imposto possível e encargos trabalhistas e de preferência sem concorrência externa, o objeto e ficar mais rico ainda. Já ouviram falar de alguma empresa privada, sem nenhuma ligação com o governo, investir em pesquisa e desenvolvimento, formação de profissionais qualificados, ou em se tendo esses profissionais, oferecer um salário decente… Read more »

Dr. Mundico

Alguém aqui toparia replicar no Brasil o modelo econômico chinês e o seu modus operandi na sociedade?
A palavra está facultada.

JHF

O Brasil não tem auto percepção como nação. O individualismo é cultivado desde cedo a nível institucional. O conceito de qualidade de vida se resume a viver o mais próximo do Miami live stile. Aparência é tudo, mentir está na norma do dia e nada é fiscalizado. Por aqui o crime compensa então ……

Elintoor-_

Calma! Mês que vêm começam os nossos planos para nossos 2 porta aviões e a “Segunda Frota”. Bom prazo, com certeza que sai daqui a uns 53 anos…

Rogério Loureiro Dhierio

Tiveram um projeto de pais.
Comprometidos com a nação.

Aqui o único projeto que tem é por interesses que não sejam para o país.

Jodreski

E não esquecer que mesmo qdo as crianças estão nas escolas o conteúdo é ensinado pessimamente.
A “revolução” que o país necessita é na educação, dentro e fora da escola.
Nossa juventude é mal educada, mal instruída e muitos desprovidos de valores morais pois os pais pecaram em transmitir aquilo que um dia aprenderam na vida (qdo aprenderam).

AVISO DOS EDITORES A TODOS: MAIS UMA VEZ, ESTÃO DESVIANDO TOTALMENTE DO ASSUNTO DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:


https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sulamericano

É interessante pensar que a China priorizou no CV-18 a catapulta eletromagnética ao invés do reator nuclear para o sistema de propulsão.
No meu entendimento, a estratégia foi aplicar/desenvolver uma nova tecnologia por geração de NA.

O primeiro foi pra criar doutrina.
O segundo pra enteder as etapas e processo de fabricação.
O terceiro já foi um projeto internamente novo!

Andre

Os elevadores parecem bem pequenos…

Dalton

Falando em “elevadores” nos NAes da US Navy a partir do “Kitty hawk” de 1961 eles tem um formato trapezoidal, com a parte dianteira formando um ângulo, conseguindo-se com isso mais espaço, enquanto os do “Fujian” são quadrados como se viu por exemplo nos NAes da classe Forrestal que precederam a classe Kitty Hawk. . O “Fujian” tem apenas 2 elevadores ambos a boreste um adiante da “ilha” o outro atrás enquanto um classe Nimitz tem 4 sendo que o número 3 atrás da “ilha” era pouco utilizado e assim foi eliminado na classe Gerald Ford que conta com 2… Read more »