A História Naval e o Cinema: Hawaii 5.0 e a Marinha dos EUA
Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)
A partir de setembro de 2010 até abril de 2020 foi exibido na TV norte-americana, no canal CBS, a série Hawai 5.0. Esse drama policial foi uma refilmagem da série original exibida entre 1968 e 1980. Da mesma forma que a versão original, sua trama mostra uma unidade policial de elite criada para combater o crime no estado do Hawaí, quinquagésimo estado a ser incorporado à união.
A série teve como protagonista o ator Alex O’Loughlin, que interpreta o comandante Steve McGarrett, personagem fictício designado como comandante da força-especial 5-0. Ele é um oficial de marinha que havia servido durante cinco anos na Inteligência Naval e era oriundo do SEALs (Sea, Air Land), principal força de operações especiais dos Estados Unidos América. McGarrett escolhe o detetive Danny Williams, interpretado pelo ator Scott Caan, do Departamento de Polícia de Honolulu como seu principal parceiro.
No primeiro episódio da série, Steve MacGarret ainda na Marinha Norte -Americana, está fazendo uma escolta de um terrorista internacional, que acarreta a morte do pai de Steve.
Quando chega no Hawaí, Steve recebe da governadora o convite para liderar uma força-tarefa para capturar o grupo terrorista.
Os principais elementos que compõem os episódios são: espionagem, ação, investigação, o mito do herói, o bem contra o mal, música tema, composta por Morton Stevens, e tecnologia.