Ulm/Alemanha, 19 de agosto de 2024 – A HENSOLDT, provedora de soluções sensoriais, recebeu um pedido adicional da Thales para a entrega de radares navais TRS-4D para as fragatas F126 da Marinha Alemã. Com este novo pedido, o valor total da encomenda ultrapassa 200 milhões de euros.

O pedido inicial, feito em 2022, incluía a entrega de radares navais TRS-4D para quatro fragatas da classe Niedersachsen (F126) e um segmento de radar para o centro de testes. Devido à expansão do contrato, outras duas fragatas F126 também serão equipadas com o radar TRS-4D, que será instalado em sua versão não-rotativa, com quatro matrizes de antenas fixas. A integração dos radares nos navios e nas instalações em terra será realizada pela Thales para garantir um sistema operacional e de combate que atenda às exigências alemãs. Com a extensão do contrato, o período de entrega será prorrogado.

‘Nosso TRS-4D e seus componentes de alta tecnologia serão implantados em seis navios da Marinha Alemã no futuro, oferecendo ao cliente um alto grau de uniformidade,’ afirmou Markus Rothmaier, Chefe de Radares Navais e Terrestres da HENSOLDT. ‘Já estamos trabalhando diariamente nos radares para as quatro fragatas e estamos muito satisfeitos que a opção para mais duas tenha sido exercida.’

Lançado em 2020, o programa F126 é o mais recente programa de fragatas da Marinha Alemã. Com a extensão do contrato, a classe F126 consistirá em seis navios. O programa também inclui diversos locais de teste e treinamento em terra. Radares da família de produtos TRS-4D já estão em serviço em várias versões a bordo de embarcações da Marinha Alemã, incluindo a fragata F125 e a corveta K130. A família de produtos também inclui o radar de defesa aérea terrestre, TRML-4D, que tem demonstrado desempenho excepcional na detecção na Ucrânia. O conceito de família de produtos permite melhorias contínuas e oferece vantagens em termos de fornecimento de peças de reposição e treinamento.

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é uma empresa líder na indústria de defesa europeia com alcance global. Sediada em Taufkirchen, perto de Munique, a empresa desenvolve soluções sensoriais completas para aplicações de defesa e segurança. Como integradora de sistemas, a HENSOLDT oferece soluções independentes de plataforma e em rede. Sendo uma líder em tecnologia, a empresa também impulsiona o desenvolvimento de eletrônicos de defesa e optrônica, expandindo continuamente seu portfólio com abordagens inovadoras em fusão de dados, inteligência artificial e cibersegurança. Em 2023, a HENSOLDT alcançou um faturamento de 1,85 bilhões de euros. Após a aquisição da ESG GmbH, a empresa emprega cerca de 8.000 pessoas. A HENSOLDT está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt no índice MDAX.

FONTE: HENSOLDT

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Moriah

Penso que esse TRS-4D 4P deveria estar num segundo lote de FCT, evidentemente com mais capacidade de combate por parte do lote.

Fabio

Já está, ou quase, é TRS-4D 1P (um painel) giratório.

No One

Não sei se os colegas têm a minha mesma sensação, mas parece que essas fragatas cresceram bastante. 15/ 20 anos atrás já chegavam nas 5000/6000t A Iver Huitfeldt, a Zeven Provincien, a Álvaro de Balzan, Sachsen, a Baden-Württemberg, a Fremm… Até a Rússia, cuja tradição de corvetas e unidades leves é reconhecida, surgiu eventualmente com propostas maiores para essa classe de navios como as Gorshkov… Hoje temos unidades como essa que chegam nas 10.000 t de deslocamento… É de se estranhar … O que está acontecendo? Alguém mais tem essa mesma impressão ou é só coisa da minha cabeça ?… Read more »

Padofull

A resposta é a eletrônica. No começo da segunda guerra mundial era quase tudo analógico, com cálculos a base de régua compasso, no papel escrito a lápis. Hoje temos intermináveis quilômetros de fiação elétrica e fibra ótica. Ligando dezenas de sensores, armas, contra medidas. Tudo isso também fez que a parte elétrica se tornasse muito mais robusta. É o custo da guerra eletrônica.

Alexandre Galante

Navio expedicionário tem que ser grande mesmo. Navio pequeno mói a tripulação. Para Marinhas que precisam operar longos períodos em mares distantes, quanto maior o deslocamento, melhor.

wilson

Tem toda razão. Só quem não viu isso foram os mesmos que rebatizaram uma corveta como fragata…

Fabio

É proibido por que?

Fabio

Qual dessas duas é a fragata da matéria?

No One

Meu nobre, eu tô mais perdido que cego em tiroteio, ainda não consegui desvendar qual das duas é uma fragata.

Gustavão

E coisa minha , eu não gosto de navio alemão.
Prefiro type 26, britânico.

Carlos Campos

Mas o navio é de origem Holandesa, vergonha da Thyssen que andou entregando navio bichado

Rui Mendes

Israel não concorda, aliás se á coisa que eles sabem construir é navios e submarinos de guerra.
Por a classe F-125 ter tido problemas, não quer dizer que deixaram de saber fazer, como se constata, por N navios que constroem e por terem conseguido resolver os problemas das F-125.

No One

Se Israel concorda ou não concorda eu não sei, mas certamente os subsídios milionários ajudam a concordância. Inclusive houve uma grande investigação em Israel sobre esse contrato, com alguns detidos e condenados por corrupção . Não que isso seja relevante, porque nesse meio eu desafio qualquer um achar uma empresa que atua no ramo de defesa que não tenha acusações de corrupção. O que mais importa são as relações entre a Thyssen e as autoridades alemães, cheias de tensões e chantagens por parte da empresa, ameaçando sempre se desfazer da divisão naval pela baixa lucratividade. As autoridades alemães esgotaram a… Read more »

No One

“por terem conseguido resolver os problemas das F-125.”

Mais ou menos, permanece meia boca e o excesso de peso continua prejudicando a evolução do projeto.

Rui Mendes

A própria marinha Alemã, que foi quem não aceitou as fragatas, disse que só as aceitaria quando os erros detectados, fossem corrigidos e quando as aceitou, disse que os erros tinham sido totalmente corrigidos e a fragata funcionava agora na perfeição. Qual evolução do projecto?? Sobre os Israelitas, o que eu digo é sobre se tem queixas de mau funcionamento de algum navio ou submarino da TKMS, e não têm, pelo contrário. As Corvetas Saar 5 eles adoram-nas, depois têm aquela classe de submarinos, onde Israel pediu para nos tubos de torpedo, ter um c mais diâmetro, cerca de 650mm,… Read more »

Carlos Campos

F126 é tão linda, a Demem sabe desenhar navios lindos,

Bavarian Lion

Pelo que vi, essa fragata é o projeto MKS-180 que foi renomeado para F-126 que segue a lógica de comissionamento da Marinha Alemã. Um belíssimo navio com capacidades de Destroyer. Fragata é muito eufemismo. Ademais, comparando projetos, eu fico abismado com a qualidade dos navios europeus, mas maravilhado com a capacidade industrial e de entrega das indústrias japonesas e coreanas, novos players do mercado de navios de guerra, além da chinesa, que claro, cobra um certo alinhamento. Desde 2013 a Hensoldt pavimentou o terreno para a liderança de mercado de sensores navais. Basta ver nos próximos dois anos, inclusive uma… Read more »

Rui Mendes

Acho que seria uma excelente notícia, a fusão das duas empresas, ambas são líderes na sua área.