O HMS Daring, o primeiro destróier Type 45 da Marinha Real Britânica, atingiu um marco significativo, embora infeliz. A embarcação agora passou mais tempo em manutenção e reformas do que em serviço ativo

Comissionado em 23 de julho de 2009 e declarado “em serviço” em 31 de julho de 2010, o HMS Daring serviu à Marinha Real por seis anos, nove meses e 30 dias. Durante esse período, participou de várias missões importantes, incluindo operações antipirataria no Mar Vermelho, a Operação Inherent Resolve no Golfo Pérsico e esforços humanitários nas Filipinas após o Tufão Haiyan.

No entanto, problemas persistentes com o sistema de propulsão, uma questão comum entre os destróieres Type 45, tiraram temporariamente o navio de serviço em abril de 2017. Agora, o HMS Daring está em manutenção ou indisponível há sete anos, três meses e 19 dias, superando o tempo que passou em serviço ativo.

O longo período de manutenção envolveu principalmente o Projeto de Melhoria de Potência (Power Improvement Project, PIP), um esforço abrangente para resolver os problemas de geração de energia da classe Type 45. Este projeto incluiu a substituição dos geradores a diesel originais por três unidades mais potentes, aumentando significativamente a confiabilidade e a capacidade operacional do HMS Daring.

Os trabalhos de reforma, realizados no estaleiro Cammell Laird em Birkenhead, foram concluídos no final de 2022, e o HMS Daring retornou a Portsmouth em janeiro de 2023 para os preparativos finais. Espera-se que o navio retorne à frota ainda este ano, concluindo um dos períodos de manutenção mais longos na história naval recente.

HMS Daring, destróier Type 45 britânico
HMS Daring

Os problemas de propulsão originaram-se de uma falha de design no intercooler da Northrop Grumman, anexado às turbinas a gás WR-21 da Rolls-Royce do navio. Em climas quentes, como no Golfo Pérsico, a disponibilidade de energia era significativamente reduzida, e alguns navios chegaram a perder energia durante o desdobramento.

De acordo com o analista de defesa NavyLookout, enquanto a turbina a gás WR-21 em si é confiável, a unidade intercooler possui uma falha de design significativa que ocasionalmente causa falhas. Quando isso ocorre, a carga elétrica sobre os geradores a diesel pode se tornar excessiva, levando a uma perda completa de energia.

Para resolver esses problemas, uma reforma planejada foi programada para todos os seis navios da classe, e o HMS Daring, juntamente com o HMS Dauntless, já concluíram esse processo.

Olhando para o futuro, embora o longo período de manutenção tenha sido desafiador, o Projeto de Melhoria de Potência deve trazer benefícios significativos a longo prazo para o HMS Daring e seus navios-irmãos. As atualizações, que incluem a instalação de três novos geradores mais confiáveis, melhoram a potência e a confiabilidade do navio, tornam-no mais ecológico e capaz de suportar futuros sistemas de armas.

Antes de retornar ao serviço ativo, o HMS Daring passará por testes rigorosos para garantir que as novas instalações de propulsão estejam corretamente integradas e funcionando conforme o esperado. Esses testes confirmarão que o navio está pronto para retomar seu papel.

Apesar dos desafios, os destróieres Type 45, incluindo o HMS Daring, continuam entre os navios de guerra mais avançados do mundo. Eles são os maiores e mais poderosos destróieres de defesa aérea já construídos para a Marinha Real, projetados principalmente para fornecer capacidades de guerra antiaérea de última geração, protegendo forças nacionais, aliadas e de coalizão contra aeronaves e mísseis inimigos.

FONTE: ukdefencejournal.org.uk

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