Chegada do USS Hawaii (SSN 776) para a primeira manutenção de submarinos a propulsão nuclear do AUKUS na Austrália

20

USS Hawaii (SSN 776)

Pessoal da Marinha Real Australiana e da indústria australiana iniciarão um histórico Período de Manutenção de Submarinos (STMP) na base HMAS Stirling, na Austrália Ocidental, ao lado de seus colegas dos Estados Unidos (EUA).

Este é um marco significativo para a parceria AUKUS, que promove estabilidade e segurança no Indo-Pacífico e além.

O USS Hawaii (SSN 776), um submarino da classe Virginia dos EUA, chegou à HMAS Stirling, juntando-se ao USS Emory S. Land (AS 39), um navio de serviço dos EUA com equipamentos e tripulação dedicados a realizar trabalhos de manutenção significativos em submarinos dos EUA.

A Austrália dá as boas-vindas às tripulações do USS Hawaii e do USS Emory S. Land na Austrália Ocidental para este marco histórico e dá as boas-vindas de volta aos australianos que estiveram integrados a eles.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha dos EUA realizava rotineiramente manutenção em submarinos dos EUA, Reino Unido e Países Baixos em Fremantle. O STMP marca a primeira vez que o pessoal australiano participará diretamente da manutenção de um submarino a propulsão nuclear na Austrália.

Em preparação para o STMP, mais de 30 oficiais e marinheiros da Marinha Australiana foram integrados como parte da tripulação do USS Emory S. Land desde janeiro de 2024 para desenvolver habilidades, conhecimentos e experiência na manutenção de submarinos a propulsão nuclear.

Na demonstração mais prática de progresso para implementar o Caminho AUKUS até o momento, o pessoal australiano realizará aprendizado prático, conduzindo e observando a manutenção do submarino da classe Virginia, USS Hawaii, ao lado de colegas experientes dos EUA.

USS Hawaii (SSN 776)

Além do pessoal australiano como parte da tripulação do USS Emory S. Land, um dos oficiais da Marinha Real Australiana que se formou no Curso Básico de Oficiais de Submarinos e no treinamento nuclear naval nos EUA, faz parte da tripulação do USS Hawaii.

Trabalhadores da ASC Pty Ltd, nosso parceiro soberano de sustentação, estarão envolvidos no fornecimento de serviços de suporte e também utilizarão o STMP para continuar aprendendo sobre a manutenção de submarinos SSN. A primeira turma de trabalhadores da ASC começou o treinamento direto na manutenção de submarinos da classe Virginia em junho e realizará trabalhos de manutenção no futuro.

Visitas de portos por submarinos SSNs dos EUA e do Reino Unido, como o STMP, são parte vital da construção da capacidade da Austrália para apoiar a manutenção de submarinos a propulsão nuclear em preparação para o início da Força de Rotação de Submarinos – Oeste (SRF-West) em 2027.

A presença rotacional de um submarino da classe Astute do Reino Unido e de até quatro submarinos da classe Virginia dos EUA na HMAS Stirling, como parte do SRF-West, acelerará ainda mais a capacidade da Austrália de estar pronta, de forma soberana, para operar e manter de forma segura e protegida a futura frota de submarinos a propulsão nuclear, armados convencionalmente, da Austrália a partir do início dos anos 2030.

A gestão, a segurança e a proteção são prioridades da Austrália e de nossos parceiros do AUKUS, e serão o foco do STMP. A atividade desenvolverá ainda mais o conhecimento técnico da Austrália sobre controles radiológicos dos EUA, processos de resíduos e capacidades de resposta a emergências. Nenhum material radiológico será transferido para terra neste período de manutenção.

Todo o trabalho realizado pelo pessoal australiano como parte do STMP será consistente com as obrigações legais domésticas e internacionais da Austrália, incluindo as obrigações e compromissos de não proliferação.

O STMP é uma oportunidade única para demonstrar o treinamento coletivo em ação e fortalecer a interoperabilidade entre os parceiros do AUKUS.

FONTE: Ministério da Defesa da Austrália

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments