O Grupo de Ataque do Porta-Aviões Cavour da Marinha Italiana realizou um exercício de quatro dias no Mar das Filipinas com um destróier dos EUA enquanto se dirigia ao Japão. O grupo incluía o porta-aviões Cavour (CVH-550), a fragata Alpino (F594) e o destróier USS Dewey (DDG-105). Durante o exercício, as marinhas italiana e americana conduziram operações bilaterais, incluindo treinamento de defesa aérea e guerra anti-submarina.

O Contra-Almirante Giancarlo Ciappina, comandante do Grupo de Ataque de Porta-Aviões Italiano, destacou a importância dessas operações como uma oportunidade de treinamento excepcional e um exemplo da cooperação entre as marinhas italiana e americana, reforçando a segurança e a prosperidade no Indo-Pacífico.

Além das atividades de treinamento conjunto, os navios das duas marinhas realizaram exercícios de formação e comunicações. O Vice-Almirante Fred Kacher, comandante da 7ª Frota dos EUA, ressaltou a importância das operações multilaterais com aliados e parceiros para fortalecer as capacidades e manter a prontidão, mencionando a recente cooperação entre os grupos de ataque de porta-aviões Abraham Lincoln e Cavour.

O Navio Patrulha Offshore ITS Raimondo Montecuccoli (P432) se juntará em breve ao Grupo de Ataque Cavour, após concluir sua participação nos exercícios Rim of the Pacific 2024 (RIMPAC 2024) e Pacific Dragon 2024 no Havaí.

Na próxima semana, começará o Exercício Super Garuda Shield na Indonésia, envolvendo países como EUA, Austrália, Japão e Reino Unido. Aproximadamente 3.000 militares participarão, com exercícios ocorrendo em várias regiões da Indonésia.

FOTOS: @Alsace_class, no X

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments