Joe Campion e Simon Pearson-Cougill partiram em maio de 2024 da Base Naval de San Diego, Califórnia, a bordo do USS Abraham Lincoln (CVN-72) com o Esquadrão VMFA-314 ‘Black Knights’ do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC). O esquadrão seguiu para o Oceano Pacífico para um exercício de treinamento integrado de grupo de ataque antes de se desdobrar no teatro de operações com o Lockheed Martin F-35C Lightning II.

Por Joe Campion* (reportagem e fotos)

Um esquadrão de muitos primeiros

O VMFA-314, parte do Grupo de Aeronaves de Fuzileiros Navais 11 (MAG-11), sob o comando da 3ª Ala de Aeronaves dos Fuzileiros Navais (3rd MAW), está baseado na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (MCAS) Miramar em San Diego, Califórnia. O esquadrão tem o orgulho de ser o primeiro e único esquadrão operacional de F-35C do USMC com capacidade de operar em porta-aviões. Também é o único esquadrão de asa fixa atualmente disponível para desdobramento a bordo de porta-aviões da Marinha dos EUA em todo o USMC. Não é a primeira vez que o VMFA-314 lidera em uma capacidade específica. Os Black Knights foram o primeiro esquadrão dos Fuzileiros Navais a operar o McDonnell Douglas F-4B Phantom II em 1961, desdobrando-se com o caça de terceira geração oito vezes, incluindo três vezes em porta-aviões. Em segundo lugar, em 1982, o 314 empregou o F/A-18A Hornet taticamente antes de qualquer outra unidade dos Fuzileiros Navais ou da Marinha dos EUA.

O VMFA-314 operou o F/A-18 até que a variante A++ foi desativada em junho de 2019 para a transição da unidade para o F-35C. Os primeiros F-35Cs do esquadrão chegaram à MCAS Miramar em janeiro de 2020, após o esquadrão passar por cinco meses de treinamento no final de 2019 na NAS Lemoore, Califórnia, sob a orientação da unidade de substituição da frota de F-35C da Marinha dos EUA, o Esquadrão de Caça de Ataque 125 (VFA-125) ‘Rough Raiders’.

Os Black Knights declararam Capacidade Operacional Completa (FOC) com o F-35C em julho de 2021, permitindo ao 314 empregar o F-35 em uma variedade de missões primárias, como Apoio Aéreo Aproximado (CAS), Supressão de Defesas Aéreas Inimigas (SEAD), Ataque, Defesa Aérea de Contra-ataque (DCA) e Contra-ataque Ofensivo (OCA), que inclui missões de caça e escolta. O SEAD também inclui a Destruição de Defesas Aéreas Inimigas (DEAD) como parte do conjunto de missões, dependendo dos efeitos desejados contra o adversário.

Atualmente equipado com 10 caças F-35C, com as entregas concluídas antes do primeiro desdobramento do F-35C do 314 em um porta-aviões em 2022, o esquadrão conta atualmente com 18 pilotos. Dentro do esquadrão, seis pilotos possuem qualificações de instrutor tático, sendo um deles graduado do Top Gun da Marinha dos EUA. Os 12 pilotos restantes fornecem um equilíbrio de designações adicionais de liderança de voo, como líder de seção e líder de divisão, além de pilotos de combate que estão no processo de ganhar experiência para obter qualificações superiores. A plena proficiência em missões para um piloto geralmente ocorre entre 10 a 12 meses após ingressar no esquadrão. Uma vez proficiente, intervalos de revoada determinam a proficiência para cada piloto. O equilíbrio entre missão e proficiência de voo determina as horas de voo trimestrais e anuais alvo do esquadrão.

Integração da Ala Aérea de Porta-Aviões

Os Black Knights estiveram recentemente extremamente ocupados com o ciclo de pré-desdobramento, que começou em setembro de 2023. A unidade foi deslocada para a Estação Aérea Naval (NAS) Fallon, em Nevada, por três semanas. Eles obtiveram qualificações de porta-aviões em outubro, estando em operação por duas semanas. Em dezembro de 2023, integraram-se à Ala Aérea de Porta-Aviões 9 (CVW-9) na NAS Leemore por três semanas. Após o início do ano, em fevereiro, retornaram ao porta-aviões Lincoln CVN-72 para duas semanas de atualização a bordo.

O penúltimo exercício de treinamento antes do desdobramento é o Air Wing Fallon, realizado na NAS Fallon por um mês repleto de atividades. Todos os esquadrões da CVW-9 se reúnem para um exercício de treinamento específico de aviação para garantir a plena integração operacional e tática da CVW-9 nas missões previstas. Isso é feito por meio do planejamento e execução de grandes Vuls (vulnerabilidades) de várias disciplinas, utilizando os ativos da Ala Aérea como uma única força de ataque dentro das áreas de Nevada.

A CVW-9 fornece à defesa dos EUA e da OTAN uma ampla gama de ativos e capacidades de guerra aérea a partir do porta-aviões. A CVW-9, apelidada de “Shogun 9”, é composta por oito esquadrões, seis de asa fixa e dois de asa rotativa, para cumprir sua missão de interceptação e destruição do inimigo, além de outras tarefas. Além do VMFA-314, o único operador de F-35C dentro da ala, o elemento de caça de ataque é fornecido pelo Boeing F/A-18E Super Hornet, operado pelos Esquadrões de Caça de Ataque (VFA) da Marinha dos EUA, VFA-14 “TopHatters” e VFA-151 “Vigilantes”. Utilizando o F/A-18F Super Hornet de dois assentos para o elemento de caça de ataque está o VFA-41 “Black Aces”.

Fornecendo capacidades de Guerra Eletrônica (EW), está um único esquadrão de Boeing E/A-18G Growler, o Esquadrão de Ataque Eletrônico-133 (VAQ-133) “Wizards”. A CVW-9 é equipada com a variante mais recente dos Growlers, oferecendo capacidades que se integram perfeitamente com o F-35 de quinta geração, com o objetivo final de reduzir o risco durante as missões e destruir o adversário da forma mais eficiente possível.

As capacidades de Alerta Aéreo Antecipado (AEW) são implementadas pelo Esquadrão de Alerta Aéreo Antecipado de Porta-Aviões 117 (VAW-117) “Wallbangers”. O VAW-117 opera a variante mais recente do Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye para fins de gerenciamento de batalha, com seus computadores de voo atualizados, cockpit digital e cobertura de radar de 360 graus para fornecer a melhor consciência situacional para os caças. Com todas essas variantes de aeronaves mais recentes e o software disponível na CVW-9, é fácil entender por que é frequentemente referida como a “Ala Aérea do Futuro”.

Os esquadrões de asa rotativa da CVW-9 são o Esquadrão de Helicópteros de Combate no Mar 14 (HSC-14), que voa o Sikorsky MH-60S Seahawk principalmente para missões de Busca e Resgate (SAR), Busca e Resgate em Combate (CSAR), evacuação médica, bem como missões de Guerra Anti-Superfície (ASUW) com a capacidade de disparar mísseis Hellfire ar-terra. O Esquadrão de Ataque Marítimo de Helicópteros 71 (HSM-71) voa o MH-60R Seahawk para ASUW, mas com foco em missões de Guerra Anti-Submarino e EW, com uma variante ligeiramente diferente do helicóptero MH-60 para atender a essa missão.

A Última (Pré) Parada

Entre 9 de maio e 10 de junho, o VMFA-314 completou o exercício de treinamento integrado do grupo de ataque de pré-desdobramento, partindo da MCAS Miramar para o CVN-72. Esse exercício tem como objetivo integrar o mais amplo Carrier Strike Group 3 (CCSG-3), ao qual a CVW-9 está designada e com o qual trabalhará durante o futuro desdobramento. Isso inclui navios de escolta, como o destróier da classe Arleigh Burke, USS Frank E. Peterson Jr (DDG-121), que coincidentemente e de forma bastante adequada, é nomeado em homenagem ao oficial comandante do VMFA-314 durante a Guerra do Vietnã, e o USS Sterett (DDG-104).

O VMFA-314 conduziu o exercício com todos os seus 10 aviões embarcados, 18 pilotos, sete oficiais de apoio em terra e 200 militares de várias especialidades. Durante as cinco semanas, o 314 acumulou aproximadamente 500 horas de voo. Antes das operações cíclicas conhecidas como “ex”, há os requisitos de Qualificação de Porta-Aviões (CQ). Todos os esquadrões a bordo devem refrescar sua tripulação de voo e equipe de solo em operações de voo diurno e noturno em porta-aviões. Isso é realizado com uma agenda de voo agitada, de 11h às 01h30. A CQ é normalmente realizada simultaneamente com a chegada da ala aérea ao navio, mais conhecida como “fly-on”. As aeronaves chegam de uma variedade de aeródromos dentro de uma distância de voo sem paradas até a localização do navio, como NAS North Island, NAS Lemoore, MCAS Miramar e NAS Point Mugu.

A centenas de milhas da costa, em uma área de treinamento militar controlada, o enorme convés de voo do porta-aviões estará quieto e vazio. Num piscar de olhos, o espaço aéreo acima fica ocupado com o Air Boss e sua equipe trabalhando com precisão para manter um padrão sólido de aeronaves tanto chegando quanto saindo do navio continuamente. No convés de voo, o manobrista e sua equipe mantêm a segurança e evitam o caos em meio a hélices girando, centenas de marinheiros trabalhando e jatos rápidos em movimento – tudo que pode ser ouvido e visto é o poder aéreo naval.

As catapultas 1 e 2 dos porta-aviões são os principais espaços de convés usados para lançamentos durante a CQ, localizadas em direção à proa do navio, com a linha central posicionada na popa permanecendo livre para pousos e toques e arremetidas. As catapultas 3 e 4 são usadas minimamente durante esta fase do exercício e mais durante as operações cíclicas para o lançamento e recuperação de aeronaves em um intervalo de tempo mais curto, proporcionando padrões de lançamentos e recuperações semelhantes aos operacionais da vida real.

A maioria da tripulação de voo do VMFA-314 precisou de dois dias e duas noites de pousos para se requalificar para pousos em navio. Todos os Black Knights estavam qualificados até 13 de maio, com uma sólida porcentagem de disponibilidade de prontidão de 80% dos 10 jatos.

F-35C Serial
300
301
302
305
306
312
313
314 (CAG)
315
316

 

Missões no Mar

Uma vez que todos os esquadrões completaram a Qualificação de Porta-Aviões (CQ), as Operações Cíclicas começaram imediatamente. Durante o exercício do Grupo de Ataque, todas as disciplinas de missão que o VMFA-314 realiza foram executadas, incluindo Ataque, Caça, OCA (Ofensiva Contra-Aérea) e DCA (Defensiva Contra-Aérea). Os Black Knights sempre atuaram como “blue air” durante o exercício, lutando com ou contra as outras unidades dentro da CVW-9. A empresa civil contratada de defesa, Airborne Tactical Advantage Company (ATAC), também forneceu aeronaves Hawker Hunter MK-58 para a maioria dos cenários. As aeronaves de terceiros geralmente simulam ameaças de mísseis inimigos ou atuam como adversários em combates ar-ar. Missões como a ameaça aérea simulada permitem que todo o Grupo de Ataque mantenha um estado de alerta constante e garantam uma resposta rápida a potenciais ameaças, além de testar as capacidades de lançamento da ala aérea.

Um exemplo de missão mista OCA-SEAD que o VMFA-314 poderia ter realizado durante o exercício seria eliminar um alvo inimigo predefinido protegido por armas de defesa aérea. Essa missão provavelmente incluiria uma varredura inicial de uma área predefinida por F-18E/F Super Hornets, apoiados por F-35Cs para aumentar a consciência situacional (SA). Uma vez concluída a varredura, utilizando reabastecimento aéreo de um F/A-18F atuando como tanque, os F-35s reabasteceriam e retornariam para realizar SEAD em conjunto com os EA-18Gs do VAQ-133, engajando os sistemas de defesa aérea inimigos com mísseis HARM (High-Speed Anti-Radiation Missiles). O E-2D do VAW-117 estaria no ar, fornecendo Consciência Situacional (SA) aos caças dentro do espaço de batalha. Com as ameaças aéreas e terrestres mitigadas, os F-35s poderiam fornecer escolta a um pacote de ataque designado composto por Super Hornets para eliminar o alvo predefinido. O papel que o F-35 desempenharia durante a ‘escolta’ é influenciar o espaço de batalha para facilitar que o pacote de ataque cumpra sua missão.

Joe teve o prazer de conversar com o Oficial Comandante do VMFA-314, Tenente Coronel Jeffrey ‘Wiki’ Davis, sobre suas opiniões sobre o que o F-35C traz para esse tipo de missão. Ele disse: “O F-35C reduz o risco para a força de ataque ao trazer maior letalidade contra as crescentes capacidades dos potenciais adversários. Uma combinação de armas e sensores permite ao F-35 reduzir o quadro inicial da ameaça. O F-35C possui um conjunto único de sistemas projetados para aumentar rapidamente a consciência situacional, permitindo a tomada de decisões enquanto estão no ar.”

‘Wiki’ continuou: “O F-35C e o F-18E/F são complementares na maioria das missões OCA/DCA. Isso é chamado de Integração de Caças, onde aeronaves de quarta e quinta gerações são usadas para combinar as capacidades dos sensores de quinta geração e as cargas de armas de quarta geração. Quando empregado corretamente, a integração de caças é um plano tático excepcional.”

O planejamento dessas missões complexas é liderado por um comandante de missão, escolhido pelo Comandante da CVW-9, conhecido como CAG. O comandante de missão escolhido reunirá representantes de cada Tipo/Modelo/Série e de todos os comandos de guerra do grupo de ataque para elaborar um plano de missão para um cenário fornecido.

O cronograma para o planejamento da missão varia de acordo com o momento em que as ordens de missão são recebidas e a data esperada de execução. Por exemplo, uma missão DCA pode exigir F-35C e F-18E/F para cobertura de caças, EA-18G para cobertura de Ataque Eletrônico, E-2D para direção de caças e cobertura de radar de longo alcance, F-18E/F para reabastecimento aéreo, MH-60s para Busca e Resgate, e todas as funções de combate de superfície, incluindo zonas de engajamento de mísseis, sequência de lançamento e planos de recuperação e posturas de alerta terrestre adicionais. O comandante de missão precisará reunir todo o pessoal apropriado dessas comunidades em um curto espaço de tempo e não terá muito tempo para planejar a missão. Essencialmente, o comandante de missão precisa sincronizar todas as funções de guerra para otimizar a letalidade e garantir o sucesso da missão no nível de risco apropriado.

Todos os demais apoiam o comandante da missão desde o planejamento, passando pela execução e até o debriefing e análise. Durante a execução, os papéis específicos geralmente são alinhados com as capacidades das aeronaves, mas o Comandante da Missão retém autoridades específicas de missão, conforme designado por comandantes superiores, como o CAG.

Perguntamos ao ‘Wiki’ como é ocupar o título de comandante de missão a bordo do navio. Ele respondeu: “Aqueles de nós que detêm a designação de comandante de missão aplicam a intenção do comandante à execução tática. O comandante de missão é um dos papéis mais desafiadores executados por um piloto de F-35. Requer um entendimento completo das capacidades de cada aeronave e de como as táticas são projetadas para sinergizar os efeitos. Apenas três de nós no VMFA-314 possuem essa designação.”

Lançamentos reais

O exercício de treinamento integrado do grupo de ataque envolve todas as unidades capazes de armas realizando lançamentos reais de munições ar-ar e ar-terra, enquanto estão em operação. Essas munições são principalmente munições guiadas de precisão e canhões.

Perguntamos ao ‘Wiki’ quais munições foram lançadas durante o exercício, e ele respondeu: “O esquadrão realizou lançamentos reais de GBU-12 Paveway II, Munições de Ataque Direto Conjunto (JDAM) GBU-31/32/38, a Munição Conjunta de Ataque Direto a Laser (LDJAM) GBU-54. Também lançamos a Arma Conjunta de Longo Alcance (JSOW) AGM-154C e, claro, dispararam o canhão.”

Dando mais detalhes sobre a variação das armas lançadas do compartimento de armas dos F-35C pelo esquadrão, a unidade lançou bombas Paveway guiadas por laser aéreo, pesando 500 libras, principalmente empregadas em alvos estáticos. Uma variedade de bombas JDAM pesando de 500 a 2.000 libras; essas JDAMs são armas de queda livre com um kit de orientação de cauda equipado com GPS anexado à parte traseira para ataques mais precisos aos alvos. A GBU-54 LDJAM usa tanto o sistema GPS do JDAM quanto a orientação por laser, permitindo que o F-35C empregue a arma de 500 libras em alvos estáticos e móveis. A Raytheon AGM-154C é uma bomba planadora de 1.000 libras usada para lançamentos em alvos terrestres e marítimos móveis a distâncias superiores a 70 milhas do F-35, reduzindo o risco para o pacote de ataque contra o fogo defensivo do adversário enquanto permite o lançamento.

Quando perguntamos a ‘Wiki’ se alguma arma ar-ar havia sido lançada durante o exercício, ele respondeu: “Nenhum disparo A-A real durante este ciclo de preparação. Idealmente, treinamos para esses empregamentos, mas isso depende de vários fatores fora do controle do esquadrão.”

Não há requisitos oficiais para que os pilotos do esquadrão realizem uma certa quantidade de lançamentos de armas reais ou realizem uma certa quantidade de lançamentos de uma munição específica para serem qualificados/atualizados, mas o esquadrão permite o máximo de disparos reais possível durante esses exercícios. Os fuzileiros navais de armamento do esquadrão (camisas vermelhas) no porta-aviões são treinados constantemente, tanto em terra quanto no mar, para recarregar as armas reais entre as surtidas.

Perguntando a ‘Wiki’ sobre sua opinião sobre o elemento de disparo real do exercício, Joe questionou quais são as diferenças em liberar a variedade de munições em diferentes cenários planejados, e ele mencionou: “Os cenários de treinamento para entrega de munições variam. A diferença entre os conjuntos de missões dita as táticas e ações que os pilotos realizam antes de alcançar o ponto de liberação. Por exemplo, em uma missão SEAD, os pilotos precisam localizar e mitigar os sistemas de ameaças para que possam voar até o ponto de liberação apropriado. Embora os métodos de lutar no caminho até lá e gerar coordenadas de alvos diferem entre os conjuntos de missões, o ato de liberar munições permanece relativamente o mesmo.”

OAKINE

Seguindo o bem conhecido lema do esquadrão, “Uma vez Cavaleiro nunca é o suficiente” (Once a Knight is never Enough – OAKINE), realizar apenas um desdobramento recente no porta-aviões não foi suficiente. Esta não é a primeira vez que o VMFA-314 passa por esse ciclo de pré-desdobramento repleto de ações, pois não é o primeiro desdobramento do esquadrão com o F-35C. Como mencionado, os Black Knights foram a primeira unidade do USMC a desdobrar o F-35C a bordo de um porta-aviões em janeiro de 2022. Novamente, com o CVW-9, parte do CSG-3 dentro da 3ª frota da Marinha dos EUA para um cruzeiro no Pacífico Ocidental a bordo do USS Abraham Lincoln. Durante esse desdobramento, o VMFA-314 realizou 1.200 surtidas e acumulou mais de 2.200 horas de voo.

O VMFA-314 participou de operações de treinamento, como operações conjuntas de porta-aviões no Mar do Sul da China com o USS Carl Vinson (CVN-70), o exercício conjunto dos EUA, Valiant Shield, realizado na área ao redor de Guam, com o 314 trabalhando com unidades da USAF. Os Black Knights participaram de exercícios bilaterais, como o Noble Fusion no Mar das Filipinas, que envolveu helicópteros CH-47 Chinook da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). No exercício Jungle Warfare 22, os Black Knights integraram-se com forças terrestres e forneceram capacidades de ataque de longo alcance e apoio aéreo aproximado, operando a partir do porta-aviões com grande foco no trabalho em capacidades de Operações de Base Avançada Expedicionária (EABO).

O exercício Rim of the Pacific (RIMPAC) também foi incluído no desdobramento; este é o maior exercício marítimo do mundo e viu a unidade realizar operações de voo no Havaí e participar do exercício conjunto de afundamento de ala aérea (SINKEX) da fragata descomissionada USS Rodney M. Davis (FFG-60). O desdobramento durou um total de 200 dias e viu o porta-aviões navegar mais de 65.000 milhas, com o esquadrão retornando a Miramar no início de agosto do mesmo ano.

Quando perguntado sobre o que o esquadrão aprendeu com o primeiro desdobramento, ‘Wiki’ respondeu: “O primeiro desdobramento do F-35C do VMFA-314 validou os requisitos de design operacional da aeronave enquanto a bordo do porta-aviões e demonstrou o valor da integração contínua entre a Marinha dos EUA e o Corpo de Fuzileiros Navais durante o desdobramento. Um volume significativo de lições aprendidas foi aprendido, variando desde operações de voo até a manutenção da aeronave.

“Um fator de planejamento significativo aprendido envolveu o tempo de permanência e o alcance do F-35C sem exigir reabastecimento aéreo. As plataformas de porta-aviões legadas exigem tanques de combustível externos para igualar o tempo de permanência do F-35C.”

Desdobramento Transpacífico

Em junho de 2023, os Black Knights realizaram seu primeiro desdobramento para a Austrália. O esquadrão levou quatro jatos para a Base Aérea de Williamtown da RAAF, em Nova Gales do Sul, Austrália. Foram necessárias quatro paradas e cinco dias para que os jatos chegassem à base australiana. Esta foi a primeira vez que caças do USMC realizaram operações de voo a partir da RAAF Williamtown. Durante o exercício de um mês, várias missões, tanto em solo quanto no ar, foram realizadas. Isso incluiu os F-35As da RAAF do Esquadrão No. 3 trabalhando com os F-35Cs do 314 em vários cenários aéreos. As equipes de solo treinaram juntas, destacando a interoperabilidade entre as duas unidades. Um evento importante foi a colocação da fonte de alimentação elétrica principal de um F-35A da RAAF em um F-35C do USMC.

Curso de Instrutor de Treinamento de Armas

Uma parte muito significativa da aviação do USMC, que possibilita sua capacidade de desdobrar em porta-aviões e capacita aqueles que participam e se formam para fornecer à Ala Aérea capacidades de comando de missão de classe mundial, é o curso de instrutor de treinamento de armas (WTI) no Esquadrão 1 de Armas e Táticas da Aviação da Marinha (MAWTS-1).

Os pilotos de F-35 da Marinha dos EUA são obrigados a obter duas designações de instrutor tático e a qualificação de comandante de missão antes de frequentar o WTI. Uma vez no WTI, eles voam em todos os tipos de missões com um nível aumentado de complexidade em relação a elementos como distância, duração, forças designadas e forças oponentes. Eles são ainda avaliados em suas capacidades de instrutor e padronização. O WTI também é o treinamento de nível avançado do Corpo de Fuzileiros Navais para comandantes de missão de F-35.

Um pré-requisito para frequentar o curso é que os estudantes de F-35 liderem vários eventos como comandante de missão. Após a formatura, espera-se que um WTI retorne ao esquadrão com a capacidade de ensinar todos os conjuntos de missões no mais alto nível e gerenciar todo o treinamento tático de pilotos do esquadrão. Como comandante de missão, seu treinamento os capacita a liderar grandes pacotes de força nos cenários mais desafiadores e vencer.

‘Wiki’ é um graduado do WTI e, quando perguntado sobre o que isso traz para um indivíduo como piloto, ele mencionou: “Em última análise, o WTI ensina o valor dos padrões, como construir um foco tático em uma sala de prontidão e como lutar como uma força integrada entre serviços e nações aliadas. O processo para se tornar um WTI cria padrões de hábitos que se traduzem em todos os aspectos da minha profissão. O MAWTS certifica instrutores antes do curso. O WTI capacita instrutores a liderar grandes grupos desde o planejamento da missão até a execução bem-sucedida.”

Atualmente, o VMFA-314 tem três graduados do WTI em seu arsenal: o Comandante ‘Wiki’, o Oficial Executivo e o Oficial de Treinamento.

Multi-Tarefas: Dando origem a outra unidade Charlie

Como se preparar para uma implantação em porta-aviões não fosse o suficiente, os Black Knights reservaram um tempo para ajudar na formação da unidade irmã de F-35C, VMFA-311 ‘Tomcats’, também na MCAS Miramar, parte do MAG-11, 3rd MAW. O VMFA-311 operava anteriormente o AV-8B II Harrier na MCAS Yuma, no Arizona, até o final de 2020.

Existe uma relação muito próxima entre os esquadrões, pois muitos dos pilotos atuais do 311 foram anteriormente pilotos do 314. Eles compartilham os mesmos conjuntos de missões e a mesma linha de voo. Tanto pilotos altamente experientes do 314 quanto pilotos recém-formados no F-35 se juntaram ao 311 no seu primeiro dia como uma unidade Charlie. O 314 e o 311 ajudam-se mutuamente, dependendo das tarefas operacionais atribuídas. O objetivo final é ter dois esquadrões F-35C dentro do MAG-11 capazes de lutar lado a lado ou independentemente.

À medida que novas aeronaves são entregues à linha de voo, elas começam a preencher o complemento do 311 até atingir a conclusão de 12 jatos. Pilotos e mantenedores são trocados conforme necessário para garantir a prontidão operacional. Novos pilotos que chegam dos comandos de treinamento são divididos entre os dois esquadrões para proporcionar profundidade dentro das salas de prontidão e continuidade de experiência desenvolvida ao longo de um período de serviço com os esquadrões.

Prontos para Partir

Em conclusão, após um ciclo de preparação extremamente agitado, fica claro que os Black Knights estão prontos para se desdobrar como parte da CVW-9 pela segunda vez a bordo do CVN-72, aproveitando experiências anteriores e lições aprendidas em seu primeiro cruzeiro WESTPAC há dois anos.

Está claro que o F-35C desempenhará o papel de quarterback em muitos, senão em todos, os pacotes de missão, utilizando seus sensores e armas de quinta geração para aumentar tanto a letalidade quanto a segurança dos membros da missão, sincronizando todos os ativos envolvidos com capacidades avançadas de comunicação e tomada de decisão.

O F-35C e os Black Knights integram-se perfeitamente com a última geração de ativos aéreos navais dos EUA, como o E-2D Advanced Hawkeye e a versão mais recente do E/A-18G Growler. A unidade também exemplifica como o USMC e a Marinha dos EUA trabalham juntas para completar a missão, além de combinar caças de quarta e quinta geração para obter a máxima vantagem.

Corroborando essa afirmação está ‘Wiki’, que disse: “O 314 se desenvolveu em uma unidade tática altamente capaz e está pronto para o desdobramento. Estou incrivelmente orgulhoso do avanço dos Black Knights nos últimos 9 meses. A unidade abraçou minha orientação e compartilha meu impulso em direção à excelência tática. Não poderia escolher uma melhor equipe de Marines e Marinheiros para levar este esquadrão adiante na próxima missão. Nosso relacionamento próximo com a Marinha foi promovido pelo excelente apoio fornecido em todo o CSG-3 e meus colegas comandantes em toda a CVW-9.”


*Joe Campion, novo colaborador dos sites Poder Aéreo e Poder Naval, é um fotojornalista de aviação do Reino Unido, com experiência de trabalho com muitas forças aéreas em todo o mundo. Voou com uma ampla gama de aeronaves de asa rotativa e fixa de vários países, desde treinadores portugueses até bombardeiros B-1B da USAF. Teve o prazer de escrever reportagens completas para a Força Aérea Italiana durante o ano do seu centenário e para a Força Aérea Real Holandesa. Passou três semanas inteiras em desdobramentos de treinamento no exterior com uma unidade e teve trabalho submetido à Rainha Elizabeth II enquanto trabalhava com a Força Aérea Real.

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Ozawa

Excelente reforço internacional no quadro de colaboradores do Poder Naval que já entrou “chutando a porta”! Que matéria! E quanto a ela, que transição sair de um AV-8B II Harrier para um F-35 … e não B, mas C!

Ozawa

A propósito, na foto de topo, os dois F/A-18E/F Super Hornet, pela insígnia do esquadrão nos estabilizadores verticais, são do VFA 41 “Black Aces”.

É o esquadrão da tenente Natasha “Phoenix” Trace … Os fãs de Top Gun Maverick entenderão e lembrarão, além daquele lindo rosto, do patch preso ao seu macacão de vôo …

Me. Dalton identificaria o esquadrão também pelos numerais, mas eu não tenho tamanho requinte de memória naval.

Leandro Costa

Rapaz, eu nem tinha percebido que ela era dos Black Aces. Esse esquadrão só me lembra mesmo os Fast Eagles 102 e 107 em Agosto de 1981 durante o primeiro Incidente do Golfo de Sidra.

Guizmo

Como não reparar nela….Eu cometi a bobagem de seguir a atriz no Instagram, ela é apaixonante

Ozawa

Para os mais entusiastas de assuntos aeronáuticos, por assim dizer, um dos muitos produtos licenciados do filme TGM é uma boneca (ou action figure para os adultos), fabricada pela Mattel em escala 1:6, da tenente “Phoniex” em uniforme de vôo, dentro de um box-diorama com a frente translúcida e ao fundo a imagem do convés de um NAe, com F/A-18E/F Super Hornet estacionados no deck … Uma beleza … O box e a réplica da “Phoniex”

Leandro Costa

Achei bem legal o modex 314 ser o ‘CAG bird,’ provavelmente homenagem do CAG ao Esquadrão do USMC. O normal seria usar o ‘300.’

Rodrigo Maçolla

Parabéns pela exclusividade, e Obrigado !. Muita coisa para se comentar mais sendo breve se constata na materia, quando operados juntos, como é o trabalho em conjunto de um caça de 4º e 5º Geração, sendo principalmente o F-35C no caso o maestro e o F/A-18 o carregador de piano. Interessante também o fato de que sempre se tem uma noticia nova de “problemas” na operação do F-35 A e B enquanto que a versão C embarcada parece sofrer menos com estes contratempos.

Fernando Vieira

O Capitão Steven Hiller, que voou uma nave alienígena para dentro na nave mãe com um vírus de computador e um míssil nuclear se não me engano era um Black Knight.

Leandro Costa

Uma lenda. Não sei como ele aturou aquele civil chato durante a missão.

Rodrigo Bueno

Parabéns pela excelente exposição da rotina de um esquadrão embarcado. Uma aula!!!

Bosco

Só de curiosidade , uma lista das armas (atuais e previstas) compatíveis com o F-35A e C: Misseis ar-ar: 1- AIM-9X/2: 40 km de alcance 2- AIM-120 C/D: 180 km de alcance 3- AIM-260: 300 km de alcance 4- AIM-174: 400 km de alcance + – Bombas guiadas: 1- Paveway II/III/Enhanced de emprego geral de 500, 1000 e 2000 lb e penetrador de 2000 lb 2- JDAM de emprego geral de 500, 1000 e 2000 lb e penetrador de 2000 lb 3- JSOW A, C, C1 4- Storm Breaker 5- SDB (não adquirido pela USN) 6- WCMD (não adquirido pela… Read more »

Guizmo

Eu achava que o F-35B era utilizado pelo USMC e o F-35C pela USNAVY

Franz A. Neeracher

A USN só opera o F-35C.

O USMC tanto o F-35B como o F-35C……mas encomendaram muito mais da versão B do que da versão C.

Dalton

Complementando o Franz, a US Navy tem “apenas” 34 esquadrões de caça/ataque para serem embarcados nas 9 “Alas Aéreas”, 4 esquadrões por Ala, então os fuzileiros complementam com os 2 esquadrões faltantes, uma antiga doutrina e tradição, está previsto que os fuzileiros terão 4 esquadrões de F-35C até porque sempre se terá um ou dois esquadrões transitando de FA-18E/F para o F-35C. . Há outros esquadrões usados para treinamento e eventuais reposições por aviões perdidos em acidentes e esquadrões dedicados a testes de armas e táticas também compostos por FA-18E/F e F-35C agigantando ainda mais essa instituição dentro da US… Read more »

Franz A. Neeracher

Oi Dalton

Creio que o USMC mudou os planos novamente:

Agora estão previstos 5 esquadrões com o F-35C.

Atualmente já temos o VMFA 311 e o VMFA 314, ambos baseados em Miramar/CA.

Os próximos serão:

VMFA 251 em Cherry Point/NC começando a receber os aviões em 2025.
VMFA 115 em Beaufort/SC a partir de 2027 e depois o esquadrão mudará para Cherry Point/NC.
VMFA 312 em Beaufort/SC a partir de 2028 e depois o esquadrão tb mudará para Cherry Point/NC.

Mas como já conhecemos, esses planos podem mudar!

Dalton

Franz desde o início previu-se que os 67 F-35C do USMC seriam distribuídos
para 4 esquadrões, dois em cada costa, para eventual embarque em NAes
com 10 aviões cada enquanto um quinto seria para treinamento o “tal” “TACAIR”
com os remanescentes permanecendo como reserva.
.
Então a minha compreensão é de que se manterá 4 esquadrões capazes de embarcar em NAes e um quinto que ainda não foi identificado como “TACAIR”.

Franz A. Neeracher

Isso foi a idéia original, mas mudaram.

Aliás, no inicio queriam ter 16 aviões para cada esquadrão…os primeiros com F-35B chegaram a receber 16; depois decidiram em colocar 10 por esquadrão.

Agora, pelo que sei, serão 5 esquadrões com 10 cada; e os 17 restantes seriam 10 para o tal projeto “TACAIR” e 7 como reservas.

Treinamento para novos pilotos e treinamento de conversão para o F-35C do USMC são feitos pela USN com o VFA-125 em Lemoore/CA.

Dalton

Sim, 16 F-35B dos quais um destacamento de 6 podendo servir a bordo de um Navio de Assalto Anfíbio, aí mudaram para 10 e depois flertaram com a ideia de 12. . Foi publicado que todo esquadrão seja de F-35B ou C do USMC teria 12 aviões ao invés de 10, 2 seriam back up mas também li que seriam 12 operacionais ocupando o lugar do esquadrão de 12 unidades de FA-18E de um NAe. . Essa ideia de ter 4 esquadrões “ativos” mais o “TACAIR” ainda foi publicada no início desse mês pela USNI, então se houve mudança foi… Read more »

Franz A. Neeracher

O jeito é esperar até 2028 ou 2029, aí teremos os números definitivos de aviões e esquadrões….

Guizmo

Obrigado Franz e Dalton