Comandante do Indo-Pacífico dos EUA, almirante Samuel Paparo

O comando militar dos EUA indicou a possibilidade de escoltar navios filipinos no Mar do Sul da China, em meio ao aumento das hostilidades entre China e Filipinas. Durante uma conferência em Manila, o almirante Samuel Paparo, do Comando Indo-Pacífico dos EUA, afirmou que está aberto a consultas sobre a escolta de navios filipinos, o que poderia resultar em confrontos diretos com navios chineses.

Os navios da Guarda Costeira e da Marinha chinesa, juntamente com embarcações suspeitas de serem milícias, frequentemente se envolvem em confrontos com navios filipinos que tentam reabastecer suas tropas em partes disputadas do Mar do Sul da China. Essas hostilidades têm levado a questionamentos sobre a invocação do tratado de aliança com os EUA, que obriga ambos os países a se ajudarem em caso de ataque externo.

O general filipino Romeo Brawner respondeu cautelosamente à sugestão, mencionando que as Forças Armadas das Filipinas, conforme as leis do país, devem inicialmente confiar em si mesmas antes de buscar outras opções. Brawner destacou que o país tentará todas as vias disponíveis para cumprir sua missão antes de considerar a assistência externa.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. afirmou que, até o momento, não houve situação que justificasse a ativação do tratado de defesa mútua com os EUA. No entanto, a administração Biden tem reiterado seu compromisso de defender as Filipinas caso suas forças, navios ou aeronaves sejam atacados, incluindo no Mar do Sul da China.

Durante a conferência, o secretário de Defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro Jr., chamou a China de “o maior disruptor” da paz no Sudeste Asiático e pediu uma censura internacional mais forte contra a agressão chinesa na região. Ele também destacou que as declarações internacionais de preocupação não são suficientes e sugeriu uma ação multilateral mais forte contra a China.

Em um incidente recente no Mar do Sul da China, autoridades filipinas afirmaram que a China mobilizou uma “força excessiva” de 40 navios para bloquear embarcações filipinas que tentavam entregar suprimentos a um navio da guarda costeira em Sabina Shoal, uma área disputada.

A China e as Filipinas têm enviado navios da guarda costeira para Sabina nos últimos meses, suspeitando que a outra parte possa tentar assumir o controle ou construir estruturas no atoleiro de pesca. Esse confronto em Sabina é mais um episódio nas disputas territoriais na região das Spratlys, a área mais disputada do Mar do Sul da China.

FONTE: Voanews

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Melhor seria mudar o nome do “Mar da China” … ou então a China vai continuar interpretando geografia como soberania …

André Macedo

O nome é uma mera formalidade, a China considera como seu território por razões históricas, a própria Taiwan também reivindica boa parte da área. A região é uma bagunça que envolve conflitos regionais e resquícios do colonialismo, só que a China é o país mais forte da região.

Sulamericano

Mas a questão é a seguinte: a área em questão não é uma zona de disputa, ou é território das Filipinas?
Se é uma área em litígio, nem as Filipinas, nem a China podem estabelecer bases.

E mais, se não é uma área das Filipinas, os EUA não podem dar suporte militar, já que não é uma agressão direta a soberania.

Leandro Costa

Não é agressão à soberania, mas sim agressão à navios/embarcações Filipinas, que equivale à mais ou menos a mesma coisa. Em teoria, o tribunal internacional no qual tanto Filipinas quanto China se comprometeram à obedecer, deu ganho de causa às Filipinas e ambas as nações são signatárias da UNCLOS. A China é que não está cumprindo com suas obrigações.

André Macedo

Não me surpreende eles não respeitarem a decisão de um tribunal que nunca condenou Bush ou Reagan (ou que foi fraco pra fazê-lo, no caso do último), longe de querer defender a invasão da Ucrânia, mas que moral o TPI tem pra condenar Putin, por exemplo?

Last edited 15 dias atrás by André Macedo
Charle

Vamos que ocorra uma guerra aero-naval naquela região – o sul da Ásia. Imaginemos que os EUA “vençam” a China nesse cenário sem sofrerem um ataque sequer ao seu sagrado território. E lá, naquele rincão da Europa conhecido como Ucrânia, depois de imenso apoio logístico e sabesse lá mais o quê, eles (EUA) também alcancem a “vitória” sem precisar derramar “sangue americano”. Imaginemos também que os EUA consigam destruir qualquer suposto inimigo (parece que eles veem o mundo inteiro como um inimigo ou provável inimigo) no Oriente Médio. Pois bem. Nesse hipotético cenário de vitória absoluta nos cenários supracitados, qual… Read more »

Last edited 16 dias atrás by Charle
André Macedo

Você tá dizendo que caso os EUA derrotem Rússia e China, os americanos iriam se voltar pro Brasil como um “inimigo”? Que viagem… Tudo bem que os EUA são os maiores patrocinadores de ditaduras e terrorismo do mundo, mas isso aí já é ficção demais, é preciso bem mais que isso pra motivar uma suposta invasão americana ao Brasil que sempre teve boas relações com o mundo. Respondendo sua pergunta: Muitas plantações sofrem com os incêndios, SP está sofrendo prejuízos que já chegam a 1 bilhão de reais nas suas safraa, mas muitos desses incêndios são causados por criminosos latifundiários… Read more »

Charle

Viaja é quem acha ou supõe que eles são “amigos nossos”. Isso já foi tema de debate aqui na Trilogia.

Eu quero dizer não. Eu estou dizendo. A situação fica mais crepuscular porque os EUA não precisariam dar uma salva de tiros sequer para a posse.

E depois de décadas de queimadas começou-se a evidenciar agora as perdas de alguns laranjais.

As gigantescas fazendas de soja e milho jamais são afetadas.

Por que você acha que a “bancada do agro” é tão influente junto ao Congresso?

AVISO DOS EDITORES: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios

André Macedo

“Amigos nossos” também já é demais, inclusive eles mesmos apoiaram a ditadura de 64 na Operação Brother Sam. Sua análise sobre o assunto é bem peculiar, mas acho que entrar demais na discussão vai desviar do foco do post

Paulo Roberto Alves

É verdade

Paulo Roberto Alves

Na verdade ninguém tem amigos irmãos, toda aliança sobrevive quando temos mesmos propósitos, todo grupo tem um líder

Burgos

Opa !!!
Ou vc tá sendo ingênuo, ou tá passando pano pra fações criminosas 👀
Já foi descoberto que o PCC ta bancando esses incêndios no interior de SP.
Todo produtor sabe que mesmo colocar fogo em suas terras eles respondem pro crime ambiental.
Não acredito nisso não !!!
Sinto muito 😣

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.

O AVISO VALE PARA TOSOS, NÃO SE RESTRINGINDO AO AUTOR DESTE ÚLTIMO COMENTÁRIO DA SEQUÊNCIA QUE DESVIOU DO TEMA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios

André Macedo

Não foi nada “descoberto”, é apenas uma SUSPEITA. Ingênuo é achar que “todo produtor” não causa crimes ambientais por medo de responder criminalmente, o MP do MS já identificou 12 propriedades rurais que deram origem a um incêndio de 300 mil hectares e que atingiu mais de 100 outras propriedades, os donos estão sendo investigados.

O nome disso é Falácia do Escocês de Verdade: “Um escocês de verdade não faria isso…”

AVISO DOS EDITORES: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Last edited 16 dias atrás by André Macedo
Paulo Roberto Alves

Nessa altura do campeonato no Brasil tudo é possível

Joanderson

O Brasil sempre teve boas relações com os EUA pelo motivo de que nunca fomos soberanos de verdade, deixa pelo menos agente começar ser realmente independente assim como a Índia que não tá nem para EUA é otan e continua comprando equipamentos militares da Rússia e até vendendo munição para vc ver como essa amizade se acaba rápido.

AVISO DOS EDITORES: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios

André Macedo

Estava escrevendo antes dos editores falarem pra voltar pro tema, pode apagar esse aqui se quiserem. AVISO DOS EDITORES A TODOS: ESPERAMOS NÃO PRECISAR MAIS AVISAR SOBRE AS REGRAS PELO MENOS PARA QUEM JÁ FOI ADVERTIDO. LEMBRAMOS A TODOS QUE OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MODERADOS EM TEMPO REAL, ENTÃO CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DOS LEITORES PARA EVITAR AS BOLAS DE NEVE DE DISCUSSÕES POLÍTICAS E FORA DO TEMA, QUE SE MULTIPLICARAM NAS ÚLTIMAS HORAS. ANTECIPEM-SE ÀS ADVERTÊNCIAS SEGUINDO AS REGRAS, EVITANDO TER COMENTÁRIOS APAGADOE E AJUDEM OS EDITORES A GASTAR O TEMPO COM ATIVIDADES MAIS ÚTEIS. LEIAM AS REGRAS DO… Read more »

Last edited 16 dias atrás by André Macedo
Paulo Roberto Alves

Desde que as forças armadas entregaram o Brasil para os civis o sistema de perfil esquerdista tá no processo de entregar o país pra china, transformando uma grande parcela da população de drogados, moradores de rua e outros mais, todos recebendo algum benefício de governos municipais, estaduais e federais e estimulando os criminosos coma impunidade.que futuro tem um país assim?

Rinaldo Nery

“Causados por criminosos latifundiários para abrir espaço para pastos”. De onde tirou isso? Você é da inteligência da Polícia? PF? ABIN? Ou leu no folheto do MST? Do diretório acadêmico? Mostra a fonte aí, que não seja o G1.

AVISO DOS EDITORES A TODOS:

JÁ ALERTAMOS EM MEIA DÚZIA DE COMENTÁRIOS DESTA SEQUÊNCIA PARA VOLTAREM AO TEMA DA MATÉRIA.

PRÓXIMOS COMENTÁRIOS QUE INSISTIREM SERÃO APAGADOS.

PRESTEM ATENÇÃO ÀS ADVERTÊNCIAS DOS EDITORES E LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Comte. Nogueira

Imaginação demais é falta de lucidez.

Charle

E de menos denota um espírito obtuso.

Leandro Costa

Te dou dois exemplos práticos de que isso é uma viagem. 1- Ao fim da Segunda Guerra Mundial, mesmo sem levar em consideração as bombas atômicas, os Americanos poderiam ter varrido, militarmente, qualquer oponente do mapa. A USN tinha centenas de porta-aviões, sendo que dezenas deles eram porta-aviões ‘de frota’ e mais outras dezenas de porta-aviões leves e centenas de porta-aviões de escolta. Eles tinham um corpo de Fuzileiros Navais que eram capazes, treinados, experientes e equipados para desembarcarem em qualquer praia que fosse mínimamente adequada à desembarque, força de submarinos capaz de interditar qualquer linha de suprimentos marítima, tinham… Read more »

Charle

Entendo… mas foi você o mesmo comentarista que disse, em outra matéria aqui no Naval, em resposta à um comentário meu, que a culpa pela falta de equipamento nas forças armadas brasileiras, mais especificamente na MB, da situação em que ela se encontra, é da sociedade civil brasileira, não é? Mas a sua análise é boa… demonstra erudição. Quer dizer que eles (EUA) poderiam ter acabado com “a raça” dos soviéticos a qualquer momento? Companheiro, só se fosse na bomba mesmo. Visto que “na mão” é que não seria. E isso, esse poder infinito, segundo a sua análise, perdura até… Read more »

Leandro Costa

Sim, poderiam ter acabado com a raça dos Soviéticos a qualquer momento entre 1945 e 1949, militarmente falando, mas jamais conseguiriam justificar isso para a sua população. Também poderiam ter acabado com a raça dos Vietnamitas tranquilamente depois de 1972, mas de novo jamais conseguiriam justificar isso para seu povo. Sistema de pesos e contrapesos. São uma sociedade livre. Imagine se o Brasil de repente decide que o Uruguai é chatão ou que tem algo de extremamente valioso no seu território e que queremos por a mão grande em cima e do nada a gente invade o Uruguai e o… Read more »

André Macedo

Se com os freios e contrapesos eles são o país que mais patrocinou golpes e ditaduras pelo mundo, imagina sem! Liberdade só pra eles e olhe lá, pouco antes do Vietnã a “sociedade livre” americana ainda tinha um sistema legal de segregação racial… A verdade é que enquanto os EUA tem uma vitória fácil contra um país de terceiro mundo a sua população não dá a mínima, só começa a pesar quando se arrasta como no Vietnã ou Afeganistão, esse é o “freio”. Só pra começar podemos lembrar do caso dos EUA contra a Nicarágua, onde os americanos foram condenados… Read more »

Last edited 15 dias atrás by André Macedo
Paulo Roberto Alves

Eu te compreendo mas ninguém e perfeito neste planeta mas entre optar por um ocidente imperfeito mas com LIBERDADE de ir e vir,ter opiniões próprias, servir ao Deus que escolher, eleições populares e tantos outros direitos democráticos, isto vc não tem na china ou outros países ditatoriais comunistas.neste mundo nunca teremos tudo que desejamos

André Macedo

Conformismo não é realismo.

Emmanuel

Como disse na outra matéria:
Faz isso com um destroier da US Navy.
Não vai dar nada. Confia.

Maurício.

“O comando militar dos EUA indicou a possibilidade de escoltar navios filipinos no Mar do Sul da China.”

Entre uma possibilidade, e uma escolta, de fato, tem um abismo de distância. No mais, na minha opinião, a China é mais agressiva que a antiga URSS, não faz muito tempo que um navios chinês e americano quase colidiram.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxEkc9_iVQztPuHzPwoe3lyKkZbeEH5iKvGagSKFxyqm2nAjfAqsct0EE&s=10

Leandro Costa
Maurício.

Não entendi muito bem teu comentário, mas, vai também na fé que os chineses não são agressivos.

https://www.naval.com.br/blog/2018/10/03/destroieres-chines-e-americano-quase-colidem-no-mar-da-china-meridional/

Leandro Costa

Não disse que não são agressivos. Mas os Soviéticos foram mais agressivos. Inclusive chegaram à jogar cargas de profundidade em submarinos americanos a muuuuuitos anos atrás. A China muito provavelmente vai chegar no nível deles.

Paulo Roberto Alves

O governo chinês é muito dissimulado, igual barata,morde e assopra

Alex Barreto Cypriano

No primeiro parágrafo já levamos a paulada da self deceptive rethoric: podemos escoltar mas escoltar vasos levaria a confronto direto. Papparo fez lip service, estava em Manila, falou o que agradaria aos nativos. De resto, apesar da declaração de abertura a pedidos de escolta, está claro, mesmo pra Tico e Teco, que EUA e USN não farão nada, que todos os aliados na Ásia terão que se virar porque já está faltando big stick, pra terror da brotheragem internacional. Brincadeiras aa parte, como contrarestar a salami slice tactic chinesa? Mandar aos filipinos weapons, more weapons?

BraZil

Caras, algumas decisões dos EEUU ultimamente são bem questionáveis ou no mínimo estranhas. Acho que os EUA estão se rebaixando, enquanto superpotência ou se apequenando. Que implicações podem vir dessa por exemplo…

Felipe

essas ações questionáveis são justamente pelos motivos que citou

Felipe

Lutarão até o ultimo Filipino

Flávio

Não conseguem nem derrotar os houthis e acham q vão dar conta da China
Kkkkkk