Japão e Itália fortalecem laços militares com treinamento conjunto de F-35B no Pacífico
Oficiais militares japoneses foram convidados a bordo do porta-aviões italiano Cavour, que visitou o Japão, para observar as operações dos caças F-35B em navios. Com o Japão prestes a receber os primeiros dos 42 F-35Bs adquiridos, que voarão de dois porta-aviões, a Itália enviou o Cavour, que já opera o caça, para a base naval de Yokosuka, com seis F-35Bs da Marinha Italiana e dois da Força Aérea Italiana.
Durante a visita, o Cavour receberá oficiais navais e da força aérea do Japão para compartilhar informações sobre a operação dos jatos de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) a partir de porta-aviões. O Almirante da Marinha Italiana Giancarlo Ciappina destacou que essa cooperação fortalece a forma como os países trabalham juntos.
A Força Aérea e a Marinha da Itália estão programadas para receber 15 F-35Bs cada, como parte de um pedido total de 90 F-35s, incluindo 60 F-35As para a Força Aérea Italiana. Pilotos de F-35B da Força Aérea Italiana serão treinados para operar essas aeronaves em navios da marinha italiana.
VÍDEO: Cavour ao largo de Kannonzaki – @961crow, no X
O Japão está convertendo dois porta-helicópteros para acomodar os F-35Bs que planeja começar a receber este ano, incluindo mudanças no convés para resistir aos motores a jato e ajustar o layout para melhor operar os caças.
Durante a visita do Cavour ao Pacífico, o Ministro da Defesa Italiano, Guido Crosetto, afirmou que a presença do porta-aviões na região não é uma mensagem para a China ou Coreia do Norte, mas sim um esforço para fortalecer laços com países amigos e garantir a segurança marítima e a liberdade de navegação na região.
Antes de embarcar no Cavour, os F-35Bs italianos participaram do exercício multinacional Pitch Black na Austrália. A visita do Cavour ao Pacífico também inclui uma parada nas Filipinas.
Essa cooperação entre Itália, Reino Unido e Japão na operação dos F-35Bs ocorre no contexto do desenvolvimento conjunto do Programa Global de Combate Aéreo de sexta geração.
FONTE: Naval News
Se o Brasil ( MB) fosse um país sério, pegava uns 3 ou 4 bicho desses aí e tava bem servida de” porta aviões” deixa o modelo de cabos pra potência militar mesmo… Põe uns drones e Sea Harrier..depois F35B ,,,e play…tava ótimo… ainda ajuda em casos de catástrofes….masssssss….acordei…rsrs
É impossível ver fotos da Marinha italiana, e não ficar babando…
É o que a MB deveria ser, num mundo ideal…
com certeza, invejo a marinha deles também, e assim se olhar o orçamento deles e o nosso vai ver que… vichi vou ficar quieto!
No passado sim, tinhamos um orçamento próximo, mas hoje eles gastam quase 10 bilhões a maís, a presença de uma indústria naval própria e competitiva, além de uma moeda forte obviamente garante um retorno maior desses investimentos.
*Ah, claro, tem também aquele pequeno, pequenino, detalhe das despesas obrigatórias que consomem 89% do orçamento da defesa.
fiquei curioso e dai fui ter uma noção o Izumo tem 248m de comprimento e o Cavur 244, deslocamento quase o mesmo por volta das 27000t. o Nam Atlântico tem 203 mtros e deslocamento de 21500t. Então claro sendo bem simplista né mas levando em conta que a MB mantem os A4 e seus custos, e a ala aérea de asas rotativas do atlântico. Com e mesma aposentando os Skayhanwk se livrando desse custo daria de viabilizar uma ala de f35 né kkk… Falando sério daria para pensar um uns drones de ataque mais parrudos que pudessem operar no atlântico,… Read more »
Pequeno adendo: Nessa ocasião foi declarada também a IOC da “componente aerotatica embarcada de 5ª geração” ( F-35B). Essa do CAVOUR foi uma campanha extremamente útil, a participação em todos esses exercícios permitiu alcançar um marco importante. Primeira e única marinha na União Europeia capaz de entregar um CSG com aeronaves de 5ª geração e junto com as marinhas do EUA e o Reino Unido, uma das poucas do mundo. Agora falta a “FULL OPERATIONAL CAPABILITIES” ( FOC) e para isso já foi aprovado o decreto ministerial relativo à aquisição do armamento necessário para alcançar essa etapa. Talvez os armamentos… Read more »
lindo esse cavour ,marinha italia esta de parabens.
Só comparando pra ter ideia de como um é melhor que o outro: vistos de boreste, um Izumo é dez vezes mais bonito que o Cavour, cujo costado parece encosta de favela com suas lajes…
so para vc. ter uma idea izumo e um destroyer adaptados o cavour nasceu como portaavioes , so para ter uma idea o brasil pais continental o gigante que quer ser lider regional etc,etc. ne uma marinha tem, so marinheiros e pensionistas
“izumo e um destroyer adaptados”
O uso de “destroyer” no nome original é apenas isso: uso do nome.