KUALA LUMPUR, 29 de agosto — A Marinha Real da Malásia (RMN) sofreu uma perda significativa quando o KD Pendekar, um de seus valiosos navios, afundou no último domingo (25) a apenas duas milhas náuticas a sudeste do cabo Tanjung Penyusup, perto de Pengerang, Johor.

O navio afundou após sofrer uma “inundação severa”, provavelmente causada por um vazamento decorrente de uma colisão subaquática enquanto estava em operação. O KD Pendekar, cujo nome simboliza sua armamento e agilidade, foi lançado em 11 de novembro de 1978, construído pelo estaleiro Karlskrona Varvet na Suécia, e comissionado na RMN em 27 de julho de 1979.

Um mergulhador de minas da Marinha Real da Malásia (TLDM), Arman San Hermansa, de 28 anos, foi encontrado inconsciente nas proximidades do navio KD Pendekar após mais de uma hora de mergulho durante uma operação de salvamento realizada ontem. Arman foi levado à superfície, onde foram feitas tentativas de reanimação a bordo por um oficial médico, mas infelizmente, sem sucesso.

Com o indicativo visual 3513, o KD Pendekar media 43,62 metros de comprimento, 7,1 metros de largura e tinha um deslocamento de 240 toneladas, sendo capaz de operar de forma autônoma por até sete dias. Equipado com um canhão Bofors de 57 mm e um Bofors 40 mm/70, o navio oferecia uma versátil capacidade de fogo, capaz de engajar tanto alvos no mar quanto no ar.

Apesar de seus 45 anos, o KD Pendekar continuava sendo um ativo crucial para a RMN, com sua tripulação dedicada de 40 membros participando de várias operações marítimas e missões de busca e salvamento (SAR). Em maio do ano passado, o KD Pendekar desempenhou um papel fundamental na busca por três tripulantes desaparecidos do MT Pablo, que pegou fogo perto de Tanjung Sedili, Johor.

Em outubro de 2022, o KD Pendekar deteve um barco de pesca vietnamita operando ilegalmente a 30 milhas náuticas ao norte de Pulau Tioman, Johor. O barco, sem permissão de pesca, tinha oito caixas de armazenamento com uma carga marinha avaliada em RM1,5 milhão, que foram confiscadas.

Em 2017, o KD Pendekar esteve envolvido na busca pelo KD Perdana, da RMN, que desapareceu durante uma patrulha de rotina em Sedili, Johor, e em junho de 2015, participou da busca pelo MT Orkim Harmony, um petroleiro sequestrado por piratas, cuja tripulação foi resgatada perto do Vietnã.

O KD Pendekar quando estava em operação

FONTE: Malaymail

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Burgos

Nada mal para os seus 40 anos.
Mas infelizmente chegou a hora de descansar 🙏😞
Era um navio aguerrido e tinha história para se contar pelo visto.
Lamentável

Willber Rodrigues

“(…) sendo capaz de operar de forma autônoma por até sete dias.”

Não sei se foi problema da tradução, mas pelo menos pra mim, dá a aentender que o navio era uma espécie de drone.

Willber Rodrigues

PS: isso me lbrou aquele navio da Marinha Venezuelana, que afundou quando bateu num navio de turismo pprtuguês, quem lembra?

Nilson

Eu entendi que ele podia operar 7 dias sem reabastecimento.

Camargoer.

É um navio de patrulha… 240 ton. É pequeno.

Fernando "Nunão" De Martini

Nesse caso, “operar de forma autônoma” significa autonomia (quantidade de dias em que o navio pode operar sem depender de reabastecimento de combustível e víveres).

Willber Rodrigues

Obrigado.

Santamariense

Operar deforma autônoma se refere, nesse caso, a poder operar por determinado tempo sem precisar ser reabastecido de combustível, víveres, munição, etc.

Salomon

O que teria acontecido? Bateu num contêiner perdido?

OFF TOPIC:

https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/navio-de-us-15-milhoes-da-marinha-aguarda-reparo-na-europa-ha-2-meses

E o Cisne Branco, que está parado em Portugal?

Nativo

Por aqui, afundamos quase todas as corvetas Inhaúma, mais novas que estes barcos , em treinamento de tiro.

Akah-130

Pois é. Apesar da MB não estar nas melhores, ainda há quem esteja em situação pior.

Marcelo Andrade

Cadê o KD que estava aqui?

Leonardo

Um veterano de guerra que deu tudo que tinha, 40 anos já tava na hora de aposentar e de forma eterna no fundo do mar.