Mapa da Argentina inclui como seu território ilhas Falklands/Malvinas, Georgias e Sandwich
O Mapa Bicontinental da República Argentina de 2020 inclui como seu território ilhas Falklands/Malvinas, Georgias e Sandwich. O mapa inclui também a plataforma continental e as zonas econômicas exclusivas que circundam as ilhas e também o setor antártico argentino.
As Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul são alvos de disputa entre o governo argentino e o governo britânico. Em janeiro de 2024, o Itamaraty divulgou um comunicado à imprensa em que defendeu a soberania argentina sobre os territórios marítimos.
O contexto histórico do conflito pelas Ilhas Malvinas se origina nos anos 1830, quando o arquipélago foi reivindicado pela Espanha, Reino Unido e Argentina. Em 1833, o império britânico expulsou os argentinos das ilhas e assumiu o controle. Desde então, a Argentina reivindica a soberania do território.
No século seguinte, a Argentina, durante ditadura militar, decidiu tentar reconquistar o território instaurando um conflito. No entanto, em 1982, o Reino Unido reassumiu o controle das Ilhas Malvinas. O arquipélago é chamado de Ilhas Falklands pelos britânicos.