Corrida para evitar um derramamento desastroso de um petroleiro em chamas no Mar Vermelho

20

Rebeldes Houthi disseram que permitirão que equipes de salvamento reboquem o petroleiro – carregado com 1 milhão de barris de petróleo – para tentar evitar uma catástrofe ambiental se sua enorme carga vazar no Mar Vermelho

Uma operação de salvamento foi iniciada para evitar uma catástrofe ambiental no Mar Vermelho, causada por um petroleiro grego abandonado, o Sounion, carregado com um milhão de barris de petróleo. O navio, de 274 metros de comprimento, foi alvo de múltiplos ataques por rebeldes Houthi, apoiados pelo Irã, que teriam plantado bombas no navio. Quase uma semana após o ataque, incêndios ainda queimavam no convés.

Felizmente, os temores de um derramamento massivo de óleo parecem ter sido evitados. Os rebeldes Houthi declararam que permitiriam que equipes de salvamento rebocassem o Sounion para um local seguro, e a missão naval da UE no Mar Vermelho, Aspides, informou que, até o momento, não foi detectado nenhum derramamento de óleo.

Os Houthi têm atacado o transporte comercial no Mar Vermelho e no Golfo de Áden com drones e mísseis há 10 meses, em solidariedade aos palestinos na guerra entre Israel e Hamas. Apesar das tréguas temporárias, os ataques devem continuar, aumentando os riscos para tripulações e o meio ambiente.

A missão da UE prometeu colaborar com autoridades europeias e países vizinhos para evitar uma crise ambiental catastrófica e resgatar o petroleiro. No entanto, ainda há preocupações com possíveis vazamentos de óleo do navio danificado e incêndios persistentes a bordo.

Sabrina Singh, porta-voz do Pentágono, confirmou que, apesar de os barris de petróleo estarem intactos, houve vazamentos em outras áreas do navio. A decisão dos Houthi de permitir o resgate veio após preocupações globais com as implicações humanitárias e ambientais de um derramamento.

Especialistas alertam que, se o pior acontecer, o volume de petróleo derramado poderia ser catastrófico, comparável a grandes desastres ambientais anteriores. Mesmo com os esforços de resgate, a ameaça aos navios na região permanece, destacando a necessidade de vigilância contínua.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício.

A “Operação Guardião da Prosperidade” continua falhando, e segue o baile.

Rui Mendes

Continua falhando???!!??
Quantos ataques foram evitados???
Quase todos, será perto de 95 por cento, isto em uma zona enorme, onde não podem estar com navios de guerra, a cobrir todos os lados, onde os terroristas vigiam os navios mercantes e os militares.
Mesmo assim nenhum navio militar foi atingido.
Os Russos na Ucrânia nem os seus navios conseguem defender.

No One

Os sujeitos são tão primitivos que não percebem que quem sofrerá o maior impacto causado por um eventual desestare ambiental naquela área será a população local, tanto a deles quanto a dos países limítrofes que vivem e dependem desses recursos.

Abner

Um baita problema ambiental/humanitário/social/econômico.

Concordo com vc nessa questão.

KKce

Até parece que eles se importam com população. São apenas um bando de ameba com uma visão cega por religião.

BraZil

Os piratas não estão preocupados com meio ambiente, não dependem dele, nem suas famílias imediatas, mas “com a imagem eles se preocupam”, que ironia e por falar em imagem cadê a US Navy garantidora de liberdades de navegação

Leandro Costa

Se reposicionou para defender Israel ante às ameaças Iranianas. Não há navios da USN na região imediata. Vão ter que se virar sem eles.

Nessas horas eu que pergunto onde estão os ecochatos e outros defensores ferozes das causas humanitárias que não estão latindo contra os Houthis.

Maurício.

“Os piratas não estão preocupados com meio ambiente.”

Geralmente piratas não se importam com o meio ambiente, jogam lixo e contaminam nascentes de rios, colocam concreto em fontes de água, usam milhões de litros de herbicidas sem nenhum tipo de controle, usam bombas incendiárias, munições clusters, minas, fósforo branco, urânio empobrecido e assim por diante…

Jacinto

Mas o seu ponto é que os piratas estão certos em atacar navios carregando petróleo arriscado um desastre ambiental?

Maurício.

Os piratas avisaram, e quem avisa, amigo é, quem navega por lá, navega por sua conta e risco, por falta de aviso é que não foi, os donos do navio assumiram os riscos, inclusive de um desastre ambiental. A ONU decidiu encerrar as investigações contra a Arábia Saudita sobre crimes de guerra no Iêmen. Dizem que a Arábia Saudita fez de tudo $$ para conseguir essa vitória na ONU, que pela primeira vez na história teve uma resolução no conselho de direitos humanos derrotada. E se de um lado tem Arábia Saudita e seus aliados hipócritas, eu apoio o outro… Read more »

Rui Mendes

Que novidade!!!!!
Mais uma vez, decoro é preciso, transformar terroristas em vítimas e empresas civis e legítimas, que ajudam toda a economia mundial, em vilões é hilariante.

Maurício.

“transformar terroristas em vítimas.”

Tem um pessoal que faz isso todo dia por aqui, só que os terroristas não são chamados de terroristas, e sim de bravos, que levam paz e democracia por onde passam, se tu duvidar, é só dar uma olhada na quantidade de civis e crianças mortas nos últimos conflitos e guerras, nesse exato momento tem um monte de civis e crianças sendo mortos por ataques aéreos, e não vejo quase ninguém reclamando!

Heinz

se perdeu no personagem colega

Rui Mendes

Cadê????
Está lá a defender esse tráfego marítimo, em praticamente mais de 95 por cento.
Já outras marinhas fazem o contrário, são amiguinhas de quem financia estes terroristas, decoro é preciso.

Olivier

C est une frégate horizon qui a sauvé l équipage d une mort certaines notamment en détruisant un drone naval ….

Mooslivio

O Planeta está em contagem regressiva,não há mais o que se esperar do terrestre,seja ele de qualquer ideologia política ou religiosa,seja de um País sub-desenvolvido,ou uma Potência, todos estão contribuindo para a extinção da vida na Terra.

José Leônidas Silva

Ué cadê a CIA que encontrou Saddam Hussein,Osama Bin Laden e outros e não encontra a toca desses filhotes de camundongos, é muita controvérsia junta…

Rui Mendes

Se a decisão fosse para aumentar a intensidade deste conflito, o próximo passo seria aumentar e muito, o número de caças e dos bombardeamentos aos Houtis, destruir todas as instalações principais do país, com meios aéreos e marítimos, de seguida era tropas no terreno, mas a intenção é a oposta, baixar a tensão para não generalizar a guerra na região.

Gilson Elano

Cadê os ecoschatos, que ainda não se manifestaram contra os Houtis?

Lucia

Os cargueiros deixaram de serem atacados por somalis devido ao letal e eficaz serviço de proteção própria.