Poder Naval visita o Navio Oceanográfico ‘Professor Luiz Carlos’, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Por Sérgio Araújo
O Poder Naval visitou a embarcação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), durante a semana da Rio Innovation Week, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação da América Latina, entre os dias 13 e 16 de agosto. Batizado de Professor Luiz Carlos, o Navio Oceanográfico possui uma importante missão no auxílio, treinamento e formação de novos pesquisadores e cientistas oceanográficos. Pudemos também conhecer a dedicada tripulação do navio e conhecer todos os detalhes.
A TRIPULAÇÃO
A tripulação é composta pelo corpo técnico, membros docentes e alunos de graduação da Faculdade de Oceanografia da UERJ, com a capacidade máxima variando um pouco mais de vinte pessoas. Os peritos da embarcação possuem treinamento avançado no combate e controle de incêndio a bordo, conforme as diretrizes navais, auxiliam na gestão, organização de equipamentos e oferecem instrução aos estudantes em técnicas náuticas e de navegação.
A embarcação é conduzida atualmente pelo Comandante Antônio Oliveira, oficial da Marinha Mercante, formado também pela Escola Naval, em 1987, tendo passado antes pelo Colégio Naval. Fez sua primeira viagem a bordo do Navio-Escola Brasil e atuou em diversas embarcações pela Marinha do Brasil, com destaque para o Navio Hidrográfico Canopus – H22.
O NAVIO
O Professor Luiz Carlos foi construído no Ceará, Região Nordeste do Brasil, pelo estaleiro INACE, Indústria Naval do Ceará. O desenvolvimento do navio se iniciou em 2013, passando por diversas etapas até sua finalização e lançamento ao mar em 2019. Sua inauguração, em 30 de janeiro de 2020, foi marcada com grande festa e desde então realizou diversas viagens para cumprir as atividades acadêmicas. Tem um comprimento total de 30,5 metros e deslocamento de 250 toneladas, ideal para atividades oceanográficas de aprendizado.
O produto foi idealizado para máxima eficiência, mesclando conforto e operacionalidade, da tripulação e alunos de graduação, com mais de 3 compartimentos divididos entre laboratórios de pesquisas, dormitórios, cozinha, banheiros, sala de reuniões e galpão para equipamentos e suprimentos. O passadiço tem vista ampla para todos os setores, o que garante agilidade em manobras necessárias e evasivas. Além disso, com sistemas modernos por toda parte, cada um deles com funcionalidades próprias no auxílio à navegação e, ademais, para o aprendizado dos alunos.
O convés conta com guindaste para içar ferramentas pesadas, um barco, ou lancha de emergência e auxílio, acesso à sala de máquinas e um manuseio de cabos. A área oferece também um grande espaço para alocar materiais necessários para utilização na execução de atividades de aprendizagem náutica, além de favorecer o rápido deslocamento ao longo de atividades ou emergência.
A sala de máquinas é o coração do navio, onde todos os componentes vitais para o funcionamento estão localizados. A propulsão da embarcação é realizada por dois motores Scania modelo DC-9 de 500/550 HP, a diesel, com um tanque de 40 mil litros, proporcionando em uma velocidade que varia entre 10 a 15 nós, dependendo de condições marítimas e de carga.
Além disso, dois geradores modelo 80 KVA abastecem toda a rede elétrica do navio, distribuindo energia suficiente atender as demandas da embarcação e da utilização de equipamentos de pesquisa transportados. Esse sistema é controlado por diversos painéis eletrônicos de dentro da sala que emitem alertas a qualquer sinal de mal funcionamento para os técnicos. Tudo isso, garante uma autonomia em mar por um pouco mais de 10 dias, a depender da tripulação, carga e missão a ser realizada.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO E MISSÃO
A cada etapa do processo universitário, os alunos constantemente entram em contato com o mar para complementar e colocar em prática o conhecimento obtido dentro das salas de aula. Os participantes têm acesso a seções projetadas especialmente para pesquisas e laboratórios para múltiplas finalidades, tais como a coleta de materiais e de desenvolvimento oceanográfico, hidrográfico, preservação ambiental, atuação no mercado offshore, entre outros.
O navio Professor Luiz Carlos é uma plataforma indispensável e muito bem-vinda na vida acadêmica. Foi uma necessidade muito bem atendida e que coloca a Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na independência tecnológica, além de melhorar o processo de graduação. A embarcação possui a nobre missão de educar e preparar futuros cérebros para a vida marítima, oceanográfica e hidrográfica, além de ser um vetor que coleta dados para aperfeiçoamento da gestão de recursos e de políticas públicas para o mar e a natureza.
O FUTURO
Com a aquisição do Professor Luiz Carlos, espera-se futuramente o comissionamento de outras embarcações para complementar o navio atual.
SOBRE PROFESSOR LUIZ CARLOS
Luiz Carlos Ferreira da Silva foi professor assistente da Faculdade de Oceanografia (Faoc), de 1991 a 2012, quando se aposentou. O navio leva o nome do comandante da Marinha do Brasil (MB) na reserva e ex-secretário adjunto da Comissão Interministerial de Recursos do Mar (CIRM) como homenagem ao trabalho realizado. Ao longo de muitos anos, ele contribuiu para a formação de gerações de oceanógrafos, na consolidação desse campo de estudos no país, bem como participou de inúmeras missões de trabalho nacionais e internacionais, chefiando projetos e comissões técnico-científicas que fortaleceram o nome da Uerj.
SOBRE A RIO INNOVATION WEEK
A Rio Innovation Week é a maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece anualmente na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. A edição deste ano contou com mais de 180 mil participantes de todos as regiões do Brasil e do exterior, mais de 3 mil palestrantes e 400 expositores. O evento é diversificado, abordando diversos temas de tecnologia, do mundo POP, pesquisa e desenvolvimento, além da segurança e políticas públicas. Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades e estímulos à inovação e ao empreendedorismo. Para mais informações, acesse este link.
SOBRE A INACE
INACE, fundada em 1968, é uma empresa privada com capital integralmente nacional. Orgulha-se de ser a líder brasileira na construção de iates de luxo para vários países, navios-patrulha para a Marinha do Brasil, além de embarcações para apoio marítimo, apoio portuário e empurradores fluviais. São mais de setecentas embarcações entregues, ao longo de quase cinco décadas, aliando tradição, inovação e determinação. Fiel à meta de entregar embarcações a cada três meses, a INACE mantém planos de aprimoramento permanente, visando a melhoria contínua dos produtos, além dos processos construtivos, gerando resultados em qualidade, sintonizada com políticas de saúde, proteção ao meio ambiente, segurança e responsabilidade social.