Fragata ‘Rademaker’ vai lançar míssil MANSUP contra o casco da ex-fragata ‘Greenhalgh’
O casco da ex-fragata Greenhalgh (F46) foi fotografado pelo leitor Gustavo Cordeiro sendo rebocado pela corveta Caboclo (V19) para fora da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (9/9). A embarcação, com o casco pintado de vermelho, chamou a atenção de observadores na região.
A fragata Rademaker, uma Type 22 como a ex-Greenhalgh, lançará um míssil MANSUP contra o casco do navio desativado. Ainda não há informação sobre o tipo de cabeça do míssil, se será de combate ou telemétrica.
Após 26 anos em operação, a fragata “Greenhalgh” – F46 (ex-HMS Broadsword) deixou o serviço ativo da Marinha do Brasil (MB), no dia 10 de agosto de 2021. Ela foi incorporada à MB em 1995.
Servindo à Royal Navy, a fragata HMS Broadsword – F88 participou da Guerra das Malvinas em 1982 e foi alvo de ataques da Aviação Argentina.
Seria incrível se afundassem um desses cascos em local propício para o mergulho esportivo, por certo atrairia muitos turistas, beneficiaria a fauna marinha e seria uma grande homenagem para o navio e suas tripulações.
Esse navio tem ou não amianto? rsrsrs Será vai gerar polêmica seu afundamento?rsrs
Concordo que as questões ambientais são muito importantes e acho pouco provável que a Marinha gastasse nesta adequação…
Mas a ideia é ótima
Quase certeza que tem amianto. Porém ao contrário da narrativa, neste caso não faz mal à saúde. Veja o isolamento térmico nas tubulações nas refinarias da Petrobras. O amianto só causará asbestose se na forma de pó for aspirado por alguém.
E se não me engano no processo de fabricação não de uso pós fábrica
Por muitos anos, o amianto foi usado como revestimento térmico e como reforço estrutural. No caso das peças de fibrocimento, usando em tubulações e caixas de água, uma vez que o amianto está incorporado na argamassa, ele se torna inerte (até alguém pegar uma serra ticotico e cortar as peças)…. no caso do amianto usado como isolamento térmico, ele é continua perigoso. Seria um grande risco uma pessoa ficar exposto á ele. Então, existem problemas com a exposição dos trabalhadores nas minas de amianto. Por isso a pressão para fechar as minas de amianto Outro problema é a exposição das… Read more »
Para você ver, Camargo! Você é químico, explica o óbvio e o pessoal ainda dá deslike no comentário. Aposto como tem gente aqui que realmente acha que o amianto não tem risco. nenhum, desde que você não respire o pó de uma caixa d’água velha sendo serrada… e que acha que um navio cheio de amianto sendo explico e afundado numa zona de proteção ambiental não teria risco nenhum. Aliás, esse pessoal deve ser até contra zonas de proteção ambiental. Deve ser o mesmo que acha que aquecimento global é uma mentira e que o IBAMA está a serviço da… Read more »
Olá Jadson.
Tão estranho quanto gostar de química seria gostar dos professores de química…
além do “positivo x negativo”, “like x dislike” ainda tem o “carrasco x mamata”..
não há nada que comprove que aquecimento global é devido ao efeito homem , e SIM é usado a serviço politico da globalização (o efeito estufa) diminuição da camada de ozonio( por aerosol tambem não esta comprovado cientificamente) , e até que voce prove o contrario o amianto dentro da agua não promove aquecimento global
envolvidos nesta propaganda politica partido democrata EUA , Macron (comunidade europeia), partidos socialistas alemaes
Então… sobre o oxônio, dá para replicar os experimentos em laboratório. A molécula de O3 é formada a partir das moléculas de O2 exposta a elevada radiação na parte mais alta da atmosfera 3 O2 + energia -> 2 O2 Os aparelhos de produzir ozônio usam este princípio. Deve custar uns US$ 20 no Alibaba. As moléculas de ozônio também absorvem radiação ultraviolenta. Para verificar como isso acontece, uma pessoa pode pendurar um sensor de UV a um balão meteorológico. Então dá para relacionar a intensidade da radiação UV em função da altitude e da quantidade de ozônio. Também é… Read more »
Maiores fraudes política da globalização, aquecimento global . Manipulação in vitro não condiz com a realidade do ambiente, aquecimento global é um fenômeno cíclico que o ocorre na terra . Com isso manipula- se governos ( onu envolvida) e estao mais preocupados mudanças sócio – culturais de interesse de poderosos Alias esta para vir o manifesto contra o pum das vacas .. agropecuária do Brasil ladeira abaixo.. carne sintetica está chegando e seremos obrigados a compra- las , pois vão forçar a diminuir o pasto . Só tem um porem,, o efeito dos degetos de carne sintética derramado pela natureza.… Read more »
Camargoer,
Qual é o risco do amianto no fundo do mar? A fauna ingerir? A fauna “respirar” o amianto?
E para mergulhadores, existe risco?
O problema do amianto é que ninguém sabe a dose de risco… O maior risco para o ser humano (e todos mamíferos) é a inalação. Como o tecido do pulmão é muito sensível, a inalação do amianto vai causar um feridas que ao cicatrizarem, interromper a troca gasosa naquele local.. com o tempo, o pulmão vai perdendo a capacidade de fazer troca gasosa…. Aqueles que trabalham diretamente com o amianto estão em risco máximo, mas as pessoas que tiverem contato com roupas contaminadas com amianto e as populações em áreas pŕoximas de minas de amianto ou fábricas que usam o… Read more »
Então um navio cheio de amianto recebendo o impacto de um míssil e afundando no litoral não faria mal algum ao meio ambiente? Você pode garantir que o amianto espalhado na água não fará mal a vida marinha local?
Suponho que a MB tenha removido todas as substãncias tóxicas, como lubrificantes, combustível, dispositivos com metais toxicos e amianto.
Lembro que alguém comentar (Nunão? Galante? Xo?) que a preparação de um alvo é um procedimento caro e demorado.
O caso do casco do A12 foi uma enorme confusão na qual a MB foi a principal culpada.
Ai os ecochatos vāo criar caso.
Tá quente aí na sua cidade? Tá com fumaça de queimada, humidade baixa?… Tooooma!
??
Sabia que milhões de anos atrás a terra era coberta por vulcões? Sabia que já ocorreram 5 eras do gelo no planeta?
Pois é.
A Greta já anunciou a nova data do fim do mundo ou ainda está vendo isso com o Al Gore? Rsrs
Allan… o planeta tem cerca de 4 bilhões de anos… o Sol é um pouco mais velho, 4,5 bilhões de anos. O universo é mais antigo… 14 bilhões. No inicio, tudo era muito quente e tudo era um plasma… os átomos de hidrogênio foram formados e depois as moléculas de H2. Este gás espalhado pelo universo formou nuvens que formaram as primeiras estrela… foram estas estrelas que explodiram e formaram os elementos pesados da tabela periódica. Nosso planeta foi formado deste material gerado pela explosão das estrelas… era muito quente. Não tinha nem água nem atmosfera e teve o choque… Read more »
Nussss…você é pedante,chato e verborréico.
Bem, se consegui fazer vice entender que as mudanças climáticas naturais levam milhares ou dezenas de milhares de anos ao invés de décadas, como está acontecendo agora, então estou feliz. Se não consegui isso fazendo um texto longo e informativo, suponho que agora ficou mais fácil para entender
Mudanças climáticas resultantes de mudanças na inclinação do planeta ou pela movimentação dos continentes levam milhares ou dezenas de milhares de anos.
Mudanças climáticas em um intervalo d décadas tem outra origem. No atual caso, é consequência da emissão humana eaefe efeito estuda.
Obrigado por compartilhar…
Olá A.33.
Olha esta entrevista com o Carlos Nobre
https://www.ihu.unisinos.br/categorias/643557-estou-apavorado-ninguem-previa-isso-e-muito-rapido-diz-carlos-nobre-sobre-crise-climatica
“ Nussss…você é pedante,chato e verborréico.”
Nisso eu concordo contigo. Entretanto, nada do que ele escreveu está errado. Foi exatamente assim que as coisas aconteceram e estão acontecendo. Nesse comentário, ele só escreveu verdades.
Camargoer, eu quero ter 10% de sua paciência para lidar com negacionistas! Valeu pela aula!
Olá Meu Grande Amigo…
Como estão as coisas?
Quanto tiver boas novidades, lembre de compartilhar.
Camargo… Tentar argumentar usando ciencia contra negacionistas, é perda de tempo! Deixa eles reclamarem que está calor, nem assim vão entender!
Olá Fernando., sobe o que é curioso? Dizer que está “calor” é errado. A gente diz que um dia está quente porque a temperatura (em graus Celsius) é alta…
mas a gente usa unidades de energia (caloria, joule, BTU) para calcular calor…
então tem dias quentes e dias frios.. é o certo.
senão, teria que falar que dia quente é “Calor” e dia frio “MENOS Calor”.
piada de termodinâmica.
E o que isso tem a ver com as queimadas criminosas que estão correndo? Sim, criminosas! Elas ocorrem todos os anos, mas nesse ano estão ocorrendo de forma indiscriminada e organizada.
Quem saiba agora o Estado (e não estamos falando de um governo específico) decida investir mais no PEB, buscando expandir a ínfima quantidade de satélites disponíveis para disponibilização de imagens e outras ferramentas de sensoriamento remoto. Mas apenas isto não basta. É preciso investir nos órgãos e setores que monitoram, controlam e investigam queimadas. Devemos lembrar também que existem diversos problemas com regularização e demarcação. É preciso julgar e punir com severidade tais crimes e, tão importante quanto, executar a pena para os criminosos. Mas aí acordamos e lembramos que o Brasil é o país da impunidade, onde uma influenciadora… Read more »
Perfeito!
Ela devia estar trabalhando como uma pessoa normal.
Sem prejuízo ao seu argumento ,muito válido, mas o correto é umidade…sem “h”.
Fumaça do amor.
Essa falácia de aquecimento global é absurda.
Sabia que o dia mais quente registrado na América Latina foi 48,9º em 1905 na Rivadavia (Argentina)?
O dia mais quente registrado do mundo foi no vale da morte em 1913 (56,7º)
Se formos pela lógica esfriou bastante!
E como eram as estações do ano naquela época? Existia verão dentro do inverno como existe hoje? Qual a temperatura média do planeta em 1905 e 1913? Qual a temperatura média hoje?
Leo. Como clima é um sistema caótico, é preciso muito cuidado para tirar conclusões a partir de dados empíricos. No caso da temperatura, os dados mais adequados são: 1) temperatura média (pode ser global ou regional) e 2) série histórica de temperatura média (novamente, pode ser global ou regional) È possível usar outros dados. Um dos mais impressionantes tem sido a área de cobertura do gelo ártico. Outra medica indireta é o comprimento das geleiras.. Como o planeta tem uma inclinação em relação ao Sol, em uma metade do ano há maior incidência de luz sobre o hemisfério norte e… Read more »
Estimado, uma medição pontual não faz verão. Já uma série histórica mostrando 90% de inúmeras e consecutivas medições de dias mais quentes nos últimos 20 anos aponta claramente para a lógica contraria de : “esquentamos bastante”!
Em Alcatrazes ou ilha bela seria bastante atrativo para as atividades de mergulho da região.
Esse teve o serviço de desmontagem todo no Brasil. Não ficou nada para ser desmontado como o porta aviões São Paulo, que ainda teria muita coisa para desmontar na Turquia. E só depois o desmanche propriamente dito aconteceria. Por isso já deve estar dentro das normas.
Agora sobre os ecochatos, eles vão reclamar, não importa. Se for afundado, reclamaram que deveria ser vendido pra desmanche. Se afundar em local para mergulho esportivo, vão reclamar que é esporte elitista e que deveria ser afundado em local de refúgio ecológico para o navio virar viveiro. Mas se assim for, vão reclamar que ele “caiu” em cima de um refúgio natural. E por aí vai.
Alguém tem que ser chato mesmo.. melhor que sejam os ecochatos.. porque seria muito chato escutar lixochatos, esgotochatos, fogochatos defendendo que nem precisa reciclar porque é só jogar no terreno do viznho.. que tratar de esgoto é tolice, há milhares de anos as pessoas jogam fezes nos rios sem problema e os mares estão cheios de peixes e baleias fazendo sujeira há milhões de anos e nunca teve problema.. e sempre teve incêndio em floresta, aliás os indígenas sempre colocaram fogo na mata e nunca ninguém achou errado…
Só se for para acabar com a natureza do mar !!! Vocês só pensa em visual nunca na natureza né !!!
Creio que existe um algo risco em colocar um alvo de um teste de missil perto de áreas próximas ao litoral onde poderiam se tornar algum tipo de atrativo turístico.
Neste caso, seria mais apropriado fazer um afundamento controlado.
Para testar um míssil, suponho ser importante uma área bem controlada, nem com voos nem com tráfego nem com riso de acidentes.
Seria incrível, de fato. Servi nessa belonave por 4 anos, foram tempos de muito trabalho, abnegação e crescimento humano. Por isso, se fosse possível, hoje, como mergulhador, seria incrível visitar o nosso “LOBO GUERREIRO”, em seu descanso digno.
Taí uma coisa que não consigo compreender, é o afundamento de um casco de um navio…algo do tipo como um desperdício de material que poderia ser reaproveitado…mas aí entra o custo de desmonte, os tais “amianto” entre tantas outras coisas que cria-se uma narrativa que torna impróprio desmonte e mais fácil o afundamento…ainda continuo achando um total desperdício…
Muitas das vezes realmente é mais fácil e barato afundar um navio do que reciclar. Mas neste caso, de teste de armamento, um alvo mais realista se faz necessário.
Na realidade não tão realista pq o alvo está mais leve sem equipamentos e tripulação, e sem defesa…
Mas é um alvo de aço, mesmo sem contra medidas de proteção, ainda se faz válido.
Se não funcionar nessas condições então deveria voltar para a prancheta de desenho, mas no Brasil as coisas são um pouco diferente. Primeiro se declara que o programa atingiu seus objetivos, depois se faz jantares, homenagens e entrega de medalhas aos militares envolvidos e, por último e sem alarde, se cancela o programa.
O peso de um casco é ajustado usando lastro. O que está sendo testado é o míssil… seu desempenho após o lançamento, sua telemetria e (talvez neste caso) o estrago. Se fosse para avaliar contramedidas eletrõnicas, seria outro teste. Se fosse para avaliar o sistema de defesa do navio, seria outro teste De modo aproximado, é como colocar aqueles bonecos dentro de carros para simular colisões.. ninguém acha que precisa colocar uma pessoa de verdade dentro do carro… Lembro do caso de um rapaz que queria testar um colete a prova de balas.. pediu para a namorada dar um tiro… Read more »
No caso o cara usou um volume de uma enciclopédia e a namorada atirou nele com uma Desert Eagle.A bala atravessou o livro e matou o rapaz na hora. Ela estava grávida e já tinha um filho com ele. Eles estavam tentando emplacar vídeos virais e ficar ricos na Internet. Infelizmente a fama chegou da pior maneira possível.
.
Prêmio Darwin….
Nesse caso não vai ganhar o prêmio pois já produziu descendentes.
vocẽ tem razão… os genes são egoístas.
Serve como alvo real para os adestramentos de lançamento de armas, por submarino, navio e aeronave. Fora as questões que você já levantou, o material está muito degradado, as chapas todas foras de especificidade, logicamente daria pra algo, mas com o custo de “reciclagem” altíssimo. É um objeto de aço em cima de água salgada por quase 50 anos, a degradação é muito acentuada. Sou da Marinha do Brasil, visitei ela na ativa e na inatividade para retirada de sobressalentes.
Uma coisa de cada vez.. o casco de um navio é um bom modelo para ser usado para testar um míssil ou um torpedo.
Só dá para saber se o armamento cumpre a missão fazendo um teste controlado que simule as condições reais…
Na torcida de que o míssil acerte o alvo. 🙂
Talvez o segundo fim mais digno pra um navio aposentado.
Tomara que tenha fotos e filmagens do impacto.
Bom dia Wilber;
A Marinha depois divulga as filmagens e os editores postam no blog 👍
E mais um “Guerreiro” vai descansar nos braços de Netuno.💪🇧🇷⚓️
Um guerreiro servindo ao seu país até o último suspiro.
Que Netuno o acolha.
Será que consegue? Na verdade as duas já deveriam ter virado prestobarba a muito tempo mas isso é brasil, temos muita grana para despediçar.
Nāo teria como aproveitar e testar algum torpedo do Riachuelo? Nāo acho que um único Mansup vá afundar o navio.
Poderiam pegar um sub e mandar um torpedo também! Treinamento em dobro!
Olá Douglas..
vamos pensar nos dois torpedos que a MB usa. O Mk48 e F21. Os dois já foram testados e certificados. A gente sabe que funciona,
Outra coisa é o sistema de disparo do submarino… isso é feito com mais segurança usando torpedos de treinamento.
Se a MB estivesse desenvolvendo um novo torpedo, você tem razão.. inclusive ele deveria ser lançado de um sistema de tiro isolado, Seria um risco disparar um torpedo em desenvolvumento usando um submarino
“ vamos pensar nos dois torpedos que a MB usa. O Mk48 e F21. Os dois já foram testados e certificados. A gente sabe que funciona,”
Se fosse por isso, a MB não realizaria o exercício Missilex todos os anos, onde lança mísseis Penguin e Exocet, além de lançamentos de torpedos Mk48. Todos são “ testados e certificados e a gente sabe que funciona”. E falando em F21, seria uma boa oportunidade de lançar um deles.
Belo navio, uma fragata que só faltava uma torre MK8 para ser completa. É o navio bonito de Tom Clancy
Os britânicos não tiverem interesse em repatriar e preservar a pioneira das Type-22 e ainda lutou nas Falklands? Poderíamos leiloar ela,espero que pelo menos a Rademaker vá para o acervo depois de aposentada,pelo menos uma type-22 preservada.
Dado o posicionamento brasileiro sobre a questão das Malvinas (que é de Estado, não de Governo), não vejo nenhuma chance de um navio dessa classe voltar ao Reino Unido para servir de recordação ou troféu deste conflito.
Nesse caso eles nem venderiam para o Brasil esse navio,fico imaginando se os britânicos só vêem essa guerra como um mero conflito e não tem nada para se registrar e assim deixam os meios navais que lutaram nela irem embora.
Nada a ver. Eles não estão c****** dinheiro pra gastar num efémeride dessas… eles venderam o Ocean pra nós não é mesmo? Como que fica esse seu argumento? O pessoal dá importância demais para o Itamaraty.
Como fica o argumento? Fica valendo igual.
O fato da RN estar contando moedas não invalida o fato de que esse navio não seria vendido mesmo que eles estivessem nadando em dinheiro.
O navio tem valor zero. O Brasil não ia se indispor com um dos principais parceiros só para alegrar um britânico. O ganho para o Brasil é zero.
Fora que ninguém lá ia ser esforçar para reintegrar esse navio como museu.
Imagina se britânico, com tanto problema financeiro na RN… vai estar preocupado em comprar velharia do Brasil para preservar e lembrar de uma guerra idiota com a Argentina nos anos 80…
Eles não preservaram quase nada da SGM quanto mais um navio desses… museu flutuante não é peso de papel, precisa de cuidados constantes e ocupa muito espaço, é melhor ir para o fundo do mar.
Tiro ao pato ! Deveriam tentar o disparo com o alvo em movimento e com algum nível de contramedida…aí sim seria útil.
Estou com medo deste mansup fica doidao e vir aqui pro Goias, vai que esse bicho tem asa vou e cavar meu abrigo.
Mas é um procedimento praticamente padrão em todas as Marinhas.
A embarcação é depenada por questões de reaproveitamento e também ambientais.
A não ser que você quisesse que um rebocador fizesse o movimento do navio. Daí é pedir demais rs.
Os marinheiros que me corrijam, mas isso já aconteceu. O reboque de alvo por um rebocador ou navio auxiliar.
Como os iranianos fizeram e afundaram o rebocador?
Para um míssil antinavio que voa a Mach 0.9, o navio parado ou em movimento faz pouquíssima diferença.
Boa notícia saber que a F49 está operando.
A marinha de guerra do Rio de Janeiro vai afundar esse navio com sucesso, e ainda fazer propaganda do mansup.
Não vai acertar, se acertar não afunda! Brincadeira a parte, o mansup já acertou alvo? So Vi a MB falar q lançamento foi sucesso mas não me lembro de terem dito que acertou alvo em impacto direto. Por favor quem tiver fonte fidedigna me informe para eu não falar besteira
Segundo o Comandante da Marinha, o lançamento do início deste ano obteve acerto.
Se não acertar um alvo inerte, sem contra medidas, num teste controlado, é pra aposentar todo mundo que participou desse programa… é claro que acerta, esse não é o problema.
Deveriam fazer esse exercício aqui em Florianópolis, pra gente ir de barco e observar a longa distância.
Esses exercícios geralmente são feitos a 100/120 milhas de distância da costa a Corveta levará provavelmente 2 a 3 dias viagem com um veloc de 4/5 nós rebocando o casco 👍
A marinha não pode sair das águas carioca
Para exercícios de tiro real ela não apenas sai, como sai bastante, como o Burgos falou acima. E ainda assim isolam a área do exercício, ou seja, nem se eu ainda tivesse barco conseguiria assistir. Mesmo de longe.
O máximo que vi foram disparos cerimoniais (chegada do São Paulo) e eu estava em terra (Fortaleza de Santa Cruz).
Chega a ser Hilário alguém referir que gostaria de estar próximo para ver….muito curioso…estar num barco no local onde tem um míssil chegando ao local….meu Deus…
Pois é! Pensei a mesma coisa…mas, faço um reparo…isso não é curioso, é total falta de noção!! Kkkkkkkkk
Sem considerar que a maioria das embarcações tem refletores de radar, feitas para aumentarem a assinatura radar das embarcações…. ou seja… um alvo maior hehehehehehe
As pessoas pensam que é um show pirotécnico a beira da praia como no final de ano dado pela prefeitura do Rio na praia de Copacabana.
Detalhe: tudo bancado com o dinheiro do povo 😏
Desculpe 😣
Não resisti 😝
A curiosidade matou o gato
Pois é….
É altamente perigoso…a área precisa estar vazia de qualquer elemento na superfície para não correr o risco de atrair inadvertidamente o míssil para si.
Para quem não sabe, uma das doutrinas de despiste dos ingleses nas malvinas, era mostrar a popa do navio n direção do míssil e fazer pairar um Seaking de lado, rente a popa para provocar uma imagem única na cabeça do míssil e no último minuto, separar o heli da popa afim de repetir e duplicar o sinal na cabeça do míssil e tentar confundi-lo
Você não entendeu meu ponto
Eu entendi. Mas é um ponto tão ridículo e cansativo que achei melhor desconversar.
a Rademaker foi recuperada? lembro dela pegar fogo uns meses atrás, sinceramente pensei que seria desativada e que não voltaria mais a operar
Conseguiram fazer alguns reparos nela, acredito que o casco dessa Greenhalgh foi canibalizada para a sua manutenção,ela navegou junto ao Bahia mês passado após o PMG desse último.
Boa noite amigo Augusto vc sabe quanto tempo a Rademaker ficará ativa?o navio foi revitalizado apenas os sea Wolf estão desativados?
Não sei quanto tempo ela tem,mas tendo em vista que ficou parada e recebeu peças novas e foi reformada,então deve ter mais uns bons anos na ativa se não houver problemas novamente, praticamente renasceu depois de já estar quase certa a sua baixa devido a dois incêndios.
Rademaker fênix 😂😂
A Marca da Vida !!!
Literalmente renasceu e ganhou mais uma chance de mostrar serviço.
Para testar armas e adestrar pessoal ainda tem utilidade, mas, comissões longas e distantes como atualmente encontra-se a “Liberal” tanto ela como a “Constituição” não se prestam mais.
.
Um caso “similar” é de alguns “Ticonderogas” que estão aguardando quietamente sua
baixa formal como o USS Leyte Gulf que ano passado retornou de um desdobramento de mais de 8 meses e desde então tem cumprido missões menores inclusive uma patrulha
contra o narcotráfico de 3 meses quando visitou o Rio de Janeiro – pela última vez – em abril último com sua baixa prevista para o fim desse mês.
A constituição consegue navegar e faz bastante missões ao longo da costa,agora a Rademaker provavelmente só consegue ir no máximo ao sul.
Olá Augusto., tem muita gente querendo dar baixa na Constituição ou fica torcendo para ela naufragar.
Um certo ex-presidente disparava torpedos e mísseis contra a Constituição todo dia e o dia todo. Depois do café, no almoço e antes do jantar. Mas só acertava n’água. E parece que era ex-oficial de arttilharia, veja só.
Rapaziada animada com um navio indo a pique com um míssil mansup, se fossem em outros países mais subdesenvolvidos te garanto que iriam testar mísseis secretos sem abrir a boca a qual tecnologia ele teria e pode de fogo ,Brasil nunca irá aprender a ser uma potência militar quieta
Brasil quer vender o míssil, Brasil fez parceria de investidor Árabe no míssil, voltar 3 casas nas matérias e reler….
Teste e marketing mais necessários que nunca….
Continuando tudo bem, tem grande potencial de vendas para atender o exato e mesmo mercado do exocet…será uma alternativa genérica ao exocet no mundo…tem muito slot lançador em navio com comunalidade a ele e com estoques de exocet vencidos ou próximo de vencer
Everton, bom dia. Só brincando, O Brasil é uma potência militar muito, mas muito quieta. Tão quieta que ninguém nota…
Deixou o serviço ativo em 2021 e só agora terá sem fim glorioso. Fico me perguntando o porquê de manterem um meio desativado por tanto tempo, e quanto custa manter isso.
Bom dia Jadson;
Talvez para servir de peças para outros meios, acredito que do incêndio da F49 eles canibalizaram do ex casco da F46 e trocaram os Painéis e QDE da F49 e até alguns cabos elétricos para dar uma sobrevida a F49 🤷♂️
Detalhe:Quando servi lá, eles deram perspectiva de 10/15 anos de vida útil após o PMG do navio e essa vida útil tá chegando ao fim também 😞
Essa classe type 22 , são navios lindos . Usavam as mesmas turbinas do avião concorde as olympus.
As Niterói também usam Olympus.
Exatamente, quando acabava uma faina de transferência de óleo ou carga em alto mar era característico o som de uma turbina de avião como se estivesse decolando ao ser dado demanda na propulsão dessa classe , quem teve essa experiência sabe do que estou falando .
Exatamente !
Irmãos atacando Irmãos.. aonde esse mundo vai parar? Rsrsrsrs
A Rademaker e a Greenhalgh também afundaram a sua irmã a Bosisio,faz parte do rito.
Poderiam lançar umas bombas com o AMX e o A-4 no melhor estilo Argentina 1982.