Oceano 2024: Rússia realiza grande exercício naval com a participação da China
Mais de 400 embarcações, 120 aeronaves e 90.000 militares estão envolvidos neste exercício militar. Na terça-feira (10/9), o presidente Vladimir Putin confirmou o início das manobras navais Okean-2024, realizadas em conjunto por Rússia e China.
“Estamos realizando exercícios dessa magnitude no mar pela primeira vez nas últimas três décadas”, disse Putin, acrescentando que a China participa com três navios de guerra, um navio de apoio e quinze aeronaves.
Os exercícios Okean, que já foram considerados os maiores da história, não eram realizados desde que o último líder soviético, Mikhail Gorbachev, chegou ao poder em 1985.
Na fase ativa das manobras, lançadas por russos e chineses nesta terça-feira no Mar do Japão, as forças militares realizarão missões “o mais próximo possível de missões de combate reais”, utilizando armas de alta precisão.
“Precisamos estar preparados para qualquer desenvolvimento da situação. Nossas Forças Armadas garantem uma defesa confiável da soberania e dos interesses nacionais da Rússia. A Rússia deve repelir qualquer possível agressão militar em qualquer direção”, afirmou Putin.
VÍDEOS: Forças aeronavais russas em treinamento
Nos exercícios Okean-2024, que continuarão até 16 de setembro no Pacífico, no Ártico e nos mares Mediterrâneo, Báltico e Cáspio, mais de 400 navios, incluindo submarinos e embarcações de apoio, mais de 120 aeronaves e mais de 90.000 militares participarão.
Putin também acusou os Estados Unidos de quererem manter “a qualquer custo” sua hegemonia militar global. “Para isso, utilizando a Ucrânia, busca infligir uma derrota estratégica ao nosso país”, disse ele, afirmando que, sob o pretexto da suposta ameaça representada pela Rússia e da necessidade de conter a China, “os EUA e seus satélites estão aumentando sua presença militar perto das fronteiras ocidentais da Rússia, no Ártico e na região Ásia-Pacífico”.
Putin explicou que, nesta região, Washington está alterando o equilíbrio de poder e destruindo a arquitetura de segurança, buscando implantar mísseis de curto e médio alcance, o que provocaria uma corrida armamentista.
Enquanto isso, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) iniciou na segunda-feira uma série de exercícios militares na Alemanha que, nos próximos meses, ocorrerão em alguns casos próximos às fronteiras da Rússia, incluindo Finlândia, Eslováquia e Letônia.
FONTE: www.telesurenglish.net
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Meu Deus… 400???
Se contar com os auxiliares são muitos mais…
Mas os barcos de patrulha, navios de desembarque e navios de contramedidas de minagem são cerca de duzentos e não navios de primeira linha.
E também podemos considerar as 80 corvetas…
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Russian_Navy_ships
Mas a geografia obriga a terem estes números
O total de 400 inclui “auxiliares” e a maioria dos combatentes de superfície, como em exercícios passados é formada por pequenas unidades abaixo de 1.000 toneladas carregadas que constituem a espinha dorsal da marinha russa, como pequenas corvetas, embarcações velozes armadas com mísseis e navios varredores de minas. . No total a marinha russa tem cerca de 15 combatentes de superfície deslocando mais de 5.000 toneladas com carga total, incluindo as 3 fragatas classe Gorshkov já incorporadas, com vários em manutenção/revitalização como por exemplo o único Udaloy II “Almirante Chabanenko” que conforme anotação que fiz na época foi indisponibilizado para… Read more »
Esta contagem da Wiki não inclui no número de 418 os auxiliares como os rebocadores, abastecimento, salvamento/resgate, inúmeros com funções muito específicas, etc…
Listados como auxiliares depois dos submarinos.
O “400” seria o total de unidades envolvidas no Exercício conforme divulgado pelos russos – consta na matéria – navios de combate, submarinos e navios auxiliares não o total de unidades da marinha russa em que pese haver dúvidas sobre a situação de várias dessas unidades se estão de fato operacionais e/ou possuem tripulações completas.
.
Sim mas com frotas tão grandes (em número) não deveria haver muita surpresa na escala do exercício.
O que esses números implicam em capacidade de combate já é outra questão
A “surpresa” é o próprio Exercício, “Oceano”, que envolve várias Frotas ao mesmo tempo e que como o texto menciona não era
praticado em 3 décadas.
.
Provavelmente há um certo exagero – até conforme outras fontes – já que mobilizar “400” unidades mesmo com a maioria composta por pequenas unidades de combate e auxiliares esteja além do realizável
de qualquer forma é uma tentativa de dar um “recado” à adversários
e contentar o público interno.
Puro marketing desconstrutivo !!!
E a escalada da violência segue subindo na região 🤔
Isso daí ainda não vai acabar bem 😞
Tirando qualquer discussão ética nesse momento, os Russo são muito fod… os caras estão lutando contra a OTAN e ao mesmo tempo realizando exercícios um após outro em curto espaço de tempo…. Tem q respeitar os caras.
Rafael, se estivessem lutando contra a OTAN, esses navios provavelmente não estariam fazendo exercícios. Estariam tentando se defender de ataques.
Assim como os da OTAN estariam.
Importante dado.
Desde 1985, que a segunda ou terceira maior marinha do mundo não faz um exercício de grande vulto.
Nem sei se é um exercício ou um desfile…
400 navios, em 5 localizações e em 6 dias…
Muitos devem só devem navegar para aparecer na fotografia…
Nada de novo, mais vale parecer do que ser…
Argumentar que é bom …nada. Na impossibilidade de refutar os dados do colega você apela para os ataques pessoais, desviando o foco. Atitude bem infantil e desprezível em um espaço que deveria ser um ambiente agradável e acolhedor para todos os entusiastas, inclusive para você.
Deve ser vascaíno….. só grita: É Gópi! É gópi
Tá mais com cara de mulambo, que gosta muito de um cheirinho.
Porque havia de chorar? É um sintoma da decadência e a repetição da propaganda da União Soviética, algo que Putin admira. Não é nada de novo. Isto não é nada mais que uma demonstração de força. E se fosse antes da 2ª invasão da Ucrânia poderia ter algum efeito dissuasor sobre países da OTAN. Neste momento só serve para propaganda interna. Talvez como resposta à invasão da Rússia…. E algo semelhante aos exercícios com grande números de blindados onde se pretende fazer coreografias e não se prepararem para as dificuldades das guerras, como a guerra na Ucrânia demonstrou. E nem… Read more »
E qual a diferença para o exercicio que a Otan realizará na Alemanha…aí não é propaganda e “intimidação” também?
Também é. Mas não é o objetivo principal e são exercícios feitos regularmente.
Qual será a razão para, depois de décadas, fazer este exercício?
E com esta dimensão?
Quer dizer que a Russia nao faz exercicios regularmente?? kkkkkkkkk
Exatamente!
Kkkkkkkkkk e quando a OTAN faz exercicios nao se trata tambem de demonstração de força? Entao está a OTAN decadente e se repetindo na propaganda de viés guerra fria?
Beeeem possível
Não fazem no Mar Negro???
Mar negro está em exercício real a mais de dois anos , não dá pra parar para treinar.
Então não sabe de nada…..
E nem voce.
Alguém aí sabe dizer os números da marinha russa,quantidade de submarinos, destroier, corvetas e etc ???
400 navio é muita coisa,mostra que o urso pode não ser o msm dos anos 80 mas ainda está vivo.
Vous enlevez la marine chinoise c est 10 navires 😁😁😁😁😘
wikipedia tem tudo
Obrigado
Falando nisso, a imprensa internacional repercutiu que os EUA e a China tiveram o primeiro exercício em conjunto, e foi aqui no Brasil.
A ironia da situação é o nome do exercício ser Operação Formosa kkkkkkk
nem combinando poderia sair algo tão esquisito rsrsrs
Os sites gringos que vi deixaram claro que o nome da operação não tem nada a ver com a ilha, com certeza os gringos iam ficar confusos. Kkkkkkkkkkkk
Boa sacada André
Uma fragata classe Admiral Gorshkov lançando míssil no segundo video
Impressionante quantidade de Corvetas da Marinha Russa são quase 100
Na realidade não, pouco maís de 80 unidades, cuja esmagadora maioria tem mais de 30 anos de serviço e desloca menos de 1000 toneladas.
Feita poucas exceções ( como as Steregushchiy, entre 8/9 unidades, ainda assim corvetas modestas e limitadas no próprio raio de ação) , são meros números.
Ainda tenho uma revista importada comprada em 1975 com minha mesada mesmo sem entender nada de inglês na época onde a principal matéria foi o o Exercício “Oceano 1975” que literalmente pegou os EUA e seus aliados de “calças curtas” tamanho o número de grandes navios envolvidos, submarinos, navios de apoio e aeronaves. . O “USS Nimitz” estava então sendo incorporado e nem mesmo havia previsão se haveria uma quarta unidade enquanto a revista abordava também o novo Nae soviético “Kiev” com fotos e desenhos, na época, para se conseguir alguma informação só na base de revistas importadas isso quando… Read more »
E custavam uma fortuna!
Lembro. Das Playboy importadas também.
400 embarcações. Será que somaram aquelas baleias e golfinhos que usam como armas táticas?
Somaram os botes salva-vidas de cada navio, para chegar a esse número.
Sim… Os botes salva vidas recuperados dos navios ingleses kkkkkkkkkkkkkk
1a.guerra. Fronteiras. Descontentamento com a ordem econômica. Bancos falidos. Estados endividados. Desemprego. Nacionalismos…especialmente o francês. Imperialismos. 2a.guerra. Fronteiras. Descontentamento com a ordem econômica e com compensações da primeira guerra. Nacionalismos…especialmente o alemão. Crise de 29. Expansão industrial e…o que fazer com ela. Imperialismos em declínio nas colônias e Pacífico. 3a.guerra. Fronteiras. Descontentamento com juros norte-americanos. Sistema financeiro em poder dos norte-americanos. Expansão econômica da Ásia. Contestações sobre propriedade industrial. Guerra de tarifas e preços na Europa. O mundo assustado com a China. Protagonistas de sempre. A novidade é a China que arrasta a Rússia, lembrando que a China amiga de… Read more »
Russia invade a Ucrania e os Estados Unidos que são a ameaça kkk
Há divergência.
mais um que não estudou
Você esses últimos vinte e tres anos dormindo?
Ué… Quando os EUA invadiram Granada e o Panamá, vc não achou ruim!
Só para ser mais claro…. Operação Just Cause – a Invasão do Panamá pelos EUA em 1989 – Forças Terrestres – Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia (forte.jor.br)
Nesses numeros provavelmente são 2 barcos velhos russo e um rebocador para eles não afundarem e 397 embarcaçoes chinesas.
“A China participa com três navios de guerra, um navio de apoio e quinze aeronaves.”
Está no texto.
Alguém sabe sobre o Roberto Lopes?
A Rússia tem que treinar mesmo. No mar, só fazem vexame, desde Tsushima.
Slava Russia. Faz igual “Ocidente”. junta 50 países…
Caraca… Muita força junta… Teremos que empregar mais de 10 caiaques Ucranianos para afundar esse bando de patéticos.
É, a gente está vendo os pateticos donos de 20% da Ucrania.
putin assinou pessoalmente tratado garantindo q a russia respeitaria as fornteiras da Ucrânia. ele invade o país em 2014, infiltra russos no território ucraniano, imprime milhares de passaportes para ucranianos natos, inicia uma guerra separatista artificial, depois tenta invadir e tomar a Ucrânia totalmente iniciando uma guerra de anexação devastadora e depois fala em SUPOSTA AMEAÇA russa, ele sabe muito bem que os estados unidos foram fiadores quando a Ucrânia entregou suas armas atômicas. engraçado como eles não fazem o menor esforço de disfarçar, contam q a audiência seja composta majoritariamente de retardados.