Modelos ‘papercraft’ de dois navios britânicos afundados pela Aviação naval Argentina durante a Guerra das Falklands/Malvinas

O SS Atlantic Conveyor era um navio porta-contêineres britânico do período da Guerra Fria. O navio foi construído no estaleiro Swan Hunter, na Grã-Bretanha. O lançamento da unidade ocorreu em 1969, e o navio entrou em serviço um ano depois. O comprimento total do navio era de 212 metros e a largura, de 28 metros. A velocidade máxima era de 23 nós. A capacidade de carga da embarcação era de até 14.950 toneladas.

O Atlantic Conveyor foi originalmente construído para a linha de navegação civil Cunard Line para o transporte de contêineres, mas também foi adaptado para o transporte de cargas rolantes (do tipo CONRO). O navio foi mobilizado para servir à Marinha Real em abril de 1982, para atuar na Guerra das Falklands/Malvinas. No final daquele mês, foi convertido no estaleiro de Davenport em um porta-aviões e porta-helicópteros. No total, poderia transportar 23 aeronaves a bordo. A conversão envolveu principalmente um significativo reforço da estrutura, a adição de contêineres para tropas e tanques para combustível de aviação. O Atlantic Conveyor foi afundado em maio de 1982 como resultado do impacto de um míssil AM.39 Exocet.

SS Atlantic Conveyor

O HMS Sheffield (D80) era um destróier de mísseis britânico da época da Guerra Fria. A quilha foi batida em 1970, o lançamento ocorreu em junho de 1971 e a entrada em serviço na Marinha Real ocorreu em fevereiro de 1975. O comprimento total do navio era de 125 metros, a largura total de 14,3 metros e o deslocamento total de aproximadamente 4.800 toneladas. A velocidade máxima era em torno de 30 nós. O armamento de bordo consistia em dois lançadores de mísseis antiaéreos Sea Dart e um único canhão de 114 mm. A unidade podia operar com um helicóptero, como o Westland Lynx.

O HMS Sheffield foi atingido por um míssil AM39 Exocet lançado de um jato Super Étendard da Aviação Naval Argentina, durante a Guerra das Falklands/Malvinas, em 1982. O dano causado pelo míssil foi tão grave que, em 10 de maio de 1982 (seis dias após o ataque), o HMS Sheffield afundou.

HMS Sheffield – D80

Para adquirir os modelos para montar, clique aqui.

VEJA TAMBÉM:

Diorama da fragata Independência e corveta Barroso, com modelos de papel

 

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments