Foram divulgada imagens da preparação da tripulação do novo porta-aviões Fujian da China para o início das operações aéreas a bordo. Vários detalhes do navio são revelados, como a estação de observação da catapulta (“shooter bubble”), elevadores de armamentos etc.

O Fujian é o terceiro porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) e representa um marco significativo no avanço da capacidade naval chinesa. Lançado em junho de 2022, ele é o primeiro porta-aviões da China a ser totalmente projetado e construído internamente, com um deslocamento estimado de 80.000 toneladas.

Ele é também o maior e mais avançado porta-aviões da frota chinesa até o momento, simbolizando a crescente ambição da China de consolidar sua presença militar nos oceanos, especialmente na região do Indo-Pacífico.

O Fujian introduz uma série de inovações tecnológicas que o diferenciam dos dois primeiros porta-aviões chineses, o Liaoning e o Shandong. Ao contrário desses navios, que utilizam rampas ski-jump para decolagem de aeronaves, o Fujian está equipado com um moderno sistema de catapultas eletromagnéticas, semelhante ao usado nos mais recentes porta-aviões dos Estados Unidos. Esse sistema permite o lançamento de aeronaves de maneira mais eficiente e com maior carga útil, aumentando a flexibilidade operacional do navio.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

E eles queriam aprender com a gente…
Mais fácil aprendermos com eles.

Romão

Eles quiseram aprender algo muito específico que era a operação de uma catapulta de porta aviões.
Os indianos, além de rivais regionais só operam um porta-aviões da ex-classe KIEV de desenho soviético, que não possuem catapulta.
Os russos também com o Kuznestov.
Dos aliados mais “próximos” com porta-aviões, restava o Brasil.

Groosp

Apenas os EUA, França e Brasil operavam porta aviões com catapulta, né?

Fábio CDC

Exato.

elias

heheh,,esses chinaboys,,miopes não enxergam meio palmo a frente,, triste

Welington S.

Entendo perfeitamente a MB olhar para este tipo de vídeo e não lamber os beiços de vontade de ter um PA.

DANIEL ALVES

Gostando ou não da China, não podemos deixar de concordar que eles tem vontade e capacidade.
Capacidade temos, só nos falta vontade.

Romão

E por que gostaríamos ou não de um país ? Existe isso, de “não gostar de um país” ?
Podemos não gostar de um país para morar, mas se ele só existe, porque teríamos raiva dele ?

Quer dizer: por que diabos eu odiaria o Panamá, Camboja ou a Tanzânia ?
Aliás, por que diabos não gostaríamos da China se ela é nosso maior parceiro comercial e mantém a riqueza da região centro-oeste do nosso país, porque compram quase toda a soja nacional ? Não orna…
Se o Brasil tem superávit é porque a China compra nossa soja.

Last edited 3 dias atrás by Romão
Daniel Alves

Fique calmo meu caro. Sou indiferente quanto a China ou a qualquer país, até porque acredito que não existem bonzinhos no mundo. Todavia existem aqueles que são partidários. O termo utilizado foi justamente para deixar clara a minha neutralidade, e evitar que o comentário fosse caracterizado como pró ou contra a China. Sem estresse. Sem partidarismo ou ideologias. Foquemos na capacidade que eles têm e que nós também temos, porém na vontade deles e na que ainda nos falta.

Burgos

Agora segue a parte mais chata que é o ciclo de Adestramento teórico e prático para que todos se familiarizem com os esquipamentos a bordo.
Assim se cria a doutrina, para depois iniciar os testes com catapultas e depois Lançamento e recolhimento de Anv.
E futuramente o grupo de inspeção embarca para colocar todos em situação mais próxima da realidade com direito a realização de problemas de batalha no qual o meio é empregado ⚓️
Resumindo o ciclo operacional inicial de um meio passa por todas essas fases até estar apto para o Combate 💪⚓️

Rafael Coimbra

coloca uns 10 anos …. terão que criar toda uma nova cultura embarcada… isso não se faz em 3 5 anos…

Romão

Sinceramente, acho um desperdício a China em investir em porta-aviões desse porte, a não ser pela para efeitos de propaganda e para mostrar pra sua própria população que eles podem ter tudo que os ocidentais tem. . A doutrina militar chinesa é uma doutrina defensiva… Vejamos: Só entraram na península coreana, em 1950, depois que os americanos já estavam bem próximos ao Rio Yalu.Só invadiram a região norte do Vietnã (em 1979), com o intuito de um expedição punitiva, quase 4 anos depois de os vietnamitas terem invadido e derrocado o filme de terror que foi o reinado vermelho de… Read more »

Last edited 3 dias atrás by Romão
Marcelo

A primeira catapultagem será emocionante.

JPonte

Parabéns a China , como
Sempre na história um case único , a estudar , não é fácil fazer em 40 anos o que fizeram ….
Concordando ou discordando do modelo político , temos que aplaudir a paciência , consistência e sabedoria com que perseguem seus objetivos ….
Merecem liderar !!!

Jorge Oliveira

E a China consegue tripulação para seus navios. E os EUA e o Reino Unido estão com dificuldades para tripular navios

Bueno

3 fatores primordiais que vc precisa considerar: A China tem mais de 1 Bi de almas viventes e la o serviço militar e obrigatório, um gasto elevado para manter este militares , e não serão questionados pela opinião publica. Algo que me chamou atenção , uma tripulação bem Jovem. Pode ser que a tripulação dos porta avioes / Navios já em serviço a tripulação seja um pouco maior. Insto também deve ser colocado na conta, a quantidade de navios que estão colocando em operação demandara uma grande quantidade de tripulação bem jovem e com poucas horas de atividade no mar,… Read more »

Last edited 1 dia atrás by Bueno