TAIPEI, 15 de setembro (Xinhua) — Cientistas políticos e jornalistas em Taiwan alertaram a ilha para não se alinhar à mentalidade de confronto de Washington e evitar se tornar uma ferramenta da hegemonia dos EUA.

Em sua busca pelo controle global e para manter sua hegemonia, os Estados Unidos se envolvem em guerras e acumulam enormes dívidas enquanto ignoram problemas internos, o que resultou em graves conflitos internos, aumento da desigualdade de riqueza e crescente polarização política, disse Kuan Chung, fundador da Democracy Foundation, com sede em Taiwan, durante um seminário realizado em Taipei em 14/9.

“Os EUA desrespeitam outras nações, falham em reconhecer as mudanças globais e não compreendem seu próprio papel”, afirmou Kuan.

No mesmo seminário, Chen Chi-an, professor assistente adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade de Taiwan, disse que o hegemonismo dos EUA se baseia em objetivos irreais e exagera as ameaças que enfrenta. Como resultado, gasta recursos excessivos perseguindo esses objetivos, mas alcança pouco e mina seus próprios interesses nacionais.

“A liberdade e a democracia há muito se tornaram meros slogans na política externa dos EUA, pois suas ações hegemônicas apenas servem aos cálculos de poder dos elites políticas”, disse ele.

Chang Chun-kai, editor sênior do The Storm Media, com sede em Taiwan, apontou que as autoridades taiwanesas, infelizmente, seguiram os Estados Unidos na adoção da equivocada teoria do jogo de soma zero, resultando na narrativa de “resistir à China para proteger Taiwan”.

Se isso continuar, Taiwan corre o risco de perder a oportunidade de superar diferenças, resolver conflitos e buscar novos desenvolvimentos, alertou Chang.

Ting Shou-chung, presidente da Bridge Across the Strait Foundation, com sede em Taiwan, compartilhou dessas preocupações, observando que guerras por procuração são uma ferramenta comum do hegemonismo dos EUA, e Taiwan deve ser extremamente cautelosa para evitar se tornar o ponto de conflito.

“Ambos os lados do Estreito de Taiwan fazem parte da mesma nação. Não nutrimos um ódio profundo entre nós; precisamos nos sentar e ter discussões sérias”, disse Kuan. “A reunificação pacífica pode ser um processo longo, mas enquanto a paz for mantida no Estreito, Taiwan terá segurança e estabilidade, e ambos os lados se beneficiarão.”

FONTE: Xinhua

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Acadêmicos… do Salgueiro?

“‘Os EUA desrespeitam outras nações, falham em reconhecer as mudanças globais e não compreendem seu próprio papel’, afirmou Kuan.”

Porque depois dessa frase, só pode ser.

https://www.naval.com.br/blog/2024/09/18/navio-das-filipinas-deixa-aguas-disputadas-enquanto-china-proclama-vitoria/

JHF

Extremamente difícil discordar destes senhores. Só se for muito colonizado ou mangueirense.

Leandro Costa

Na verdade é muito fácil. É só pensar por conta própria e ter senso crítico.

Fernando

pensar por conta propria Ianque, é claro kkkkkkkkkkkkkk

deadeye

O “acadêmico” esqueceu de mencionar que 75% da população de Taiwan não se considera mais Chinesa, e sim, com uma identidade nacional própria. Porém né, no Brasil e em muitos sites, estão espalhando muita propaganda Chinesa por algum motivo.

JHF

Ok, podemos concordar que os dados podem ser maquiados tanto para um lado quanto para o outro? O Globope de Taiwan vai dizer que 75% não se considera ( etc, etc). Algumas fontes acadêmicas do próprio Taiwan podem ter dados diferentes. E a China vai fazer a sua própria enquete e chegar a números favoráveis a ela. Hoje em dia a fonte dos dados é muito mais importante que a interpretação deles pois a credibilidade está na fonte, sempre. Dito isso, vida que segue.

deadeye

Engraçado que você fala isso, acreditando em uma fonte ligada ao PCCh.

Fernando

E o “comentarista” esqueceu que o mundo todo, USA incluidos, considera Taiwan parte da China.

Guilherme Lins

“acadêmicos do salgueiro”
Kkkkkkkkkkkkkkk muito boa!

Fernando

É mentira??

Ozawa

Rapaz … A China tá vendo que tá acabando o dinheiro pra construir e operar tanta Tipo 055 … Até pra eles vai faltar um dia … E que vai precisar de mais que 1 Fujian … E que (só) “mostra de bandeira” no Estreito de Taiwan não vai resolver …

Então tá tentando pelo amor … Com “acadêmicos” …

João Pedro

Você tá igualzinho os sionistas terroristas que quando alguém, seja quem for, critica israel logo aponta o dedo dizendo que é do Hamas. Quer dizer agora que se alguém em Taiwan não quiser ser peão geopolítico dos EUA, automaticamente é da China/PCC?!

Hertz

Antissemitismo tá liberado no Portal, hein?

João Pedro

“Ai… olha ele com o antissemitismo moderadores”

Olha ai… não pode criticar os “intocáveis” que você é taxado de antissemita, anticlimático, antipático, antivirus, antiquado, antisséptico, anticoncepcional, antibiótico, anticorpo, antioxidante, etc…

Tantos crimes de guerras que eu poderia citar aqui… mas tem razão, nenhum é crime de guerra/terrorismo se for cometido pelos ocidentais.

Hertz

Ocidentais são tão criminosos quanto os orientais. Não te chamei de mais nada ali, só de antissemita mesmo
___________________________________________

EDITADO

André Macedo

Vamos acusar o outro de ser antissemita mas separar os orientais por serem “mais criminosos”. Kkkkkkkkkk aprendeu certinho com a cartilha de Isntreal

adriano Madureira

Quem fala a verdade sobre o povo escolhido, já é taxado de antissemita…

Sempre tem alguém que tem seu criminoso de guerra de estimação para dizer que é seu…

Navigator

EDITADO:
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para propaganda ou interesses pessoais.

Marcus Pedrinha Pádua

Antissionismo não é antissemitismo, e o post do João Pedro teve conotação antissionista. Você falou besteira. Se por falta de conhecimento ou por má-fé, aí já fico na dúvida. Espero que tenha sido o primeiro caso…

Last edited 4 meses atrás by Marcus Pedrinha Pádua
Hertz

Para você a Torá não é escritura, é um verbo aprendido em Venda Nova do Imigrante – ES, querendo comparar o que já vi na vida com os escombros de um curso de direito qualquer de onde você saiu.

Last edited 4 meses atrás by Hertz
Fernando

Melhor nem comentar de onde vc saiu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando

Antichinezismo tambem!!

leonidas

Só por usar o termo Sionista já tá se entregando… rs

João Pedro

Se entregando de quê? De dizer a verdade?! Me considero culpado então!

Leandro Costa

Acho que ele quis dizer que você é culpado de fazer exatamente a mesma coisa que acusa os outros de ser.

Andromeda1016@gmail.com

Por mais que eu seja a favor dos gringos fatos são fatos, e é notório que os gringos estão fritando seus aliados neste momento para conseguir alcançar interesses próprios. Acho que foi Kissinger que disse uma vez: “ser inimigo dos Estados Unidos é perigoso, mas ser seu aliado é fatal”. Não sei se ele de fato disse isso, mas faz todo o sentido. A guerra da Ucrânia enterrou de vez o pouco de autoridade moral que os gringos ainda tinham, e estão se tornando um vilão como qualquer um perante os olhos da comunidade internacional agora.

Dworkin

EUA são a nação mais criminosa da história da humanidade. O mundo vai sucumbir em guerra por causa deles.

Hertz

Esse adoraria trocar a Disney por uma Gulag e uma ração de batatas por semana.

JHF

Tirando as duas tranqueiras da equação eu fico com a ração de batatas.

J R

Rapaz, acho que ainda falta um pouco para superarem a Inglterra.

Carlos Campos

Olha pra mim União Soviética e China após a revolução c@muna, são mais pq cometeram atrocidades piores contra seu proprio povo

Hcosta

É só juntar Estaline e Mao e temos muitas dezenas de milhões de mortes.

Fernando

Se colocar o Bush e o Bibi na equação entao….

Carlos Campos

Bibi e Bush, tem lugar no inferno, porém eles não são nada comparado aos dois que ele falou

Galo

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.

LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Hcosta

O que os EUA estão a fazer para provocar a China e até mesmo a Rússia (neste caso no pretérito)?

JHF

A pergunta deve ser retórica, correto?

Hcosta

Não, o que os EUA estão a fazer que seja tão ameaçador para justificar uma invasão Chinesa?

Não me digam que Taiwan iria atacar a China ou matar todos os que tiverem etnia Chinesa na ilha (não sobrando ninguém na ilha)?

JHF

Desculpe mas continuo a não entender de donde vem e para donde vai o seu questionamento

JHF

China e Taiwan estão a poucos centos de km um do outro. Tem tretas políticas a conciliar entre eles. O que tem a ver a China invadir os States do outro lado do Pacífico?

Hcosta

Leia mais devagar.
As narrativas que a Rússia utilizou para justificar a invasão da Ucrânia, as semelhanças dessa narrativa com a usada pela China e aí pode perceber o que estou a dizer…

E voltamos ao ponto inicial e faço o mesmo paralelo. O que os EUA, Taiwan e a Ucrânia fizeram para escalar as hostilidades?
Ou será a China e a Rússia os grandes responsáveis por esta situação?

Duas ditaduras que, para justificarem a sua existência, criam a grande “ameaça” externa e que fazem de tudo para proteger a nação quando são eles próprios a maior ameaça?

Fernando

São exatamente as mesmas narrativas que os EUA utilizaram para invadir Granada e o Panamá, e que tentou usar em Cuba tambem. Sem falar em Libia e Iraque!

Abymael

Na marcha em que estamos, Taiwan caminha para se tornar uma nova Ucrânia.
A diferença é que a China não terá piedade.

Jacinto Fernandes

Não tera piedade do que seriam seus próprios cidadãos?

Rafael Coimbra

Nem perto, Taiwan se rende antes do 3° dia…

Victor Filipe

Resumo:

“Não vire peão dos EUA, vire peão da China…”

JHF

Totalmente incorreto. Ele diz claramente que querem sentar na mesa e discutir seus problemas em paz. Sem “amigão” de fora vendendo armas e tensionado o clima para a guerra o tempo todo.

Yuri

Sentar na mesa e discutir = por favor vire nosso peão, não o peão deles.

samuka

Sentar a mesa com o seu interlocutor portando uma AK47?

Victor Filipe

igual os referendos no Donbas

Rafael Coimbra

Não pessoal, a opção é sentar na mesa e assinar a rendição, voltar a ser tudo uma China… e pronto… acabou!

Fernando

Como assim voltar a ser? O mundo todo recolhece a ilha como territorio chines, inclusive os USA.

Carlos Campos

Seu comentário me faz parecer que vc tem 13 anos, todas as ações confrontativas da China e vc acha que a China quer simplesmente negociar e achar um meio de se reunificar sem o PCC dominar tudo kkkk, nem Hong Kong que deveria ser totalmente integrada em 2047 eles estão respeitando.

JHF

Bom, errou a minha idade por muito. Mas vejo que tem a resposta pronta para tudo que acontece em outros países, de cultura diferente da sua. Que sabe o que deve ou não deve ser feito, como fazer e demais. O mundo para vc deve ser muito desinteressante e cansativo já que sabe de todas as coisas. Me lembra muito um personagem do conto “O Alef” de Jorge Luiz Borges.

Carlos Campos

Bom vc comenta coisas acreditando nas palavras do PCC sendo que eles não cumprem, Ilhas artificiais para pesquisa >> Ilhas para controle e roubo do mar dos outros,,,,,, Reunificação total de Hong Kong em 2047>>>>>Hong Kong sofrendo interferência direta de Pequim, A China protege as Culturas diferentes>>>>>>> Criam campos de concetração de Minorias religiosas e etnicas, A China não tem interesse em desiquilibrar a Balança de Poder no Leste Asiático, o PA soviético será um Cassino>>> Colocaram o PA funcionando na Marinha deles e estão fazendo mais, ou seja parece que vc passou a ler noticias de geopolítica de defesa… Read more »

Andrigo

Esses acadêmicos certamente são da “federal” de lá, aqueles que ficam o dia inteiro no DCE fumando maconha, tocando violão e condenando o capitalismo com suas camisas do Che Guevara.

JHF

Acadêmico de Universidade não fica no DCE meu estimado. Deveria se o formar melhor antes de repetir o que escuta das piores fontes da internet.

Andrigo

Sou formado amigo, e não escutei a situação acima, eu vi!

Leandro Costa

É, também vi muitos desses.

José de Souza

Assim como vi militares fazendo a mesma coisa… E pilotos e sei lá quantos mais.
É difícil generalizar assim, hein? E olhe que respeito seus comentários.
Vida longa e prosperidade.

Leandro Costa

Não, não estou generalizando. Estou especificando ‘Acadêmicos de Esquerda.’ Se misturam com alunos no DCE e tudo mais. Fazer o quê? Negar o que vi?

Também não sei aonde faltei com respeito nos meus comentários.

José de Souza

Claro, 100% dos estudantes das federais ficam lá, entocados no DCE realizando as suas fantasias-clichê. E, prosseguindo nesse seu “raciocínio”, se você é “formado”, logo também ficava o dia todo nesse bem bom aí…

Rafael Coimbra

Voce já foi em alguma universidade federal uma terça feira a tarde??? Terão muitos deles lá nos DCE´s

Carlos Campos

Aqui na minha cidade, ele ficam no campus na parte externa fumando um baseado as vezes.

Rui Mendes

Que grande lata ” académicos de Taiwan” devem ser iguais á democracia ou eleições “Russas” ou tão verdade, como a preferência de Putin por Kamala Harris.

Jacinto Fernandes

Hoje a ampla maioria dos taiwaneses preferem a manutenção do status quo e quanto mais jovem a população menor e a identificação com a China continental.m

JHF

Qual a fonte desta informação? Seria Taiwanesa?

Bardini

A maior parte da população é favorável a manutenção do status quo, enquanto outra parcela considerável apoia o caminho até a independência. Isso é mensurado ano após ano pelos taiwaneses.
.
O povo de Taiwan não quer ser dominado:
comment image
.
E é importante reparar na variação de 2018 para 2020, pois contabiliza a reação daquela população as ações de repressão contra Hong Kong, bem como o anúncio de Xi de que Taiwan será reconquistada até 2049.

Last edited 4 meses atrás by Bardini
Jacinto

A repressão em Hong Kong aniquilou a idéia de que era possível a solução “um país, dois sistemas” que a China vendia, dai a mudança na opinião da população. E se houvesse um corte por faixa etária ficaria ainda mais claro que a população mais jovem realmente não quer a reunificação com a China. Daí porque a tendencia a longo prazo é que as chances de reunificação pacífica ficam cada vez menores.

Leandro Costa

E tudo por culpa da China. Ao mesmo tempo, as ações cada vez mais agressivas da China a tornam como o maior elemento de instabilidade da região, mas a propaganda Chinesa se escora no antiamericanismo para conseguir fazer eco. Basta a China cessar as ações agressivas em seu entorno, tanto em relação à Taiwan quanto Filipinas e diversos outros países, que ela consegue esvaziar totalmente a retórica Americana para a região, forçando uma mudança de atitude ou consegue inclusive um número ainda maior de pessoas (e principalmente países) indo de encontro à ações Americanas. Uma postura menos belicosa por parte… Read more »

Jacinto

A China errou o timing. Quando o Duterte foi eleito nas Filipinas, a intenção dele era deixar a esfera dos EUA e ir para a esfera chinesa. Ele chegou a dizer, em 2016, que os EUA haviam perdido e que as Filipinas se aliariam à China. e chegou a denunciar o tratado de cooperação militar com os EUA. O que ele conseguiu foram ilhas artificiais em sua ZEE e depois disso as Filipinas voltaram para debaixo das asas americanas, inclusive autorizando a construção de bases militares bem na boca do Estreito de Luzon.

Leandro Costa

Exatamente. A China está literalmente jogando o pacífico no colo dos EUA. E nem existe outra opção, já que a Rússia agora atolada na Ucrânia, está comendo na mão da própria China.

A China tinha a faca e o queijo na mão para abocanhar toda a região via soft-power e os erros de política externa de Washington, mas ela simplificou a equação para ela mesma se pintar de inimiga regional.

Jacinto

O problema é a política interna conduzindo a política externa. O Xi Jinping faz parte da ala nacionalista do PC chinês, que é bastante agressiva em termos de política externa. A ala mais radical do nacionalismo chines, por exemplo, defende até a recuperação de Vladivostok, que era chinês até o terço final do Sec. XIX e foi cedida á Rússia por meio de um tratado que se inclui entre os “tratados injustos” que os chineses nacionalistas não reconhecem como legítimos. O problema é que o nacionalismo chines assusta seus vizinhos, e o Xi Jinping não tem opção senão a de… Read more »

JHF

Agradecido pelo exelente gráfico. Nada como números claros. Interessante que a maioria gosta de empurrar com a barriga, mas diminui consideravelmente com o andar do século a quantidade de quem se posiciona de uma forma ou de outra.

BraZil

Bom dia Jacinto. Acho que devemos “desconfiar” de qualquer pesquisa nos dias de hoje, sobretudo das que envolvem assuntos tão sensíveis. O que quero dizer é que além de desconfiarmos das propagandas em si, também devemos ver os resultados de preferência dessas populações, com muita atenção. Imaginem a quantidade de propaganda pró americana que deve ser despejada diariamente pelas mídias de Taiwan, claro que isso gera uma resposta buscada por quem paga as propagandas. E pessoalmente, já expressei minha opinião aqui, Taiwan “deve ser parte da China continental”, como as Malvinas da Argentina. As duas situações são lamentáveis apêndices de… Read more »

Jacinto

Eu já estive em Taiwan mais de uma vez. Até meados da década de 90 Taiwan era, tal como a China, uma ditadura com um único partido, mas o pais se democratizou nos anos 90. Entre os que cresceram sob a ditadura ainda há algum apoio à unificação com a China, porque há um pessoal que que gosta disso – da mesma forma que aqui no Brasil tem quem goste da idéia de um golpe militar. Entre os que cresceram na década de 90, quando o pais se democratizou, é muito raro encontrar alguém que apoie a reunificação com a… Read more »

Yuri

As pessoas que cresceram na liberdade jamais vão querer abrir mão disso( e essas pessoas não estão erradas )

Carlos Campos

Imperialismo e Colonialismo não estão ligadas à Taiwan, a verdadeira China, o Partido Nacionalista controlava a China, e já vinha se afastando da influência perniciosa dos estrangeiros, vide o Nome do Partido, Nacionalista, durante a 2GM os Nacionalista se enfraqueceram e os Comun@s se fortaleceram, no continente os Comun@ venceram, e os Nacionalistas foram para Taiwan, e estabeleceram o governo lá, ou seja Taiwan não tem nada a ver com Imperialismo e Colonialismo, é só resultado de uma guerra civil, se for por isso, devemos reanexar o Uruguai que é um País Tampão entre a Argentina e Brasil e faziam… Read more »

Jacinto

Quando o pessoal fala de colonialismo em Taiwan, eles precisam lembrar que até o Sec. XVII a ilha era habitada por uma população nativa de origem austronésia – e não chinesa. Somente a partir do Sec. XVII a ilha passou a ser colonizada por chineses.

Carlos Campos

essa de austronesia é novo pra mim

Bardini

Xinhua é complicado em…

Last edited 4 meses atrás by Bardini
Leandro Costa

Não apenas isso…

“Bridge Across the Strait Foundation”

Military Cake

Ser “acadêmico” ou “intelectual” não significa nada. Os nazistas também tinham “acadêmicos” e “intelectuais” defendendo suas visões doentias de mundo. Opiniões de um bando de fantoches da China estão no mesmo nível de credibilidade. No geral, a China está desesperada. Os dias daquele país já estão contados. Uma coisa boa sobre o fim da China, é que muita gente acredita na propaganda chinesa, e existe muitas pessoas que realmente acreditam que a China “é uma megapotencia que colocará os EUA para correr” (mesma turma do Kiev em três dias). Imagina como ficará o espírito dessas pessoas quando verem a China… Read more »

André Macedo

Sim, os dias da China estão contados, mas sua economia continua crescendo e seus índices sociais também, e o prêmio de pior análise da semana vai para…

Yuri

Crescendo cada vez menos conforme o tempo passa.

TeoB

Pelo visto a doutrinação dos acadêmicos não é só desse lado do mundo kkkkk

SmokingSnake 🐍

São traidores que querem entregar Taiwan para a China

Marcelo Duarte

Corrige ae, entregando não,devolvendo, Taiwan é chinesa.

Hcosta

devolver, não, reunificar. O argumento também funciona para o regime comunista devolver a China continental ao regime de Taiwan e vice versa.

Um país com dois governos independentes enquanto Taiwan não se declarar independente.

Carlos Campos

A China é de Taiwan, por isso não declaram independência também

Diego

Eu gosto muito da trilogia, sempre após ler a matéria venho aos comentários para ler a opinião dos participantes do fórum, mas venho me decepcionando bastante com os participantes, há excessões claro, a coisa está virando uma briga de torcida que beira a irracionalidade, em vez de discutir o artigo se põe a defender sua potência estrangeira favorita. O sobre o artigo talvez o acadêmico seja só um humanista que a credita em outra via para Taiwan, talvez ele não queira que seus familiares sejam abatidos em um açougue a céu numa guerra estúpida para algum falcão belicista encher os… Read more »

Marcelo Hceh

Taiwan tem que resolver seu problema com a China sem envolver os EUA, que chame outra nação como Alemanha, Suiça, qualquer outra, menos os EUA. Eles não vão se importar de sacrificar a Ilha de Formosa para enfraquecer a China. Os EUA vão provocar uma guerra na região para alimentar sua industria belica e tentar enfraquecer a economia chinesa, eles estão adotando a mesma estratégia na Ucrânia para enfraquecer a Rússia.

Carlos Campos

Nossa a grande maldade dos EUA é manter Taiwan autônoma, imagino os Chineses chorando no banho, como os EUA malvado tem coragem de cometer uma atrocidade dessas

RODES

A primeira cabeça de praia tomada em Taiwan e os chineses vão conhecer o significado de “chuva de fogo”.

Imaginem a cena. Himars, Javelins e artilharia caindo numa pequena área de 10 km de praia.

Last edited 3 meses atrás by RODES
Alex Barreto Cypriano

A tal ‘mentalidade de confronto’ não é exclusividade americana… A situação mesma põe o confronto como a solução da desavença. Se é que a desavença competitiva e o ímpeto de confronto realmente existam e não sejam mera estorinha de terror pra intimidação e consequente extorsão. De toda forma, a China se diz firme no propósito de reunificação no bojo do desiderato rejuvenescedor e os EUA no cerceamento de pleitos abusivos e na defesa de seus aliados locais. A CNO Franchetti, que teve câncer de mama diagnosticado e tratado recentemente, lançou seu Navigation Plan cujo pressuposto é fazer a USNavy apta… Read more »

Maurício.

Pra ver como são as coisas, esses dias eu critiquei os tais “especiais e professores”, e teve um pessoal que deu chilique, agora esse mesmo pessoal, critica os tais “acadêmicos”…😂🤣