Na manhã de 8 de setembro, os oficiais militares chineses participantes do exercício Northern/Interaction-2024 chegaram a Vladivostok, na Rússia, a bordo de uma aeronave de transporte Y-20. Em seguida, concluíram a instalação do quartel-general conjunto China-Rússia, ficando prontos para o exercício.

Sabe-se que as forças participantes de ambos os lados incluem vários tipos de aeronaves de asa fixa e rotativa, como as aeronaves de alerta antecipado KJ-500, caças J-16 e J-10, e helicópteros utilitários Z-20 da China, e as aeronaves de patrulha marítima e guerra antissubmarino Ilyushin Il-38, caças Su-30 e MiG-31 da Rússia. Durante a fase de projeção de forças, as forças chinesas realizaram com sucesso várias transferências de materiais, movimentação de pessoal e voos de travessia.

Quanto à força marítima, a força-tarefa naval chinesa (fotos abaixo) chegou à área marítima designada por volta das 16h do dia 16/9, e se juntou aos seus colegas russos para se preparar para os exercícios planejados.

 

As forças navais chinesas são compostas pelos destróieres lança-mísseis Xining (117) e Wuxi (104), pela fragata lança-mísseis Linyi (547), pelo navio de abastecimento abrangente Taihu (889), e por três helicópteros embarcados. As forças navais russas incluem os grandes navios antissubmarino Marshal Shaposhnikov e Admiral Panteleyev, as corvetas Aldar Tsydenzhapov, Sovershenny, Gromkiy e Rezkiy, e helicópteros antissubmarino Ka-27.

O exercício tem como objetivo aprofundar a colaboração estratégica entre os dois militares e aprimorar suas capacidades de resposta conjunta a ameaças de segurança. Além disso, as embarcações navais chinesas e russas organizarão a quinta patrulha marítima conjunta em águas relevantes do Oceano Pacífico, e a China também participará do exercício estratégico “Ocean 2024” das forças armadas russas.

FONTE: Ministério da Defesa da China

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Infelizmente, ou felizmente só isso naquela região do Pacífico, será assim: operação sino-russas posta … operação da OTAN em resposta … e vice-versa …

Até que alguém cometa um desatino e a resposta alheia seja mais ríspida, o mundo prenda a respiração, o noticiário diga que a guerra (total?) se aproxima … ambos os blocos voltem para suas contabilidades e vejam que (ainda) todos vão perder, recuem, e recomecem (só) escaramuças …

Mr. White

Quem viver, vera!