Submarino ‘Narwhal’ de Taiwan começará testes de aceitação no mar em março/abril de 2025

2

Ministro da Defesa Wellington Koo afirma que entrega do submarino está dentro do cronograma

TAIPEI (Taiwan News) — O submarino de construção doméstica de Taiwan iniciará os testes de aceitação no mar (SAT) na próxima primavera, informou o Ministro da Defesa Nacional Wellington Koo (顧立雄) na quarta-feira (18 de setembro).

Durante uma coletiva de imprensa, Koo afirmou que os SAT estão programados para ocorrer entre o final de março e o início de abril de 2025, com a entrega à Marinha prevista para novembro de 2025, conforme as obrigações contratuais, reportou a CNA.

O Chefe de Estado-Maior da Marinha, Almirante Chiu Chun-jung (邱俊榮), acrescentou que, embora o protótipo esteja programado para ser entregue até 2025, ele precisa ser equipado com as armas adequadas para estar totalmente pronto para combate, incluindo torpedos pesados MK-48. Devido a problemas na cadeia de suprimentos global, os torpedos serão entregues em lotes, adiando a conclusão para 2029.

O Gabinete aprovou aproximadamente NT$284 bilhões (US$8,89 bilhões) para sete submarinos de 2025 a 2038. Chiu esclareceu que esse orçamento permite a construção de instalações como centros de treinamento, habitações militares e sistemas de armas.

A produção seguirá o modelo 2+3+2, com os primeiros dois submarinos sendo da mesma variante do protótipo. O segundo lote de três submarinos será de versões atualizadas, disse ele.

Está previsto um navio de resgate de submarinos para 2027, informou o almirante. Taiwan também assinou acordos de resgate mútuo com países parceiros para operações de resgate submarino, embora os detalhes não tenham sido divulgados.

O protótipo está atualmente passando por testes de aceitação no porto e está entre 50-60% concluído. Chiu afirmou na semana passada que há 10 questões a serem corrigidas e rejeitou relatórios de que o projeto estaria atrasado.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Queria saber como serão os dois últimos, quem sabe com VLS?

Wellington R. Soares

Está aí uma arma formidável no campo da batalha naval, mesmo que as tecnologias de superfície aumentaram bastante, os submarinos ainda representam o maior perigo para qualquer frota inimiga.
Não sei quanto tempo ainda a China demorará para invadir Taiwan ou se isso realmente um dia vai acontecer, porém independente disso, Taiwan não deve perder tempo e se conseguir acelerar a produção de submarinos, ficará cada vez mais difícil uma invasão Chinesa.
Outra arma que deveriam produzir em massa seriam as defesas antiaéreas, é necessário um escudo gigante para proteger a ilha.