O Fujian, de 80 mil toneladas

Pela primeira vez na história, a China está operando simultaneamente seus três porta-aviões, o Liaoning (CV-16) o Shandong (CV-17) e o Fujian (CV-18) marcando um avanço significativo na expansão de suas capacidades navais. O Fujian, o terceiro e mais moderno porta-aviões chinês, está atualmente em sua quarta prova de mar, enquanto o Liaoning e o Shandong já participam ativamente de operações da Marinha do Exército de Libertação Popular.

O Liaoning (ex-Varyag) da classe “Kuznetsov”, o primeiro porta-aviões da China, foi comissionado em 2012 e é um navio de propulsão convencional com um deslocamento de aproximadamente 60.000 toneladas. Operando no sistema STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), ele é capaz de lançar aeronaves por meio de uma rampa ski-jump. O Liaoning pode transportar cerca de 40 aeronaves, incluindo caças J-15 e helicópteros de apoio.

Liaoning em operação, fotografado pela JMSDF no dia 20 de setembro

O Shandong, o segundo porta-aviões chinês, entrou em serviço em 2019 e é uma versão aprimorada do Liaoning. Com um deslocamento também em torno de 60.000 toneladas, o Shandong opera no sistema STOBAR e é capaz de transportar um número maior de aeronaves, com melhorias significativas na capacidade operacional e em acomodações para a tripulação. Ele é o primeiro porta-aviões totalmente construído na China, destacando o rápido progresso tecnológico do país.

VÍDEO: Porta-aviões Shandong em operação no início de setembro

O Fujian, o terceiro porta-aviões e o mais avançado da frota chinesa, marca um salto tecnológico para a China. Com um deslocamento estimado em mais de 80.000 toneladas, o Fujian utiliza o sistema CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery) com catapultas eletromagnéticas, semelhante aos porta-aviões mais modernos dos Estados Unidos. Esta tecnologia permite o lançamento de aeronaves mais pesadas e com maior carga útil, ampliando as capacidades de combate aéreo da frota.

Atualmente em sua quarta prova de mar, o Fujian está passando por rigorosos testes de desempenho de seus sistemas de propulsão, catapultas e operações aéreas. Espera-se que o navio esteja totalmente operacional nos próximos anos, representando um divisor de águas para a capacidade de projeção de força da China no mar. Esta fase de testes é crucial para garantir a eficácia do sistema CATOBAR e a integração das aeronaves a bordo.

A operação simultânea dos três porta-aviões reflete a ambição da China de estabelecer uma marinha de “padrão mundial” até 2035. Com o objetivo de ampliar sua presença no Pacífico e além, a capacidade de operar múltiplos grupos de batalha de porta-aviões fortalece a posição chinesa em disputas marítimas e demonstra o crescente poder militar do país.

A presença dos três porta-aviões também serve como um forte sinal estratégico para outras potências navais, como os Estados Unidos e o Japão, que monitoram de perto os avanços da China na tecnologia de porta-aviões. Com esses três navios em ação, a China demonstra sua habilidade de realizar operações complexas e coordenadas, reforçando sua influência nos mares do Leste Asiático.

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

Fico pensado o momento em que ocorre a primeira visita a A. Sul, de um destes. A geopolitica com novos contornos, como parar o conceito do multilateralismo sem querra, não será com um coelho da cartola.

Last edited 3 dias atrás by Nilo
Esteves

Dois coelhos.

A reação interna comandada pela Teologia da Conspiração ou do Domínio que se pedem golpe por conta de uma ou duas (três?) decisões de um juiz (ou 3) pedirão intervenção já. Intervenção externa, ok?

A reação externa à partir do cara de pau do Sul que pede dinheiro emprestado aos chineses durante à noite e de dia vai juntar-se aos branquinhos do Norte.

Quem dá conta de 2 coelhos?

Last edited 3 dias atrás by Esteves
Nilo

Tens a resposta. Até em governo anterior, um discurso, mas assim como a plena lux do dia, comércio com China e Rússia. EUA estão fazendo escola.
A questão é que a mágina do coelho a China já conhece, perdeu a graça, só vale para alguns tupiniquins.
Haverá, mais porta-aviões, navios, subm. mais e mais tecnologia, comércio.
Vai ter, se quiser, reação (dar conta) sem mágica.

Last edited 3 dias atrás by Nilo
Esteves

Aguardemos a chegada de um. No dia…perguntarão: – Vai querer? – Quanto? – Quer ou quer? – Sem avião. A turma aqui não permite ala aérea em navio. – E pra que serve um porta-aviões sem aviões? Mando tilinta. Tlinta aviões. – 30? Não tenho escolta. Íamos fazer 4…2 ficaram pelo caminho. – PQP! 1 porta-aviões, tlinta aviões, 4 escoltas…tens submarinos? – Não temos grana para submarinos. Fizemos 2 de 4 e…Je ne sais plus. – Mando 6 submarinos autônomos. Não precisa tripulação. E…10 dlones. – 10 drones? – 10. Quer mais dlones? Vichi…a turma tá vendendo drone lá na… Read more »

Rinaldo Nery

Você defende esse juiz?

Esteves

Coronel Nery, Juiz não precisa de defesa do Esteves. Sou incapaz e incompleto para tamanha ordem. Se…se o Coronel Nery refere-se àquele juíz, digo que atos autoritários, pior ainda emanados de um Juízo como os processos e as condenações de 08 do 01 são fatos de 1 ditador e olha…tenho um certo apreço por Cesares. Por que? Porque todo brasileiro tem direito à ampla defesa e…e…se até a sustentação oral, direito fundamental, foi negada e…principalmente…que crime é esse sem apelo e sem recursos em uma Corte? Eu penso que o estado brasileiro viciou-se. Quem deveria estar face to face com… Read more »

André Macedo

Só um adendo: A suspensão dos serviços não foi pelas multas, foi pela falta de um representante legal nomeado no país.

O juiz não merece defesa, mas também é engraçado ver defensores de um Estado autoritário reclamando de um suposto Estado autoritário, e mais engraçado ainda ver eles defendendo um juiz que grampeou uma presidente em exercício, combinou resultado com uma das partes, julgou processos sem ter competência para tal e depois ganhou cargo na oposição.

Last edited 2 dias atrás by André Macedo
Esteves

Esteves vai vender fita. Pra juiz. Pra ficar de boca fechada. Esteves escreveu lá no Aéreo. Pra quem Esteves perguntou a resposta foi que é um Constitucionalista de primeira. Pai de todos. Juiz metido em ranca com operadora? Com rede social? Nossa democracia e nosso estado são tão frágeis que uma rede social causa um frenético frenesi…o mundo tá metido nisso como estamos aqui? O Brasil é o maior usuário de drogas. As cidades litorâneas tem droga nas marés. A Internet…só pavor. Olha…aquela turma daquela cidade do PR…eu vibrei com aquilo. Sinceramente…a gente sabia que era palhaçada. Olha…quando negou-se o… Read more »

André Macedo

Há discussões válidas sobre isso por ser uma área nova, mas legislações contra fake news e afins estão surgindo no mundo inteiro. Fake news antes era um doido que viu um avião pensando que era um OVNI e saiu espalhando, hoje temos pessoas se aproveitando do poder econômico pra criar uma verdadeira empresa especializada em espalhar mentiras (vide o próprio inquérito da PF sobre o assunto), junte isso com o poder nunca antes visto que a internet tem de espalhar informações num piscar de olhos e tem-se uma terra fértil para fanáticos como foi provado.

Esteves

A mentira é usada como um fator degradante. Uma defesa. Um engodo. Cavalos de Troia.

O mundo não está preparado para enfrentar a mentira ofensivamente. No ataque.

André Macedo

Não está, como eu disse existem discussões e questionamentos válidos sobre o assunto, mas a máxima permanece: Toda atrocidade cometida no mundo partiu de uma ideia.

Esteves

Serviço.

Que serviço o Z presta além de chiliques?

Esteves

Quero ver juiz meter a mão no dinheiro da Telefônica pra receber multa da telefonia móvel.

Ajustaram as tarifas de deslocamento? Acabaram com o roaming?

Nilo

Telefonia deviam mais de R$ 896 bilhões aos estados e ao Distrito Federal em 2019, o equivalente a 13,2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. O relatório apontou ainda que entre 2015 e 2019, o montante da dívida cresceu 31,4%. Imagina hoje rsrsr

Esteves

Se um dia abrirem as caixas-pretas da Telefonia…desde as privatizações…incluindo quem levou o leilão e não pagou…as multas por deficiência dos serviços…a ausência de investimentos.

Nilo,

Um dia…um dos últimos dias do Esteves. Audioconferencia. Vídeo nem pensar. Áudio conferência. Não durou 20 minutos.

Nilo,

Quero ver juiz valente cobrar a ATT (Claro de bigodes), Telefônica e Tim. A conta passa de trilhões…trilhões.

Fernando

PErfeito!

Cristiano ciclope

Lembrar que as decisões do juiz foram confirmados pelos demais juízes, até mesmo quando houve recurso da condenação. Então o problema não e com um juiz, sobrando duas alternativas, ou o problema são todos os juízes ou os avisados e que realmente mereciam as confirmações.
Acho mais provável a segunda opção.
Até porquê, alguém lembra de algum recurso na OEA, ONU ou qualquer organização alegando perseguição política ou condenação arbitrária?

Last edited 2 dias atrás by Cristiano ciclope
Esteves

O problema é o ego.

Rinaldo Nery

Obrigado por esclarecer. Seu post deu a entender que apoiava. Grato.

Charle

O melhor dos mundo seria ficarmos em paz com todos, sem exceções.

Não sermos explorados externamente ao mesmo tempo em que não exploramos e maltratamos os mais vulneráveis do nosso país.

Também não abaixar a cabeça, o tronco e os joelhos aos (muitos) interesses ocultos nacionais e internacionais em troca do transitório desfrute sensorial e um apartamento em Miami.

Mas isso sou eu pensando. São simples considerações de quem nada decide mas que, assim como tantos milhões de brasileiros(as) pagará um preço alto (já estamos pagando) por decisões das quais não concordamos e ou participamos.

Last edited 3 dias atrás by Charle
Esteves

Paz? Nem dentro das famílias tem isso.

Charle

Não, não tem. Mas não tem porque não queremos que tenha.

De fato. Ela, a paz, é muito difícil de se conseguir. Embora não seja impossível.

E aquele que começar a guerra, seja de que lado for, espero que depois não pose como “nação heróica salvadora da humanidade e guardiã da liberdade, da moral, dos bons costumes e da democracia”.

Mas, infelizmente, isso também não é possível.

Se a paz é elemento impossível e destoante nesse mundo, o cinismo é o deboche que Ares utiliza para lidar com a humanidade.

Esteves

Prazer. Esteves no caos?

Charle

Sábios são aqueles que aprendem com os erros e acertos alheios. Não por acaso a divindade nos deu o dom da reflexão.

Pensar antes da ação e da falação. Para que depois não haja arrependimentos.

Mas, professor, sou apenas um pacifista que eventualmente se interessa por (alguns) tópicos militares.

Leandro Costa

Percebe-se.

Charle

Sim. É melhor ser sincero do que ficar fingindo afinidade ou conhecimento daquilo que se desconhece…

Até por que na hora do combate real, gostaria de saber quantos estariam dispostos à “botar a mão na massa”.

Ser incentivador de guerra com as vidas alheias é muito fácil.

Leandro Costa

Percebe-se de novo.

Charle

Agradeço por toda a sua atenção.

De fato, percebemos a verdade e a mentira de uma pessoa também pela autoria de um texto.

Mas não é de bom tom apontar os defeitos alheios quando o nosso telhado é fabricado em vidro.

Last edited 2 dias atrás by Charle
Leandro Costa

E mais uma vez, percebe-se mesmo.

Heli

Teologia??

Esteves

Esteves não acredita em bruxas.

Pedro I

“Pero que las hay, las hay”…rsrs…

Magarem

Esse Fujian me parece bem interessante.

Fabio

Para aprendizado de como construir um, cumpriu bem a função, agora que está pronto precisam usá-lo.

ChinEs

A China vai desenvolver a sua Marinha até 2049, O Fujian é só o começo , ainda vêm mais projetos navais de grande porte…

Charle

E com qual objetivo?

Marcos

Defender a liberdade de navegação no Atlântico igual os EUA defendem no mar do sul da China.

Iran

Assegurar a capacidade de projeção de poder da China no globo, e proteger suas rotas marítimas.

ChinEs

A China é uma nação comercial, e têm o Mar como meio de exportação dos seus produtos, a Rússia tem mais terra do que Mar, logo têm que desenvolver um exercito terrestre poderoso, os EUA e a OTAN têm mais Mar do que Terra, logo devem ter uma Marinha muito forte, a China é o meio termo, um exercito forte para garantir as suas fronteiras terrestres e uma marinha para realizar os comercio externo da China.

TeoB

Estava vendo uma noticia do kuznetsov que teve sua tribulação convertida para uma (Salvo engano) infantaria motorizada e e me veio a mente o seguinte; hoje será que a china compraria ele e botaria pra navegar? seria viável para alguém isso fora a própria Russia?

Leandro Costa

O Kuznetsov só serve para navio museu. E isso para quem teria coragem de manter isso como navio museu.

A China, construindo seus próprios CATOBAR não precisa dessa sucata. Não acho que algum outro país teria interesse nele também. Acho que nem mesmo a Turquia.

Last edited 3 dias atrás by Leandro Costa
Nilo

E se vendesse ao Brasil a um preço (vantajoso) camarada? A China no jogo geopolitica tudo é possivel.

Leandro Costa

Prefiro que nos vendam tupperware. Seria mais útil e poderíamos pagar a manutenção e operação.

Esteves

Faliu. Melhor pegar o navio.

Underground

Podíamos compra-lo para posterior reforma.

Leandro Costa

Sabe o NAe São Paulo? Compramos por mísers 12 milhões. E era um porta-aviões infinitamente superior e mais bem cuidado do que o Kuznetsov.

Carlos Campos

Lendo esses comentários, até me arrepiei de lembrar daquele trambolho francês, consumia dinheiro até parado

Nilo

NAe São Paulo mais bem cuidado do que o Kuznetsov. De uma D’Mão de tinta a MB entende.
NAe São Paulo? E era um porta-aviões infinitamente superior, bem, NAe São Paulo está no fundo do mar.

Esteves

Esse Leandro…

Nilo,

Quando vamos visitar o Bahia?

Nilo

Meu caro, por onde anda o NDM “Bahia”?.

Esteves

Putz…

Navio não anda.

Nilo

Não sabe rsrsr. Essa contratação do Corinthians, está me tirando do sério, o tal Depay. A presidente do Palmeira: Crefisa pode ser fim de um ciclo, bla. bla, bla, …. os bets, lei que trata das apostas de quota fixa e regula o conhecido “mercado de bets”, tudo chega com atraso. O descontrole das apostas online …aumento significativo de vícios e problemas de saúde mental, afetando diretamente a produtividade e as relações no ambiente de trabalho e desvio de gastos com alimentação, grande parte do dinheiro vai para fora, sites em outros países, 23 bilhões de Reais saiu pelo ralo. Estas semanas, todo… Read more »

Last edited 2 dias atrás by Nilo
Esteves

Que se danem. Vamos todos morrer.

Nilo,

Como é que um cantor recebe 8 milhões pra falar bem de uma casa de aposta? E a outra que abre outra com 30 milhões?

Nada nessa mão…tudo na outra. Entraram 500 milhões, sairam 23 bilhões. Saíram. Sairão mais 23…bilhões.

Niloooooo,

Esteves não entende de magia.

Nilo

É a internet, viva a liberdade,
deixe as regras para o mundo real, Musk sabe o que é bom p o Brasil e o mundo, Marte é para todos rsrsrs.
Alguem reclamou que estava tendo propaganda de site que oferecia serviços de Por@#$%&fia pesada durante tramissão de jogos, um programa livre de censura assistido por famílias, crianças. O denúnciante foi execrado pela esquerda, o cara é da esquerda rsrs. Então tá, só sabemos que vamos morrer, então quero fazer o melhor, na reta final quero estar na própria essência do evangelho.

Last edited 2 dias atrás by Nilo
Esteves

12 segmentos de varejo foram pedir controles e limites para as Betes.

Disseram que apostas são motivo para a paradeira nas compras. Vício.

Muitos vícios.

Leandro Costa

Nilo o São Paulo nunca teve um grande incêndio e nunca teve um guindaste de 70 toneladas cair no convôo abrindo um rombo de 20m² e por aí vai. Nunca operou à contento na MB simplesmente porque a MB não tinha a grana para fazer o que era preciso. Ainda mais depoi do O casco do São Paulo tinha sido vistoriado e estava OK. O problema era o custo de uma reforma cotada na DCNS, que convenhamos, não é exatamente reconhecida por ser barateira. E certamente daria para fazer uma baita reforma que o deixaria ativo por mais 15 a… Read more »

Esteves

Custaria, daria…

Fato é que o SP está no fundo. Tivéssemos o mesmo orgulho…

Leandro Costa

Podemos ter o mesmo orgulho, mas até para manter o orgulho, a gente precisa de grana. Com o prosub, o brilho nos olhos da MB foi da aviação naval para um submarino nuclear. Os dois, não dava.

Esteves

Leandro,

Esse reator e esse submarino assim como o RMB em Iperó que iriam reduzir nossa dependência de rádio isótopos, não vão. Não vai dar.

Tu acha que a eleição do M foi acidental? Tu acha que esses trouxas que estão indo pedir benção ao T sabem o que fazem?

Tu acha que supremacistas são amiiiiigos de latinos?

Esteves

Aviação naval foi extensão do acordo com os norte-americanos para patrulhas antisubmarino. Acabou a guerra fria, acabou a aviação naval.

A MB tem que buscar navios. 2 bilhões de dólares dá pra botar 20 navios patrulha oceânicos de 700 toneladas no mar.

Com 2 bilhões de dólares.

Nilo

Quanto maior a encrenca, maior o aprendizado, foi uma grande escola para os Chineses rsrsrs

Leandro Costa

O Varyag? Esse foi mesmo. Ainda está sendo.

Fabio

Que nem o São Paulo, vai dar “serto”

Last edited 3 dias atrás by Fabio
Underground

Pois é!
Ficamos sabendo disso por conta do desespero de familiares dos “altamente treinados” tripulantes do Kuznetsov, que não tinham mais notícias dos mesmos. Agira há sabem! Não retornarão para casa.
A coisa deve estar pior do que se notícia, embora digam que nossa coirmã, Banania do Norte, esteja com sua economia em crescimento.
Aguardo aquela manobra de pinça que iria colocar o Grupo Wagner dentro da Bielorrússia, para efetuar um ataque frontal contra Kiev, obrigando o Ator a capitular.

Rui Mendes

Grupo Wagner????
O que sobrou deles, depois da coça que levaram dos outros (aqueles que aqui, muitos cómicos chamam de chinelos de dedo) lá em África, com ajuda dos serviços secretos Ucranianos.
Dizem que os ditadores Africanos do Mali e de todo o Sahel, já se questionam, se fizeram bem, mandar os Franceses embora, pois os Franceses corriam com esses mesmos que agora massacraram os Wagner e os exércitos dos ditadores do Sahel, para as montanhas e agora esses grupos de terroristas em África, estão ganhando terreno.

Fabio

A tripulação convertida para infantaria, ao menos não vão servir de alvo e submergir todo mundo como foi no Moskva.

Last edited 3 dias atrás by Fabio
Luiz Fernando Tressino

Quando os chineses acordaram para o capitalismo de governo e não ser mais dependentes da indústria bélica russa, resolveram por todos os meios possíveis e necessários (não entrado no mérito de serem lícitos ou não) investir e implementar sua própria produção bélica. Em menos de vinte anos já estão nesse nível. A aquisição do Variag foi uma grande jogada, pois a experiência da indústria naval chinesa se limitava a construção de pesqueiros e embarcações de patrulha costeira. Foi a partir do casco do Variag que eles começaram o projeto de uma transportadora STOBAR totalmente chinesa e o desenvolvimento da CATOBAR… Read more »

André Macedo

Eles não “acordaram para o capitalismo”, eles apenas adotaram uma aproximação diferente, nunca abandonaram o socialismo, existem vários exemplos disso: Fizeram uma reforma agrária extremamente eficiente, o Estado mantém sua presença firme em vários setores estratégicos (apesar de permitir o setor privado como um “complemento”), a Huawei, por exemplo, é uma das maiores empresas do mundo no seu ramo e não possui um dono, todos os seus funcionários são acionistas e tem direito ao voto. Por falta de informação (não falando exatamente de você), tendemos a achar que o socialismo/comunismo envolve destruir todas as bases do capitalismo, mas é mais… Read more »

Machado

O plano original da China é possuir 06 (seis) Porta Aviões. Mas nada impede futuramente que esses números aumentem.

Esteves

Tu…tens falado com eles?

Guilherme Lins

E é pq tem militar brasileiro, “especialista e estudioso do assunto”, que diz que os porta-aviões não têm muita utilidade nos tempos de hj. Bem, alguém tem que avisar isso para os almirantes americanos, chineses, britânicos, franceses e de todas as outras potências.
Incrível onde os chineses chegaram.

Bispo de Guerra

Como fazer um bloqueio total ar/mar de uma ilha a 150km de um certo país … tic tac 🙃

Esteves

Não precisa bloquear algo que te pertence.

Bispo de Guerra

Sei … o MST sabe disso ? …rs

Esteves

Com a palavra…os fazendeiros.

Bigliazzi

São nucleares?

Esteves

Não.

Augusto

Alguém sabe onde estes grupos tarefa estão? Podem estar em qualquer lugar do Pacífico

Last edited 3 dias atrás by Augusto
Dalton

Satélites, aeronaves baseadas em terra, navios designados para acompanhar a certa distância costumam ser utilizados então é bem mais difícil passar despercebido.

O que foi divulgado é que o “Shandong” estaria próximo de sua base ou atracado, o “Liaoning” a leste das Filipinas e o “Fujian” por estar ainda em fase de testes – nem mesmo aviões foram lançadas de suas catapultas ainda – em uma área próxima da costa chinesa onde costuma-se treinar , a US Navy também tem áreas de mar para treinamento.

Groosp

Depois vão todos juntos pra manutenção e não fica nenhum em operação.

Leandro Costa

A manchete é um pouco enganadora. Um deles não está em operação. Está em testes.

Dalton

E provavelmente só estará minimamente certificado depois do “John F Kennedy” que será incorporado ano que vem, mas que contará com a experiência ganha com o USS
Gerald Ford e nem terá que passar pelos “testes de choque” que o “Ford” já passou.
.

Esteves

Essa história…quem tem 3 não tem 1 é estranha.

Dalton

Não é “estranha” .Períodos de manutenção variam de uns poucos meses até mais de um ano/dois assim um pode estar passando por um período de manutenção de rotina outro por um período mais longo enquanto um terceiro estará em treinamento e/ou formando novos aviadores ou mantendo a proficiência de veteranos como o USS Nimitz está fazendo agora ao largo da costa oeste dos EUA. . Dos 4 NAes da Frota do Atlântico por exemplo apenas o USS Harry Truman está devidamente certificado e levará umas duas semanas para chegar ao extremo do Mediterrâneo, o “Eisenhower” está um “caco” depois de… Read more »

Esteves

Grato.

Rogério Loureiro Dhiério

Só me resta uma pergunta……

EDITADO