Marinha de Singapura comissiona os dois primeiros submarinos da classe ‘Invincible’
Os primeiros dois submarinos da classe Invincible de Singapura entraram oficialmente em serviço, marcando um marco importante 25 anos após o início da jornada submarina da República. O RSS Invincible e o RSS Impeccable foram comissionados pelo Primeiro-Ministro Lawrence Wong em uma cerimônia em 24 de setembro, inaugurando um novo capítulo para a Marinha da República de Singapura (RSN), que anteriormente operava apenas submarinos de segunda mão adquiridos da Suécia.
Os submarinos mais recentes, construídos de acordo com as especificações da RSN pela Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) da Alemanha, são mais capazes e manobráveis que as gerações anteriores, sem exigir uma tripulação maior. “Eles são mais silenciosos, mais duráveis e melhor armados do que tudo o que já tivemos”, disse o PM Wong na cerimônia. Ele destacou que as Forças Armadas de Singapura (SAF) devem continuar evoluindo para se manterem como uma força dissuasiva forte e credível.
O comissionamento do RSS Invincible e RSS Impeccable ocorre uma década após o anúncio, em 2013, de que Singapura havia encomendado dois submarinos diesel-elétricos – então designados como Type 218SG pela TKMS – com mais dois encomendados em 2017. Este evento também marca 25 anos desde que Singapura comprou e modernizou seus primeiros quatro submarinos da Marinha Real Sueca, rebatizados como classe Challenger pela RSN.
O Coronel Fong Chi Onn, comandante da 7ª flotilha da RSN, explicou que os requisitos personalizados da classe Invincible surgem da longa experiência da marinha operando submarinos em águas locais e regionais. Os novos submarinos, que medem 70 metros de comprimento e deslocam 2.000 toneladas, são movidos por baterias de chumbo-ácido durante as operações submersas, enquanto motores a diesel propulsionam a embarcação na superfície e recarregam suas baterias.
Wong afirmou que as SAF continuarão a incorporar novas capacidades nos próximos anos para enfrentar os desafios do futuro, incluindo a chegada dos aviões furtivos F-35 a partir de 2026 e novos obuseiros de última geração. Com a evolução da guerra moderna para incluir domínios como ciberespaço e tecnologia, as SAF também estão se preparando para esses novos desafios, desenvolvendo capacidades autônomas e equipando seus soldados para lidar com ameaças no ambiente digital. Os dois submarinos restantes da classe Invincible, Illustrious e Inimitable, foram lançados na Alemanha em dezembro de 2022 e abril de 2024, respectivamente, e devem chegar a Singapura até 2028.
Invincible não é um bom nome, afunda navios.
Mas o propósito dos submarinos não é afundar de forma controlada? kkkkk
Ou ele está referindo-se ao Cruzador de Batalha afundado na “Jutlândia” na I Guerra Mundial que resultou em grande perda de vidas.
O submarino é negar acesso ao mar territorial ao qual ele é sediado, seja em conflito/guerra contra o inimigo e projetar poder fogo contra os que tentam atacar o país ao qual está sendo assediado 💪🏴☠️☠️💀⚓️
Verdade é essa !!!🤷♂️
E olha que nem da “área negra” da Esquadra eu não fui👀
Mas como bom combatente da superfície eu sei de missão deles.👍
Curiosidade: onde vc serviu, Burgos? quais navios?
Sim meu comentário foi só pra descontrair.
É um submarino robusto , são 2000 toneladas!
Diria “mediano” com deslocamento similar ao “Riachuelo” já que há vários modelos em serviço – não nucleares – deslocando mais de 3.000 toneladas ou mesmo mais de 4.000 toneladas submersos.
nome bonito do submarino.
Deveríamos nomear os nossos submarinos de algo do tipo….INDOMAVEL, DESTRUIDOR,
Isso provavelmente se deve ao fato de Cingapura ser uma cidade estado, ou seja , sem cidades e províncias para homenagear com tantos meios