Na guerra de propaganda, China perde outro submarino, desta vez atracado ao cais
Por Alexandre Galante
O The Wall Street Journal acaba de noticiar que um submarino nuclear da China naufragou enquanto estava atracado ao cais. O acidente, que as autoridades chinesas teriam se esforçado para encobrir e não havia sido divulgado anteriormente, teria ocorrido em um estaleiro perto de Wuhan no final de maio ou início de junho.
As evidências do afundamento foram tiradas de fotos de satélite que mostram guindastes e uma sombra que se parece com um submarino.
A primeira indicação pública de que algo estava errado no estaleiro perto de Wuhan veio no verão, quando Thomas Shugart, um ex-oficial de submarinos dos EUA e membro sênior adjunto do Centro para uma Nova Segurança Americana, escreveu uma série de postagens nas redes sociais observando a atividade incomum dos guindastes flutuantes, que foi capturada por imagens de satélite comerciais (foto abaixo).
No site www.sinodefenceforum.com, espaço dedicado à discussão de assuntos militares chineses, a notícia foi considerada um monte de bobagens. Primeiro porque a China tem apenas um estaleiro em Huludou que constrói submarinos nucleares. Wuhan constrói apenas submarinos diesel-elétricos.
Segundo um forista, “até agora, a única ‘evidência’ oferecida são alguns tuítes de Shugart que continham imagens de satélite de supostas barcaças de guindaste se reunindo em um píer. No entanto, as barcaças de guindaste são muito semelhantes às barcaças de dragagem na aparência e seriam praticamente indistinguíveis em imagens de satélite granuladas.
Shugart acha que viu uma forma preta em uma das imagens e especula que é um submarino afundado, mas essa forma é claramente uma sombra granulada e alongada lançada por um dos guindastes.
O The Wall Street Journal pegou a teoria de Shugart, e de alguma forma um possível submarino a diesel afundado se tornou um submarino nuclear afundado comprovado. Mas, provavelmente, o que ocorreu mesmo foi uma simples operação de dragagem.”
Em 2023, rumores sobre acidente grave com submarino nuclear chinês não se confirmaram
Em agosto de 2023, vários relatos surgiram no X (ex-Twitter) informando que um submarino nuclear de ataque da classe “Shang” (Type 093) da Marinha Chinesa teria sofrido um acidente catastrófico no estreito de Taiwan, com perda total da tripulação.
Os posts foram replicados de um primeiro post da conta @lude_media, sem verificação. Posteriormente não houve confirmação de nenhuma mídia chinesa estatal ou comercial, sobre o referido acidente.
Em outubro, a mesma notícia voltou a circular em tabloides sensacionalistas britânicos, baseada em suposto relatório secreto que 55 marinheiros chineses teriam morrido dentro de um submarino nuclear em agosto.
No mapa do local do provável acidente com um submarino nuclear chinês divulgado pelo jornal Daily Mail, a profundidade indicada (menos de 20 m) não seria suficiente para um submarino nuclear Type 093 afundar, no máximo ficaria encalhado.