Por Alexandre Galante

O The Wall Street Journal acaba de noticiar que um submarino nuclear da China naufragou enquanto estava atracado ao cais. O acidente, que as autoridades chinesas teriam se esforçado para encobrir e não havia sido divulgado anteriormente, teria ocorrido em um estaleiro perto de Wuhan no final de maio ou início de junho.

As evidências do afundamento foram tiradas de fotos de satélite que mostram guindastes e uma sombra que se parece com um submarino.

A primeira indicação pública de que algo estava errado no estaleiro perto de Wuhan veio no verão, quando Thomas Shugart, um ex-oficial de submarinos dos EUA e membro sênior adjunto do Centro para uma Nova Segurança Americana, escreveu uma série de postagens nas redes sociais observando a atividade incomum dos guindastes flutuantes, que foi capturada por imagens de satélite comerciais (foto abaixo).

No site www.sinodefenceforum.com, espaço dedicado à discussão de assuntos militares chineses, a notícia foi considerada um monte de bobagens. Primeiro porque a China tem apenas um estaleiro em Huludou que constrói submarinos nucleares. Wuhan constrói apenas submarinos diesel-elétricos.

Segundo um forista, “até agora, a única ‘evidência’ oferecida são alguns tuítes de Shugart que continham imagens de satélite de supostas barcaças de guindaste se reunindo em um píer. No entanto, as barcaças de guindaste são muito semelhantes às barcaças de dragagem na aparência e seriam praticamente indistinguíveis em imagens de satélite granuladas.

Shugart acha que viu uma forma preta em uma das imagens e especula que é um submarino afundado, mas essa forma é claramente uma sombra granulada e alongada lançada por um dos guindastes.

O The Wall Street Journal pegou a teoria de Shugart, e de alguma forma um possível submarino a diesel afundado se tornou um submarino nuclear afundado comprovado. Mas, provavelmente, o que ocorreu mesmo foi uma simples operação de dragagem.”

Em 2023, rumores sobre acidente grave com submarino nuclear chinês não se confirmaram

Submarino Type 093B

Em agosto de 2023, vários relatos surgiram no X (ex-Twitter) informando que um submarino nuclear de ataque da classe “Shang” (Type 093) da Marinha Chinesa teria sofrido um acidente catastrófico no estreito de Taiwan, com perda total da tripulação.

Os posts foram replicados de um primeiro post da conta @lude_media, sem verificação. Posteriormente não houve confirmação de nenhuma mídia chinesa estatal ou comercial, sobre o referido acidente.

Em outubro, a mesma notícia voltou a circular em tabloides sensacionalistas britânicos, baseada em suposto relatório secreto que 55 marinheiros chineses teriam morrido dentro de um submarino nuclear em agosto.

No mapa do local do provável acidente com um submarino nuclear chinês divulgado pelo jornal Daily Mail, a profundidade indicada (menos de 20 m) não seria suficiente para um submarino nuclear Type 093 afundar, no máximo ficaria encalhado.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio

Parabéns China! Entrou pro seleto grupo, na qual o Brasil tbm pertence, dos países que deixaram um submarino afundar no cais.

José001

Você leu a matéria toda?

Nilo

Pergunta deveria ser, vc tomou Gardenal hoje?.

Last edited 4 meses atrás by Nilo
Cristiano ciclope

Ele só leu o enunciado, julgo que ele sabe o quê e um enunciado!

Magarem

kkkk BARZIL, zil, zil!

Salomon

Ele foi irônico. E o vexame do nosso sub jamais será esquecido. E ninguém foi responsabilizado.

Fabio

Há, os Brasileiros e sua incrível habilidade de ler somente o título e fantasiar a notícia

Fabrízio

Meu Deus!!!! Até uma criança nota que a sombra é do próprio guindaste!!!!

Dr. Mundico

As sombras de edifícios na imagem estão na horizontal e não tem nada ali na horizontal para projetar aquela “sombra”.
E qual a necessidade de 4 ou 5 guindastes juntos?
No mínimo essa imagem é bem estranha, mas nesses tempos de inteligência artificial tudo é possível.

Marcos

claramente a sombra do suposto guindaste e de todos os outros elementos na foto não estão alinhadas.

Andromeda1016

Isso mesmo. Além do mais circula na Internet uma segunda foto do local sem a presença dos guindastes e onde se vê claramente o submarino afundado

Fabrízio

A sombra é do guindaste vermelho à esquerda da foto. Note a forma do guindaste e a forma da sombra, base larga e vai afunilando no topo.

Pode até ser que tenha um sub ali, mas a sombra é do guindaste e não do sub como dito na notícia.

Bardini

“No site http://www.sinodefenceforum.com, espaço dedicado à discussão de assuntos militares chineses, a notícia foi considerada um monte de bobagens. Primeiro porque a China tem apenas um estaleiro em Huludou que constrói submarinos nucleares. Wuhan constrói apenas submarinos diesel-elétricos.” . Corta pra imagem do submairno nuclear na posição em que os guindastes estão: . ?c=16×9&q=h_653,w_1160,c_fill/f_webp . “No entanto, as barcaças de guindaste são muito semelhantes às barcaças de dragagem na aparência e seriam praticamente indistinguíveis em imagens de satélite granuladas.” . Parecido, é. Mas dragagem envolve remoção de material. Onde estão colocando tal material? E eles devem estar com bastante pressa, para… Read more »

Santamariense

Eu não sei se o submarino afundou ou não. Pode ser que sim…pode ser que nao. Mas, se é a sombra do guindaste, como que as sombras dos outros guindastes estão em outra direção?? Que eu saiba, ainda temos um só sol e as sombras ainda são todas na mesma direção…

Alexandre Galante

Há duas possibilidades, a foto é uma composição de várias passagens do satélite ou a foto foi editada.

Santamariense

Hummm….mas, nesse caso, se abre um leque gigantesco de possibilidades … inclusive a de que o submarino teria afundado de fato ou de que cada barcaça esteve no local de forma separada e depois a imagem foi fundida em uma só. Mas, que as sombras estão estranhas, disso não pode haver dúvida.

Remer

Na imagem há sombras em pelo menos 5 ângulos diferentes.

Bardini

Pq a imagem que o Galante escolheu para ilustrar o seu texto, é uma colagem entre a imagem comprada do Planet Labs, que está na capa da matéria, sobre o local do estaleiro que aparece no Google Earth… Basta notar a diferença na paleta de cores do recorte.

Last edited 4 meses atrás by Bardini
MARS

“…Posteriormente não houve confirmação de nenhuma mídia chinesa estatal ou comercial, sobre o referido acidente…”

Quem escreveu esse texto só pode achar que todos os leitores são idiotas, não é possível!!!

Confirmação de algo averso às ordem do regime pela mídia, esta fortemente controlada? É sério isso?

Sei que algum editor do blog tem um forte apreço pelos chineses. Mas por favor tenham bom senso na passada de pano!!!

Last edited 4 meses atrás by MARS
André Macedo

Ué, mas afirmar que não houve confirmação é apenas uma constatação da realidade, isso é algum tipo de delírio?

Camargoer.

È um fato.. 1) a mídia publicou algo. 2) a mídia não publicou algo. Tem uma história que ilustra… 3 pessoas estavam em um trem cruzando a Austrália. Um estudante de graduação, um estudante de doutorado e o professor. O estudante estava animado olhando a janela. O professor entediado tentando dormir. O estudante vẽ uma ovelha negra pastando.. e comenta “As ovelhas na Austrália são pretas”. O estudante de doutorado corrige “Você só pode afirmar que ao menos uma ovelha na Austrália é preta”. O professor, sem abrir os olhos, faz uma correção “Você só pode afirma que ao menos… Read more »

Camargoer.

então… acho que vocẽ se precipitou em sua crítica. Ao elaborar a matéria, o jornalista buscou uma confirmação na mídia chinesa. Existiam trẽ possibilidades. 1. confirmar, 2. negar. 3. ignorar. No caso 1 resolvia a dúvida. Nos casos 2 e 3 levantam outras questões No caso 2, negando, pode se que a negação oficial fosse verdade ou fosse mentira, mas isso mostraria uma preocupação do governo chinês com o assunto. Uma negativa do governo chinês sugere que o assunto é mais importante do que parece. No caso 3, ignorando, tem duas possibilidades… 1) nada aconteceu… tão nada que é ignorada…… Read more »

Hamom

Sobre estes dois navios em desenvolvimento, não sei até que ponto é real ou propaganda ↓ Type 057 Destroyer ”Este destroyer fez um grande avanço no sistema de energia. Após a aplicação do sistema de propulsão totalmente elétrico, o navio atingiu velocidade superiores a qualquer outro navio chines do mesmo porte. A propulsão elétrica embora possa não ser tão boa quanto a energia nuclear, tem um desempenho particularmente bom em relação a navios com propulsão convencional, com a vantagem de um baixo nível de ruído. E possui reserva de energia suficiente, devido ao seu sistema de propulsão totalmente elétrico.  Isto não só… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Hamom
Maurício.

Especulação tem bastante, provas, que são boas, nada! 🤷🏻‍♂️

Burgos

Pelo visto não é só a guerra do confronto direto/indireto, parece que já antes mesmo dessa guerra física começar, começou a que se chama de “guerra de informação”.👀
Já venho percebendo isso a algum tempo 🤔

Underground

Não sei se o submarino afundou ou não.
Fato que se afundou ou não afundou, todos vai acabar afundando. Ou tidos vai ficar sem afundar.
Melhor estocar vento.

Camargoer.

Pode ter apenas submergido… riso. Submarinos ás vezes fazem isso.

André Sávio Craveiro Bueno

Vejo isso quase todos os dias, assistindo “Viagem ao fundo do mar”. 😀

Camargoer.

E olha que o Seaview também tem o Subvoador…

comment image

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
737-800RJ

É isso que sempre digo: o Ocidente está sempre mostrando seus fracassos por conta da imprensa livre, característica de sociedades democráticas.
Com China e Rússia é sempre tudo muito perfeito, até que se vaze alguma verdade inconveniente.
Não me entendam mal: países ocidentais também escondem informações estratégicas, faz parte do jogo. A questão é que chineses e russos escondem TUDO o tempo TODO e, como não há liberdade de expressão e de informação, seus aviões, navios, mísseis e submarinos acabam sendo “imbatíveis”.

BraZil

Bom dia. O colega Fábio foi apenas irônico, creio. Por que tanto julgamento?

Marcos

….Marinha do Brasil fazendo escola…..!!!

Carlos Góes

Se aproximar a foto, é possível ver nitidamente que a imagem escura maior é a sombra do guindaste a esquerda. Outra coisa, as sobras dos guindastes ao centro e a direita não condizem com a posição deste a esquerda. Só nos guindastes, são 03 posições diferentes de sobra (o guindaste a esquerda é um, os dois centrais são outra posição, e o da direita tem uma leve diferença como da esquerda), indicando manipulação da imagem. Se a imagem fosse retirada no mesmo horário, o ângulo e a direção das sombras seria exatamente o mesmo. Se observar os dois guindastes nos… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Carlos Góes
Carlos Góes

Uma outra coisa interessante, é o fluxo de agitação da agua. Não sei qual é o sentido da correnteza neste local, mas claramente há dois fluxos diferentes na imagem (um no barco de centro/esquerda e outro fluxo no que esta a direita da foto). E o mais estranho é que o fluxo emitido pelo barco de centro/esquerda simplesmente desaparece ao chegar no barco a esquerda.

E caso os barcos estivessem com os motores ligados (para auxiliar na estabilidade),então fica mais evidente a dispariedade.

KKce

Complou polque quis, não tem galantia.

Alecs

Algum estagiário fez c@g@d@ lá no The Wall Street Journal kkkkkkkkkkkk

Military Cake

Eu acho incrível todo o malabarismo da propaganda chinesa para desacreditar qualquer coisa de errado que acontece com eles, e ainda tem idiota que acredita nisso.

Seguindo a lógica chinesa, os chineses seriam perfeitos e nunca erram.

Quando a China for devidamente derrotada, eles vão descobrir o preço que esse tipo de propaganda cobra na moral do público e na legitimidade do governo ditatorial.

As fontes desse site são extremamente duvidosas. Me parece aquele tipo de “isenção” cínica que usa fontes duvidosas propositalmente para “mostrar ambos os lados”, mas sem fazer nenhuma crítica ou julgamento real da coisa.

Last edited 3 meses atrás by Military Cake
Bigliazzi

Já imaginou em batalha…

Rodrigo

Vish então ele realmente solta pecinha.

Sincero Brasileiro da Silva

Segundo os tabloides britânicos, a Rússia está sem munições desde 2022…

Last edited 3 meses atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Alex Barreto Cypriano

Desinformação é assim: mistura o real e o imaginário em doses medidas pra cozer dúvidas, fritar paciências e assar reputações. A China desenvolve um novo mini submarino nuclear, o Type 041, que é X-stern, justamente em Wuhan, possivelmente derivado dos diesels elétricos Type 039. Este 041 (só existe o lead ship) nada tem com os SSN Type 093 ou SSBN Type 094, ambos volumosos e de grande diâmetro. Se um desses últimos tivesse afundado ali, a vela possivelmente estaria visível. Mas um 039 (de início pensou-se que o sinistrado seria um 039) ou um 041, bem menos volumosos e de… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Vejam aqui a descrição comentada do Type 041, feita pelo canal YT chamado Eurasia Naval Insight:
https://youtu.be/aDpHcHeMRTw?si=fE0Nm_qGvB1Mn2mZ
E vejam aqui o cínico desmentido, pelo mesmo canal:
https://youtu.be/K30eLMy7Tx4?si=iCOgyzn6dIYGHCq_

ChinEs

A classe ZHOU é bem provavel que seja um SSKN , um submarino AIP movido a energia nuclear , tem um deslocamento próximo das 4000 toneladas.

Leandro Costa

Se ele é AIP por que ser movido à energia nuclear, ou, se ele é nuclear, por que ter AIP?

Santamariense

Pois é, Leandro. Fiquei com a mesma dúvida…talvez seja crise de identidade do submarino…hehehehe

Alex Barreto Cypriano

Nuclear é AIP, também. Os franceses chamam reatores nucleares de caldeiras nucleares. E são mesmo, produzem o mesmo vapor como nas caldeiras a óleo ou a carvão. Assim, um SSBN ou SSN são navios a vapor…

Leandro Costa

Sim, claro, mas a diferença é saber o por que dessa classificação mística. Submarino nuclear com AIP. Propulsão nuclear já é independente de ar para funcionar, então já deveria ser subentendido. Agora à julgar pela resposta do comentador abaixo, eu imagino que muita gente imagina que são tecnologias ‘acumulativas’ quando na verdade não é isso. O reator nuclear não é um equipamento monobloco instalado no submarino que você simplesmente conecta fios que passam energia gerada magicamente para motores elétricos que giram as hélices. O reator vai girar alguma coisa usando vapor para gerar energia que então é levada para motores,… Read more »

ChinEs

Parece que é Hibrido , usa o nuclear para carregar baterias e o AIP… Os chineses devem explicar melhor esse mix…

Leandro Costa

Não faz sentido nenhum.

Alex Barreto Cypriano

Não, seu deslocamento é semelhante ao de um SSN classe Rubis, umas 2500 toneladas. Muito mais que isso, seu diâmetro seria majorado (de 6-8 metros pra 10-12 metros) e não poderia navegar (condição leve, calado de uns 75-80% da boca) de Wuhan até a foz do Yangtse.

ChinEs

Essas Type 93 estão a ser fabricadas em Holudau , em Bohai , em Wuan são fabricados os Type 39, talvez seja os Type 41 da classe Zau, esse submarino é um mix de AIP com reator PWR de baixo rendimento, talvez seja esse submarino que afundou no cais.

Alex Barreto Cypriano

Ouvi dizer em 10 MW. Serão térmicos ou mecânicos? O que eu não engulo é a conversinha sobre motores Stirling pra girar geradores elétricos que vão carregar as baterias, supostamente íon lítio. Ok, Stirling são ciclo fechado independente de ar mas precisam de heat sink, um trocador de calor pra resfriar e comprimir o fluido de serviço. E pra onde esta energia vai? Entrar de volta no circuito primário do reator é que não vai. Não era mais fácil acoplar turbogeradores e condensadores ao circuito primário do reator? Muita conversinha…

ChinEs

São 10 MW térmicos , mas o reactor deve ser de 50MW PWR , similiar ao do SCPN Alvaro Alberto, ou seja usa o vapor para mover os eixos e alimentar os geradores AIP, nesse caso turbo geradores, eles estão usando um casco alongado do Type 39 com a cauda em X, a China pretende produzir vários desses submarinos, uma vez que os submarinos maiores são bastante caros de produzir e operar (SSBN , SSGN, SSN), o mais barato seria esse frankestain subaquatico,

Alex Barreto Cypriano

O reator do SNBr Álvaro Alberto terá 48 MW térmicos e os turbogeradores acoplados poderão entregar talvez até 10 MW elétricos, o suficiente pra carga hotel, baterias, motores, bombas, atuadores e motor elétrico de propulsão. Até acho interessante a proposta do Frankenstein chinês. Pra eles faz sentido.

ChinEs

Ja entendi, a diferença entre o Terminco e o Eletrico.