Japão navega primeiro navio de guerra pelo Estreito de Taiwan

71

A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) realizou na quarta-feira sua primeira passagem pelo Estreito de Taiwan, em resposta à invasão de uma aeronave de reconhecimento chinesa no espaço aéreo soberano do Japão no mês passado, informou o Yomiuri Shimbun ontem.

A plataforma de notícias japonesa relatou que o destróier JS Sazanami navegou pelo Estreito de Taiwan na quarta-feira, citando fontes do governo japonês com conhecimento do assunto.

O Secretário-Chefe do Gabinete japonês, Yoshimasa Hayashi, recusou-se a comentar os relatos durante uma coletiva regular, afirmando que eles se referem a operações militares.

Navios militares da Nova Zelândia e da Austrália também navegaram pelo Estreito no mesmo dia, informou o ministério da defesa de Wellington ontem. Um dos seus navios, o HMNZS Aotearoa, fez sua primeira passagem pelo Estreito de Taiwan em sete anos, ao lado do destróier australiano de mísseis guiados HMAS Sydney, para afirmar o “direito de liberdade de navegação”, disse uma fonte de defesa. O oficial acrescentou que a missão não foi realizada em conjunto com o Japão.

As três nações estavam programadas para participar de um exercício militar conjunto no Mar do Sul da China ontem, informou a mídia japonesa.

Segundo a reportagem, o Primeiro-Ministro japonês Fumio Kishida ordenou a passagem pelo Estreito como resposta à incursão, no mês passado, de uma aeronave de reconhecimento Y-9 do Exército de Libertação Popular da China no espaço aéreo japonês, após consultar seu gabinete.

A aeronave chinesa entrou no espaço aéreo do Japão às 11h29 do dia 26 de agosto, a partir do leste das Ilhas Danjo, e deixou a área às 11h31.

Na quarta-feira da semana passada, o porta-aviões chinês Liaoning e dois outros navios da PLA Navy entraram na zona contígua do Japão enquanto navegavam pela área entre a Ilha Yonaguni, governada pelo Japão, e a Ilha Iriomote.

Bec Strating, professora de relações internacionais da Universidade La Trobe, disse que a passagem do Japão pelo Estreito de Taiwan “faz parte de um padrão mais amplo de maior presença naval de países na Ásia e além, que estão preocupados com as afirmações marítimas da China”.

“Em particular, o Japão tem lidado com as táticas de ‘zona cinzenta’ da China no Mar da China Oriental”, incluindo um número crescente de navios da guarda costeira navegando perto de ilhas disputadas na região, disse ela.

Os EUA e o Canadá já navegaram pelo Estreito de Taiwan inúmeras vezes antes.

Em 13 de setembro, uma fragata alemã e um navio de abastecimento passaram pelo Estreito de Taiwan a caminho de Jacarta, marcando a primeira travessia desse tipo em 22 anos. Na terça-feira da semana passada, uma aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon dos EUA também passou pelo Estreito.

No dia seguinte, o porta-aviões chinês Liaoning navegou pelas águas ao nordeste de Taiwan, seguido pela incursão na segunda-feira de uma aeronave de patrulha russa Il-38 próxima à Hokkaido, no Japão.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andromeda1016

Com a possibilidade da vitória de Trump na eleição presidencial da gringolandia, há rumores de que o Japão teme a retirada (ou diminuição) das forças armadas dos gringos da Ásia ficando sem o amparo dos mesmos na região, o que diminuiria a sua importância geopolítica por ai. Para prevenir tal cenário dizem que o Japão está tentando a propor criação de uma entidade como a Otan do pacífico com os aliados dos gringos na região, enquanto o Biden ainda é presidente, e parece que este passeio pelo estreito tem alguma relação com esta tentativa deles.

Dalton

Trump vê a China como principal potencial adversário e um presidente sozinho não iria mudar anos de investimento para reforçar ainda mais o Pacífico – onde já encontrava-se o que há de melhor em equipamento – inclusive acordos com aliados como o “AUKUS”. . Não há OTAN sem os EUA da mesma forma que uma “similar” no Pacífico não faria sentido sem eles, então, esses “rumores” são completamente infundados. . Não é novidade para muitos aqui, mas, conforme o plano de basear nos Japão o que há de melhor em navios, semana passada chegou o USS San Diego (LPD 22)… Read more »

Andromeda1016

É sabido que desde o fim da segunda grande guerra parte dos políticos gringos defendem que os EUA deixem de ser a policia do mundo e Trump se filia a corrente. O Trump odeia todos os países do mundo, inclusive a China, e segundo biografia de seu antigo secretário de segurança (não tenho certeza do cargo e nome dele) Trump já esteve perto de assinar a ordem de fechamento de todas as bases militares deles na Coreia do Sul e só não conseguiu fazer isso por que tal ordem foi retirada da mesa do Trump sorrateiramente por esse tal secretário… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Andromeda1016
Dalton

Não se trata de “polícia do mundo” e sim que o Pacífico foi, é e será vital para os EUA então se continuará o reforço dele, mesmo paradigmas estão sendo mudados no Exército, Força Aérea e Fuzileiros Navais além da Marinha tendo a China como adversário e não será Trump que irá mudar isso. . Trump queria que a Coreia do Sul pagasse mais para manter tropas americanas por lá e aparentemente algum acordo foi alcançado pois não é do interesse da Coreia do Sul que tropas americanas – aproximadamente 25.000 militares – sejam retiradas já que funcionam como uma… Read more »

Underground

Boa noite, Dalton!
Não me recordo das palavras ditas por um General, se referindo a Trump, mas é mais ou menos isso:
“Falar com Trump, é falar com uma criança de cinco anos. Não consegue entender que se retirarmos nossas forças de lá (Pacifico), depois gastaremos o dobro para retornar.”

Andromeda1016

Que o pacífico é importante para os gringos até os cachorros da minha rua sabem disso, mas o “Fator Trump” é real, e os japoneses precisam se precaver dessa eventualidade. Lembra do TPP que foi criado pelos democratas e teve adesão de muitos países? O Trump acabou com ela com uma canetada e o Japão ficou puto com isso. O gasoduto que o Trump quis criar vindo do Alasca foi enterrado na lembrança com uma canetada de Biden também. Os democratas demonizavam a Rússia e a Coreia do Norte e vários países do oriente médio mas Trump tentou conciliar com… Read more »

Dalton

Sim, mas esse ” agarrar nas calças dos gringos ” – coisa que muitos outros fazem também – de nada adiantará se Trump vencer é o que deduzi do seu comentário, então o Japão estaria condenado a se virar sozinho !!!! . Os EUA removeriam dezenas de milhares de militares os mais de 20 navios, centenas de aeronaves para o Havaí porque Trump iria ordenar o fechamento de bases no Japão ? . O Japão como qualquer aliado dos EUA tem sim que fazer a parte que a ele cabe não se trata de “precaução por medo do Trump é… Read more »

Andromeda1016

Trump não pode se retirar completamente do Japão, mas pode diminuir sua presença lá. O grande problema do Japão está no seu passado e seus atuais líderes políticos que estão vinculados a esse passado: ainda não abandonaram a ideia de um Japão imperialista, ou coisa similar a isso, e os seus vizinhos sabem disso, principalmente os gringos, por isso lhe reserva apenas papel de coadjuvante na sua estratégia no pacífico, mas o Japão quer um papel mais assertivo, mais ao nível da importância que procura projetar na região, mas será sempre um peão para os gringos e nada mais. A… Read more »

Dalton

Interessante sua maneira de pensar. Que Império o Japão quer ou melhor, pode reconquistar ? Não é mais a década de 1930 ou mesmo antes o Japão não tem mais um pé na China, Coreia ou Taiwan não irá invadir as Filipinas ou o Vietnã, não conseguirá a força ter de volta a Ilha Sacalina dos russos, etc. . Ainda pode haver um certo ressentimento dos vizinhos pelo que o Japão fez no século passado e que está ficando cada vez mais para trás, mas, novos desafios exigem pragmatismo de todos e a China é o catalisador para aprofundar laços… Read more »

Andromeda1016

Com todo o respeito, mas você possui uma visão muito rasa do que o Japão é de fato. Pesquise um pouco sobre o surgimento do LPD, o santuário Yasukuni e sobre o Nippon Kaigi. Essa ladainha de que o Japão de hoje não tem vínculos com o Japão imperial é conversa para boi dormir ou papo de gente desinformada. Alemanha e Japão perderam a segunda grande guerra e os gringos se asseguraram de que ambos sejam vassalos de seus interesses em suas respectivas regiões, e basta ver a subserviência desses dois países às ordens dos gringos para ver que isso… Read more »

Andromeda1016

“Rumores” podem se tornar realidade ….. Os gringos nunca confiaram nos japoneses desde o fim da Segunda grande Guerra logo controlaram o nível de rearmamento do Japão desde então. Defenderam que o Japão assumisse parte da tarefa de “policiar” o pacífico mas sempre dentro dos limites definidos por eles, limitando o poder de suas forças armadas a nível que não representasse perigo a eles e dependessem dos gringos sempre. Agora que os gringos dão sinal de que podem “fraquejar” no Pacífico, o Japão vai apelar para o que for preciso para manter os gringos presentes no local e não diminuam… Read more »

Dalton

Muita coisa mudou desde então, quem poderia imaginar tal ascensão da China não é mesmo ? Até o míssil “Tomahawk” uma arma de cunho ofensivo está sendo adquirido pelo Japão e isso é apenas a ponta do iceberg.
.
O que você chama de “apelação” vejo como sinergia, um necessita do outro e há “outros” também envolvidos.

Carlos Campos

Já tem o QUAD, e essa análise eu não dou muito crédito pq a China era visto pelo Trump como uma grande ameaça, e o Japão e suas ilhas são uma base de frente pra China

Nativo

Você sabe que o Japão está entre as 10 maiores potências militares do planeta, em qualquer avaliação, não sabe?

Andromeda1016

China, Coreia do Sul e Rússia também. Você sabia disso também não?

Maurício.

Tem um pessoal que vive dizendo que a Ucrânia nunca esqueceu o que passou na mão dos soviéticos/comunistas/russos, será que a China esqueceu o que passou na mão dos japoneses? Pois é!

Jacinto

Mais um tema cultural em que a China continental está se afastando de Taiwan. Os japoneses são muito apreciados em Taiwan

Flávio Henrique MCO

Na verdade a Ásia sofreu na mão de ambos inclusive durante as guerras entre eles vide a Corea (ambas)…

Leonardo

Speed30 knots (56 km/h; 35 mph)Complement175Sensors and

Electronic warfare

Aircraft carried1 × SH-60J(K) anti-submarine helicopterAviation facilitiesHangar and helipad

Rudi PY3TO

Tai um navio que me agrada https://en.wikipedia.org/wiki/JS_Sazanami … bem armado impõe respeito! bah tchê!

Hamom

O Estreito de Taiwan como rota marítima (exceto talvez entre Seul e Vietnã) é praticamente inútil.
Diria que pros países da OTAN e Quad, ao invés de ”rota de navegação”, tá mais pra ”rota de provocação”… xD

Bigliazzi

Era proibido?

Akivrx

Não era proibido, eles não passavam pelo estreito para não desagradar os chineses.
Os chineses não gostaram nada disto, o porta-voz deles disse que os japoneses ultrapassaram a linha vermelha.

J R

engraçado que essa tal de linha vermelha só serve para outros países, a China pinta e borda naquela região, seja atacando com suas milicias navios das Filipinas, ou de pescadores, nesses casos não tem linha vermelha, é a hipocrisia chinesa…

Akivrx

A coisa vai ficar mais interessante com o novo primeiro-ministro japonês, ele disse que pretende fazer uma visita a Taiwan.

737-800RJ

Com os japoneses não se brinca. Os caras têm dois ingredientes fundamentais na guerra: MUITO dinheiro e produção de tecnologia de ponta. Sem contar a organização social exemplar e o apreço pela excelência.
Num esforço de guerra eles produzem o que precisarem em pouquíssimo tempo!
A únicas coisas que jogam contra eles são a baixíssima taxa de natalidade e uma população já bastante envelhecida.

Jacinto

E o maior estoque de plutônio do mundo…

Abymael

O Japão se trata de um país que tolera a ocupação pelos EUA há 79 anos. Um país que não se incomoda com o fato de ainda estar ocupado pelo vencedor, mesmo tendo se passado 79 anos do fim da guerra. Nessa circunstância, não tem moral para nada. Não assusta ninguém. Como dizia um comentarista antigo daqui, se trata de um “cvckhold country”, o que pode ser meio chulo, mas define bem a coisa toda kkkk Sem contar que, em pleno século XXI, ainda tem “rei” e “família real”, o que, por si só, já conta pontos contra. Monarquia em… Read more »

Jacinto

Sim, a vida do japonês é um castigo terrível, não sei como eles conseguem suportar isso.

Rogerio Samyahu

Tempos difíceis produzem homens fortes!!

Leandro Costa

Verdade… Monarquias são sempre umas porcarias…

Tipo Reino Unido… Holanda, Bélgica, Noruega, Dinamarca, Suécia… Só país dominado e atrasado, com povo sofrendo, cheio de humilhações…

Carlos Campos

Espanha, Luxemburgo, Liechtenstein, Mônaco, pra citar um asiático fora o Japão, a Tailândia, que é dos poucos países que são monarquias, mas não sao ricos

Carlos Campos

Sim nosso presidencialismo é muito melhor que Monarquia e o Parlamentarismo Japonês, aqueles delirantes

Abymael

Todos os que responderam o meu comentário espertamente distorceram o que escrevi, visando ridicularizar a minha opinião. Vou desenhar então. Eu não disse que monarquias não podem dar certo. Foi capaz de produzir países como esses que vocês citaram, assim como produziu o Camboja, Tonga e a Arábia Saudita. O sistema republicano da mesma forma, assim como produziu os EUA, França e Alemanha, por outro lado produziu Botswana, Haiti, Burundi e por aí vai. Então, o que escrevi foi que um povo que aceita acreditar que existe uma “família real” supostamente ungida por um deus e escolhida por ele para… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Abymael
Yuri

E quem disse que o Japão moderno trata o imperador dessa forma?

Abymael

Eu disse.

Yuri

Pois é, e está errado.

Santamariense

Primeiro que no Japão não existe rei e sim, imperador. Segundo, o imperador japonês não manda quase nada. É muito mais uma figura decorativa e simbólica, com manutenção de tradições seculares, do que qualquer outra coisa. Não sou a favor de monarquias, mas no Japão ela funciona, quer tu goste, ou não.

Abymael

Você está totalmente equivocado. Morei lá por 15 anos e conheço profundamente o país e o povo.
Quer você goste ou não, é assim.

Last edited 3 meses atrás by Abymael
Jacinto

Talvez delírio e infantilidade seja acreditar que um japonês de hoje acredita que o imperador tem um poder divino sobre toda a população, a ponto de poder obrigar qualquer súbito a se deitar sobre uma poça d’água e servir de tapete para ele não molhar os seus delicados pés”

Abymael

Não tem “talvez”. É assim mesmo. Morei lá por 15 anos, é assim.

Carlos Campos

eu acho que tu não morou lá, pra falar isso, o Imperador não tem esse poder

Santamariense

Tu morou lá forçado? Foi uma tortura?

Abymael

Não foi forçado e foi uma bela estadia de 15 anos.
Mas isso não muda como o povo de lá é. Nem a sua “opinião”.
E é assim, quer você goste ou não.

Burgos

Tudo isso que vc falou eu analisei e vi que o Reino Unido ganhou a guerra das Malivinas e até então não vi nada de mais. Segue o baile 💪⚓️☠️💀🏴‍☠️
Obs: É um País monárquico mas é alinhado ao que é certo o resto eu deixo no entendimento dos demais

Abymael

Não entendi nada do que vc escreveu mas respeito a sua opinião kkkk

Carlos Campos

Então meu Kirido, as Monarquias evoluíram na sua maioria para regimes democraticos, e os países que sçao democraticos e ricos na sua maioria copiam o Sistema Monarquico Parlamentarista, se o sistem de um país desenvolvido é monarquico, então deve ser pq é melhor assim, não existe esse delírio que vc diz, a ligação da monarquia com Deus não é mais relevante, eu acho delirante é um Presidente e um bando de ex presidentes, custarem uma fortuna em República como o Brasil, e o Judicário receber mais dinheiro que outros funcionários que já recebem muito, como se fossem se fossem a… Read more »

Yuri

Porque o Japão se incomodaria com a “ocupação” americana? A população vive mal por causa disso, por acaso? Eu acho que não.

Abymael

Por você, então, se a China ou EUA invadissem e ocupassem o Brasil, tudo bem, desde que a vida do Brasil melhorasse?
Interessante.

Carlos Campos

Eu como amazonense, se a França reasfaltasse o BR319 eles poderiam ocupar do Amazonas até o Amapá, ninguém ia reclamar

Abymael

Beleza então, fico triste por você, mas isso não muda nada, respeito a sua opinião.

Rogerio Samyahu

EDITADO

Abymael

Sempre tem um nervosynho que não aceita que seus delírivs sejam contrariados rsrsrs

Yuri

Se a qualidade de vida do Brasil realmente melhorasse, sim, eu receberia o país que nos invadisse e nos ocupasse de braços abertos.

Last edited 3 meses atrás by Yuri
Abymael

Lamento por você.

Yuri

Lamento igualmente por você, que aparentemente, acha que a “soberania” de um pais é mais importante do que ter comida na mesa.

Last edited 3 meses atrás by Yuri
Fernando

E são esses que reclamam da Russia ter invadido a Ucrania kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vc nao acha que a soberania nao tem importancia?

Yuri

Eu não sou contra a Rússia invadir a Ucrânia porque isso “fere a soberania do pais”. Sou contra porque isso não vai melhorar a qualidade de vida do povo ucraniano.

Rogerio Samyahu

Acho que você devia ir pra China ver submarinos nucleares afundando no cais, carros elétricos pegando fogo nas ruas… Os fãs da China precisam saber que com toda essa tecnologia nem dão pro caldo… Russos então… Que decepção! Já foram invadidos pela Ucrânia. Já perderam algumas posições no territorio ucraniano.
Quem manda nesse planeta é o Americano. Acho que em uma 3° Grande Guerra não cai um missil russo ou chinês em solo americano. Até porque se tiver essa guerra, será em solo europeu, russo ou chinês.

Abymael

Não precisa ficar bravo comigo.
Fique bravo com os japoneses e case-se com um “americano” e viva a sua felicidade plena, sem se importar com a opinião dos outros. A vida é uma só.

Fernando

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quer dizer que nos USA isso nao acontecem??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A Russia hoje é dona de 20% da Ucrania. E o numero aumenta todo dia kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

RSmith

o famoso TIT for TAT

elias

chinaboys!!!

adriano Madureira

japão está doido para arranjar um bucho…

Só que dessa vez eles irão pagar por tudo que fizeram no passado, com juros e correção.

Pagaram por pearl Harbour , mas a conta com os chineses e sul coreanos ainda está em aberto.

Flávio Henrique MCO

A corea foi pisoteada por todo mundo (parte da rixa China Japão foi motivada pela corea omde cada uma apoiava um lado) e ainda divida Então essa será a maior conta a ser pagar naquela região (talvez tenha um abatimento dano causado pelo k-pop! Kkkk)

Carlos Campos

vdd coitado dos Coreanos, ficar espremido entre dois países fortes foi uma m,,,,,

Akivrx

Com o novo primeiro-ministro, vai vir muitas notícias novas da região, ele quer mudar a constituição, construir subs nucleares, criar uma Otan asiática, construir bombardeiros estratégicos, construir bombas nucleares sem montar elas, construir uma base militar japonesa no Eua, ele quer subir mais o orcamento de defesa que era 1% agora caminha para 2% e ele quer subir para 3%, as ideias dele faz o morto Abe parecer um conservador.

Last edited 3 meses atrás by Akivrx
Esteves

Queria muito ter a paciência do Dalton. Queria sim.

Tuxedo

Dois países que estão se armando até os dentes: Japão e Polônia.

LeoRezende

O Japão não é mais “ocupado” desde 1951. O Status entre Japão e EUA é de aliados.