Japão navega primeiro navio de guerra pelo Estreito de Taiwan

9

A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) realizou na quarta-feira sua primeira passagem pelo Estreito de Taiwan, em resposta à invasão de uma aeronave de reconhecimento chinesa no espaço aéreo soberano do Japão no mês passado, informou o Yomiuri Shimbun ontem.

A plataforma de notícias japonesa relatou que o destróier JS Sazanami navegou pelo Estreito de Taiwan na quarta-feira, citando fontes do governo japonês com conhecimento do assunto.

O Secretário-Chefe do Gabinete japonês, Yoshimasa Hayashi, recusou-se a comentar os relatos durante uma coletiva regular, afirmando que eles se referem a operações militares.

Navios militares da Nova Zelândia e da Austrália também navegaram pelo Estreito no mesmo dia, informou o ministério da defesa de Wellington ontem. Um dos seus navios, o HMNZS Aotearoa, fez sua primeira passagem pelo Estreito de Taiwan em sete anos, ao lado do destróier australiano de mísseis guiados HMAS Sydney, para afirmar o “direito de liberdade de navegação”, disse uma fonte de defesa. O oficial acrescentou que a missão não foi realizada em conjunto com o Japão.

As três nações estavam programadas para participar de um exercício militar conjunto no Mar do Sul da China ontem, informou a mídia japonesa.

Segundo a reportagem, o Primeiro-Ministro japonês Fumio Kishida ordenou a passagem pelo Estreito como resposta à incursão, no mês passado, de uma aeronave de reconhecimento Y-9 do Exército de Libertação Popular da China no espaço aéreo japonês, após consultar seu gabinete.

A aeronave chinesa entrou no espaço aéreo do Japão às 11h29 do dia 26 de agosto, a partir do leste das Ilhas Danjo, e deixou a área às 11h31.

Na quarta-feira da semana passada, o porta-aviões chinês Liaoning e dois outros navios da PLA Navy entraram na zona contígua do Japão enquanto navegavam pela área entre a Ilha Yonaguni, governada pelo Japão, e a Ilha Iriomote.

Bec Strating, professora de relações internacionais da Universidade La Trobe, disse que a passagem do Japão pelo Estreito de Taiwan “faz parte de um padrão mais amplo de maior presença naval de países na Ásia e além, que estão preocupados com as afirmações marítimas da China”.

“Em particular, o Japão tem lidado com as táticas de ‘zona cinzenta’ da China no Mar da China Oriental”, incluindo um número crescente de navios da guarda costeira navegando perto de ilhas disputadas na região, disse ela.

Os EUA e o Canadá já navegaram pelo Estreito de Taiwan inúmeras vezes antes.

Em 13 de setembro, uma fragata alemã e um navio de abastecimento passaram pelo Estreito de Taiwan a caminho de Jacarta, marcando a primeira travessia desse tipo em 22 anos. Na terça-feira da semana passada, uma aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon dos EUA também passou pelo Estreito.

No dia seguinte, o porta-aviões chinês Liaoning navegou pelas águas ao nordeste de Taiwan, seguido pela incursão na segunda-feira de uma aeronave de patrulha russa Il-38 próxima à Hokkaido, no Japão.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andromeda1016

Com a possibilidade da vitória de Trump na eleição presidencial da gringolandia, há rumores de que o Japão teme a retirada (ou diminuição) das forças armadas dos gringos da Ásia ficando sem o amparo dos mesmos na região, o que diminuiria a sua importância geopolítica por ai. Para prevenir tal cenário dizem que o Japão está tentando a propor criação de uma entidade como a Otan do pacífico com os aliados dos gringos na região, enquanto o Biden ainda é presidente, e parece que este passeio pelo estreito tem alguma relação com esta tentativa deles.

Dalton

Trump vê a China como principal potencial adversário e um presidente sozinho não iria mudar anos de investimento para reforçar ainda mais o Pacífico – onde já encontrava-se o que há de melhor em equipamento – inclusive acordos com aliados como o “AUKUS”. . Não há OTAN sem os EUA da mesma forma que uma “similar” no Pacífico não faria sentido sem eles, então, esses “rumores” são completamente infundados. . Não é novidade para muitos aqui, mas, conforme o plano de basear nos Japão o que há de melhor em navios, semana passada chegou o USS San Diego (LPD 22)… Read more »

Andromeda1016

É sabido que desde o fim da segunda grande guerra parte dos políticos gringos defendem que os EUA deixem de ser a policia do mundo e Trump se filia a corrente. O Trump odeia todos os países do mundo, inclusive a China, e segundo biografia de seu antigo secretário de segurança (não tenho certeza do cargo e nome dele) Trump já esteve perto de assinar a ordem de fechamento de todas as bases militares deles na Coreia do Sul e só não conseguiu fazer isso por que tal ordem foi retirada da mesa do Trump sorrateiramente por esse tal secretário… Read more »

Last edited 1 hora atrás by Andromeda1016
Carlos Campos

Já tem o QUAD, e essa análise eu não dou muito crédito pq a China era visto pelo Trump como uma grande ameaça, e o Japão e suas ilhas são uma base de frente pra China

Maurício.

Tem um pessoal que vive dizendo que a Ucrânia nunca esqueceu o que passou na mão dos soviéticos/comunistas/russos, será que a China esqueceu o que passou na mão dos japoneses? Pois é!

Leonardo

Speed30 knots (56 km/h; 35 mph)Complement175Sensors and

Electronic warfare

Aircraft carried1 × SH-60J(K) anti-submarine helicopterAviation facilitiesHangar and helipad

Rudi PY3TO

Tai um navio que me agrada https://en.wikipedia.org/wiki/JS_Sazanami … bem armado impõe respeito! bah tchê!

Hamom

O Estreito de Taiwan como rota marítima (exceto talvez entre Seul e Vietnã) é praticamente inútil.
Diria que pros países da OTAN e Quad, ao invés de ”rota de navegação”, tá mais pra ”rota de provocação”… xD