O Exército de Libertação Popular da China (PLA) conduziu exercícios navais e aéreos conjuntos ao redor de Scarborough Shoal no último sábado, enquanto forças dos Estados Unidos e das Filipinas realizavam manobras militares em uma das áreas mais sensíveis do Mar do Sul da China, dentro da zona econômica exclusiva (ZEE) das Filipinas. Esta é a segunda vez em dois meses que a China realiza tais exercícios simultâneos com atividades militares multilateralistas filipinas.

Horas antes dos exercícios, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu aos EUA que não “criem problemas” no Mar do Sul da China, em reunião com seu homólogo americano, Antony Blinken, em Nova York. Blinken acusou Pequim de realizar ações “perigosas e desestabilizadoras” nas águas disputadas.

Os exercícios do PLA incluíram reconhecimento, alerta antecipado e patrulhas marítimas e aéreas ao redor da Ilha Huangyan, nome chinês para Scarborough Shoal, e foram descritos como atividades de rotina para defender a soberania e segurança nacional da China. Por outro lado, as Filipinas e os EUA, junto com forças da Austrália, Japão e Nova Zelândia, realizaram exercícios cooperativos que visam reforçar a interoperabilidade e a cooperação regional.

Scarborough Shoal, reivindicada por China e Filipinas, é uma área estratégica dentro da ZEE filipina. A China controla efetivamente o território desde 2012, apesar de uma decisão favorável às Filipinas em um tribunal internacional em 2016, que Pequim rejeitou.

Nos últimos meses, tensões entre China e Filipinas têm aumentado, com várias confrontações aéreas e marítimas, incluindo um incidente recente em que um jato chinês disparou sinalizadores perigosamente próximos de uma aeronave filipina. Essas tensões aumentam o risco de envolver os EUA, aliado das Filipinas por tratado.

A intensificação das parcerias de defesa das Filipinas com os EUA e outros aliados, como Japão e Vietnã, tem provocado a ira de Pequim, que vê Washington como o principal apoio por trás das ações filipinas no Mar do Sul da China.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamom

A marinha do PLA decidiu fazer seu exercício como reação as manobras EUA – Filipinas…

Do outro lado;

” o único navio-tanque da Marinha dos EUA no Médio Oriente encalhou ao largo de Omã, o grupo de porta-aviões Abraham Lincoln na região tem agora um problema.”

”O navio-tanque USNS Big Horn, um importante apoiador do grupo de porta-aviões Abraham Lincoln, encalhou em 23 de setembro e ficou parcialmente cheio de água”. 

Hamom

Existem versões no X de que foi devido a um ataque dos Houthis…

”…o único navio de reabastecimento, o USNS Big Horn, foi atingido pelos Houthis…”

Leandro Costa

Essa versão dos Houthis é balela. Eles assumiriam imediatamente que algo assim tenha sido feito e não foi, mas a área onde estava o Big Horn, é passível de encalhar mesmo caso ocorra falta de cuidado na navegação, o que me parece evidente.

Os videos que vazaram da tripulação não contém pânico de um ataque, por sinal.

Hamom

Não é a versão ”dos Houthis” e sim de usuários [não Houthis] do X, especulando…

Last edited 2 meses atrás by Hamom
Leandro Costa

Sim. Daí: ‘eles assumiriam imediatamente….’

Dalton

De fato foi um incidente “infeliz” que está sendo tratado por alguns como o “fim do mundo”
mas não será, uma marinha como a dos EUA sabe improvisar e eventualmente superar as dificuldades e o USS Harry Truman está a caminho devendo chegar ao “Oriente Médio” em menos de duas semanas.

Romão

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Hamom

Isto parece mais confiável do que adaptar um petroleiro comercial para a função. Como a matéria que linkei [ encalhou], considerou como uma possibilidade…

Bosco

Dalton,
quantos tipos de combustível a USN utiliza? Para as aeronaves e para navios (com caldeiras (acho que ainda tem, né?) , motores Diesel e turbinas a gás)?
E esses navios de reabastecimento podem levar todos os tipos ou há navios “oilers” específicos para navios e aeronaves?

Dalton

Houve uma padronização décadas atrás então há apenas um tipo para navios o “F-76” e outro para aeronaves o “JP-5” se bem que navios com turbinas a gás utilizam ambos. . Um Navio Tanque transporta ambos os tipos e uma pequena quantidade de “carga seca” enquanto há outra classe de Navios Logísticos que transportam principalmente munições e demais carga seca e uma pequena quantidade de combustível também. . Onde quer que navios da US Navy estejam, eles serão atendidos por estes 2 tipos de Navios Logísticos que fazem muitas viagens de uma base avançada até os navios e então retornam… Read more »

Bosco

Blz, Dalton.

BraZil

Fico imaginando quando se confirmar que um navio da USN foi eventualmente atingido por míssil inimigo, as manobras linguísticas e axiomáticas de alguns …

Heinz

Olhem o mapa e me digam que a China está certa nas suas requisições, estão quase na ZEE das filipinas

Bigliazzi

Esses chineses falam muito