03 de outubro de 2024 – O Agamemnon, o mais recente submarino de ataque da Classe Astute da Marinha Real Britânica, foi lançado hoje nas instalações da BAE Systems em Barrow-in-Furness, Cumbria.

Nomeado em homenagem ao antigo rei grego Agamenon, este é o sexto dos sete submarinos da Classe Astute, todos projetados e construídos no histórico estaleiro de Barrow, sede da construção de submarinos no Reino Unido.

O submarino movido a energia nuclear, que desloca 7.400 toneladas e tem 97 metros de comprimento, saiu do Devonshire Dock Hall e entrou na água pela primeira vez hoje.

O Agamemnon agora começará a próxima fase de seu programa de testes e comissionamento, antes de deixar Barrow para testes no mar com a Marinha Real.

Steve Timms, Diretor Geral da BAE Systems Submarines, disse: “Este é um marco extremamente significativo para todos na BAE Systems, na Defence Nuclear Enterprise e na Marinha Real.

“O projeto e a construção de um submarino movido a energia nuclear são incrivelmente complexos e verdadeiramente um esforço nacional. Presto homenagem às milhares de pessoas altamente qualificadas que ajudaram a trazer o Agamemnon até este estágio.

Submarino nuclear de ataque classe Astute em corte (clique na imagem para ampliar)

“Os submarinos são uma componente vital das capacidades de defesa do Reino Unido e agora devemos trabalhar coletivamente para garantir que o Agamemnon esteja pronto para se juntar aos seus submarinos-irmãos em serviço na Marinha Real.”

O Comandante do Agamemnon, David ‘Bing’ Crosby, afirmou: “Ainda há muito a fazer até sairmos com o Agamemnon de Barrow, mas toda a equipe deve se orgulhar do que alcançaram com esta construção até agora.

“Estou ansioso para trabalhar com nossos amigos da BAE Systems, da Submarine Delivery Agency e da Defence Nuclear Enterprise para levar o Agamemnon pelos testes finais e deixá-lo pronto para sua saída de Barrow.”

Os submarinos da Classe Astute são os maiores e mais avançados submarinos de ataque já construídos para a Marinha Real. Sua tecnologia nuclear de última geração significa que nunca precisam ser reabastecidos e, como produzem seu próprio oxigênio e água potável para seus 98 tripulantes, podem circunavegar o globo sem precisar emergir.

Os primeiros cinco submarinos da classe, HMS Astute, HMS Ambush, HMS Artful, HMS Audacious e HMS Anson, já foram entregues à Marinha Real, e os trabalhos no último submarino da Classe Astute, o Agincourt, estão em andamento.

FONTE: BAE Systems

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Creio que Ulisses era mais astuto que Agamenon.

Leandro Costa

Mas os nomes das belonaves da RN são os melhores, há de convir.

Camargoer.

Pois é… a MB ignorou a ideia bacana de nomear os submarinos com nomes de tripos e separar as classes pela letra… mas invetou de repetir.. riachuelo.. humaita.. tonelero… a mesma coisa com as fragatas… tanta ideia legal e ficam repetindo os mesmos nomes…

coloca nome de orixás… coloca nome de passarinho… coloca nome da tabela periódica… coloca nome de presidente… batiza um navio de Maria Quitéria, D.Leopoldina, D.Amélia, D.Teresa que foram as trẽs imperatrizes do Brasil…

se quiser, Monica, Cascão, Cebolina, Magali, Franjinha, Xaveco… a liste é grande., Daria para batiza toda uma classe de navios de patrulha…

Leandro Costa

Acho que a MB repete tanto esses nomes porque são considerados importantes para a História da própria MB. Como não temos muitos navios, os que são considerados importantes, acabam recebendo os mesmos nomes dos anteriores.

Podiam variar mesmo.

BraZil

Concordo plenamente. É uma repetição cansativa e monótona (óbvio kkk) e temos tantas opções bacanas em nossa rica história militar, tanto de lugares, quanto de personagens, mas aparentemente nossa criatividade está no patamar de nossas audácia e ambição.

Aéreo

Sem duvida, a classe Leander que o diga.
Por aqui tivemos uma boa safra de nomes também na classe Niterói. No resto ou é nome de índio ou é nome de personalidades que a MB acha importante internamente.

Abner

Cada nome um mais interessante que o outro. Bem que podiam usar Arthur ou Pendragon..

MGNVS

Camargoer, perceba que todos os nomes dos outros submarinos tbm começam com A.

Camargoer.

Foi apenas uma piada entre os personagens da Guerra de Tróia… até a ideia do cavalo foi do Ulisses.

curioso

Mas você tem razão. A astúcia é o principal atributo heroico de Ulisses. Talvez por isso, além de vencer a guerra de Troia, ele tenha conseguido voltar pra casa (e pra Penélope). Já Aquiles, o melhor guerreiro — e Ajax também, o segundo melhor, se não me engano –, morrem na guerra. Posso estar misturando estações ou livros de história da 2a Guerra Mundial, mas acho que Aquiles e Ajax também foram nomes de navios da Royal Navy. Os lordes e almirantes ingleses, por afinidade imperial, eram muito ligados nos impérios e nas guerras antigas. As guerras deles (o último… Read more »

Camargoer.

Verdade.. o HMS Achilles e o HMS Ajax eram da mesma classe e combateram na II Guerra.. e sobreviveram. Também teve um HMS Ulysses mas de outra classe e uma HMS Venus… Já a HMS Penelope foi afundada por um submarino nazista

curioso

Obrigado por esclarecer. Por acaso a dupla Ajax/Achilles esteve na batalha do Rio da Prata?
Eu não tenho um centésimo do conhecimento dos “permanentes” destes blogs (como você) sobre nomes e características de navios históricos ou contemporâneos, mas esses dois nomes batem um sino na memória como participanntes de algum confronto importante ( e sobre o qual já li algo há tempos).
Os suspeitos habituais são a batalha do Rio da Prata e a caça ao Bismarck, que já renderam filmes e documentários, além de capítulos nos livros de História e reportagens comemorativas nos aniversários redondos. Mas não tenho certeza.

Paulo Cunha

E Hércules?

curioso

Hehehe…. Tem uma pendenga amigável entre o pessoal das letras clássicas. Os latinistas, mais ligados na Roma antiga, falam (e escrevem) Ulisses, a tradução latina do nome.
Mas os helenistas, a turma que estuda a Grécia antiga, fazem questão de manter o nome do grego clássico, Odisseus.

Camargoer.

eu sei… eu sempre fico na dúvida sobre qual usar.. até porque a Odisséia não é Ulisséia… mas “Ulisses” é mais conhecido.

feito Vẽnus e Afrodite.. um dia acabo escrevendo “venfrodite”

curioso

Acho Afrodite um nome mais bonito, mas Vênus é mais curto e familiar…
O difícil é não pisar nos calos nem de gregos nem de goianos…opa, romanos!

Carlos Campos

Classe Astute são os subs mais bonitos que eu já vi, bem diferente de qualquer outro submarino, pra mim pelo desenho, é o F22 dos oceanos

Rodrigo G C Frizoni

Aquela nova classe de sub do Japão é linda tambem