Novas imagens do novo navio de assalto anfíbio Type 076 da Marinha Chinesa (PLA Navy) em construção mostram que o navio terá duas ilhas separadas, uma para navegação e outra para controle aéreo.

O Type 076 é um navio de assalto anfíbio (Landing Helicopter Dock – LHD) que está sendo construído com o objetivo de fornecer à China uma capacidade de projeção de força anfíbia mais sofisticada. Estimativas sugerem que o Type 076 será ligeiramente maior que o já operacional Type 075, seu antecessor, e terá um convés de voo maior e mais avançado, capaz de operar drones e, futuramente, aeronaves de decolagem curta e pouso vertical (STOVL).

Segundo pedidos oficiais de propostas (RFP) associados ao Type 076 divulgados na Internet, o navio terá duas turbinas a gás de 21 MW e 6 motores diesel, em um sistema de energia integrado (IEP).

O equipamento de aviação especificado inclui um “convés para UAV”, um elevador de munições, um elevador de convés de voo de 30 toneladas e um sistema CATOBAR eletromagnético para aeronaves leves, provavelmente UCAVs.

O navio tem comprimento de 252 metros, boca de 45 metros e o deslocamento será de 48 mil toneladas.

Concepções em 3D do Type 076

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel Asafe

Parece muito aquele modelo dos agora porta-aviões japoneses, só que com anabolizantes kkkkk.
Se estão fazendo navios antecipando a ideia de um avião que possa pousar verticalmente, provavelmente já devem ter algum projeto para aeronaves desse tipo em andamento.

Carvalho2008

A décadas falo em um navio realmente híbrido….e sempre chutei a faixa das 45 mil ton….

Eis aí…na realidade, avançou até mais do que eu pregava…pois defendia stobar, mas os chineses já vão para catobar….

Pois é….nesta tonelagem parece estar cabendo o que precisava caber….

Esteves

Híbrido na propulsão e na ala aérea.

Dalton

Ele será bem maior que o USS America este sim deslocando totalmente carregado cerca de 45.000 toneladas e algumas fontes o descrevem como podendo ultrapassar as 50.000
toneladas quando carregado.

Leandro Costa

CATOBAR mas sem convés angular?

Boa sorte.

carvalho2008

como os antigos Essex….

carvalho2008

comment image

Esteves

CV-9

Navio teimoso. E famoso.

Dalton

Os “Essex” eventualmente receberam convés em ângulo como o “Intrepid” cujo modelo
na escala 1:1250 adquiri décadas atrás – saudades do dólar barato 🙂

Marcos

Parece que o CATOBAR será somente para UAV. Possivelmente possuirão capacidade para pouso e decolagem curtas.

Alexandre Costa

Foi o que eu entendi também. Não creio que a idéia seja lançar e recuperar aviões tripulados de tamanho “normal”.

carvalho2008

China esta desenvolvendo o STOVL J-18
comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Leandro Costa

Se o UAV da última foto for do mesmo tamanho que o UAV ‘originale’ Americano, e tiver mais ou menos o mesmo peso, deixa ele perto de um tamanho e peso de um Skyhawk.

Se erra o pouso, mesmo se tiver uma barreira como nos porta-aviões antigos com flush deck, e faz um strike, o estrago não é pequeno, ainda mais se ainda tiver uma quantidade considerável de combustível à bordo.

Convéses angulares não foram inventados à toa.

Alex Barreto Cypriano

CaTobAR sem aparelho de arresto ou captura?

carvalho2008

Concepção original haveria o Convés Angulado
comment image

carvalho2008

aqui a diferença entre o L-75 e o L-76
comment image

carvalho2008

Aqui a possivel evolução angle deck

comment image

ChinEs

A China sendo a China…

J R

Esse tem a cara da MB. Um novo MG!

Hamom

Type 076, o terceiro navio no mundo a ser equipado com catapultas eletromagnéticas…

Sem confirmação oficial, há suposições que o  J-35 e o J-15 poderiam operar com pousos e decolagens no Type 076, fornecendo assim suporte aéreo baseado em porta-aviões para a Marinha, na ausência de um porta-aviões regular.
comment image
[Desenho ainda com uma ilha]

Last edited 3 meses atrás by Hamom
Renato Alves

Enquanto isso em.ums carta Marinha americana não conseguem construir Fragatas…..A Marinha Chinesa a passos largos em capacidade tecnologia e número.

Dalton

Se conseguem construir grandes “Destroyers” uma fragata não seria problema, o que aconteceu é que para poupar tempo e dinheiro tomou-se um projeto já pronto para ter como base – FREMM italiana – só que a US Navy tem requerimentos que esse navio do jeito que está não atende assim modificações eram esperadas só que foi preciso mais do que se supunha então se terá um navio muito diferente. . A primeira da classe encontra-se em construção e haverá um atraso na entrega de até 3 anos justamente pelas modificações e outras 5 já foram autorizadas de um total que… Read more »

Fábio CDC

Em números sim mas tecnologia a frente da US Navy a passos largos?… Eu sinceramente não diria isso.

Hcosta

https://www.navycommissionings.org/
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_current_ships_of_the_United_States_Navy#Future_ships

parece querer insinuar que por ter atrasos num projeto de uma nova classe de navios isso significa que deixaram de construir navios…

Emmanuel

A MB vai querer um com três ilhas, duas baías e um banhado.
Tudo com ToT e movido a energia nuclear.

Nilo

A interesse do governo em revitalizar plataformas da Petrobrás contratando estaleiro nacionais, “Plataformas que no passado você contratava a US$ 1,5 bilhão, hoje estão chegando a US$ 4 bilhões”.
Com fim de recuperar produções o movimento está alinhado com o desejo do governo de revitalizar a indústria naval brasileira e reverte a prática iniciada em governos anteriores, então não é impossível a MB voltar a projetos em parceria para um muntiproposito como o Atlântico.

Alex Barreto Cypriano

As concepções artísticas que ilustram a matéria estão ‘furadas’. Só olhar o monte de foto de satélite por aí do Type 076 (classe Yulan). A curiosidade é a insistência num elevador centralizado na borda da popa (semelhante ao dos Tarawa) quando o design supostamente já alberga um deck edge elevator entre as ilhas, um uso mais sábio de um espaço que no italiano Trieste sobrou ‘inassignado’. O casco do Yulan tem boca na linha d’água de uns 30 metros e de uns 45 na altura do convoo: são dois sponsons corridos de proa a popa com balanço de uns 7… Read more »

Dalton

Estranho Alex, há fotos que mostram apenas 2 elevadores ambos “deck edge” um entre as “ilhas” e o outro a bombordo !

Alex Barreto Cypriano

Verdade, mestre Dalton, são dois deck Edge elevators. Acho que me enganei vendo fotos antigas da construção (onde parecia haver um fosso de elevador) e impressões artísticas que colocavam um elevador na popa. Aqui:
comment image?w=691&h=894
Esta foto do CSIS mostra claramente o arranjo em dois elevadores nos costados:
comment image?VersionId=ZnAk4o2GVNgZoDjwvjSPrM8LTUXKa2Mi

Carvalho2008

A minha curiosidade é sobre o maquinario de parada…parece estranho emals sem cabos de parada…

Alex Barreto Cypriano

Acho que teremos que esperar pra ver o Yulan completo. As ilustrações com aparelho de arresto sobrepondo as marcações de pouso de helicópteros acho bem mal pensado: os cross deck pendants são equipamento permanente na landing lane e podem atrapalhar pousos de helis, embora haja espaço abaixo do convoo pro maquinário hidráulico ou turbo elétrico do (talvez advanced) arresting gear. Com 45 metros de largura poderiam haver duas Lanes paralelas, uma pra take-off outra pra landing. De fato, no Yulan, há uma waist catapult, o que indica a possibilidade de uma Lane paralela… E os landing spots podem ser relocados… Read more »

Manus Ferrum

“China will grow larger!” Kkkk

Marcelo

Haha, boa