Cerimônia de batimento de quilha e corte de aço do Navio Multipropósito da Marinha Portuguesa no estaleiro Damen

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O Damen Shipyards Group realizou uma cerimônia conjunta de corte de aço e assentamento de quilha no estaleiro Damen Shipyards Galati, na Romênia. O evento marcou simultaneamente dois marcos importantes na construção de um inovador Navio Multipropósito para a Marinha Portuguesa.

O evento foi conduzido pelo Diretor Comercial da Damen, Jan-Wim Dekker, e contou com a presença de ilustres convidados, incluindo o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Melo, e o Chefe do Estado-Maior da Marinha Portuguesa, Almirante Gouveia e Melo. Os convidados principais realizaram o corte de aço e o assentamento de quilha da embarcação.

O contrato para o navio foi assinado pelas duas partes em novembro do ano passado, após um processo de licitação. O projeto é financiado pelo Fundo de Recuperação e Resiliência da União Europeia (RRF), que faz parte do NextGenerationEU (o pacote de recuperação econômica para apoiar os Estados-membros da UE afetados pela pandemia de COVID-19).

O Chefe do Estado-Maior da Marinha Portuguesa, Almirante Gouveia e Melo, declarou: “Este é um navio com um conceito revolucionário, concebido pela Marinha Portuguesa. É um navio multi-domínio, especificamente nas componentes aéreas, de superfície e submarinas. Ele pode realizar várias missões, como pesquisa científica e experimentação com drones e robótica, além de apoio em situações de emergência e desastres.

“Representa uma vantagem significativa em termos de custos de construção, operação e manutenção, com uma arquitetura modular aberta que permite rápida adaptação de acordo com as missões e tarefas a ele atribuídas.”

O Navio Multipropósito faz parte da linha de Navios de Apoio da Damen. A linha, com capacidade de 7.000 a 9.000 toneladas, aplica soluções padronizadas comprovadas sempre que possível, garantindo uma construção rápida, confiável e econômica.

Considerando o conceito apresentado pela Marinha Portuguesa, a Damen cooperou estreitamente com seu cliente no desenvolvimento de uma embarcação que atendesse às suas necessidades específicas. O navio, o NRP Dom João II, oferece uma versatilidade incomparável, com capacidades que abrangem pesquisa científica e tecnológica, busca e resgate, alívio de emergências, bem como segurança marítima e monitoramento ambiental e meteorológico.

Reconhecendo a crescente importância dos drones e da tecnologia autônoma em missões de emergência e vigilância, o Navio Multipropósito é capaz de transportar e lançar Veículos Submarinos Não Tripulados (UUV), Veículos de Superfície Não Tripulados (USV) e Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV). Para este último, o navio inclui um convés de voo de 94 x 11 metros.

A embarcação de 107 metros conta com 650 m² de espaço no convés, adequado para o transporte de até doze TEUs. Esses espaços podem abrigar sistemas modulares específicos para missões, como hospitais, câmaras hiperbáricas e equipamentos ROV, conforme necessário.

Para facilitar a exploração e pesquisa oceânica, o Navio Multipropósito contará com instalações laboratoriais de última geração e acomodações para pessoal científico.

O Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Melo, afirmou: “A vasta área marítima sob jurisdição portuguesa representa uma grande parte das Zonas Econômicas Exclusivas de todos os Estados-Membros da União Europeia. Salvaguardar esse domínio é essencial, especialmente à medida que enfrentamos uma crescente competição estratégica no Atlântico Norte. É imperativo que fortaleçamos nossas capacidades para enfrentar essas ameaças e proteger os recursos de nosso fundo marinho, que são de valor estratégico crítico.

“O futuro Navio Multifuncional é um elemento-chave para responder a esses desafios. Ao incorporar tecnologias avançadas, como sistemas robóticos aéreos, de superfície e submarinos, juntamente com inteligência artificial, estamos nos posicionando na vanguarda da inovação marítima. Este navio não apenas aumentará a eficácia e segurança de nossas operações no mar, mas também contribuirá para diversos setores, desde o monitoramento ambiental até a fiscalização pesqueira e a pesquisa científica.”

O Diretor Comercial da Damen, Jan-Wim Dekker, declarou: “Estamos orgulhosos de ter sido selecionados para construir este espetacular navio para a Marinha Portuguesa. O corte de aço e o assentamento de quilha no Damen Shipyards Galati representam grandes avanços na construção deste Navio Multipropósito, que permitirá à Marinha Portuguesa realizar as missões mais exigentes, ao mesmo tempo em que possibilitará atividades de pesquisa nas áreas mais profundas dos oceanos. Isso também reforça a forte relação da Damen com a Marinha Portuguesa e exemplifica mais uma vez a cooperação da indústria de defesa europeia.”

O NRP Dom João II está programado para ser entregue em 2026, quando se juntará a outras duas embarcações construídas pela Damen: o NRP Bartolomeu Dias, de 122 metros de comprimento, e o NRP D. Francisco de Almeida.

FONTE: Damen

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Marco Antônio

04.10.24 – sexta-feira, bdia, Portugal adquire KC390, adquiri navio multiproposito, e, por aí vai. A lógica diz, no momento todas as nações da Europa de maneira geral estão se armando; e, não por acaso. E nós Brasil, vamos ficar só nos poucos submarinos, e fragatas com pouco poder de fogo. Senhores que possuem poder…. congresso, MD, FFAA’S, vamos nos mexer….. correr atrás, não esperar acontecer para agir.

Franz A. Neeracher

Não esquecendo a encomenda dos F-35.

Carlos Campos

F35 é uma questão de tempo, mesmo reduzindo o numero de caças

Underground

Na verdade estão mantendo seu arsenal de guerra atualizado, para fazer o básico fo básico.
É diferente da República Imperial de Banania do Sul, que prefere investir no social, entendendo-se por social manter casa em Miami (antigamente era Paris), carro novo para os filhos, cargo oara a mulher, sogra, genro.

Emmanuel

MB…corre aqui.
Se parasse com essa coisa de subnuc até poderia ter um desse aí.

Leonardo

Esse não tá ruim não. Poderia ser avaliado pela MB.

Emmanuel

Navio multipropósito que cairia como uma luva para a MB.
Mas ela quer submarino nuclear.

J R

ainda bem, antes tivesse investido em mais submarinos em vez daquele trambolhão do SP

MMerlin

Uma péssima escolha não anula outra.
Não precisa nem de NAe nem do Álvaro Alberto. Não nesse momento. Não nessa situação.

snake

ok entao precisa de que entao, porque atende sei em mar que tem submarino nuclear ninguem se atreve a navegar, mas aprofunde mais na sua opiniao ai fiquei curioso

TeoB

Proposta interessante, porem acho meio pequeno, deveria ter uma capacidade de operar helicópteros de ataque naval e desembarque de tropas pelo menos, seilá é o tamanho de uma fragata.

Fabio

Daí iria para 1 bi a embarcação, essa proposta é para drones exclusivamente, bem mais barato

Last edited 12 horas atrás by Fabio
Hcosta

não tem porque não é essa a sua função.

Carlos

Este para já é um navio experimental que poderá vir a substituir as fragatas devido à utilização de drones e marinheiros de silício, podes ver a explicação do Almirante Gouveia e Melo nestes dois vídeos “DIMDEX 2024: Damen MPSS, Dearsan FAC, Fincantieri in Qatar, Meteksan latest systems” e neste outro “Sessão Solene do Dia da Marinha – “Visão do CEMA para a Marinha – transformações em curso” 25MAIO23″ na opção Renovação da Esquadra (timeline 19;05)

Alejandro Pérez

132 milhões de Euros…
Barato.

Maurício.

Que coisinha mais feia, além de ser bem pequeno, na minha opinião, um porta-helicópteros tem muito mais serventia, eu não trocaria o Atlântico por uma coisinha dessas.
Mas, se vai ter serventia para a marinha portuguesa, é isso que importa.

carvalho2008

Ele é mais de 3 vezes menor que o Atlantico….mas é o que sempre defendi….multitarefa com enfase aerea…e pode ser usado como porta helicoptero sim….

Hcosta

sim, pode ser usado como porta helicóptero. Só tem espaço para um…

carvalho2008

acho que cabe mais de um….mas na pior das hipoteses…3…sendo 1 medio e dois leves usando as baias dos drones..acho cabe ali Esquilo ou AH-6…

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carvalho2008

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Hcosta

Duvido muito. Mas não me pareça que seja essa a definição de operar.
É bastante mais complicado do que ter um espaço onde cabe um helicóptero. É necessário margem de segurança, hangares, equipamento de apoio, etc…

Se fosse somente isso daria para colocar uns seis helis, com as hélices e as caudas dobradas e com somente um local de pouso. Mas isso não seria um porta helis mas um transportador de helis…

Carvalho2008

Minha suspeita é que no descritivo ele parece ter 900 ton de combustível….

carvalho2008

Todo o andar terreo da ilha é dedicado a hangar de helis, drones ou ambos…
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carvalho2008

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carvalho2008

Meu de desenho de 2013….ficou parecido….não?

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carvalho2008

Embora no meu o casco mercante tem 175 metros
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carvalho2008

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Last edited 12 horas atrás by carvalho2008
Nilo

Uma questão, “…abrangem pesquisa científica e tecnológica,… Para facilitar a exploração e pesquisa oceânica, o Navio Multipropósito contará com instalações laboratoriais de última geração e acomodações para pessoal científico…”
Pesquisas científicas oceanografia demanda grande tempo de destinação do barco para a função me pergunto se as outras não ficariam comprometidas.

carvalho2008

o navio é focado em ser uma sacola….põe dentro o que desejar…de acordo com o trabalho que se deseja naquele momento….não é uso concomitante….

Hcosta

Este é um navio de patrulha com alguma capacidade logística e pode operar um número considerável de drones.

Não faz sentido comparar com o Atlântico.

É como comparar a classe Amazonas com as Tamandaré na sua função e nem vale a pena comparar na capacidade de transporte e desembarque de tropas e como porta helicópteros.
Não é essa a sua função. Nem dá para comparar a não ser que são ambos navios…

carvalho2008

Mas vale uma comparação muito interessante com as mazonas e ue passa desapercebido….extremamente importante….o grupo motor e de geração eletrica, é de dimensão e capacidade similar a uma Amazonas….tal qual o Makassar é…não se deixem seduzir pelo tamanho….o custo é barato….só o aço é que tem a mais…o caixote de aço….um simples design, amplia horizontes de emprego…o que semre falei…

Carlos

Se é feio ou não ninguém quer saber nem a Damen que aproveitou o projeto e elaborou dois novos navios “Damen revela novo Navio de Apoio Multiuso (MPSS)” titulo de um vídeo onde os podes ver. O projeto da Plataforma Naval Multifuncional tem a ver com os novos conceitos de guerra naval nos quais drones estão na primeira linha e lembremo-nos que a Ucrânia correu com a marinha russa do Mar Negro e o projeto tem a ver com as missões nas quais pode ser envolvido e que podes ver no vídeo de assinatura de construção do NRP D. João… Read more »

Last edited 12 horas atrás by Carlos
Maurício.

“Se é feio ou não ninguém quer saber.”

“Os portugueses sabem que nada é bem feito segundo a perspetiva brasileira.”

Quanto mimimi, eu só disse que eu achei o navio feio e pequeno, não se pode mais dar uma opinião que um pessoal já dá piti!

Underground

O problema é que nós não temos capacidade para fazer essa coisinha feia e pequena, nem projeto, nem construção.

Fabio

Da maquete ao corte de chapa até que foi bem rápido

carvalho2008

pois é…basta o design…o resto, é puramente mercante….um mercante desenhado para uso militar, ou patrulha ou civil…

Gabriel BR

Um projeto excelente de um estaleiro excelente ! Sou um grande admirador da Damen

Groosp

Em um desenho mais antigo ele tinha uma sky jump. Também não tem nenhum armamento? Nem um canhãozinho automático?

Carvalho2008

A ski jump parece ser da versão maior de 9mil ton

curioso

Pra quem reclama que não tem canhão e helicóptero armado nem desembarca tropas — não é por aí. O estaleiro holandês mesmo informa no texto que são tipos novos de navios de apoio, não são linha de frente. Os portugueses viram longe e podem se gabar com tazão. Saíram na frente com o que agora parece uma ideia óbvia — num ambiente coalhado de drones, câmeras e sensores, no ar, na água e debaixo d’água, ganha alguma vantagem quem concentrar essa avalanche de informações num naviozinho-espião ao cubo, capaz de fazer patrulha e salvamento, comando e controle, pesquisa e o… Read more »

carvalho2008

é isto ai…..

Gabriel Tito

Brasil poderia encomendar dois desse mas numa versão ” maiorzinha”

carvalho2008

Brasl tem tecnologia e estaleiro de sobra para fazer a banheira de aço disto….o que precisa é…fazer…. e de preferencia, um casco de dupla aptidão mercante, para que o projeto possa ser encomendado por clientes civis e mercantes tambem… Veja que até EUA estão dando braço a torcer e pretendem passar alguma coisa para a Coreia do Sul…e porque? Simples, enquanto estaleiros americanos vivem de encomendas 100% militares, os Sul Coreanos tem as encomendas Civis Mercantes, que mantem a industria ativa, circulando muita tonelada de aço construida e assim, conseguindo ter baixos custos de produção… É por isto que defendo… Read more »

curioso

Pois é… depois o povo fica se lamentando que não tem uma “Embraer naval”.
Mas o que a Embraer criou, guardadas as proporções e diferenças inevitáveis entre os dois ambientes, foi exatamente uma versão “aviadora” desse perfil que você descreve.

carvalho2008

Estes desenhos que fiz, foram inspirados neste navio, o “Global Afrika” construido nos estaleiros Mauá no Brasil. A unica coisa que fiz foi arrancar a rampa com aquela porta guilhotina que sobe ao convés e instalar um elevador.

O Global Afrika tem 147 metros de comprimento e 25 metros de boca
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carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

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Amplie a foto e veja, como mesmo no projeto original sem sequer ter vies de planta militarizada, como ele podia servir a MB…aquilo ali no conves são dezenas de caminhões….

Last edited 4 horas atrás by carvalho2008
Esteves

O que? Pra que? Quais os empregos? Aonde? Como? Quando?

Não pergunto Quanto porque Mestre Carvalho afirma que é baratinho.

Guizmo

Macacos me mordam……é um Porta-Drones

Esteves

Serve pra levar drones. E?