IMAGENS: Petroleiro é atacado por embarcação não tripulada dos Houthis próximo ao Iêmen

4

Os Houthis, apoiados pelo Irã, divulgaram novas imagens de vídeo de um ataque realizado por uma embarcação de superfície não tripulada (USV) contra o petroleiro de bandeira panamenha M/T Cordelia Moon no Mar Vermelho.

O incidente, ocorrido em 1º de outubro, envolveu múltiplos ataques com mísseis e um impacto por uma USV. O petroleiro estava sem carga no momento do ataque, navegando em condição de lastro.

De acordo com o Centro Conjunto de Informações Marítimas (JMIC), o navio foi alvo enquanto navegava pelo sul do Mar Vermelho, a aproximadamente 64 milhas náuticas de Al Hudaydah, no Iêmen. O ataque ocorreu em várias etapas, segundo o capitão do navio:

– Às 01h50 UTC, três projéteis caíram próximos à proa de bombordo do navio.
– Às 02h53 UTC, um quarto projétil caiu a 100 metros da popa a boreste.
– Às 05h00 UTC, o navio foi atingido por uma USV no lado de bombordo.

VÍDEOS: Ataque dos Houthis contra o Cordelia Moon

O JMIC confirmou que o Cordelia Moon sofreu danos, mas não precisou de assistência. Todos os membros da tripulação estão seguros, e o navio está a caminho de seu próximo destino. O centro também avaliou que o navio foi provavelmente visado devido a associações na estrutura operacional da embarcação.

A avaliação atual de ameaças indica que navios com associações a Israel, Estados Unidos ou Reino Unido estão em maior risco, mas embarcações pertencentes a estruturas empresariais que fazem escalas em portos de Israel também são alvos potenciais.

Com o aumento das tensões no Mar Vermelho, esse último incidente ressalta os perigos enfrentados por navios e suas tripulações na região, especialmente aqueles com ligações a países considerados adversários pelos rebeldes Houthis.

FONTE: gCaptain

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Jeffer

Drone lento, isso mostra como é difícil a defesa de um navio desprotegido

Luiz

Sim, armas de baixo calibre não ajudam em nada.

Maurício.

Um barquinho espartano, quase uma tartaruga, e mesmo assim consegue causar danos. E segue o baile dos Houthis.
Detalhe curioso, o maluco filmando em vez de meter bala, outro detalhe é que são todos ruins de mira! Rsrsrs.

adriano Madureira

Strike !