IMAGENS: Petroleiro é atacado por embarcação não tripulada dos Houthis próximo ao Iêmen

53

Os Houthis, apoiados pelo Irã, divulgaram novas imagens de vídeo de um ataque realizado por uma embarcação de superfície não tripulada (USV) contra o petroleiro de bandeira panamenha M/T Cordelia Moon no Mar Vermelho.

O incidente, ocorrido em 1º de outubro, envolveu múltiplos ataques com mísseis e um impacto por uma USV. O petroleiro estava sem carga no momento do ataque, navegando em condição de lastro.

De acordo com o Centro Conjunto de Informações Marítimas (JMIC), o navio foi alvo enquanto navegava pelo sul do Mar Vermelho, a aproximadamente 64 milhas náuticas de Al Hudaydah, no Iêmen. O ataque ocorreu em várias etapas, segundo o capitão do navio:

– Às 01h50 UTC, três projéteis caíram próximos à proa de bombordo do navio.
– Às 02h53 UTC, um quarto projétil caiu a 100 metros da popa a boreste.
– Às 05h00 UTC, o navio foi atingido por uma USV no lado de bombordo.

VÍDEOS: Ataque dos Houthis contra o Cordelia Moon

O JMIC confirmou que o Cordelia Moon sofreu danos, mas não precisou de assistência. Todos os membros da tripulação estão seguros, e o navio está a caminho de seu próximo destino. O centro também avaliou que o navio foi provavelmente visado devido a associações na estrutura operacional da embarcação.

A avaliação atual de ameaças indica que navios com associações a Israel, Estados Unidos ou Reino Unido estão em maior risco, mas embarcações pertencentes a estruturas empresariais que fazem escalas em portos de Israel também são alvos potenciais.

Com o aumento das tensões no Mar Vermelho, esse último incidente ressalta os perigos enfrentados por navios e suas tripulações na região, especialmente aqueles com ligações a países considerados adversários pelos rebeldes Houthis.

FONTE: gCaptain

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Jeffer

Drone lento, isso mostra como é difícil a defesa de um navio desprotegido

Luiz

Sim, armas de baixo calibre não ajudam em nada.

Burgos

Eu lá com a Mtr .50 rasgava esse BP no meio de tanto tiro que ia dar 💪⚓️👍😏🏴‍☠️💀☠️

Gerson Carvalho

Impressionante é que erram todos os tiros.

Carvalho2008

A cadência de disparo também foi muito fraca….era um tiro ao Pato muito perigoso para tão poucos tiros…

Rodrigo

As vzs as armas, quw eles podem usar não sao automáticas.
Nos, Eua as armas nao podem ser automáticas, então penso que isso aplica a essas empresas de segurança de navios, armas semi automáticas.

Groosp

Muitas vezes as armas precisam ser jogadas no mar antes de entrarem nas águas territoriais do país devido à legislação.

Marcos

Mesmo apoiando o fuzil, os caras são péssimos na pontaria. Acho que meu avô faria melhor!!!🤬🤬🤬

Alex

Armas de baixo calibre. E os cara parece cego. Ou Poderia ir outro barco de encontro. Um drone. Eles nu sabem que aquela área está em conflito.

Maurício.

Um barquinho espartano, quase uma tartaruga, e mesmo assim consegue causar danos. E segue o baile dos Houthis.
Detalhe curioso, o maluco filmando em vez de meter bala, outro detalhe é que são todos ruins de mira! Rsrsrs.

Marcos

Ruíns não, péssimos!!!

adriano Madureira

Strike !

Carlos Eduardo k.

Podemos esperar que outro não será tão lendo esse foi um prototico

ChinEs

Os Hutis estão fazendo o que as matilhas de lobos submarinos de Hitler faziam na 2GM , mas dessa vez não estão estrangulando o Atlântico , estão estrangulando um ponto mais estreito que é o estreito de Ormuz e o Mar Vermelho, onde passa 40% do Petróleo Mundial, A ideia é a mesma de Hitler, estrangular ao maximo a cadeia logistica do ocidente, nesse caso causar fome e inflação no Ocidente.

Bigliazzi

Hitler perdeu a guerra…

Denis

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Last edited 1 mês atrás by Denis
ChinEs

Hutis e Hitler, tudo começando com H , a historia se repete…

J R

e se tudo correr bem os terroristas também vão perder!

André

não é o estreito de Ormuz. Que é a entrada do Golfo Pérsico. Esse ponto é conhecido como Bab El Manded, sendo também um ponto de estrangulamento do mar. Portanto trata-se de uma falha geográfica sua afirmação.

Marcos

Nada que um caça poderia fazer em varrer esses bandidos que estão nas praias comandando esse absurdo e ninguém faz nada para baní-los dali!!!

Cristiano ciclope

Para comandar um drone desses, a essa distância, eles nem precisam está na praia, só o lançador. O comando pode ser via satélite a centenas de km!

Krest

Se tem uma coisa que os povos do OM tem direito é em ser “anti-americano”, visto todas as guerras e mortes que as intervenções americanas causaram nesse povo.

Fernando

Isso… Como eles fizeram invadindo Granada e o Panamá. Tentaram tambem em Cuba e quebraram a cara kkkkkkkkkkkkkkkkk

Bigliazzi

Pensei que tinham morrido umas cem pessoas e o navio ido a Pique… Mas nada aconteceu… Se fosse um da Classe Moskva… A história seria diferente… Hahahahahah

Rafael

Casco duplo…Se fosse o navio tanque da nossa Marinha do Brasil é melhor nem pensar no que teria ocorrido.
É assustador pensar que o suprimento da esquadra ainda depende de um navio desses, mas aqui ninguém parece se importar com isso.

Dalton

A maioria dos Navios Tanques da US Navy tem casco simples que estão sendo muito lentamente substituídos por uma nova classe com casco duplo e levará uma década para total substituição com os navios dando baixa após cerca de 36 anos de muito uso em média, o NT brasileiro está com 33 anos. . Levando-se em conta que não se espera que o “Almirante Gastão Motta” vá tão distante, muito menos para regiões de risco, vale a pena ficar com ele por mais alguns anos para daí sim ser substituído com um casco duplo quando houver recursos. . Recentemente o… Read more »

Wellington R. Soares

Na boa, a galera (países ricos) estão pouco se lixando para o Iêmen, já estão a tempo atacando navios e ninguém revida de verdade.
Verdade seja dita, esse pessoal do Iêmen já estão vivendo na M…. literalmente, não vale nem a pena atacar cachorro morto.

Carvalho2008

A que são é que somente desembarcando soldados lá é que possa existir alguma chance…e lembrar que a Arábia Saudita fez isto e não conseguiu….

Rodrigo

Só lembrar do Afeganistão, custou 1 trilhão ao eua, 20 anos e eles tiveram que sair e ramas voltou a poder tranquilamente.

Dalton

Acho que você quis dizer Talibã mas ao menos o Afeganistão deixou de ser um santuário para terroristas e não ocorreu mais nenhum atentado das dimensões
do 11 de setembro.
.
Faltou aos EUA uma política de longo alcance, o que fazer depois da vitória, mas mesmo assim, se é que haveria recursos para tanto, trata-se de um povo culturalmente muito diferente, incapaz de sair do atraso, as mulheres e meninas são as que mais padecem infelizmente.

Maurício.

“não ocorreu mais nenhum atentado das dimensões
do 11 de setembro.”

Depois do 11 de setembro, os EUA estão muito mais espertos, atentos, e seguros, um outro atentado das dimensões do 11 de setembro seria uma vergonha ainda pior do que em 2001, hoje existe muito mais segurança, principalmente nos aeroportos.
Um outro atentado como o de 2001, só se os EUA fossem pegos com as calças curtas, o que eu acredito que é muito, mas muito difícil de acontecer hoje em dia.

Last edited 1 mês atrás by Maurício.
Cristiano ciclope

Tem certeza disso, que não tem nenhum grupo radical lá planejando um novo 11 de setembro!
Na época do atentado se achava o mesmo.

Claudio Moreno

Salve senhores! Dramático a cena…isso evidencia a importância do preparo e treinamento militar, que jamais deve ser relegado à segundo plano. Pensem os senhores o que deve ter passado na cabeça destes marinheiros, vendo o drone aproximando-se e eles não conseguindo neutralizá-lo! A somatória de dificuldades é umensa! Alvo em movimento, você atirador está em uma plataforma não fixa, a pressão psicológica de não saber a carga explosiva e eventuais danos…em fim…loucura de só quem já passou ou foi treinado sob estresse para garantir um mínimo de exito. Sgtº Moreno NOTA: Por isso que jamais menosprezo qualquer treinamento que nossas… Read more »

Tutor

É fácil acabar com essa palhaçada; só ter vontade e disposição política para isso.
Os EUA só precisam de um porta-aviões e uma manhã para isso.
Ataquem a Infraestrutura do Iemen, a de energia é a principal. Deixem a população no escuro, sem ar-condicionado, sem geladeira, e deixem claro que os culpados são os terroristas Houtis. Permita-os reconstruir, e depois, se não cessarem os ataques, destrua tudo novamente, e assim sucessivamente. Uma hora eles se darão conta que se não pararem, a própria população local irão pará-los.

Marcos

Essa é literalmente a condição de vida de boa parte da população do Iêmen.

Dalton

A impressão que tenho é que até agora as perdas causadas, principalmente pelo grande número de navios que estão evitando o Mar Vermelho optando por rotas mais longas é
sustentável e/ou não vale uma maior escalada do conflito que fatalmente resultará em maior sacrifício de vidas humanas incluindo inocentes que normalmente são usados como escudos humanos em nome da nobre causa de combater os “infiéis”.

Rodrigo

Fora que parece que é assim, igual vídeo game.
Imagina cada navio gastar 250 milhões de dólares pra disparar no “nada”.
E depois reabastecer, ja nao dao conta de abastecer a guerra da Ucrânia, imagina entrar em outro conflito.
Realmente, vale mais rotas longas e repassar para os compradores finais, do que uma marinha de guerra ir la

Cristiano ciclope

Mais fácil a população apoiar os caras do quê o contrário amigo!
Vê se os palestinos não estão apoiando o Hamas!

Daniel Alves

Não acredito que li isso. Então a solução é massacrar ainda mais uma população oprimida?

Mesma coisa de entrar na favela matar um monte de trabalhadores e culpar os traficantes.

E querer que a população apoie quem matou seus vizinhos, amigos e familiares.

Esse tipo de pensamento só fortalece os criminosos.

Last edited 1 mês atrás by Daniel Alves
Fawcett

Este gênio saiu de onde? Conheço crianças na quinta série com opiniões mais verossímeis que essa.

Sincero Brasileiro da Silva

Cordelia foi de vasco hehehe

Felipe

A questão é…a Otan, EUA, UK, etc não tem condições de garantir a segurança e navegabilidade de embarcações civis no mar vermelho…e correram tirar seu grupo de porta-avios da regiao, antes que algum vexame acontecesse. Isso porque os Houthis não são nem as forças Armadas de algum país.

Dalton

Ninguém tem condições de garantir 100% de segurança mesmo assim o tráfego não foi interrompido em que pese muitos navios optarem por rotas alternativas mais longas.
.
Se esses ataques irão colocar o “Ocidente de joelhos” – e há muitos aqui que parecem torcer para que isso ocorra – ou paralisar a ofensiva de Israel fica para o imaginário de cada um.
.
E você está enganado quanto a uma retirada de Nae da região por “medo” o USS Abraham Lincoln está onde deve estar.

Eduu

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Bispo de Guerra

Mais como pode isso , as marinhas dos USA e UK com certeza irão capar esses terroristas com seu mega poder …ironic off.

Desde 2023 os Houthis “sapateam” na região… porque será ?

Dalton

Por que são patrocinados pelo Irã ,são difíceis de encontrar, escondem-se atrás de civis enfim o básico de grupos terroristas e não vale a pena gastar muitos recursos com eles
a não ser que eles de fato venham a infringir grandes perdas, o que ainda não ocorreu então melhor mantê-los em “banho-maria”.

Gerson

Atirar com arma de fogo é uma atividade mental e física como qualquer outro esporte se for só no físico não funciona como pode ser atestado pelo filme

Jacinto

130 mil mortos pela fome, 18 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, a pior crise humanitária do planeta, mas o importante é gastar recursos atacando navios civis…

Cristiano ciclope

Esses números foram causados por 10 anos de guerra com a arábia saudita usando tudo o que o dinheiro pode comprar de armas ocidentais, porquê a arábia saudita apoiava o ditador do Iêmen!
Uma geração cresceu odiando o ocidente por dar apoio aos sauditas. Ali não tem jeito.

Cristiano ciclope

Ucrânia fazendo escola!

Jonathan Pôrto

Muita folga!!

Marco antonio

E o povo achando que atirar em uma pequena embarcação em movimento é facil .

juggerbr

Dois atirando, dois filmando… Por sorte nenhum morto…