Equipe grega descobre submarino britânico perdido desde 1943 no Mar Icário
O submarino britânico HMS Trooper, que desapareceu em outubro de 1943 durante uma missão secreta no Mar Egeu, foi encontrado a uma profundidade de 253 metros no Mar Icário, entre as ilhas de Icária e Kos, próximo à Turquia.
Este é o oitavo submarino localizado pela equipe de submarinos de Kostas Thoctarides. Ele relatou à agência de notícias estatal AMNA que o submarino de 84 metros está dividido em três seções distintas (proa, seção central e popa), o que indica um naufrágio muito violento após a explosão de uma mina.
George Malcolmson, ex-diretor do Arquivo da Marinha Real Britânica do Museu do Submarino Real, afirmou à ANA-MPA que ficou “muito emocionado ao saber que o distinto pesquisador grego Kostas Thoctarides e sua equipe resolveram um mistério de 81 anos.” Ele destacou que a descoberta ajudará a completar a história para os familiares e descendentes dos homens a bordo e servirá como um lembrete oportuno dos sacrifícios feitos por esses homens.
Richard Wraith, capitão e CBE da Marinha Real e filho do comandante do Trooper, expressou sua satisfação com os esforços da equipe de busca, que finalmente foram recompensados. Ele espera que as famílias dos que morreram com seu pai possam usar a localização permanente do Trooper como um ponto de referência que contribuirá para o descanso da memória de seus entes queridos.
Durante a busca, não houve qualquer perturbação no naufrágio do submarino, que serve como o túmulo dos 64 membros da tripulação. Entre os tripulantes do submarino britânico, havia também um voluntário australiano, o tenente John Stuart Ryder, de 22 anos.
O HMS Trooper partiu em outubro de 1943 para uma missão de patrulha entre o ilhéu Donoussa e Icária, após informações de que os alemães tentariam um novo desembarque, possivelmente na ilha de Leros. Foi declarado perdido em 17 de outubro, quando não apareceu em Beirute. Tentativas anteriores de localizá-lo foram frustradas por informações erradas, levando a equipe grega a revisar os dados históricos e iniciar uma nova busca.
No Mar Icário, fotos mostram o Trooper entrando em um dos cinco campos minados colocados poucos dias antes pelo caça-minas alemão Drache. A parte menos danificada (32,5 metros de comprimento) é a popa.
Acredito que artefatos da II GM ainda serão encontrados até tempos imemoriais, em um futuro profundo. Outro dia mesmo acharam mais uma bomba aliada no Japão.
Ao ler esse artigo me lembrei de outro submarino inglês perdido na costa grega em 1941, o HMS Perseus, cujos destroços foram encontrados também pelo Kostas Thoctarides em 1997 e assim pode confirmar uma história incrível de sobrevivência de um tripulante extra que foi o único a se salvar utilizando o dispositivo Davis de escape muito além do que seria a profundidade limite p/ seu uso, conseguindo nadar até a costa e após 18 meses de fuga ajudados pelos gregos, conseguiu ir p/ a Turquia e lá foi resgatado por um submarino britânico, seu nome: John Capes. Até o fim… Read more »
Submarine escape: A WWII survival tale from Kefalonia
https://www.bbc.com/news/magazine-15959067
Luciano, muitíssimo obrigado por compartilhar isso!
Amigo Leandro, tudo bem? Aproveito p/ fazer uma correção: existem alguns vídeos sobre o caso, mas esse “The Perseus Survivor” é um filme de 2020 contando a luta pela sobrevivência do John Capes, não é exatamente um documentário. Abraço.