Submarino russo K-266 Orel (Oscar II) no dique flutuante
Na imagem de abertura, o submarino russo K-266 Orel (Oscar II), Projeto 949A Antey, no dique flutuante PD-50 do Projeto 7454. Observar os atenuadores de vórtice cruciformes nos cubos dos hélices.
Os submarinos do Projeto 949A Antey são submarinos nucleares de mísseis cruzeiro da Marinha Russa, projetados durante a Guerra Fria para neutralizar grupos de batalha de porta-aviões dos Estados Unidos. Com mais de 155 metros de comprimento e um deslocamento de 19.400 toneladas, eles são alguns dos maiores submarinos de ataque do mundo. Movidos por dois reatores nucleares, esses submarinos podem atingir velocidades de até 32 nós e têm um alcance praticamente ilimitado.
O principal armamento dos submarinos da classe Antey são os mísseis antinavio P-700 Granit, projetados para destruir grandes navios de guerra, como porta-aviões. Cada submarino pode carregar até 24 desses mísseis, além de ser equipado com tubos de torpedo para ataques submarinos ou de superfície.
Seis submarinos da classe Oscar II continuam em operação e estão passando por modernizações, como a substituição dos 24 mísseis P-700 Granit por 72 mísseis de cruzeiro 3M-54 Kalibr e P800 Oniks, ampliando suas capacidades.
Um dos submarinos mais conhecidos dessa classe é o K-141 Kursk, que afundou tragicamente em 2000. Apesar do acidente, outros submarinos da classe, como o K-186 Omsk, permanecem em operação após modernizações, reforçando a presença naval russa e sua capacidade de dissuasão estratégica.