Na imagem de abertura, o submarino russo K-266 Orel (Oscar II), Projeto 949A Antey, no dique flutuante PD-50 do Projeto 7454. Observar os atenuadores de vórtice cruciformes nos cubos dos hélices.

Os submarinos do Projeto 949A Antey são submarinos nucleares de mísseis cruzeiro da Marinha Russa, projetados durante a Guerra Fria para neutralizar grupos de batalha de porta-aviões dos Estados Unidos. Com mais de 155 metros de comprimento e um deslocamento de 19.400 toneladas, eles são alguns dos maiores submarinos de ataque do mundo. Movidos por dois reatores nucleares, esses submarinos podem atingir velocidades de até 32 nós e têm um alcance praticamente ilimitado.

O principal armamento dos submarinos da classe Antey são os mísseis antinavio P-700 Granit, projetados para destruir grandes navios de guerra, como porta-aviões. Cada submarino pode carregar até 24 desses mísseis, além de ser equipado com tubos de torpedo para ataques submarinos ou de superfície.

Seis submarinos da classe Oscar II continuam em operação e estão passando por modernizações, como a substituição dos 24 mísseis P-700 Granit por 72 mísseis de cruzeiro 3M-54 Kalibr e P800 Oniks, ampliando suas capacidades.

Um dos submarinos mais conhecidos dessa classe é o K-141 Kursk, que afundou tragicamente em 2000. Apesar do acidente, outros submarinos da classe, como o K-186 Omsk, permanecem em operação após modernizações, reforçando a presença naval russa e sua capacidade de dissuasão estratégica.

Oscar II na superfície
Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Andrade

impressionante !!!!

Tallguiese

Mostrou o Hélice do submarino!

TeoB

pra gente isso é mais que um nudes da gata no zap kkkkk

art

tava pensando o mesmo….mostrar o helice significa dar a impressão acustica dele..falha de segurança (inteligência) ou foi proposital (mudado por IA) para despistar.

Last edited 3 meses atrás by art
cerberosph

Ou vão mudar o desenho na modernização e mostram justamente para despistar. Se depois de modernizado, nas fotos de entrega, estiverem cobertas é pq mudaram para outro melhor.

Bigliazzi

Certamente já era uma velharia, só o que tem de craca da para ver que tava só o osso

Carlos Eduardo Oliveira

Primeira coisa que eu notei.
Geralmente colocam a hélice dentro de uma lona.

Rafael Gustavo de Oliveira

Certa vez assisti uma live onde foi comentado que o submarino convencional não é bem um “caçador” como a imagem é passada pela mídia em geral, pois está mais próximo de realizar ataques de emboscadas, pois navega a velocidade baixa comparado a velocidade dos navios de guerra modernos…que seria algo complicado até para marinha mercante inimiga se esta utilizar navegação de cruzeiro acima de 20 nós, este precisaria se colocar no local certo e aproveitar da oportunidade para lograr êxito e finalizou dizendo que “caçador nato” é o submarino nuclear, que é capaz de realizar perseguições e evadir rapidamente, explicando… Read more »

Alexandre Galante

Procede sim, Rafael. O submarino convencional, por não ter velocidade para acompanhar os navios de superfície, é mais adequado para ações em estreitos e saídas de portos e bases navais.

Cristiano ciclope

Por isso os nossos ficam no rio, podem se deslocar rápido para proteger o porto do Rio, e santos e forçaria um desembarque anfíbio no sul, com a maioria do nosso exército lá ou no nordeste com distâncias enormes para percorrer até os centros economicos e políticos. Se o plano for uma invasão e claro.

Rafael Gustavo de Oliveira

Muito obrigado meu caro, aos poucos vou aprendendo

Cristiano ciclope

Por isso que atualmente, submarinos convencionais são mais adequado em mares fechados, pontos de estrangulamento ou em ações de patrulha próxima águas marrons.
Exemplo os nossos, estão concentrados no sudeste, pois e no sudeste que está a nossa regiãoais importante do ponto de vista econômico, político, industrial e populacional!
Se rolar uma guerra a prioridade e manter forças navais o mais longe possível do sudeste, pelo menos forças de desembarque.

No One

Só para você ter uma ideia, o Nordeste é de longe a segunda região por demografia do país, não foi por nada que por décadas foi a bacia populacional onde o sudeste conseguia mão de obra para sustentar seu crescimento. O Norte e Nordeste concentram a maioria dos recursos naturais do país, além de ter a maior extensão territorial e litoral . São as regiões mais próximas ( geograficamente) da Europa , dos EUA e da África. Não por nada os americanos individuaram como a região mais estratégica para as próprias operações na segunda guerra mundial. Segundo os dados referentes… Read more »

Rudney Buarque

Que besteira é essa. Numa guerra o que vale mais é o potencial de produzir e não a origem da mão de obra. São Paulo e Rio são as maiores cidades do Brasil, concentram a maior parte do parque industrial e a totalidade das indústrias da Base de Defesa. Não é uma competição ou um “preconceito” com o nordeste. É só a lógica…

Nunes Neto

Mas algumas das maiores hidreléteicas do brasil ficam no norte : Tucuruí,Belo Monte,girau,santo antônio,balbina, têm tambem uma das maiorea produção de minério do mundo que é escoada por uma ferrovia,ou seja têm coisa para destruir que vai afetar o pais sim.
Nordeste têm refinarias,produção de petróleo,induatrias etc…

No One

Claro , vai produzir horrores sem mão de obra e matéria prima. Sem falar na bucha de canhão que quase sempre vieram dessas regiões. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado um dos mais difíceis do Brasil, das 150 vagas disponíveis, 70 são de estudantes de estados nordestinos, sendo 62 do Ceará. No Instituto Militar de Engenharia (IME), outra instituição com elevado grau de dificuldade de aprovação, um colégio sozinho do Ceará aprovou 89 estudantes… Mão de obra… Nota da moderação: Pessoal, por favor vamos focar no tema da matéria que não tem nada a ver com ITA, Sudeste ou Nordeste.… Read more »

EduardoSP

Esses russos parecem que nasceram no Texas.

E têm algum complexo porque só constroem coisas grandes. Navios, aviões, submarinos, misseis, etc.

Me lembro da cena do Shrek em que alguém pergunta ao Lord Farquaad “are you compensating for something?”

will bill

sem contar que estamos falando dessa capacidade de construção adquirida com tecnologia própria e considerando que é um sub já antigo… ou seja, os caras tinham essa máquina de dissuasão a 20, 30 anos atrás… enquanto isso, na república das banânias, a prioridade é um avião novo para o casal real

José

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Cassini

A classe Oscar II é incrível! Definitivamente um monstro dos mares!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Ja puvi dizer que têm tamanho de couraçados da Segunda Guerra, confere?

São impressionantes!

Dalton

Não, as dimensões são bem menores e com certeza não se poderia acomodar a tripulação de um encouraçado na faixa de 2.000 homens, na época da II Guerra. . O que ocorre é que o deslocamento de certos submarinos soviéticos/russos é enorme ainda mais quando submersos, cascos duplos, enormes tanques de lastro para água respondem por isso, no caso do “Orel” quase 20.000 toneladas e existiu ainda maiores como o “Typhoon” deslocando 48.000 toneladas daí a confusão já que com esse deslocamento ultrapassariam com facilidade o deslocamento de encouraçados como os da classe South Dakota que totalmente carregados chegava-se à… Read more »

Léo Neves

Quantos desses estão atualmente em modernização para utilização de mísseis kalibr ?

Dalton

Dois, o “Irkutsk” e o “Chelyabinsk” que além de novos mísseis também terão outras melhorias como no sistema de sonar, comunicações, habitabilidade, etc tornando-os
apesar de relativamente antigos, relevantes para a próxima década e possivelmente os demais também serão modernizados, mas há “apenas” 6 deles.

Léo Neves

Obrigado.
Imagino que qualquer submarino relativamente moderno com capacidade para lançar tantos misses de cruzeiro e logo mísseis hipersonicos são bem relevantes.

Felipe Augusto Batista

Caso tivesse dinheiro para manter, este tipo de submarino seria o máximo em termos de arma estratégica que a MB poderia ter. Os grandes misseis balisticos não fazem sentido em uma nação sem armas nucleares, mas um submarino com dezenas de mísseis de cruzeiro convencionais e eventualmente mísseis hipersonicos não apenas representa uma grande ameaça em potencial como também é mais útil que os submarinos de mísseis nucleares, afinal como os EUA demontraram várias vezes no oriente médio, podem ser utilizados em conflitos convencionais. Um outro ponto interessante é que este submarino foi projetado para transportar misseis de cruzeiro, os… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Felipe Augusto Batista
Dalton

Provavelmente você sabe disso Felipe, mas, apenas para contextualizar os 4 SSBNs que foram convertidos em “SSGNs” o foram para literalmente não serem jogados fora pois conforme acordo com a Rússia o número de SSBNs deveria ser diminuído de 18 para 14. . Provaram ser de extrema utilidade mas agora estão no fim de suas vidas úteis e não serão convenientemente substituídos, haverá uma nova versão alongada da classe Virgínia que será capaz de transportar 28 “Tomahawks” extras e eventualmente uma dúzia de mísseis maiores e “hipersônicos”. . No caso da URSS/Rússia fazia/faz mais sentido investir em grandes SSGNs porque… Read more »

Heinz

Parrudo!

Diego

Sou muito fã desse submarino, carrega um poder de dissuasão brutal. Adoraria ter algo assim na MB.