Chegou ao Uruguai o ROU Huracán, navio-patrulha doado pela Coreia do Sul
Chegou ao porto de Montevidéu o ROU Huracán, navio patrulha da classe Chamsuri doado pela Coreia do Sul. A entrega do navio foi resultado de negociações realizadas no ano passado pelo então ministro da Defesa Javier García, com o objetivo de fortalecer as capacidades do país sul-americano.
Recentemente, a Coreia do Sul também transferiu outras unidades para as marinhas do Peru e da Colômbia.
Representando o Uruguai no evento estavam o embaixador em Seul, Pablo Sheiner, o contra-almirante José Ruiz Tocci (Diretor de Material Naval) e o comandante Jorge Cigliutti, o novo capitão do navio, que assistiram ao hasteamento da bandeira uruguaia a bordo pela primeira vez, simbolizando a nova propriedade.
O Huracán – anteriormente designado PKM 318 – foi transportado para o Rio da Prata em um navio mercante. PKM significa “patrulha média de ataque”.
Os barcos da classe Chamsuri foram construídos pelos estaleiros Korea Tacoma e Korea SB & Eng. Masan. Entraram em serviço pela primeira vez em 1979.
O ROU 10 tem um deslocamento de 170 toneladas, com 33,10 metros de comprimento e 6,92 metros de boca, e possui um canhão Bofors de 40 mm como armamento principal, além de metralhadoras Sea Vulcan de 20 mm e 12,7 mm, conferindo-lhe uma capacidade de fogo muito superior à dos atuais navios patrulha da Marinha uruguaia. O navio pode atingir até 30 nós graças a seus dois motores diesel MTU MD538 TU90. Além disso, está equipado com dois geradores a diesel de 50 kW para produção de eletricidade.
Em 2002, um barco patrulha da classe Chamsuri, o PKM 357, foi afundado durante a Batalha de Yeongpyeong contra as forças norte-coreanas. Um total de 101 barcos da classe Chamsuri foram construídos entre as décadas de 1970 e 1980 para fins de defesa contra incursões anfíbias norte-coreanas. Atualmente, apenas 52 barcos dessa classe permanecem em operação.
FONTE: mercopress.com FOTOS: @PS_Schwartzbold, no X
Excelente para defesa de Porto
e Patrulhamento costeiro.👍
30 nós coloca qualquer pesqueiro ilegal tremendo nas bases!
Curioso para ver mesmo é o novo OPV uruguaio, feito na Espanha.
Melhor desistir. A empresa não demonstrou capacidade e nem depositou a garantia financeira exigida.
Se já não foi cancelado o contrato está em vias de ser.
Lembro de uma discussão aqui colocando em dúvida a capacidade do estaleiro espanhol de fazer um OPV pelo preço proposto
As garantias foram aceitas. Daqui a 18 meses teremos o primeiro OPV.
Uma dúvida:
Algumas marinhas, como a americana com o USS e a portuguesa com o NRP, identificam a “nacionalidade” antes do nome da embarcação. Por que a nossa não?
Lá fora já vi muitas publicações e pessoas designando os navios Brasileiros como ‘BNS’
Grato
Exato.
Para nós a designação internacional é essa sigla mesmo BNS Brazilian Navy Ship.
Que corresponde a Navio Brasileiro da Marinha em português.👍
Creio que Navio da Marinha do Brasil ficaria melhor.
Alou Coreia do Sul!
Estamos precisando também!
Podemos produzir aqui, tem o projeto do napa 500.
Esse navio coreano/uruguaio tem um deslocamento de 1/3 do deslocamento dos NaPa 500 ou dos classe Macaé. O comparativo dela é com os classe Macaé da MB, que inclusive ainda assim tem deslocamento e dimensões maiores que o navio coreano/uruguaio.
O comparativo dela é com os classe GRAJAÚ**
o comparativo dela é com meu bote de pesca com dois motores yamaha
Porém o navio coreano está muito bem armado.
Concordo, mas os Grajaú também tem bom armamento para missões de patrulha.
Realmente
Pô, mas de graça….. Por mim pode mandar sim.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Navio pequeno mas extremamente bem armado.
Ótimo para tarefa de patrulha.
Era nisso que a MB deveria ter investido no presente. PATRULHA.
Lembro do vídeo desse combate. O Sea Vulcan não deve ser a coisa mais efetiva mas é muito legal. A torre Tb.
Muito bem armado pro tamanho e de boa velocidade.
Deveríamos ter vários desses, não deve ser caro nem complexo de se construir.
A classe Grajaú da MB é muito semelhante, tanto em deslocamento, dimensões e armamento.
Novamente eu pergunto, pq o Brasil não tem condições de doar uma ou duas Grajau ou Macaé para eles? Será que somos tão incompetentes assim? Poderíamos doar uma ou duas, com reforma no Brasil, e para a MB fazer a reposição com duas unidades mais novas, agregando novas tecnologias.
Novamente, perdemos o bonde das oportunidades.
Nós mal temos navios de patrulha e você quer doar? Kkkk
Aqui patrulha esta em falta e você quer mandar embora por doação? Isso é pra quem tem sobrando, não pra nossa marinha que vive com o pires na mão (menos para os soldos dos comandantes…).
Olá. Creio que seria ótimo acelerar o cronograma das NPa500 para substituir os navios de patrulha mais velhos. Teria que avaliar se os navios velhos ainda teriam condiçoes de operar por mais 10 ou 15 anos…. Eu sempre defendo este tipo de operação… doa, vende, aluga, emprestas os navios e meios antigos para os países vizinhos sem capacidade econômica de adquirir meios novos… e incorpora meios novos e modernos nas forças armadas brasileiras. Defendi a cessão de dois velhos Tupi para a Argentina logo após o acidente com o submarino dela… teria sido melhor que deixa-los atracados no porto sem… Read more »
“Aliás, eu defendo até a criação de um esquadrão de KC390 compartilhado entre os países da América Latina que não teriam condiçoes nem necessidade de ter um KC390 próprio…”
Sempre essa papagaiada…tu e vários outros parece que vivem em uma realidade paralela, totalmente desapegada da realidade… barbaridade!
EDITADO
Olá Esteves.
Obrigado pela lembrança do dia 15/out.
Agradeço em nome de todo mundo.
Professores e Professoras são a alma do mundo.
Disse Zoroastro.
EDITADO
A classe em pauta Chamsuri foi substituida pela Classe de 200 ton PXK, a qual usa um sistema de foguetes 130 mm guiados a laser
https://www.youtube.com/watch?v=bUBCiczi_D0
Bem melhor do que as banheiras flutuantes da gloriosoa MB.
Menos, por favor. Menos. Há muito o que se criticar a MB, mas inventar coisa já é demais.
Ficou muito feliz com esse notícia, como também devem está nossos hermanos, uruguaios.
Doado, para quem não têm, tá ótimo, só acho que o Brasil perde muita oportunidade tendo nada ou muito pouco, os Distritos Navais poucos meios….
Doações para Uruguai, Peru e Colômbia… CS recebeu ordem para municiar a America do Sul antes mesmo de cogitarem encomendar navios da China.