A França decidiu proibir empresas israelenses de participarem da feira de defesa Euronaval, que ocorrerá em novembro nos arredores de Paris. Embora delegações israelenses possam comparecer, as contratadas não poderão expor seus equipamentos militares. Essa decisão ocorre em meio a tensões diplomáticas entre o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Essa é a segunda vez nos últimos meses que empresas de defesa de Israel são barradas de feiras de armamentos na França. Em junho, o governo francês impediu a participação de Israel na Eurosatory, uma das maiores feiras de armamentos terrestres, embora uma decisão judicial tenha revertido a proibição, tarde demais para a participação das empresas.

A Euronaval é uma das maiores feiras de guerra naval da Europa, com empresas como BAE Systems, Naval Group e Fincantieri. Sete contratantes israelenses, incluindo gigantes como Rafael e Elbit Systems, estavam programados para exibir seus produtos, mas foram barrados após a decisão do governo francês.

Nos últimos meses, Macron tem pressionado países a interromperem a entrega de armas a Israel, especialmente se usadas nos conflitos em Gaza e no Líbano. Em uma reunião privada, Macron criticou Netanyahu por ignorar decisões da ONU, o que provocou uma reação negativa do governo israelense.

A presidência francesa, o Palácio do Eliseu, não se pronunciou sobre a decisão de proibir as empresas israelenses na Euronaval, e as tensões entre França e Israel continuam a crescer à medida que o conflito no Oriente Médio se intensifica.

FONTE: Politico.eu

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo Santos

Françaquistão

Rodolfo

E o que vai acontecer com Israel? Mais de meio milhao de israelenses seculares ja emigraram de Israel para Europa, Canadá e EUA. O país se encaminha para uma maioria demografica de ortodoxos, parte graças a taxas de fecundidade mais altas, que ou não servem na IDF (o que força ainda mais familias seculares ou nao ortodoxas a procurarem outro país) ou sao de ultra direita e acreditam na grande Israel sem estado palestino.

Rodolfo

Esse exodo desde 7/10/23.

Olivier

C est exactement ça Macron à choisit entre des millions de musulmans et quelques milliers de juifs

Atirador

Você está num site brasileiro, favor falar em português

Sergio Machado

Tarda, mas um dia a conta começa a vir.

Nilo

Disse isso em outras palavras. Natanyahu está levando o judaísmo ao fundo do poço, o rei Bibi se assemelha ao Davi, a quem Deus tudo perdôo por ser um ungido.
Com Bibi os israelense são os predestinados. Como os alemães de 1940 acreditavam que a Alemanha era um país melhor que os outros e que a superioridade do seu povo implicava em dominar outros.

BraZil

Fico imaginando se Israel resolvesse e pudesse revidar “as sanções”, a quantidade de sistemas bélicos ocidentais que seriam afetados é difícil de calcular, mas a questão é: quais seriam as suas alternativas? mas bem que poderia dar um susto nessas porcarias tipo França e outros…

André Macedo

Os sistemas israelenses foram desenvolvidos em parceria com o Ocidente, tudo que tem em Israel poderia ser encontrado na França, EUA ou Reino Unido, a força aérea e marinha israelenses são um misto de tecnologia americana e europeia (alemã, principalmente). Sim, o mundo vive sem Israel perfeitamente (e até melhor).

Last edited 3 meses atrás by André Macedo
Rodolfo

Nossa…
Familia de misseis balisticos Jericho foi desenvolvido com expertise frances.
Único caça produzido localmente Kfir era basicamente um Mirage.
Fora o programa nuclear no Negev que teve auxilio frances…

Antonio Palhares

Meu amigo. Sem o apoio incondicional do ocidente Israel não existiria.

JAC

Tem muita alternativa, exemplo Corea do Sul. Ao contrario, a industria de armas de Israel depende das exportacoes, assim como o proprio pais precisa do dinheiro para se manter. Sem falar que muitos componentess sao importados como foi comentado por algumas pessoas aqui.

eliton

a França esta indignada com o que Israel esta fazendo em Gaza enquanto ainda trata metade da África como colônia.

Luís Henrique

Exato, muita hipocrisia.

A C

Meu caro Eliton,
A Franca hoje tem uma populacao “arabe” enorme e cada vez mais crescente. Macron nao eh nenhum bobo e qualquer passo contra Israel eh midiatico e os efeitos praticos da proibicao de participacao na feira sao pequenos. Os grandes negocios sao realizados em salas fechadas.

Tupinambá

Não é por nada, não, mas o comentários de vocês estão de parabéns. Gente que pensa e sabe.

Atirador

Não, o povo francês sabe o que é ser ocupado por um país estrangeiro

Rodolfo

O tom da França aumentou quando a campanha começou no Libano, país cuja população tem laços com os franceses e boa parte é fluente em francês, uma das linguas oficiais.

ATS

O acordo que partiu o espólio do Império Otomano, Sykes-Picot, foi feito entre a França e a Inglaterra e deixou o Líbano e a Síria sob controle francês.

Last edited 2 meses atrás by ATS
Iran

A França tem de fato interesses comerciais predatórios na África, assim como EUA, Rússia, sobretudo a Rússia, China, etc. Mas isso é bem diferente de terraplanar um território, e fazer limpeza étnica, comparação descabida.

Atirador

Não dá para comparar colonialismo com genocídio

Emmanuel

Macron lembra disso quando ele está explorado a África subsaariana?
Acho que não.
Ele só está com essa pompa toda porque não são armas francesas. Porque se fossem…

Iran

Ter política comercial predatória apesar de imoral, não chega perto de uma política de limpeza étnica e anexação de território à força.

Sensato

A França já promoveu cerca de 50 intervenções militares na áfrica. Só na Argélia, foram 300 mil mortos. Ainda hoje eles tem colônias, inclusive uma ao nosso lado. É um “pouquinho” mais que “apenas” imoralidade.

Atirador

300 mil mortos em 60 anos, em gaza 50 mil em menos de um ano

ATS

“…mundo é para quem nasce para o conquistar e não para quem sonha que pode conquista-lo ainda que tenha razão….”

Groosp

A ocupação de 1940 deixou raízes.

Carlos Campos

depois de um tempo os ocupantes eram convidados

André Macedo

O bombardeio de um hospital pela sétima vez de 2024 (também conhecido como ontem) tem mais culpa nisso.

Marcelo Andrade

O Canal não vai comentar a informação de que o Governo quer rescindir todos os contratos com empresas israelenses? Existem informações sobre isso?

Bernardo Santos

Calma, ontem um jornalista fez uma live completamente fora de si, deixando a ideologia falar mais alto. Não esperava isso dele já que acompanho a muito tempo e gosto do trabalho dele. Nós só teríamos a perder no momento então acho que o governo não vai fazer isso de quebrar contratos vigentes.

Last edited 3 meses atrás by Bernardo Santos
Marcilio lemos de Araujo

Bom dia Bernardo, ninguém consegue enganar, mentir o tempo inteiro o jornalismo tem que ser imparcial e não comprometido com ideologias “Master” kkkkkk

Groosp

Teve uma matéria específica sobre isso.

Carlos Campos

Colocar soldados no Sul do Líbano para implementa a resolução do ONU ele não quer, queria saber o que ele faria se a Inglaterra lançasse foguetes contra a França todo dia….. No passado a França já embargou Israel no passado, parece que o Futuro do Macron vai ser o mesmo do Sarkozy

Carlos Campos

Sengundo um Jornalista, a Ordem do PR é de que se acabe com qualquer projeto de compra Israelense, se os Israelenses revidarem, adeus Gripen, Adeus Remax, Adeus C390 e etc, duvido que os americanos vão querer nos forcer tudo que os Isralenses fornecem

Bernardo Santos

Vamos aguardar, eu acho que não seja verdade, porque seria muita burrice de uma hora pra outra acabar os contratos virgentes. Se quer substituir que seja aos poucos e é mais um exemplo da importância de se investir em um bid nacional forte e soberana.

brutus

esse negocio de falar nacional , nacional , nacional , aqui sozinho nao se produz nada

Heinz

nunca duvide da burrice de um petista, você pode se surpreender. Ainda mais sendo assessorado por Amorim

Camargoer.

Então… o bom de ter informações em off é que se nada acontecer, dá dizer que a fonte mentiu.

Carlos Campos

eu sinceramente espero que não vá pra frente, mas dizer que é mentira, não é, pois o próprio Múcio disse que isso tá acontecendo dentro do governo

Rui Mendes

Adeus Grippen???
Só há um país que pode embargar um Grippen, é a Suécia, mais nenhum.

Emmanuel

Já viu de onde são os componentes do Gripen?
Exemplo, motor.
Sabe de onde é o motor que levanta o Gripen do chão?
Se os Estados Unidos disserem que o Brasil não pode mais comprar esse motor não tem mais Gripen, nem Grippen, nem Grispen, nem gripado, nem grifo, nem rainha do hangar, nem nada.

Carlos Campos

motor ainda é o de menos, quero o gripen é recheado de aviônico americano.

ChinEs

O Gripen é um projeto de caça sueco por causa de usar a turbina da General Eletrics , FG400 , a VOLVO produz esse motor sobre licença…

Salim

Produz o motor do Gripen C, Este é mais potente e a Volvo não produz ele. A Volvo não irá desreipetar acordo com empresa americana para entrega 40 unidades

Luiz Ferreira

Compramos SU-57 e SU-75 montados na Índia com um financiamento a perder de vista e vida que segue.

Carlos Campos

e os vários técnicos que trabalham na BID vão pro EUA e Europa, nossa balança comercial fica mais desforável, bela estratégia a sua

Carlos Campos

É de onde o IFF vem, o WAD, o capacete do piloto e etc?

Charle

E os EUA? A Suécia “abaixa a cabeça” para eles há tempos.

Alex Barreto Cypriano

A feira é francesa e os franceses tem direito de proibir a participação expositiva de quem eles quiserem. É assim entre nações: todas podem agir soberanamente em seus assuntos e negócios. Israel declarou nosso presidente persona non grata e antes apodou nosso país de anão diplomático, conforme lhes é defeso em função de seu ponto de vista. Não demandaria muito pra que Israel embargasse vendas de suas empresas ao desprezado Brasil. Que o façam, se quiserem – os motivos, pra recobrir com fumos de razoabilidade, depois se elaboram e publicizam.

Maurício.

O sujo falando do mal lavado.

Rinaldo Nery

Presidente lacrador dá nisso. Daqui a algumas décadas a França será islâmica.

Rafael Cordeiro

Sugiro que assista ao documentário produzido pela Brasil Paralelo “From the River to the Sea”, isso já é uma realidade em toda a Europa.

Nilo

Desinformação e manipular a opinião pública. Usa a informação, os dados para conclusões distorcidas.

Last edited 2 meses atrás by Nilo
Rinaldo Nery

Já assisti. E não tem nenhuma desinformação, conforme a opinião enviesada de outro forista.

Caravaggio

O Brasil Paralelo vive numa realidade paralela.

Rinaldo Nery

Não, não vive não. Tudo é bem fundamentado. Não tem narrrativas, como noutro aspecto ideológico.

Gabriel

Ha quem chame Brasil Paralerdos

Maurício.

“Daqui a algumas décadas a França será islâmica.”

E tu acha que invadir países alheios não cobraria o seu preço? Aqui se faz, aqui se paga! Rsrsrs.

Rinaldo Nery

Quero que a França se exploda. Derrubem a torre Eiffel e construam uma mesquita no local. Uma nova “Domo dourado”.

Kommander

Daqui a algumas décadas? Tá sendo muito otimista, a França já Islâmica, o atual presidente abre as pernas para qualquer um pra não sair do poder.

Krest

E…???? O que os muçulmanos tem haver com isso se cristãos não criam famílias rsrs
Aliás parte da Europa já foi islâmica, sabia ??? Bálcãs e Al Andalus são exemplos. E haveria ainda mais muçulmanos se houvesse tolerância religiosa na época da “reconquista”

Luís Henrique

Alguns sites indicam que até 2050 a Europa estará dominada por muçulmanos. Enquanto que os europeus não querem muitos filhos, com média de 1 ou 2 por casal, os muçulmanos que foram recebidos como refugiados ou imigrantes costumam ter vários filhos.

O resultado já está chegando. Para agradar parte dos eleitores, uma parte que já é considerável e cresce a cada ano, os países europeus ficarão cada vez mais contra os judeus.

Carlos Campos

Olha eu acho que eles ficarão anti-israel cada vez mais, até que um dia eles se toquem como as monarquias árabes, que Israel está ali e é melhor assim

Gustavão

Daqui pra frente, as compras de armas de Israel vai ser questionado pelo mundo a fora, e um mercado que pode ser explorado pelo Brasil.
Mais tem que parar de ser bobo e parar de comprar equipamentos do exterior e desenvolver seus produtos com parceria ou projeto sozinho para mercado Interno e externo.

Last edited 3 meses atrás by Gustavão
Carlos Campos

para o Brasil pegar o vácuo de Israel já teríamos que ter produtos agora, temos só um míssil, anti navio, um sistema MRLS que já está defasado, seria a hora de barganhar com Israel isso sim,

Gustavão

Brasil tem muitos mais ganhar com parcerias como a Coreia do sul,Japão e tem parceiros muitos mais vantajoso pelo mundo.
Brasil tem que virar exportador,e não importador.

Carlos Campos

Adivinha quem vendeu Guarani para as Filipinas? tu acho mesmo que a Coreia do Sul e o Japão fazem caridade, eles tem seus proprios blindados pronta para a venda, e não vão nos vender recheio tecnologico como os Israelenses vendem, muito menos os anglosaxoes, China idem, Rússia seria burrice se envolver com eles agora

Salim

França ainda hoje explora países africanos. Líbano era posse francesa e foi separado da Síria para ser Pátria dos cristãos maronitas que eram maioria. Ai vieram palestinos expulsos da Jordânia e criaram a primeira guerra civil libanesa , ai degringolou para isto.

Gustavão

Burrice fazer acordo com Israel por produtos prontos que não vai nos levar a nada, Israel não fez nada pela gente.
Pega exemplo da coreia sul, com parceira Alemanha gerou k2 panther, com parceria Airbus gerou KAI KUH-1 Surion, com parceria com Rússia projeto conjunto sul-coreano-russo KM-SAM.
E aprender como funciona mundo, comprar de Israel ou sei lá de quem seja, não é um bom negócio.
Bom negócio é fazer parceria para desenvolvimento local e assim vender seus produtos.

Carlos Campos

Israel vende componentes que ninguém quer vender pra nós.
Coreia do Sul é amiguinha e aliada de primeira linha dos países ocidentais, coisa que o Brasil não é.
Rússia estava vendendo o Almoço para comprar a janta, e a Coreia soube tirar proveito disso, a realidade da Rússia é um pouco diferente daquela época.
Fazer parceria é ótimo, por isso a relação com Israel é tão boa

Gustavao

defesa e dinheiro, parceria e dinheiro, desenvolvimento militar e dinheiro.
pais para nos fornecer licença não nos falta, precisa de vontade militar e politica para tal coisa.
lembrando que israel nao tem nada demais, nos vende como qualquer pais detentor de tecnologia nos venderia.
te dei exemplo, da forma correta de lidar com defesa, mais se defende compra tudo bem e direito seu defender mediocridade.
eu acredito que forma correta seria seria fazer parceria para produção local e ate mesmo em alguns casos o desenvolvimento sozinho.

Daniel

De que jeito? Todos os anos o orçamento de defesa sofre cortes . . . Sem falar que geralmente, os militares gastam muito mal o dinheiro que recebem. Gastar mais de 80% no pagamento de salários e pensões é um absurdo em qualquer país do mundo!

Gustavão

Você está certo, vamos lutar para que isso mude, nós merecemos uma defesa, segurança, educação, saúde e infraestrutura digna.
Só não podemos desistir.

Daniel

Olha só que coisa revoltante . . .

https://youtu.be/_hA9mGrqtpw?si=wN_NKtlJI3l7Psoc

Gustavao

mais e complicado, você já observou quantidade de pessoas que defende as compra do exterior, como desenvolve assim, compras essas que em fazem a gente se tornar irrelevante.
brasil ele não produz metralhadora , obuseiro rebocado e por ai vai.
então em vez de pelo menos produzir básico, defendemos ate a compra do básico. fico consternado porque cada compra nossa e um passo para um futuro incerto.

Heinz

Primeiro califado mulçumano na Europa. Esperta é a Polônia que não abriu suas fronteiras para esses extremistas.

Carlos Campos

Dinamarca e a Suíça também são bem fechadas

Krest

Os maiores extremistas são pessoas como você que age com o mesmo preconceito que os alemães agiam com judeus. E ironicamente tem até nome alemão rs

Aéreo

O Lacron é assim. Um “tigre” na política externa, então ele esta sempre inventando algo para parecer um estadista. Isso ajuda disfarçar que seu desempenho político é sofrível na política interna. Parece alguém por essas bandas.

Renato B.

Deja vu com a África do Sul de tempos do Apartheid que sequer participava das Olimpíadas. Mas essa é uma hipótese já prevista pelo Nethanyahu, ele vai usar para aumentar o discurso nós contra eles.

Antonio Palhares

Vão dizer igualmente que a França é um anão diplomático ?

Fabio

Não, é um defensor do terror.

curisco

Apesar de afirmar que Netanyahu está levando Israel para caminhos perigosíssimos em suas ações de manter a guerra indefinidamente para ficar no poder, creio que França e Brasil tem de separar as coisas: negócios são negócios.

Salvo Israel ter retaliado em compras de materiais franceses ou brasileiros ou coisas assim.

curisco

“Aaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn! tu defende terrorista! Israel tem o direito de se defender’

A batalha convencional foi vencida já nos primeiros 4 meses. De lá para cá as ações deveriam ser de inteligencia e contrainsurgencia.

Terraplanar Gaza, Líbano e seja o que for tem nada a ver com reféns. é Netanyahu agradando os extremistas do lado de Israel.

Pior que os malucos do Hamas, Hesbolah e afins se fortalecem ideologicamente com o que está acontecendo.

Salim

E simples acabar guerra. Devolve reféns, para atacar Israel e reconhecer Israel como pais soberano. A negociação e por ai. Qual país sério deixaria ser atacado e ter cidades sequestrados. Lembrando, antes invasao Ucrânia , Macron era todo amores com russia além de invadir Ucrânia expulsou franceses do Mali..

curisco

Beleza. sabemos que o Hamas não vai devolver e esta operação não tem a ver com resgate de reféns,

é só terraplanagem mesmo.

Pesquise o que os familiares de reféns lá em Israel tem pensado sobre a estratégica do netanyahu.

e também sobre o bate boca do ministro de defesa de Israel e Netanyahu sobre a condução destas guerras.

Salim

Então e simples, devolve reféns e queima o BIbi.Ai , teoricamente ele vai preso. Se devolver reféns e parar ataque a Israel tá resolvido. O povo palestino agradece, porem será que Hamas, hisbola e irá tem alguma preocupação povo palestino……

Iran

Os reféns já morreram, nunca foi pelos reféns, terraplanar Gaza e matar mais de 50 mil pessoas não é uma operação pra salvar refém se não é óbvio, explodir dezenas de bairros residenciais com dinamite não é pra salvar reféns.

Iran

O Hamas, Hezbollah e o Irã já tinham dito que queriam um cessar-fogo, e que aceitariam a resolução 1703, o Rochstein falou que tinha definido já com o Líbano um acordo de paz, quando isso aconteceu Israel foi lá e intensificou os ataques e matou uma galera do Hezbollah, Israel não quer paz, eles querem o espaço vital deles pra Grande Israel.

Salim

Hisbola nunca parou de bombardear Israel, o Irã não deixa. Depois que a cobra fumou, ai pedem penico, para voltar atacar depois. Agora está parando bombardeio em Israel porque combatentes Hisbola estão debandando para Síria. Nunca Hisbola propôs acordo. Talvez agora que colocaram novo líder, porem o novo líder não está no Líbano e o mesmo já declarou que vai manter ataques .

Daniel

Normal. Os franceses sempre viram as costas para os israelenses quando eles mais precisam. Ainda mais com esse presidente fraco, incompetente e com sonhos de grandeza.

Ironicamente, enquanto o Macron se preocupa com os palestinos, continua explorando países africanos pobres.

leonidas

O Passado Francês na segunda guerra mundial é vergonhoso.
O presente também … rs

Caravaggio

Só vai lhes restar os EUA. Agradeçam a Netanyahu e seus asseclas.

Gabriel

Parabéns a Franca pela iniciativa !