O 4º submarino convencional (S-BR4) do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (PROSUB), ganhou um novo nome. O navio que era conhecido como Angostura, e que se encontra em sua fase final de produção, foi renomeado de Submarino Almirante Karam, uma homenagem póstuma ao Submarinista e ex-Ministro da Marinha no período de 1984 e 1985, Almirante de Esquadra Alfredo Karam.

A jornada do Almirante se cruza com a história da Marinha e a da ICN. Foram 80 anos servindo a Força Naval e a sua mais recente aparição aconteceu em março deste ano na Cerimônia de Lançamento do 3º Submarino do PROSUB, o S-BR3 Tonelero, solenidade realizada no Estaleiro de Construção, em Itaguaí. Na ocasião, o Almirante Karam foi aplaudido por mais de 500 pessoas porque completaria 100 anos no dia seguinte.

O Almirante Karam foi aplaudido durante o lançamento do Submarino “Tonelero”, em Itaguaí (RJ), em setembro de 2024 – Imagem: Sargento Boaventura/ Marinha do Brasil

Assistir a esse novo marco para o País, com o lançamento de um submarino totalmente construído em solo nacional, foi uma experiência que reacendeu a vivência do então Capitão de Mar e Guerra Karam, que, na década de 1970, liderou a Comissão de Fiscalização e Recebimento de Submarinos. Uma excelente homenagem da Marinha do Brasil e que, com certeza, honra toda bravura e história do Almirante.

FONTE: Itaguaí Construções Navais (ICN),

SAIBA MAIS:

Nota de Falecimento: Almirante Karam, ex-Ministro da Marinha

 

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Ao que parece o lançamento será neste próximo ano.
Ficaria feliz em ver um segundo lote de 2 unidades…seis submarinos classe Riachuelo comporiam um poder de dissuasão considerável na Amazônia azul. Uma dissuasão que complicaria a vida de qualquer invasor.

Jadson S. Cabral

Considerável? Supondo que 30% da fruta sempre estaria atracada para alguma espécie de manutenção, abastecimento ou descanso da tripulação, teríamos talvez 4 para cobrir uma imensidão de oceano… que fica considerável!!!

Camargoer.

Eu acho que vai mesmo ser lançado ano que vem e o S42 vai ser entregue para a MB em 2025 também.

O que sabemos é que agora vai ser o SN10, de 6 mil ton… o esforço é praticamente o mesmo para construir 3 Scorpenes.

Segundo o cronograma, o Labgene estará pronto no fim deste ano estarão concluídos os testes a frio e em 2025 ele será colocado em condição crítica pela primeira vez, para concluir a sua homologação no fim de 2026.

Rodrigo Maçolla

Mais do que justa essa homenagem, é um reconhecimento para com quem tanto fez pela MB especialmente força submarinos , Mais não poderia ter sido feita em vida?

TeoB

Merecido!

Jadson S. Cabral

Quarto e último, ao que tudo indica. Pois, sem novas encomendas e sem dinheiro, o estaleiro vai parar e a mão de obra altamente especializada, que foi tão cara, irá desaparecer, aumentando ainda mais a dificuldade para construir o Álvaro Alberto.

Camargoer.

Não… com a conclusão do S43, o estaleiro começa o SN10 que deslocará 6 mi ton.. praticamenteo o mesmo que 3 Scorpenes…

o pessoal gosta de comparação…

É como uma padaria que produzia 100 pães de 50 g cada e agora vai produzir um bolo de 5 kg.

Augusto José de Souza

Agora sabemos o nome do possível S-44,Angostura,espero mesmo que encomendem mais submarinos.

José001

Homenagem merecida a alguém que muito contribuiu com a Marinha do Brasil.