USS ‘Harry S. Truman’ e fragata portuguesa NRP ‘Dom Francisco de Almeida’ realizam operações conjuntas no Mar do Norte

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O porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75), da classe Nimitz, e a fragata portuguesa NRP Dom Francisco de Almeida (F334), integrante do Grupo Marítimo Permanente da OTAN 1, realizaram operações marítimas rotineiras no Mar do Norte em 21 de outubro.

A NRP Dom Francisco de Almeida (F334) é uma fragata de classe Bartolomeu Dias, equipada para operações de defesa e patrulha em alto-mar, integrando a Marinha Portuguesa e frequentemente envolvida em missões da OTAN.

Batizada em homenagem a Dom Francisco de Almeida, um importante navegador e militar português do século XVI, esta embarcação reflete a tradição marítima de Portugal, aliando tecnologia moderna a um legado de séculos de navegação e defesa dos mares.

Originalmente construída para a Marinha Real Holandesa sob o nome HNLMS Van Galen (classe Karel Doorman) a fragata foi adquirida por Portugal em 2009 e passou por modernizações significativas. O navio já participou em inúmeras missões e exercícios nacionais e internacionais, integrando forças navais da OTAN.

Atualmente, a NRP Dom Francisco de Almeida integra o Grupo Marítimo Permanente da OTAN 1, desempenhando um papel importante nas operações conjuntas com outras forças aliadas, como patrulhamento e dissuasão de ameaças no Mar do Norte. Essa colaboração fortalece a interoperabilidade entre as marinhas dos países membros, consolidando a segurança marítima na região e evidenciando o compromisso de Portugal com a estabilidade e a paz internacionais.

 

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Bigliazzi

Treinar para não esquecer a grande experiência em combate, isso garante a eficiência desses grandes meios.

Burgos

Belas fotos !!!
Principalmente esse por do sol em alto mar 😎
Bateu até saudade de navegar de novo !!!💪⚓️🇧🇷

Fabiuson

Fotão da p…

Franz A. Neeracher

Só como adendo; os dois navios estão fazendo parte do exercício “Strike Warrior” no Mar do Norte.

Alguns outros participantes:

Dos EUA:
USS Gettysburg CG 64
USS Stout DDG 55
USS Jason Dunham DDG 109

Reino Unido:
HMS Price of Wales
HMS Dauntless
HMS Portland
HMS Iron Duke
Um SSN Classe Astute não identificado

Além de navios da Alemanha, Noruega entre outros.

Dalton

Não que faça muita diferença, mas, o USS Harry Truman é o único NAe da Frota do Atlântico equipado com o E-2D Advanced Hawkeye com capacidade para ser reabastecido em voo, há várias fotos já publicadas inclusive, enquanto os do USS Gerald Ford são dos lotes iniciais, sem essa capacidade, mas que eventualmente serão convertidos. . O USS Gettysburg mencionado pelo Franz em breve será o único “Ticonderoga” na Frota do Atlântico já que os outros dois, “Philippine Sea” e “Normandie” estão prestes a passar pelo início da inativação até serem oficialmente retirados ao longo de 2025. . Muitos aqui… Read more »

Franz A. Neeracher

Ainda bem que o congresso americano se opôs a idéia!!

Last edited 28 dias atrás by Franz A. Neeracher
Abner

Dalton nesse caso, quando o CVN 75 entrar em manutenção, um outro NAe estará saindo de manutenção para substituir ele ?

Dalton

Oi Abner, sempre há um NAe passando por modernização de meia vida e às vezes pode haver dois, sendo um na fase final e um na inicial de um processo que dura vários anos.
.
No momento o USS John Stennis – da Frota do Pacífico – encontra-se na costa leste
passando pela modernização iniciada para valer no início de 2021, ele já vagou
a gigantesca doca seca, porém os trabalhos deverão continuar até início de 2026
com ele atracado e suspeita-se que ele poderá ser designado para a Frota do Atlântico preenchendo a lacuna ocasionada pela modernização do “Truman”.

Franz A. Neeracher

Oi Dalton Além da possibilidade do CVN 74 ficar no ATL, creio que existem tb outras possibilidades, isso a partir de 2026. CVN 74 indo para o PAC para substituir o CVN 68 que até lá terá dado baixa. CVN 76 mudando do PAC para o ATL para substituir o CVN 75 que estará em RCOH e depois do CVN 75, será a vez do CVN 76 passar por um RCOH, ou seja, o CVN 76 terá que ir para o ATL de qualquer jeito. O CVN 78 iria para o PAC para substituir o CVN 68 que irá para… Read more »

Dalton

Oi Franz ! . Você não incluiu na equação o CVN 79 que será comissionado no segundo semestre de 2025, isento dos testes de choque e já capacitado para operar o F-35C desde o início o que deverá acelerar sua transição para o Pacífico em 2026 como já prenunciado. . O CVN 78 ainda não recebeu as melhorias para operar o F-35C o que será implementado em um próximo período de manutenção que deverá iniciar-se no fim de 2025/ início de 2026 não me parece indicado para ir ao Pacífico. . Quanto ao CVN 76 se o histórico dos últimos… Read more »

Last edited 27 dias atrás by daltonl
Franz A. Neeracher

Oi Dalton

Não incluí o CVN 79 na conta de propósito.

Eu acho que ele só estará operacional lá pelos inícios de 2027….

O que até lá seria a substituição do CVN 69.

Quanto ao CVN 78 receber os F-35C, essa modificação tb pode ser feita no PAC.

A qualificação de aviadores pode ser feita tanto no ATL como no PAC.

Além de que, apesar da USN ter anunciado que o CVN 79 irá para o PAC, isso pode mudar de acordo com eventos na política mundial.

Dalton

O CVN 79 como todo NAe novo ou recém saído de manutenção como você sabe precisará passar por muitos meses de exercícios até estar devidamente certificado e enquanto isso cumprirá a importante função de qualificação de aviadores e o CVN 78 durante vários meses foi o único disponível na Frota do Atlântico para essa função e isso foi considerado “essencial” na época. . O CVN 69 poderá também ter sua vida estendida em um ano como no caso do CVN 68 e com certeza as melhorias para operar o F-35C podem ser feitas no Pacífico como já ocorreu com os… Read more »

Last edited 27 dias atrás by daltonl
Franz A. Neeracher

Sim, concordo….mas no fundo de tudo; estamos somente especulando.

São várias as possibilidades….somente o tempo nos dirá o que realmente irá acontecer 🙂

Dalton

Com certeza meu amigo, só lembro que a Ala Aérea 8 foi designada para o CVN 78 ainda em 2020 quando nem todos os elevadores de armas estavam funcionais e antes dos testes de choque. . O CVN 79 será entregue “completo” sem passar pela “problemática” fase dos 2 anos iniciais do CVN 78 – comissionado em 2017 -graças a experiência adquirida e isento dos testes de choque o que permitirá uma gradual e suave certificação ao longo do ano de 2026 com sua Ala Aérea, daí acreditar que ele não será “deixado de lado” até 2027 para só então… Read more »

Franz A. Neeracher

Mudando de CVN para SSN…

Viu os novos anúncios?

Baltimore e Atlanta….a USN anda repetindo os nomes…..existem cidades que deveriam ser lembradas como “Dover”, “Dayton”, “Orlando”, “Las Vegas”, “Richmond”, “Fairbanks” ou “Long Beach”

Já basta o ex-ministro da USN batizar 3 LPD em seguida com nomes de cidades da Pennsylvania só porquê ele é de lá….

Dalton

Nomes como “Atlanta”, Pittsburgh” e “Philadelphia” tem um “peso”
relevante na História da US Navy, difícil optar por “Orlando” por exemplo, apenas para “lembrar” da cidade – como aparentemente fizeram com “Harrisburgh” – e como há cidades demais e navios de menos, repete-se os nomes mais significativos 🙂

Franz A. Neeracher

Orlando entre outras citadas são grandes cidades e algumas nunca foram homenageadas.

Cidades como Helena, Asheville, La Jolla, Springfield ou Greeneville tb não possuem “peso” mas foram lembradas…

Se bem que muitas vezes é por pressão dos políticos locais.

Dalton

Da forma como vejo, não se trata apenas de “grandes cidades” ou cidades que tiveram importância histórica para a US Navy, mas também se quer relembrar navios passados que tiveram esses nomes muitos dos quais estiveram em combate como “Helena” um dos meus “favoritos” desde jovem…faz tempo 🙂

Alex Barreto Cypriano

Olha, abri a matéria sem muita esperança (‘que coisa mais besta’ um CVN ianque escoltado por solitária fragata editado) mas as três últimas fotos, estonteantes de bonitas, fizeram valer a pena. Parabéns ao fotografo.

Leonardo

Seu comentário mostra bem quem é o cutruco.

Carlos

Neste exercício o que mais interessa é a presença de 3 fragatas da mesma classe e de países diferentes a NRP D. Francisco de Almeida F334 (Portugal), a HNLMS Van Amstel F831 (Neerlândia (Holanda)) e a BNS Louise Marie F931 (Bélgica), presentes da força naval SNMG1 (Standing Nato Maritime Group 1) força de prontidão imediata da OTAN e cuja o navio bandeira é o navio reabastecedor norueguês HNoMS Maud. Deste conjunto de fragatas apenas faltam as fragatas chilenas que apresentam uma pequena diferença no mastro, porque ainda não foram atualizadas, eram conhecidas por fragatas holandesas, ou fragatas classe M ou… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Grato pela informação, Carlos, mas nem precisava tanto quid pro quo: treino é treino, jogo é jogo. Tem quem aprecie assistir a ambos, mas meu gosto vai em outra direção…

Carlos

Quid pro quo, não, foi mesmo prazer em informar quem não sabe.