Destróieres, corvetas, patrulheiros oceânicos, rebocadores e um navio logístico realizaram um treinamento naval integrado, conforme ao programa previsto pelo Comando de Treinamento e Alistamento da Armada

Puerto Belgrano – Entre 22 e 25 de outubro, após concluir as quatro etapas anteriores de mar, todas as unidades operacionais da Armada Argentina zarparam para realizar o treinamento naval integrado em águas do mar argentino. No total, foram 14 unidades de superfície e um helicóptero H3, formando o maior destacamento dos últimos anos.

Participaram da etapa os destróieres ARA “La Argentina”, “Almirante Brown” e “Sarandí”; as corvetas ARA “Espora”, “Rosales”, “Robinson” e “Gómez Roca”; os patrulheiros oceânicos ARA “Piedrabuena”, “Almirante Storni” e “Contraalmirante Cordero”; o navio logístico ARA “Patagonia”; e os rebocadores ARA “Teniente Olivieri”, “Puerto Argentino” e “Bahía Agradable”.

A bordo do “La Argentina”, foi constituído o Estado-Maior do treinamento naval integrado, que coordenou os exercícios programados para a 5ª Etapa de Mar (Etapa de Artilharia).

As unidades participantes realizaram os exercícios previstos, incluindo lançamento e recuperação de aeronaves, treinamentos de operações cruzadas entre cobertas (cross deck), pouso e decolagem assistidos (Payd) e reabastecimento de combustível.

VÍDEO: Armada Argentina completa a 5ª Etapa de Mar

Enquanto as aeronaves realizavam seus exercícios, as unidades de superfície posicionaram-se próximas ao navio logístico ARA “Patagonia”, realizando diversas formações de defesa antiaérea, antisuperfície e antissubmarina. Em seguida, adotaram uma distância predefinida em ambos os lados do navio logístico para reabastecimento no mar, enquanto outra unidade se posicionou na popa do logístico para simular a manobra de reabastecimento.

Com os exercícios de treinamento individuais e conjuntos avançados, as unidades de superfície formaram-se para realizar uma corrida de teste de seus sistemas de armas, com tiros efetivos contra um alvo posicionado no mar. Os destróieres utilizaram seus canhões de 127 mm e 40 mm; as corvetas, os de 76 mm e 40 mm; e os patrulheiros oceânicos, os de 30 mm.

Todas as unidades participantes também realizaram evoluções táticas, finalizando com uma formação de defesa antiaérea e a execução de uma foto em formação ao término. Com a conclusão dos exercícios, as unidades retornaram a seus portos habituais, concluindo a 5ª Etapa de Mar em 25 de outubro.

Vale destacar que, como parte das tripulações, estavam a bordo cadetes da Escola Naval Militar, com o objetivo de aprofundar sua adaptação nas unidades navais, e oficiais recém-formados do curso de especialização em artilharia, que puderam consolidar suas primeiras práticas de tiro efetivo no mar.

FONTE: gacetamarinera.com.ar

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Marcos

Muito bom. Em breve a Argentina vai comprar 2 FREMM e 2 Scorpene Evolved. Recuperando as capacidades aos poucos.

Ano que vem vão estar de F-16 armados com AIM-120, AGM-88 HARM e bombas de precisão.

Willber Rodrigues

Vai, vai ter 2 FREMM pra Argentina sim, confia…

Miguel Carvalho

Não sei o porquê da dúvida, é tudo uma questão de entendimento politico. Á medida que as FREMM francesas forem substituídas pelas FDI, é muito normal que isto aconteça. As Meko argentinas já estão muito velhas. Tinha lido aqui que seriam modernizadas pelos turcos, mas é possível que as FREMM, sejam a melhor opção. Nao sei se a Argentina chegou a adquirir os P3 Orion, mas parece que a prioridade é assegurar a soberania das águas argentinas. Enquanto a Argentina seguir o caminho que tem seguido com Melei, há condições para tal acontecer. E é preciso que o petróleo em… Read more »

Rui Mendes

As Fremm não vão ser substituídas pelas FDI, serão as Lafayette.

RSmith

Confere com as informaçoes que tenho visto…

RSmith

as FREMM francesas forem substituídas pelas FDI??? vão substituir as FREMM? aonde vc viu isso? pelo que saiba as FDI vão se juntar as FREMM’s


Willber Rodrigues

Você não está entendendo.
Mesmo que a França doasse essas FREMM e pagasse o translado até a Arge tina, a Argentina e sua Armada simplesmente não teriam nenhuma condição financeira de manter e operar essas FREMM.
Seriam um peso de papel, passando 99% do tempo atracado no cais, navegando um dia por ano, e olhe lá.

Sobre os P-3 que você disse, o envio dessas aeronaves foi atrasada por falta de pagamento pelos argentinos.

É esse o país que quer operar FREMM?

Wilson França

Ah, agora está entendido. Veio fazer propaganda do Milei.

Hamom

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Rafael Costa

Kkkkkkk Argentina operando FREMM e Scorpene eu só acredito vendo. Só mais duas cartas de intenções de compra, nada diferente no front. Se a marinha deles não substituiram até hoje os SeaKing dos anos 60, não terão grana nem pra pagar um PMG de um Scorpene.

Saudações a todos.

Willber Rodrigues

Argentina até hoje não conseguiu “tirar do chão” os Super Etandart que eles comparam a 3 anos, por falta de grana pra comprar os assentos ejetores ( e detalhe que o fabricante disso é britânico… ), imagine FREMM….

Rinaldo Nery

Trocar os cartuchos TNT dos assentos, vencidos.

Willber Rodrigues

Sim, isso mesmo. Obrigado pela correção.

Bernardo

Mas agora que já assinaram os f-16, adianta gastar com isso? Pq avião parado também demanda manutenção (que não deve ter sido feita) Eu imagino que não A questão de como essas novas compras vão ser vai depender de quanto crédito (não crédito político, crédito na praça) vai ter no próximo governo (se for reeleito ou não), pq nesse é um gasto grande e acho que não dá. Mas é preciso considerar que antes do Milei a Argentina só conseguia emitir títulos pra 21 dias e pra UM dia (e muitas vezes faltava gente pra comprar). Muito recentemente (muito recentemente… Read more »

RSmith

Will… não é só a falta de grana… é o “embargo” do UK ao fornecimento de material belico para Los Hemanos…

Willber Rodrigues

Olha, acho que a falta de grana é mais impeditiva do que os embargos.
Mesmo que amanhã a Inglaterra permitisse que a Argentine compre F-35, eles não poderiam, pela falta de grana.

Santamariense

Concordo com teu raciocínio, mas F-35 nem o Brasil tem grana para comprar.

RSmith

… pois é… infelizmente a atual situação da Armada é só um pouco pior do que a da MB :-/

zehpedro

faltou vc colocar no final do seu comentário: “contém ironia”

Heinz

Pior que depois de Milei, eu não duvido mesmo não. O cara ta até conseguindo colocar um pouco de ordem naquela bagunça econômica da argentina.

Thiago Martins

Descanse, menino Marcos.

zehpedro

Nesse momento o sonho das Ilhas Malvinas parece estar em um realidade bem distante para os irmanos

Last edited 1 mês atrás by zehpedro
Willber Rodrigues

Se for ver o estado geral de todas as FA’s argentinas, o “sonho dourado” deles de pegar as Falkland’s na marra está bem distante mesmo…a centenas de anos-luz de distância.

Magarem

Com o alinhando pró EUA e Otan eu duvido muito que vão tomar qualquer tipo de ação nesse sentido agora.

Fernando Vieira

Quando os argentinos atacaram as Malvinas o governo deles também era bastante alinhado com os EUA. Esse arquipélago é uma questão a parte para eles.

No entanto, eles não vão tomar qualquer tipo de ação militar contra as ilhas agora porque tomaram um sacode quando tentaram e tomariam outro agora. Mas essa questão é sempre um recurso que todo governante argentino saca quando as coisas vão mal por lá. Até o próprio Milei já usou desse recurso.

Rui Mendes

As Falklands/Malvinas só serão Argentinas, com acordo com o Reino-Unido.

Junior

Estão usando bolacha com referencia às Ilhas Malvinas. Sera provocação?

Rinaldo Nery

As FFAA Argentinas usam essa bolacha desde o conflito. Não tem nada a ver com provocação.

Junior

Entendi. Obg

Ze das couves

Acho que e’ apenas uma simples expressao de otimismo…

curisco

A armanda argentina deveria ter vergonha de falar das malvinas.

Os almirantes e generais inventaram aquela pataquada de guerra sem chamar a força aérea.

quando começou a guerra foram os primeiros a por o rabo entre as pernas e deixaram a confusão toda na mão dos pilotos e soldados.

Fernando

Se juntar tudo isso, ainda é um monte de velharias, muito pior que o Brasil. Malvinas com essa força naval, nem nos sonhos

No One

Só não entendi quais foram as “aeronaves “.

No começo afirmam que ” No total, foram 14 unidades de superfície e um helicóptero H3″ e logo depois o artigo
deixa entender que haviam mais aeronaves :
“Enquanto as aeronaves realizavam seus exercícios”

Rafael Costa

Deu até medo desse “grande” exercício naval sem um disparo real de míssil(coisa que eles não fazem a muito tempo), sem submarinos que eles não operam a mais de 5 anos e sem um navio LPD ou porta-helicópteros.

Last edited 1 mês atrás by Rafael Costa
Bernardo

Mas só a gente tem Porta-Helicopteros, aí é sacanagem tb. É que nem alguem q tem porta aviões dizer PO NAO TEM NEM PORTA AVIOES.

Nao é nada estritamente necessário, quase ninguém mais opera esses tipos de embarcação (porta helicoptero, porta avioes etc)

Submarino já é pro tamanho deles

Dalton

Atualmente 14 países – incluindo o Brasil – operam algum tipo de navio com convés de voo corrido, seja NAe e/ou Grande Navio de Assalto Anfíbio e alguns desses países
estão pensando em expandir o número, tamanho/capacidade.
.
No passado, Argentina e Canadá os tiveram, mas no lugar deles vários outros passaram a ter, então houve um aumento deles e o surgimento de aeronaves não tripuladas mais sofisticadas poderá popularizar ainda mais esses navios além dos
“LPDs” cuja popularidade também vem aumentando.

Rui Mendes

“Quase ninguém mais opera…” acho que se pode dizer, quase ninguém nunca operou, mas quem não opera, não é por achar desnecessário, mas porque custa muito a adquirir, a manter, demora a ter pessoal com capacidades e esse tipo de navios, só se justifica ter, certo tipo de países, que necessitam de andar pelos principais oceanos e mares do mundo.

737-800RJ

Mesmo que estejam com poucos e antigos limões, o importante é fazer a limonada!
Ficar parado não é a solução, senão todos perdem conhecimento prático.
E isso que o Marcos está falando sobre FREMM pra Argentina é MUITO improvável, porém há alguns meses canais de Defesa de lá realmente vêm cogitando essa possibilidade.
O problema é que querer não é poder…

Willber Rodrigues

A algum tempo atrás, os L’Adroit que os argentinos comparam passavam mais tempo no porto do que navegando, por falta de grana pra comprar insumos, e porque, pela situação econômica deles, sua Armada conaiderava o preco da milha navegada como “alta”.
Se a Armada Argentina considera a milha navegada de um L’Adroit cara, imagine manter e operar uma FREMM…

Quem fez essa notícia não sabe 0,5% do que acontece na Argentina e suas FA’s.

Bardini

Não são canais de defesa que estão cogitando. É a própria Armada…
.
As duas maiores prioridades deles, são 02 submarinos e 02 Fragatas. Pode ser 02 Scorpene e 02 FREMM? Pode… Mas não é a única opção na mesa deles. E o que vai mandar, no final das contas, é o financiamente externo.
.
Fora isso, existe interesse na aquisição de helicópteros leves como AW109, 01 LST, 01 LPD, modernização de alguns meios e por aí vai…

marcos.poorman

Essas fragatas podem ser as duas da Classe La Fayette que não irão passar por modernização. Como eles tem boas relações com os franceses, fizeram compra recente da Classe L’Adroit, não é impossível de acontecer.

Bardini

Pode até ser, se eles entenderem que vale. Eles não descartaram a compra de usados, apesar de terem focado na compra de meios novos. Olharam um amontoado de coisas. Até MEKO A100 foi oferecida…

Akhinos

Como economista eu te falo o seguinte: Se tu achar um banco disposto a financiar FREMM e Scorpene para a Argentina me avise imediatamente pois eu vou financiar minha própria esquadra particular com eles também. Eu acho que vocês não entendem exatamente, as condições de crédito que a Argentina enfrenta hoje no mundo. Eu acho que até mesmo países como Ruanda tem mais crédito na praça. Ng é lunático o bastante para aceitar fazer um negócio desses com a Argentina. E então só sobraria a Argentina ter dólares para fazer a operação à vista. Mas se isso acontecer então o… Read more »

Bardini

Olha. Economista nada mais é, que um achista com diploma, rsrsrs… Então segura tua onda aí, pq isso não te torna tão melhor que os demais achistas daqui. E se fizer retrospectiva dos teus achismos econômicos por aqui, muito em favor das posições do governo, diga-se de passagem, a coisa se torna uma esquete de humor e tu passa vergonha. . As condições da Argentina são uma bela de uma porcaria e não é de hoje que todo mundo sabe disso… Não precisa ter diploma. Mas mesmo em tal situação, existem três instituições financeiras estrangeiras bancando os 04 Navios Patrulha… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bardini
Bernardo

A China emprestou dinheiro pra Argentina (e investiu em infra lá) quando as condições eram ainda piores. E eles fazem isso em outros países também, inclusive da África, Ásia. Com contratos com cláusulas não-divulgáveis (que é um direito deles, aceita quem quer. aqui por ex. seria proibido, mas n é assim em tds os países) e todo esse risco aí é precificado. Aliás, foi. Da mesma forma que foi em vários países da África. Não acho que vá ser o caso dessa vez pq os EUA já se tocaram que quando não marca, o outro faz gol, né. Apesar de… Read more »

Akhinos

A China não emprestou dinheiro para eles quando as condições eram piores. E os condicionantes para a China receber eram basicamente o governo Alberto Fernandez praticamente dar aos chineses os direitos de explorar litio no pais e construir uma base naval na Patagônia. Deixa eu desenhar aqui pra vcs. Os EUA só foram em frente com esse negócio de F16 para a Argentina pq o governo Milei revogou praticamente todos os acordos com os chineses. Inclusive cedeu a base para os americanos. Isso está na mídia, basta pesquisar 5 minutos. O govero Milei foi com o pires na mão atrás… Read more »

Rui Mendes

Os Chineses emprestam dinheiro, mas com taxas de juros bem superiores ás do FMI, Angola sabe bem quanto essas taxas de juros são mais altas, mas também existe vantagens, a China não quer saber de direitos humanos, de regras democráticas, nem se preocupa em obrigar os devedores, a corrigir as suas economias, o défice público, só quer que lhe pagem o acordado, agora como pagam, não querem nem saber.

Akhinos

Ah sim, todo um campo do conhecimento humano é “achismo”.

Eu poderia perder meu tempo aqui em algum tipo de conflito de ego contigo, mas eu acho que as vezes só precisamos deixar o peixe morrer pela boca. Qlq pessoa que seja minimamente sensata vai perceber quem de nós dois aqui precisa urgentemente baixar a bola.

Last edited 1 mês atrás by Akhinos
Jorge Cardoso

A tua soberba é absurda.

José de Souza

“Achista com Diploma” é dose, viu? Nesse sua linha de “pensamento” isso vale pra qualquer coisa, então basta ser palpiteiro, que nem o último Presidente, e tá tudo certo, educação pra quê, né?…

PauloOsk

Marinha do Brasil e Chile a anos luz do restante.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Não exagera….Hoje 28/10 o que temos a disposição na superfície são algumas fragatas antigas (Niterói e Type22).
O Brasil nesse momento atual só está bem a frente pela questão do PHM, além da força submarina.
Agora anos luz é chutar o pau da barraca rsrrr….

No One

Na verdade tem também a aviação naval da MB, a maior e mais diversificada da América Latina. São mais de 70 helicópteros, entre eles os Super Cougar, os Seahawk e Super Lynx. Na armada Argentina você não encontrará nada disso, no máximo um(1!) cansado( muito cansado ) Sea King . Os helicópteros que sobraram podem ser contados nos dedos de uma mão e não é uma hipérbole. Força submarina inexistente, força aeronaval-no específico a componente de asa rotativa- em extinção e unidades de superfície geriátricas como na MB, com a diferença que a MB pelo menos receberá as Tamandaré, enquanto… Read more »

Fabio Mayer

Hoje, o Brasil ainda tem uma força de submarinos melhor que a da Argentina e a do Chile: 1 Classe Tupy, 1 Classe Tikuna, 2 Classe Riachuelo. Mas a força de superfície, apesar de claro, maior que a Argentina, não é das mais efetivas: 5 fragatas Classe Niteroi em fim de ciclo operacional, 1 fragata Type 22 que não deve navegar por mais que 2 anos, a corveta Inhaúma que também está em fase final de vida útil, a corveta Barroso, o Atlantico e o Bahia. Não é um ano-luz de distância…

Santamariense

A corveta Inhaúma que você referiu é a Júlio de Noronha, da classe Inhaúma. A própria, que da nome à classe, já repousa no fundo do oceano Atlântico desde 2019, após servir de alvo em um exercício Missilex.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Ou seja, a que está em operação, não tem muito tempo de esquadra…

Santamariense

Não, não tem.

Dalton

Ela foi incorporada em 1992 e em 2016 retornou de um longo período de manutenção que permitiria operar até 2026 ou pouco mais dependendo de manutenções de rotina.
.
https://www.naval.com.br/blog/2015/05/02/sopro-de-esperanca-provas-de-mar-da-corveta-julio-de-noronha-comecam-no-meio-do-ano/

Regis

Na verdade o Chile está ligeiramente à nossa frente, pelo menos na marinha de superfície. Nossa vantagem está nos submarinos, que são mais avançados. Mas parece que os chilenos pretendem adquirir novos navios e até poderiam estar interessados no míssil MANSUP-ER.

No One

Talvez as unidades de superfície, mas vale lembrar que são unidades de segunda mão recondicionadas, são navios com seus mais de 30 anos sobre as costas, nenhum super trunfo.

Nas demais componentes a MB está melhor, nada demais, considerando o nosso tamanho e os nossos recursos a nossa marinha deveria ser o dobro da armada chilena, mas isso já sabemos, infelizmente nossa incompetência e negligência não nós permite deixar essa divisão de 5ª categoria feita de “anões “.

eder

Se juntar todas as marinhas da América Latina , não suporta 30 minutos de combate com a Guarda Costeira dos EUA!!!! KKKKKKKKKKK

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Eder, em termos militares, a América Latina é a África em termos econômicos rsrr…
E olha que se nada for feito, não duvido que até economicamente o continente Africano não passe o nosso.
Somos uma vergonha rsrr….

Gilson

Esses exercícios da Argentina, de modo geral, envolvendo suas forças armadas o unico que a ainda se salva é o exercito. A marinha da Argentina, eu pelo que tenho lido ao decorrer de noticias sobre, seus meios navais, estão sem nenhum ou praticamento nada de navios modernos.

Nativo

A situação das marinhas latinas no geral é muito inversa ao dos países asiáticos, em especial a da pobre MYANMAR, um país isolado, que está conseguindo construir sua própria esquadra.

O caso dele deveria ser estudado pelos estrelados latinos,por que mostra força de vontade, capacidade e perseverança, mesmo com as limitações econômicas do país.

Mesmo que se trate de uma ditadura, para garantir sua integridade e união, os caras conseguem fazer muito, com muito pouco.

Last edited 1 mês atrás by Nativo
WELLINGTON RODRIGO SOARES

Meu amigo, nós integrantes da América Latina temos que nos acostumar a estar sempre atrás do restante do mundo. A Ásia, Oceania, Europa, América do Norte estão muito a frente da gente.
Outrora tínhamos certas vantagens perante o continente Africano, mas hoje analisando alguns países da América Latina, já não estamos com tantas vantagens assim.
Se continuar nessa pegada, em breve o continente Africano passa a América Latina.
Hoje estamos na vice lanterna, com sério risco de virar o Lanterna rsrr…Lamentável…

Rui Mendes

Se para ti, só conta comprar meios militares, mesmo quando uma grande percentagem da população vive na pobreza extrema, então tá tudo dito, pelo menos os vossos governantes, têm essa decência, de poderem comprar mais meios militares novos, que muitos países que citaste, mas não o fazem, pois existem prioridades mais importantes ou tão importantes como.
Compram meios militares novos, mas sem gastar tudo aí e depois deixar a população desprotegida, com outras áreas do governo sem dinheiro e qualidade.

Bernardo

Viver sob adversidade vs. viver sem adversidade (nossas adversidades são outras). Lá tá todo mundo com o pezinho na beirinha da guerra e brigando por espaço em águas territorias há um bom tempo. Aqui, o continente (salvo um ou outro problema mínimo) é basicamente pacífico. Constante estado de guerra ou quase guerra obriga todo mundo a se preocupar com isso. Aqui se compra um caminhão pra transportar tropa, tem que levar pra ajudar no combate à dengue pra poder justificar o gasto etc (não que eu ache errado as forças armadas ajudarem, mas vcs entenderam). Comprou helicoptero? tem que levar… Read more »

Rui Mendes

Como é possível???
Países que mais de metade da população está na pobreza, são afectados por cheias, enxurradas, ficam literalmente sem nada e nem um centavo recebem de ajuda do seu estado, existem países Asiáticos, como o Bangladesh e outros, onde uma grande percentagem da população, vive com menos de um euro por dia, mas os governos querem caças novos, navios novos, comparar isso com os países da América Latina, dá dó.

RSmith

Essa ultima foto é BELISSIMA!

Dalton

Talvez mais alguém aqui – da antiga – lembre que no primeiro exemplar da revista Segurança & defesa, acredito que 1984, trazia na capa/matéria principal as fragatas Meko
recém adquiridas pela Argentina que subsequentemente atravessaria um período econômico difícil, na falta de expressão melhor.
.
Enfim, a revista esgotou-se rapidamente e embora tenha procurado em “sebos” até
no Rio de janeiro, nunca encontrei uma 🙁

BraZil

Parabéns aos Argentinos. Se adestrando com o que tem de momento. Quanto a situação de penúria bélica de todas as nações Sul americanas, a culpa é delas próprias e os Europeus e Norte Americanos agradecem e estão prontos a sempre ajudar (a manter a situação assim)..

Miguel Carvalho

A extração de petróleo em Vaca Muerta é dinheiro em caixa.

Os Ucranianos estão bem piores e pagam os armamentos em minerais raros.

É tudo uma questão de confiança, desempenho económico, vontade politica e alinhamento.

fewoz

Alguém poderia explicar a este leigo porque alguns ficam “encapuzados” e com grandes luvas (Começo do vídeo)? Em vídeo recente da MB também notei o mesmo. Obrigado.

No One

São EPIs, nas marinhas com um mínimo de profissionalismo essas proteções incluem uniforme, luvas e máscara ignífugas, serve para garantir um mínimo de protecção contra as chamas, afinal a tripulação está trabalhando em uma ambiente potencialmente letal entre canhões e mísseis que liberam chamas e gases quentes, mas sobretudo server para poder intervir de maneira
coordenada e rapida em caso de incêndios e tentar conter os danos e tudo que for necessário para salvar o navio.