Destróieres, corvetas, patrulheiros oceânicos, rebocadores e um navio logístico realizaram um treinamento naval integrado, conforme ao programa previsto pelo Comando de Treinamento e Alistamento da Armada

Puerto Belgrano – Entre 22 e 25 de outubro, após concluir as quatro etapas anteriores de mar, todas as unidades operacionais da Armada Argentina zarparam para realizar o treinamento naval integrado em águas do mar argentino. No total, foram 14 unidades de superfície e um helicóptero H3, formando o maior destacamento dos últimos anos.

Participaram da etapa os destróieres ARA “La Argentina”, “Almirante Brown” e “Sarandí”; as corvetas ARA “Espora”, “Rosales”, “Robinson” e “Gómez Roca”; os patrulheiros oceânicos ARA “Piedrabuena”, “Almirante Storni” e “Contraalmirante Cordero”; o navio logístico ARA “Patagonia”; e os rebocadores ARA “Teniente Olivieri”, “Puerto Argentino” e “Bahía Agradable”.

A bordo do “La Argentina”, foi constituído o Estado-Maior do treinamento naval integrado, que coordenou os exercícios programados para a 5ª Etapa de Mar (Etapa de Artilharia).

As unidades participantes realizaram os exercícios previstos, incluindo lançamento e recuperação de aeronaves, treinamentos de operações cruzadas entre cobertas (cross deck), pouso e decolagem assistidos (Payd) e reabastecimento de combustível.

VÍDEO: Armada Argentina completa a 5ª Etapa de Mar

Enquanto as aeronaves realizavam seus exercícios, as unidades de superfície posicionaram-se próximas ao navio logístico ARA “Patagonia”, realizando diversas formações de defesa antiaérea, antisuperfície e antissubmarina. Em seguida, adotaram uma distância predefinida em ambos os lados do navio logístico para reabastecimento no mar, enquanto outra unidade se posicionou na popa do logístico para simular a manobra de reabastecimento.

Com os exercícios de treinamento individuais e conjuntos avançados, as unidades de superfície formaram-se para realizar uma corrida de teste de seus sistemas de armas, com tiros efetivos contra um alvo posicionado no mar. Os destróieres utilizaram seus canhões de 127 mm e 40 mm; as corvetas, os de 76 mm e 40 mm; e os patrulheiros oceânicos, os de 30 mm.

Todas as unidades participantes também realizaram evoluções táticas, finalizando com uma formação de defesa antiaérea e a execução de uma foto em formação ao término. Com a conclusão dos exercícios, as unidades retornaram a seus portos habituais, concluindo a 5ª Etapa de Mar em 25 de outubro.

Vale destacar que, como parte das tripulações, estavam a bordo cadetes da Escola Naval Militar, com o objetivo de aprofundar sua adaptação nas unidades navais, e oficiais recém-formados do curso de especialização em artilharia, que puderam consolidar suas primeiras práticas de tiro efetivo no mar.

FONTE: gacetamarinera.com.ar

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments