Submarino Tonelero (S42) realiza testes de imersão na Baía de Sepetiba
A Primeira saída ao mar do Submarino Tonelero foi concluída com eficiência, eficácia e efetividade. Nossos marujos, já experientes de imersões anteriores dos Riachuelo S-40 e Humaitá S-41, cumpriram mais um Marco Industrial, mostrando a força da ICN e a capacidade qualitativa da nova frota de submarinos que estamos entregando para a Marinha do Brasil. As manobras de Imersão Estática foram realizadas na sexta (25/10) e sábado (26/10), nas águas da Baía de Sepetiba, próximo ao Complexo Naval de Itaguaí.
Na sexta-feira (25), foi executado o teste de Estabilidade para o Construtor, a Imersão Estática, que visa calcular o deslocamento do Submarino na Superfície e em Imersão a fim de garantir a realização segura para os próximos testes, tendo em vista que agora, foi possível conhecer o real deslocamento do Navio, seja navegando na Superfície ou mergulhado.
Em proveito desta Saída de Mar, várias verificações operacionais foram realizadas em diversos sistemas do Navio, com o objetivo de nos antecipar os próximos Marcos de Segurança, tais como a Verificação Funcional dos Sistemas Radar, Periscópios de Observação e Optrônico, de Navegação, Ecobatímetro, de Comunicações, de Cavitação e de Ruídos Próprios, Sonar e de Telefonia Submarina.
Já no sábado (26), foi feito o Teste de Operação da Guarita de Salvamento, que visa permitir o escape do Submarino em caso da sua impossibilidade de retornar à Superfície, garantindo dessa forma a realização segura da Primeira Imersão Dinâmica do Submarino, programada para janeiro de 2025.
FONTE: Itaguaí Construções Navais (ICN)
Boa notícia
O detalhe é que com o Tonelero na agua e o Almirante Karam ficando pronto, sem novas encomendas cada vez mais se aproxima a subutilização do novo estaleiro.
A MB precisava encomendar pelo menos mais dois S-BR.
Além de 2 S-BR o correto seria a continua atualização do projeto, tal qual a Coreia do Sul fez com seus IKL’s, mas isso já é pedir demais se tratando de Brasil
a meu ver, poderia encomedar mais dois com algo que deveriam ter instalando nesses 4…. sistema AIP!
Atualmente, entre o AIP e as novas baterias de lítio eu fico com a segunda opção. AIP é muito caro de operar.
O Aip usando células combustível é quase 10 vezes mais caro que o sistema convencional… Ainda que seja mais barato que o nuclear…
O AIP e o nuclear são mutuamente excludentes.. quem pode, usar o nuclear. Quem não pode o nuclear mas tem recursos usa o AIP… Quem não tem condições, usa o convencional.. quem não pode fica sem submarino.
As baterias de íon lítio podem ser usadas em qualquer tipo de submarino, inclusive os convencionai
Muito bom.
Apenas pensativo se vai terminar em 4 Convencionais + 1 nuclear ou terá + algumas unidades depois.
Acho que está é a grande discussão… pode ser que estes quatro Scorpenes sejam os últimos submarinos convencionais da MB e a partir do SN10, sejam adotados apenas submarinos nucleares. Eu defendo esta opção.
Já pensei muito sobre isso e geralmente acabo na mesma conclusão… estratégicamente, operacionalmente e economicamente o melhor modelo para a MB é uma pequena frota de submarinos nucleares de ataque… algo entre 4~6.
Algume sabe dizer se os scopenes do Chile tem AIP?
Sim, possuem AIP.
Olá Franz.. acho que não… preciso checar. Os dois Scorpenes do Chile foram os primeiros construídos… acho que são convencionais diesel elétrico.
Sei que o Chile já está avaliando a substitição dos IKL 209.. talvez estes tenham AIP… acho que vale a pena checar isso. Estou na dúvida
Oi Camargo
Eu tb estava em dúvida e procurando pela internet achei duas fontes:
2 “Chile Submarine Capabilities
These submarines also possess an AIP system.”
Concordo Galante, mas tem um porem ai. A MB em tempos modernos nunca operou mais de que 4 submarinos ao mesmo tempo. Tripulação não deve ser uma dificuldade, mas recursos orçamentários e, talvez, meios que eram mais difíceis/caros de se manter na BACS e agora mais acessíveis, e portanto com custos operacionais menores na BSIM. Ainda que eu realmente acredite que o poder dissuasório de uma ForS melhorada não deva ser subestimado, vejo os recursos direcionados a outras demandas do almirantado, algumas mais “bonitas na foto” outras mais pragmáticas. É não podemos esquecer que a parte cara da BSIM ainda… Read more »
Essa história que não temos história de operar mais que 4 é conversinha. Fatos históricos não precisam ser repetitivos.
Ou tem Almirante que gosta do 4? Esteves é 7. Esteves é 5 + 2. Quem determina 4 ou 6? Essa história o PN não conta.
Precisa Galante.
E, tanto a Empresa quando o Estado/MB, começar a pensar em diversificar os serviços e produtos do Estaleiro.
Alguém na MB deveria ter a hombridade de ‘pausar’ o desenvolvimento do Álvaro Alberto e canalizar os fundos q seriam usados nele num 5° S-BR pelo menos
O que deveria ser feito e que seria estratégico, é basicamente colocar o submarino nuclear no congelador e usar a dívida já contratada com os franceses, para negociar a construção de novos navios, sejam submarinos convencionais, sejam meios de superfície. . É plenamente possível, dentro daquela dívida, colocar em construção outros dois submarinos convencionais, para manter as capacidades ativas ao longo de toda uma década e ainda contratar um punhado de meios de patrulha e apoio, por exemplo, para amenizar a trajédia das desativações e todo o sucateamente criado pelo foco financeiro dado ao PROSUB. . Todas as questões referentes… Read more »
O difícil é não entender como a MB e o MD não percebem isso.
Parecem que querem ver até onde vai o fundo do poço.
É muita falta de noção estratégica financeira e do parque instalado…
Não tem lógica querer ver o Estaleiro se esfacelar aos poucos.
E vem aí um 2° pacote de corte de gastos do Governo Federal que pode chegar a 50 bilhões de reais. Espero que o MD não seja incluso nele.
Quando falam desse pacote de corte de gastos aí eu sempre fico irritado. Sim, precisa cortar gastos do governo, e fazer isso pra ontem.
Mas onde eles cortam os gastos e onde deveriam, se eu externasse violaria umas quatro regras para comentários aqui da trilogia.
Merlim, não é MD ou MB, quem manda na grana é o GF, se os politicos não quiserem , nada sai….
Não é questão de grana isso. A MB, EB e FAB sabem do orçamento, o que quanto dispõem para pagamento da folha, para manutenção do parque existente e para obtenção de novos meios. Sabe que todo ano tem contingenciamento ou corte de verbas. Então, sabendo disso, e no caso destes últimos ocorrerem, o você deve fazer? Manter um investimento abissal num produto que NÃO é essencial para a função atual da MB? Mesmo sabendo que o desenvolvimento deste produto vai consumir recursos que sacrificam pedidos (como o Bardini apontou) que fomentariam o estaleiro? Mesmo sabendo que este desenvolvimento consome recursos… Read more »
Quem comprou essa ideia foi a administração atual, em outra temporada.
Não vão abrir mão.
Sem dúvida. Tem q ajustar o contrato com o Naval Group pra direcionar o valor referente ao casco do AlvAlb pra outros submarinos/navios q possam ser construídos em Itaguaí. O problema é q a cerimônia de corte da primeira chapa do dito cujo já foi feita, então se nada for feito para parar essa loucura nós teremos lá pro final da década um casco enorme pronto e q simplesmente não terá recheio tão cedo pra ele… vai ficar como o último TR1700 argentino que nunca foi completado
O que eles cortaram, foi chapa de sessão de qualificação… A construção do navio em si, não foi iniciada.
A MB deveria manter o nome angustura no S-43 e depois contratar mais submarinos com o nome do Almirante Karam.
Concordo, até os nomes dos navios dessa classe deixam de combinar (ter o mesmo tema).
Totalmente de acordo. Sem desmerecer a história e o legado do saudoso comandante Karam, especialmente para a Força de Submarinos, mas essa mudança de nome do ANGUSTURA pareceu-me imprópria. Que mudassem o nome do SubNuc, ou rebatizassem a base de submarinos em Itaguaí. Enfim.
A propósito e ao ensejo do post, excelente notícia, e espero que o desejo do Galante se confirme: A MB precisava encomendar pelo menos mais dois S-BR!
A série de nomes de batalhas do paraguai já tinha sido usada nos Oberon,
A série de nomes de tribos já tinha sido usada nos sub italianos do pré- II GM.
Os Guppy todos foram com nomes de Estados.
Nome de almirante é inédito
Um segundo lote poderia carregar o nome do Almirante Karam e de outros nomes históricos da MB ou então uma outra classe de submarinos baseadas no barracuda com o primeiro carregando o nome do Almirante Karam.
Exato. Foi uma homenagem precipitada.
concordo mais “derepente” os almirantes sabem de algo que nois não sabemos… tipo “vai parar nesses 4” 🙁
Ué. Mas já parou… O plano de aquisições da MB, até a década de 40, já foi inclussive divulgado aqui. E não consta nenhum outro submarino, que não seja o nuclear.
Qual a contribuição? Quem quantificou $$$ a contribuição?
A salvação seria construir os Scorpenes argentinos. Isso se essa compra vingar.
“No hay plata”.
Desculpa a pergunta, quem não sabe pergunta né? tenho essa duvida já a bastante tempo…. esse estaleiro em Itaguai só serve para construir submarinos? seria possivel contruir barcos patrulha, corvetas melhor ainda, Fragatas nele? desde já agradeço esclarecimentos por parte de quem sabe :o)
O estaleiro serve para construir submarinos e fazer a manutenção… Também está apto a construir navios e dar manutenção… Mas aí limitado a 8 mil Ton que é a capacidade do elevador.
8 mil toneladas já dá uma fragata de respeito. Nessa tonelagem a Marinha chamaria até de cruzador.
Poderia construir e terminar os demais navios classe Macaé e os novos Npas 500 toneladas.
Sim. O estaleiro tem capacidade técnica e legal para construir submarinos e navios
Bah!
Belas fotos!
A costa brasileira é repleta de belas paisagens e essas formaram uma ótimo conjunto para as fotos do submarino.
Por qual motivo o navio NSS Guillobel não estava presente nesses testes ?
A profundidade média da baia é de 10 metros. Somente no canal de acesso é superior a 20 metros. O NSS Guillobel estava atracado na base.
No meu Brasil dos sonhos , apostaríamos tudo em submarinos uns 60 para cuidar da Amazônia azul. Submarinos são a arma de guerra mais perfeita já construídas , um único navio pode matar de fome uma nação inteira que depende do mar. Silenciosos e furtivos.
Eita…1 navio mata um país inteiro?
“Nossos marujos, já experientes de imersões anteriores dos Riachuelo S-40 e Humaitá S-41, cumpriram mais um Marco Industrial.”
Não podemos negar, esses marujos tem culhões!
Nós temos excelentes profissionais, em todas as forças. O que falta é valorização. Recentemente saiu uma matéria da debandada de sargentos e praças do CFN e Marinha do Brasil. Motivo: Péssimo salário, escala de serviço sofrível, e abuso de poder de oficiais.
Muitos preferem ir para a PMRJ do que continuarem na Marinha.
Todos anos existe uma debandada de militares “temporários”, que deixam as Forças Armadas.
Agora, saída de militares de carreira, sejam oficiais ou praças, são poucas.
Contudo, é perfeitamente natural qualquer ser humano buscar um caminho que lhe atenda melhor.
Outras questões:
O salário é baixo (não é péssimo); escala de serviço coerente (obviamente não é igual das policias que folgam 48h/72h a cada 24h de serviço); as Forças Armadas são baseadas em hierarquia e disciplina (que não gosta de se submeter a ordens, tem que procurar outra profissão).
Caro Heinz. A PMESP tambem tem sido destino de muitos que deixam o CFN e a MB. E não são MN-RC e temporários não. o Efetivo do CFN é concursado, ainda assim deixam a caserna e vão aos montes para as Forças Policiais, muitos tem vindo para SP, mesmo sendo residentes do RJ. Temos vários casos aqui, eu mesmo sou um deles, mas as avessas, sai da MB e só depois de bastante tempo trabalhando na area industrial que cedi aos “pensamentos intrusivos” e ingressei na PMESP. Posso compreender os motivos do efetivo em deixar a Mara e buscar as… Read more »
Qual efetivo de Of e Sgt de carreira da Marinha?
Quantos Sgt de carreira deixam a Marinha anualmente?
Quantos Of de carreira deixam a Marinha anualmente?
Como afirmou que são “muitos” fiquei curioso com os dados que dispõem (talvez sejam diferentes dos meus dados)
Alguém sabe me dizer se há algum pais no mundo que usa sonar ativo nas plataformas offshore como meio de monitoramento?
Ou passivo
“Sim, o sonar ativo ainda é usado em plataformas offshore, especialmente para segurança e monitoramento. Em operações de petróleo e gás, por exemplo, ele é essencial para detecção de obstáculos submarinos, monitoração da fauna, prevenção de colisões e suporte a operações de mergulho e instalação de cabos e estruturas submarinas.
No entanto, o uso de sonar ativo é regulamentado, pois suas ondas acústicas podem afetar a vida marinha, particularmente mamíferos que utilizam a ecolocalização, como baleias e golfinhos. Por isso, seu uso é controlado e frequentemente acompanhado de estudos ambientais para minimizar o impacto.”
Com a debandada de praças na Marinha e nas forças armadas em geral, logo ficaremos sem tripulações para os novos meios, se não investir no material humano tudo vai se deteriorar.
Eu acho, só acho, que pessoal não é o problema da Marinha atualmente
Marinheiros,Cabos e Sargentos estão pedindo baixa em peso para ingressarem nas Policias Militares e na iniciativa privada, logo essa conta vai chegar.
Olha…a prensa de 9 mil toneladas em Itaguai. Se não está em uso…tá encostada…posso ir buscar?
Tá em bom estado?
Por que? Por que mais dois? A ICN se não for extinta deveria construir mais 2 submarinos. Pra? Mais 2 submarinos depende de novo contrato JAC que o atual caso Esteja em vigência recebeu edição e adição decorrentes de atrasos nossos. Mais 2 submarinos é uma conta de bilhão de dólares e mais dependência de 2 MEPs, dezenas de baterias e calotas franceses. Podemos quantificar e qualificar o aprendizado em Itaguai? Quantos técnicos formamos? Qual mão de obra foi para a França e retornou multiplicadora? A história de X empregos diretos = X+? empregos indiretos foi alardeada como bacana. E?… Read more »
Outra coisa.
Tá na hora de repaginar a Trilogia. Estamos superados reproduzindo notas oficiais. Jornalismo é uma atividade da crítica. A crítica é soberana.
Tipo assim, ó…
https://motor1.uol.com.br/
Agora sim. Alguém escreveu com lucidez. O estaleiro ficará enferrujando para inglês ver. Milhões e milhões de reais drenados pelo ralo da incompetência e da mania de grandeza. Projetos mirabolantes que fazem rir os estrangeiros. Tecnologia de etérea transferência. Um desastre. Não se tem uma esquadra, não se tem dinheiro e sobram empregos para militares e civis envolvidos nessa geringonça que chamam de projeto. Não é só a Marinha não. A Aeronáutica caiu no golpe dos Grippens e sequer a ” fábrica” do Brasil consegue montar um avião. Igualmente também não tem caças que já caem de velhos, e não… Read more »
Dizem que Maduro é bom no muay thai.
Falar qualquer um pode falar.
O difícil é provar.
Só procurar um famoso “digital influencer” que ensinava boxe online (sic) e foi fazer sua primeira luta real.
Vale a pena ver o vídeo. Até quem é difícil dar umas risadas se diverte.
Com a finalização dos submarinos chegou a hora de usar o estaleiro para construir 4 caça minas modernos ou 4 ´´corvetas´´ de patrulha na casa de umas 2 mil toneladas cada armadas com canhoes tipo sea shake uma Oto melara 76 e quatro mansup.
Tá.
Depois desse só vai ter mais um e fecharão a fábrica de submarinos? Não daria pra encomendar mais dois com baterias de lítio que já estão com tecnologia mais madura hoje, já que vão sabotar o sub nuc nosso mesmo
Não. Depôs dos 4 Scoroenes começará o SN10… Depois do submarino nuclear, aí já não sei
Bateria de lítio…essas baterias na indústria automotiva estão sendo substituídas por baterias de núcleo solido.
Baterias de chumbo ou lítio…os franceses venderam as espertezas deles. Novidade ninguém vende.
Olá Esteves.. é mais complicado. Primeiro, a baterias de chumbo-ácido é uma tecnologia segura e eficiente. As baterias de íon-lítio são relativamente novas e passaram por muitos problemas, ainda que pequenas e instaladas em sistemas de baixa potẽncia. No caso de um grande equipamento, como um submarino, além da energia estocada, a bateria também tem que ter capacidade de liberação de grandes potências. Tem baterias que acumulam muita energia mas só conseguem liberar pouca potência.. é como uma enorme caixa de água com uma torneira pequena… Lembre que os primeiros submarinos equipados com baterias de íon lítio são japoneses e… Read more »
Que vaso de guerra, o quê! A MB vai mudar sua razão social e ramo de atividade: vai entrar no ramo de festas, alugar salão, fornecer comes e bebes mais seguranças. Aqui:
https://www.sociedademilitar.com.br/2024/10/aluguel-de-quartel-com-privacidade-e-seguranca-militares-da-marinha-na-reserva-gritam-contra-uso-da-ilha-fiscal-para-festa-de-musica-eletronica-e-bebidas.html
Tomou, papudo? Onde foi que eu já ouvi falar em baile da ilha fiscal? Acho que foi historicamente simbólico. Será agora, também? 😅
O submarino nuclear vai consumir o recurso de 3 normais, poderia continuar a linha de produção..
incrível os resultados do PROSUB, provavelmente o maior e mais eficaz programa militar da história do Brasil!
De fato o ProSub é o maior programa militar da história brasileira