No encontro do G20, Macron ofertará um submarino Scorpène adicional a Lula
Segundo o jornalista Claudio Dantas, no próximo encontro do G20, uma vitrine de ofertas militares promete movimentar as relações internacionais. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estarão entre os líderes que chegam com propostas robustas de venda de equipamentos para o Brasil.
Meloni busca promover a versão de caça leve do M-346, enquanto Macron chega com um amplo portfólio de defesa, incluindo 24 caças Rafale, 50 helicópteros Airbus H145, 36 obuseiros Caesar sobre rodas e um submarino Scorpène adicional.
Segundo o jornalista, um ponto-chave nas negociações será a disposição de Macron para transferir a tecnologia de miniaturização do reator do submarino de propulsão nuclear, uma condição essencial para que a parceria avance.
Tecnologia para reator nuclear em troca de um lote de Rafale e um sub convencional a mais? Aí a italiana vem com um lote de M346 (podia botar uma FREMM aí na oferta). O patrão ficou maluco, é a Black Friday do G20!
Pena que nós somos os pobres que só passa na frente da loja e olha a vitrine.
Talvez com os cortes no orçamento que serão anunciados em breve sobre um espaço para endividamento futuro…
Cortes do orçamento que ele mesmo triplicou, vai ser difícil.
Olá Rafael… é preciso atenção quando se fala no orçamento federal. O orçamento é uma lei aprovada no ano anterior. Nada pode ser gasto além do que etsá aprovado. Contudo, é possível aprovar leis orçamentárias ao longo do ano que mudam o orçamento, reorganizando as despesas. Pode-se cortar despesas de um lugar e remanejar os recursos para outros programas. É possível incluir programas novos… é possível redimensionar programas … mas tem que ser aprovado em lei ordinária Outra coisa é a lei de responsabilidade fiscal… ela coloca várias diretrizes para os gastos… uma delas é a proibição de gastar além… Read more »
Até parece que serão cortes na Defesa, né? Não serão, e todo mundo sabe onde (rubricas sociais). Eu não sei em que mundo o pessoal vive…
Oi Alex..
a questão é entender se são cortes, remanejamentos ou reprogramação de gastos.. são trẽs coisas diferentes que podem acontecer com o orçamento público, seja no nível municipal, estadual ou federal
Alex boa tarde, sem querer pondo lenha na fogueira e discussão em setores da esquerda.
https://www.sociedademilitar.com.br/2024/10/revolucao-na-marinha-do-brasil-agora-ficou-serio-governo-quer-fabricar-porta-avioes-nuclear-ate-2040-plano-ambicioso-promete-elevar-poder-de-defesa-nacional-estrategias-geopoliticas-e-naval-flc.html
Matéria sensacionalista. Nela, o próprio comandante da Marinha fala que não temos condições de adquirir nem de manter um navio desse tipo. A própria matéria se desmente.
Esse site sociedade militar volta e meia esta publicando matérias sensacionalista e que mostram desconhecimento sobre o setor de defesa.
Ao contrário da Trilogia.
Por isso, todos os dias me atualizo aqui.
Aqui mesmo já foi publicado matérias e mostrando o infográfico com os planos da MB nos próximos anos e inclui mais fragatas classe Tamandaré e outros meios navais e aéreos como helicópteros e a proposta francesa já chega nesse aspecto de aeronaves para as três forças,porta aviões está definitivamente cortado dos planos da MB.
Esse site é um lixo. Mantido por praças que têm um ranço indisfarçável contras as próprias Forças em que serviram.
Taí uma fonte sensacionalista em matéria militar. É cada matéria…
Olha essa aí nem considero como sensacionalista. Tá mais para surrealista mesmo, com contas de LSD no meio.
Boa tarde, Nilo. Cumprimentos.
Sou leigo, talvez seja por isso que a marinha esteja fabricando sub marinos?
Para dar apoio ao futuro porta aviões brasileiros com nossos Gripens?
Parece loucura investir nisso mas daria ao Brasil projeção em negociação com os grandes…
Deixaríamos de ser a fazenda mundial e ganharíamos autoridade fora do Brasil.
A indústria bélica gira $$$ no mundo e estamos fora dela por quê?
Está fabricando submarinos para renovar sua frota,pronto,porta aviões o comandante Olsen deixou claro que está fora de cogitação.
Fonte “sociedade Militar”
Seja serio, rapaz.
Vão cortar da educação,saúde e de segurança pública com a PF com dificuldades de pagar adicionais de fronteira e com problemas no seu concurso,defesa acho que não deve ser impactado mesmo.
Austeridade não corta de um lado para investir em outro, corta para cortar e não precisar mais usar aquele dinheiro, no máximo, igualmente acontece por aqui, cortam de programas importantes para mandar para rentistas.
Vale lembrar que esses cortes, quando envolviam saúde e educação, mesmo sendo em valores bem menores, no governo anterior a mídia, alguns “estudantes” e os “artistas” faziam um auê terrível. E hoje, ficam tudo quietinhos.
O Poggio publicou um excelente artigo sobre a questão do Gripen, Considerando os pontos levantados por ele, acho nem o Rafale nem o M346 são viáveis para a FAB. O Rafale foi descartado pela FAB no passado durante uma gestão do atual presidente… macaco velho não coloca a mão em cumbuca. Os obuseiros franceses são outra história. Nada obriga o governo a realizar o contrato de uma licitação. Ela pode ser simplesmente cancelada. Como as compras de material militar dispensam a licitação, é possível sim escolher o equipamento francês. Depende apenas de uma costura política entre todos os envolvidos para… Read more »
Nada obriga o governo a realizar o contrato de uma licitação. Ela pode ser simplesmente cancelada.
Depende, se o processo já tiver sido homologado, não pode haver preterição do primeiro colocado, pois ele adquire a expectativa de direito.
A Administração não é obrigada a assinar o contrato, mas estará vinculada àquela que foi considerada a melhor oferta do certame. Não pode realizar outra licitação com o mesmo objeto e preterir o primeiro colocado do processo anterior. Se o gestor fizer isso, pode inclusive ser alvo de ação de improbidade.
Então.. até um contrato assinado por ser renegociado ou cancelado… uma licitação pode ser cancelada no meio ou pode ser cancelada mesmo depois de anunciado o vencedor… uma lictação pode ser cancelada e substituida por outra.. um licitação pode ser cancelada e, sendo justificado, o governo pode escolher um dos fornecedores ou escolher um que nem havia feito proposta Lembre que no Fx2, após encerrado o período de ofertas, a Sukhoi pediu para incluir a proposta dela… pela regra não podia mai… mas o edital foi alterado para aceitar. Chegou-se a 3 finalistas e a decisão caberia ao presidente, que… Read more »
A licitação pode ser cancelada sob alegação de interesse público visando preservar os interesses estratégicos do país. Para tanto basta alegar o cenário de isolamento internacional de Israel e os riscos associados a aquisição de material militar de um país envolvido num conflito generalizado que pode inviabilizar a entrega dos equipamentos. Aliás isso deveria ter sido considerado na análise “técnica” do exército.
Fui ler o artigo do Poggio e esfreguei os olhos em descrença: no mesmo texto se reclama do atraso nas entregas supostamente por falta de pagamento e se declara que nos últimos nove anos, conforme contrato, foram pagos os serviços da dívida com o banco (os juros, taxas e garantias). Inútil lembrar que as amortizações, abatimento de parcelas do principal da dívida, que foram batizadas de repagamento, começa apenas ano que vem. COMO FALTOU PAGAMENTO? Quem paga a SAAB é o banco; o Brasil paga ao banco. O Banco não pagou a SAAB? Se a SAAB atrasou por falta de… Read more »
Alex, você está atrasado nessas matérias. O Brasil que tem que ‘sacar’ do banco o montante acordado para cada ano de pagamentos para poder repassar à SAAB. O Brasil não tem feito isso apesar de o Banco ter a grana disponível. Para que essa autorização de pagamento seja feita pelo Brasil, é necessário que o montante à ser usado pelo Brasil seja autorizado pelo Congresso Nacional via Lei Orçamentária. E o congresso não tem autorizado o Brasil à fazer uso desse dinheiro (que de novo, está disponível no Banco) de acordo com o acordado, e portanto estamos atrasados nos pagamentos.… Read more »
Nunao escreveu, salvo engano meu, que o Brasil tem pago nesses últimos nove anos o serviço (juros de 2,2 ou 3,3% em função do tranche), as remunerações e as garantias (0,85% pra agencia EKN) da dívida contraída junto ao banco estrangeiro financiador (AB Svensk Exportkredit) pra aquisição dos Gripen, Leandro. Aqui: https://www.aereo.jor.br/2024/07/15/financiamento-do-gripen-apos-quase-9-anos-de-carencia-hoje-so-faltam-9-meses-para-comecar-a-pagar/ Os tais Repayments, a amortização parcelada do estoque da dívida ou restituição ao banco financiador do valor que ele emprestou, começa a ser paga apenas ano que vem, 2025. O contrato de financiamento, no total de 21,9 bilhões de Reais (39,9 bilhões de Coroas Suecas pelos aviões e… Read more »
Verifique as leis orçamentárias que autorizam a utilização desses recursos.
Faça o cálculo dos juros e comissões sobre o principal da dívida e você vai ver que se está pagando o devido. Os gráficos nos quais se mostra que o pagamento foi metade do devido é enganador: 20 bilhões de Reais (~40 bilhões de Coroas Suecas pelas aeronaves) a 2,2% mais 2 bilhões de Reais (~450 milhões de dólares pelos armamentos) a 3,3% somam 506 milhões de Reais, e não os apontados 1 BI e muitos tantos. Taí o problema: como o contrato prevê variações inesperadas de taxa básica de juros e câmbio (mormente depois das crises, talvez até artificiais,… Read more »
Eu ri agora…
Mas é bem isso.
Nem a Amazon faz melhor.
🤣🤣🤣🤣
Creio que será feito um acordo com a França, pois não é uma concorrêcia e sim uma compra direta. O brasil inclusive já havia conversado com a Russia sobre a miniaturização do reator. Se a Fraça realmente colocar isso na mesa, leva.
KKKKKKKK a notícia e o comentário não poderiam ter sido mais oportunos. Logo no começo de novembro e as ofertas em alta.
Não mesmo.
Nós somos o fazendeiro podre de rico que não sabe que é tão rico e na sua ignorância é roubado por empregados mal intencionados.
Sério???? Patrão????? Meu não é. Não me representa.
Fico só imaginando o Haddad falando para o Lula: “tá… na volta a gente compra!”
Gastos dependem da decisão da Fazenda e do Planejamento.. por isso estas duas funções tem que ser separadas… quem avalia a pertinência do gasto tem que ser difernte de quem autoriza o gasto,
Os bancos franceses e italianos tem bala na agulha , podem financiar nossas compras de uma forma bem camarada. Mas os Suecos também podem fazer contraproposta comprando C-390 da Embraer em troca da compra de mais 36 gripens E pelo Brasil.
Pelo andar da carruagem, os suecos fariam esta proposta, pelos 36 originais…
Essa foi boa Saldanha kkk…Realmente, está difícil acreditar que um dia teremos os 36 caças Gripens. Estou ficando com a impressão que algo vai melar, sei não. Está tudo muito moroso. 2 caças por ano tá complicado.
Acho que vamos parar em 12.
Rapaz…
Pra empatar na equivalência de 36 Gripens em KC-390, o suecos teriam que comprar mais de 20 unidades. Not happening!
Ademais, o pagamento de Gripens é inteiramente do Governo. Enquanto que o ganho do KC390 é, na maior parte, das empresas, principalmente a Embraer. Ou seja, a conta não fecha.
Não é permuta , é uma espécie de compensação…
A Embraer é uma empresa privada.
Totalmente financiada pelo governo, via BNDES, vale acrescentar. Não pega um pu.to do Bradesco.
Caro. A decisão de qualquer operação financeira do governo brasileiro depende de uma avaliação dos ministérios do Planejamento e da Fazenda que encaminham a proposta para o Senado, que pode ou não aprovar…
Suponho que os bancos europeus, Japão e EUA tenham situações fortes (apesar de lembrar da falência do Lemman Brothers)
O fato do país fazer uma exportação ajuda na balança comercial, mas tem impacto baixo sobre o orçamento federal.
5% de comissão.
Viu no zap ?
Pelo histórico da figura mesmo..
Em delação o Palocci disse que entregava PESSOALMENTE toda semana para o “cumpanhêro” de nove dedos malotes com 30, 40 e 50 mil reais, além de uma bolada da 0debrecht no valor de 200 milhões. Como essa gente tem muitos amigo$ no judiciário, nunca dá em nada. 🙂
Sim , o Barba tem 200 milhoes de reais hahahahaha
Pixuleco italiano, pixuleco francês ou ambos os pixulecos?
🤔🤔
E mais uma vez o brasil recebe um passe com a bola na cara do gol e sem goleiro.
Estou ansioso para ver o nosso pais jogar a bola pra fora e começar a comer a grama do campo de novo…
Vão roubar a bola
Melhor comentário da trilogia, nos últimos 10 anos
Comentário mais sábio que li em anos na trilogia, parabéns.
O Brasil não tem culpa dessa corrupção, o que vc pode fazer senão tiver uma .50 e ensinar aos seus filhos: mercado financeiro, politica intérna e externa e a diferença entre valores, preço, soberania e sobrevivência…
Aí erra, chuta o chão e quebra o pé…
A França é nosso melhor aliado , essa tecnologia do reator tem um valor inestimável.
Por mim podem fechar com o Macron.
Se tudo correr bem, é melhor o Brasil fechar com a França, é melhor esquecermos esse alinhamento com os BRICS, a parceria com a França é a mais sensata, nesse caso França e Italia.
O lugar do Brasil é no BRICS e assim deve permanecer , o acordo com os franceses é unicamente comercial .
O BRICS deveria ser meramente comercial. Tá virando ferramenta de política subimperial.
Penso exatamente assim.
O Brasil precisa de mais de um parceiro comercial forte. EUA, UE e BRICS, de forma a não ficar refém de nenhum deles.
Só que os rumos políticos que essa bloco está tomando é preocupante.
Já está sendo visto por alguns como um bloco anti-OTAN, ao invés de um simples bloco comercial como a UE.
Sim, Gilberto, e declaradamente anti-ocidente, porquanto ocidente se entende a dominação global pelo conluio americano-europeu que se baseia em dólar referencial sem lastro metálico, controle de fluxos de capital e pagamentos, superioridade tecno-militar e corporações industriais e de serviços de alcance global. O BRICS planeja desdolarizar suas transações, o que causa temor existencial em Washington, e erigir seu sistema de pagamentos, o mBridge, no lugar do SWIFT, o que já provocou declarações ameaçadoras do BIS (Bank for Internacional Settlements). Do ponto de vista imperial, pôr em xeque os fundamentos do poder imperial é uma declaração de guerra, não necessariamente cinética.… Read more »
O Bolsonaro tentou recorrer aos BRICS para resolver o problema do reator, ele procurou a Rússia, se estão precisando de ajuda francesa ainda eu imagino que ele encontrou a porta fechada.
Não. O problema era com a turbina de vapor. O DoJ abriu um processo contra a Alston francesa e no fim, o acordo foi vender a unidade de turbinas para a GE.
A GE passou a negar a venda da turbina para o sistema propulsor do SBN, levando a MB a procurar outro fornecedor. A primeira alternativa foi a Rússia mas também se pensou na China.
Há algum tempo, a GE revendeu a unidade para a Alston, o que normalizou a situação.
As turbinas a vapor da Alston são as mais eficientes do mundo.
Acho que não, o BRICS é á maior furada diplomatica que o Brasil se meteu, sempre fomos alinhados com o Ocidente, acho mais facil o Brasil obter tecnologia francesa do que Russa ou Chinesa, ou mesmo Indiana… Além do mais a construção efetiva do submarino nuclear vai começar a todo vapor em 2025… Acho melhor ter a tecnologia francesa para adaptar rápido no Alvaro Alberto, dizem que o reator é brasileiro e o submarino é françês, mas essa integração têm sido o maior desafio de engenharia do projeto, o mais sensato é aprender com os franceses e miniaturizar o reator… Read more »
O “ocidente” seria comprar velharia de segunda ou terceira mão dos E.U.A e ficar quietinho. Isso é se alinhar com esses sujeitos. França, Alemanha e Reino Unido pegam apenas alguns espólios compensatórios, mas no geral é comprar dos americanos ou ficar sem ou ainda ter a negociação sabotada pelo jurídico deles. O correto seria nos alinharmos com nós mesmos em prol dos nossos interesses, pois só o Brasil se importa com o Brasil ( pelo menos é o que deveria ser ). Acordos externos devem sempre ser firmados visados benefícios positivos, e nos beneficiar, nesse caso, deveria dar algum industrial/tecnológico… Read more »
Se o Brasil sair do BRICS eles ficam RICS. Isso é que é um país pobre…
A França é nosso melhor aliado bloqueando o comercio UE-Mercosul???
Com um melhor aliado desse nem precisa de inimigo!
CG… a gente sabe que todo governo tem suas contradições internas… até os regimes autoritários também as têm. Um governo democrático precisa atender os interesses de seus apoiadores, precisa conquistar o apoio dos seus críticos, precisa atender as prioridades de Estado e precisa atender as demandas de governo… tem a política externa, tem a política interna, tem a politica econômica controlada pelo setor financeiro, tem a política social controlada pelos setores progressistas… Até mesmo os pequenos países sulamericanos, como Uruguai, Equadore, Guiana, Suriname… todos possuem contradições insuperáveis. imagina países mais complexos como Argentina, Brasil, França, Indonésia… Índia, China, EUA? como… Read more »
Espero que o Lula negocie com a França , a França é nesse momento o único parceiro credivél e fiavél do Brasil, o resto é resto, graças a França temos o maior projeto de defesa com transferência de tecnologia efetiva… o resto é o resto, a França é a verdadeira nação amiga do Brasil… O Brasil em troca pode fornecer as suas reservas de urânio…
A segurança alimentar da China depende do Brasil , e podemos construir uma conjuntura na qual a segurança energética da França possa estar em nossas mãos também e lucramos com isso.
A segurança Alimentar da China agora esta na Rússia (que ocupa a Ucrânia, a maior celeiro de cerais do mundo) e com a Africa ( atolada de dividas com a China, em troca esta cedendo as suas terras e riquezas)… A China nesse momento têm a Russia e a Africa, o Brasil que se cuide , não fique pensando que os Chineses dependem do Brasil para comerem… Os Chineses têm a Africa e a Rússia…
Tudo errado
Depende de maneira indireta: sem nossa soja, não haveria ração animal, sem ração, sem suínos. Como se sabe, proteína animal é essencial pra erigir corpos aptos aos rigores da luta, seja com paus e pedras, seja com mísseis e antenas/satélites. Moisés percebeu isso e forjou a estória da condenação do agricultor pelo homicídio do caçador/criador – a futura conquista de Canaã não se faria com frágeis e pacíficos hebreus herbívoros… Os chineses entenderam isso, também, pela sua própria experiência histórica. Pra encarar o americano hiperproteinado, somente um chinês hiperproteinado. Segurança alimentar é fundamento da Defesa. Permitir que a nação seja… Read more »
“sem nossa soja, não haveria ração animal, sem ração, sem suínos.”
Como será q eles alimentaram os suínos deles por 3000 anos antes da “nossa soja”?
Prezado ChinEs, não existe amizade no Sistema Internacional e sim convergência de interesses… na hora da conversa, é tudo bacana… ao discutir os termos, a coisa muda de figura… e os corsários não são, absolutamente, diferentes nesse sentido… abraço…
Só o Lulão oferecer dezenas de KC-390 e A-29 pra eles (Meloni e Macron) e tá empatado.
Agora, a fonte é um “jornalista” do BRASIL PARALELO? Ah tá, entendi!… Ele vive num mundo paralelo!
…. ou não
Seus Comentários sempre politizados, talvez se fosse do DCO você acreditaria.
O que não é politizado, jovem? Se você acha que em DCE (e não DCO…) se faz ou fala em política, esta quadradamente enganado, lá eles são uma espécie de bolsonaristas de esquerda, zero política, muita ideologia furada…
E esse “jornalista” então é altamente (des)politizado, e zero confiável, vide a quantidade de besteiras e notícias furadas no blog dele…
Meu Deus…… novamente a novela dos Rafale…..Isso já deveria ser assunto encerrado e enterrado. Se vierem (hipoteticamente falando), será a pá de cal final na FAB. Não vai ter dinheiro pra mais nada, vai ter uma logística de peças infernal e já era qualquer chance de lote adicional de Gripen (isso se não cancelarem o contrato já vigente). Sobre o reator nuclear…. piada de mal gosto…. enquanto a MB não ser completamente varrida da face da terra, e ser iniciada do zero com uma gestão realmente interessada em fortalecer a força, continuará viajando em devaneios megalomaníacos de comandantes pirados totalmente… Read more »
Dos 24 Rafales, 12 para a MB , 12 para a FAB, e com a provavel aquisição de um Portaviões em 2040, a MB já fica com um caça 100% naval e testado em combate…
Vão nos empurrar o Charles De Gaulle também, quando ele estiver em vias de desativação? Precisam dar um jeio de descartá-lo, como foi com o São Paulo?
O “CDG” teria que ter os reatores “reabastecidos” e obrigatoriamente uma revitalização que teria que ser feita na França a um alto custo, para garantir talvez outros 10 anos de uso quando então teria que retornar a França para novo reabastecimento e revitalização até porque o “CDG” não cabe no Dique Almirante Régis, isso se o custo x benefício de um último reabastecimento compensasse. . O “Foch” sendo convencional não estava “preso” a reabastecimento a cada 7/8 anos que apenas a França tem a infraestrutura para realizar no “CDG” além do mais o “Foch” que tornou-se o “São Paulo” foi… Read more »
Só pelo fato de ser movido a energia nuclear já impede eles de venderem para outros países a não ser que seja possível substituir o reator nuclear por um convencional a diesel elétrico.
Se vierem vão todos para FAB,a MB deve pegar os helicópteros airbus para serem produzidos pela Helibras,o scorpene adicional com o nome do Almirante Karam,o reator nuclear e quem deve mais meios navais como corvetas.
A pergunta que me veio aa cabeça:
Lula – “Legal, mas precisa pagar pelo Scorpene?”
Mas como ninguém é bobo,
Macron – “Non, companheiro Lula, Non precisa de l’argent. Mah nous non entrrega!” 😅
Lula – “Tá fechado! Temos um acordo assim com os Suecos! Devo, não nego, pago quando der na telha!”
😅
Quem deve é o banco, não o Brasil. Talvez o banco esteja falimentar, quem sabe…
A Itália poderia ser mais ousada, mesmo sabendo das nossas dificuldades orçamentárias, e oferecer umas FREMM com condições camaradas de pagamento…
Eles ofereceram 2, sairia pelo preço de cada Tamandare, mas o GF ficou olhando pras nuvens e o Egito as comprou.
Não. O preço de cada FREEM teria sido mais caro que cada Tamandaré… o oferta italiana era vender duas Fragatas construídas na Itália inicialmente encomendadas para a marinha italiana… assim, os italianos contratariam dois navios novos para eles.
A MB tem o programa das Tamandaré sendo construídas no Brasil… seria uma tolice prejudicar o programa Tamandaré para comprar navios construídos em estaleiros estrangeiros.
Nenhum país que tem capacidade de contrução naval compra navios fabricados no exterior… até os EUA compraram um projeto italiano para se construído em um estaleiro deles.. (mas deu tudo errado lá)
O Egito pagou 1.2 bilhões de euros por duas FREMM prontas incluindo armamento menos equipamentos de comunicação exclusivos da OTAN. 4 tamandares ja esta em 2.75 bi de euros, conforme esse site já publicou. So fazer as contas e as 2 FREMM que o Egito comprou sairam mais em conta que duas Tamandares.
Então… se vai atualizar o valor da Tamandaré também vai ter que atualizar os valores da FREMM para comparar. Exagerando para demonstrar o argumento. Cada AMX custou cerca de US 16 milhões, creio que incluindo apoio logístico e treinamento… na época, o F16 custava cerca de US$ 18 bilhões… Hoje, o F16 custa cerca de US$ 120 milhões ou mais, porque ele é mais caro que o Gripen… Outra coisa, de um lado eram 2 FREMM contra 4 Tamandaré… o preço unitário da Tamandaré é menor. Como a Tamandaré tem um nível de nacionalização de cerca de 40%, há um… Read more »
Espero pelo menos que venham as outras quatro fragatas do infográfico.
Olá Augusto. Acho que todo entusiasta da MB torce pelo segundo lote de Tamandarés assim como todo entusiasta da FAB torce pelo segundo lote de Gripen…
Acho que isso depende mais dos almirantes e brigadeiros do que dos economistas
Já passou da hora do governo atual sair da promessa na defesa, pois muitos que vi aqui apoiam pensando neste ponto , são nacionalistas e vão investir na defesa… pois bem segundo lote de tamandare e Gripen até agora só sonho.
Entre Macron e Meloni, fico com a Meloni (esqueça os jatos de brinquedo) que é gata (fascista, sim, mas ninguém é perfeito 😅).
Ela aprova!
EDITADO
EDITADO
Caro.
Atire a primeira pedra quem nunca.
Tu ficas com a Meloni, a Janja com o Mácron e o Lula com os pixulecos…🤣🤣
Discordo da avaliação sobre a 1a ministra.. agora, se fosse alguma dos países bálticos.. ahhh, ai sim 🙂
Explica pra mim por que ela é fascista. Sou meio burro…
Olá Rinaldo. Conheço pouco as ideias de Meloni mas certamente é alinhada com algumas pautas da direita, principalmente morais como antiaborto, contra o casamento homoafetivo, considera que parte dos problemas na Itália são causados pela imigração… etc. É preciso cuidado com a palavra fascista porque ela tem dois significados. 1) é o movimento liderado por Mussolini antes da II Guerra. 2) também é usado para qualificar uma série de movimentos mais ou menos inspirados no movimento italiano, alguns mais extremistas que outro. Por exemplo, o nazismo na Alemanha e o integralismo no Brasil são ambos vistos como fascistas. Tem um… Read more »
Ajudou sim. Os pseudo intelectuais adoram usar esse termo, erroneamente, para atacar pessoas da direita. Outra narrativa da esquerda que tem se tornado comum. Perguntei de propósito, e a sua postagem foi uma excelente explicação para aqueles que não conhecem. A palavra vem de “fascio”. Grato.
Legal… eu também fico incomodado com o uso indevido da palavra. O fascismo é algo muito grave para ser banalizado…, Ele é um risco tanto para a esquerda quanto para a direita democrática. Geralmente, ele ascende ao poder quando as forças democráticas de direita e esquerda (não acredito no centro) se dividem, como aconteceu em vários países… uma vez no poder, o fascista não tem aliados. tem um livro que é muito elogiado “A anatomia do fascismo”. Está na minha pilha.., talvez seja o momento de colocar ele no topo. Aqueles dois “Como as democracias morrem” e “Como salvar a… Read more »
Basta ser verdadeiramente contra s ideologia de esquerda para ser considerado fascista pelos mesmos. Na verdade o termo foi banalizado.
Discordo, ninguém acha João Amoedo fascista. Um monte de gente acha Jair Bolsonaro fascista. Achar que direita é tudo igual é tão ignorante quanto achar que esquerda é tudo igual. Geralmente são os extremistas dos dois lados que acham isso.
Atual Governo pra mim tá querendo dar “pedalada” ou pular processo de licitação por vantagens que não haverá nenhuma.
Traduzindo: pura especulação política o TCU vai ter dor de cabeça 🤕 futuramente.
Aguardem cenas dos próximos episódios 😏
Burgos, eu acho que tudo é muito mais especulação. Não temos dinheiro, esta tudo contingenciado. Mas as FFAA tem que fazer analises sobre possibilidades e possíveis cenários. Ai isto cai na mãos da mídia, e os fornecedores aproveitam para fazer show.
O problema é que para qualquer cenário falta o ator principal, Dinheiro.
MEGA especulação, e fui ver a fonte da “notícia”, pffffffffff…
Defesa não precisa licitar.
Não sei o MD, mas a MB/EB/FAB tudo que elas vão adquirir ou é por Empenho /Licitação.
Acredito que com o MD não seja diferente 👍
Pelo menos foi assim quando estava 30a 8m e 27d na MB
A vantagem da licitação militar é obter melhores preços e melhores condições.. a contratação do escolhido em uma licitação acaba sendo feita dispensando a licitação.. é apenas curioso
Gente fanática é uma coisa que causa asco mesmo. Não importa o que o governo faça que os kras vão arrumar um jeito de vir aqui encher o saco. Parem de enfiar as loucuras de fanatismo político de vcs em tudo.
Falam como se a merda do governo anterior comprou sequer um lápis para as FAs.
”Lápis” comprados/encomendados pelo governo anterior:
Tamandaré
Napant
Centauro II
KC 30
Spike
Meteor
Iris-T
Boa 🤣
Brasileiro tá tendo muito problema de memória hoje em dia 🤔
E vou mais longe ainda.
Atual Governo tá criando uma “cortina de fumaça” com essa confusão toda com o apoio da mídia marrom para pausar a aquisição dos Gripen entre outros em processo de aquisição para adquirir anv Presidencial. Confia
Políticos sendo Políticos 🤔
Digo mais ainda, tem gente no MD contribuindo para isso, que é o chamado conluio
Jorge, sem entrar na discussão partidária, que neste caso já perdeu sentido, os programas militares demoram bastante.. o que é natural. Decisões são tomadas em um governo, executadas no posterior par serem entregues muito depois… Os Meter e Iris-T foram escolhidos lá no início do programa Fx2… o contrato assinado quando o avião foi escolhido e as primeiras entregas vieram apenas depois que os Gripen foram entregues… As Tamandaré também estão inseridas em um longo processo de licitação focado em corvetas que devia apenas complementar o Prosuper, mas se tornou prioritário após o cancelamento das grandes fragatas.As Tamandaré mudaram o… Read more »
Quatro Gripen adicionais e uma negociação do segundo lote e avanço no programa do kc-390 e suas vendas internacionais.
Em relação aos caças… Seriam para à FAB? Se for, não vejo com bons olhos (apesar de gostar muito do Rafael!). O certo é mais Gripens. No mais, eu super apoio mas com uma condição na questão do Sub… Que sejam 2 e não 1. Os helicópteros nós literalmente precisamos de mais.
Uma coisa não afeta a outra,24 Rafales se vierem vão todos para Santa Maria no lugar dos AMX-A1,o Gripen esse primeiro lote segue a programação normal indo para Anápolis e o segundo lote deve ir para Santa Cruz e Canoas deve ser por um tempo a última base aérea a operar o F5 até vir o terceiro lote e encerrar o ciclo dos F5 e outro lote para o pacau provavelmente em Belém ou Manaus.
O ponto chave na Negociação é a transferência de tec nuc que já estava prometida no programa de submarinos, “MAS NÃO FOI CUMPRIDA”.
Não. Toda a tecnologia de reator, propulsão, é Brasileira. Não tem nada de Francês nisso.
É o que penso: se o Alvaro Alberto está para ter suas obras iniciadas, é porque o reator já existe e não precisa mudar o projeto. Adicionar agora, uma tecnologia francesa para miniaturalizá-lo, significa mais uns 10 anos antes de cortar a primeira chapa!
Não. Todo o contrato de ToT foi cumprido.
Um dos gargalos foi a venda da unidade de turbinas a vapor da Alston para a GE dos EUA, em um processo envolvendo o DoJ dos EUA, que se negava a vender a turbina para o Brasil. Recentemente, a GE revendeu a unidade para a Alston (olha a situação), normalizando a questão do sistema de propulsão
A MB chegou a cogitar adquirir uma turbina na Rússia ou na China.
Será que é por isso, um fabricante a menos de um componente essencial, que se está atrasando a construção dos novos submarinos nucleares ianques, os SSBNs Columbia e os SSNs Virginia? Conforme se lê aqui: “While Novakovic did not specify the components that were responsible, USNI News has previously reported that delays to the Columbia program have resulted from holdups with the bow section of the Columbia-class boats, built by HII’s Newport News Shipbuilding, and the TURBINES that translate steam from the sub’s reactors into electric power, built by Northrop Grumman. “ONE OF THE MOST SIGNIFICANT CHALLENGES that we have… Read more »
Pode ser. O DoJ abriu um destes processos contra a Alston… para encerrar o processo, a Alston concordou em vender a divusão de turbinas (acho que são as Arabelle) para a GE. A GE colocou obstáculos para a compra das turbinas para o Labgente e para a SN10. Sem a perspectiva de resolver a situação, as MB começou a buscar outro fornecedor, inicialmente a Russia que produz e opera turbinas a vapor em seus submarinos nucleares… Acho que há um ou dois anos, a Alston recomprou a divisão. Olha a encrenca… eu não sei qual era o assunto do processo… Read more »
O acordo pro sub só incluia o casco pro Alvaro Alberto, um scorpene estendido.
O Álvaro Alberto é muito mais que um Scorpène estendido. O casco é totalmente diferente.
Foi prometida “de boca”?
Por que estava no contrato…
Sim, pois o projeto não é nosso. Estamos construindo eles sob licença. O contrato inicial eram pra 4, se for construir mais que isso precisa de novo contrato e pagar os royalties.
Para construirmos quantos quisermos e sem dar satisfação pra ninguém, o projeto tem de ser nosso, feito no Brasil
Sim, é verdade, porém entendo que o preço unitário deveria ser bem inferior, uma vez que a grande maior parte dos investimentos requeridos no estaleiro e porto de Itaguai, nas fabricas, treinamento de pessoal, etc já foram contemplados e não seriam mais necessários. Concordas?
Olá R.
Nem é preciso que o preço seja menor. O fato da mão-de-obra estar no Brasil recebendo em reais, pagando previdência, gerando renda que é consumida no Brasil, que gera impostos e empregos indiretos e mais impostos… e que a própria construção do submarino demanda energia, água, serviços e peças e dispositivos fabricados no Brasil… tudo isso gera uma avalanche de impostos que cobrem cerca de 20% do valor do submarino… o dinheiro sai do Tesouro por uma porta e entra de volta para ele na outra porta.
Bom dia Tomcat, todo contrato público seja em qual esfera se estabeleça pode ser aumentado ou diminuido em 25%, desta feita se houver interesse pode ser adquirido mais dentro desse contrato não sendo necessário a confecção de outro.
Comprar um Scorpene? Mas não teve transferência de tecnologia? 2 já em operação e 2 para serem entregues e ainda não somos capazes de fazer por conta própria?
Fabricamos sob licença, a cada nova unidade precisamos pedir a licença e pagar royalties.
Além disso, algumas peças são fabricadas aqui, como o casco (aço importado), cabeamento elétrico, baterias, etc.
Todos os computadores, armas, sensores, computadores, snorkels, e o recheio tecnológico é Francês, importado.
Então estamos mais para “montadora” do que “fabricante” de submarinos
Não. O casco é todo feito no Brasil, desde o corte, curvatura e solda da peças. Os sistemas elétricos e hidráulicos também são, em sua enorme maioria, produzidos por empresas nacionais, como por exemplo a WEG. Lembro que os cabos elétricos foram desenvolvidos e homologados pela Pirelli, em Santo André, para os Tupis. Acredito que seja a mesma tecnologia de reticulação por meio de radiação ionizante no IPT. As válvulas com controle elétrico foram desenvolvidas no Brasil especialmente para o ProSub. Eu acho descabida a comparação com a indústria automobilística. O debate aqui na trilogia já é bem mais sofisticado… Read more »
Submarinos são complexos, a Marinha estava tendo dificuldade para garantir 30% de nacionalização do Riachuelo no começo, não sei se isto foi resolvido, não basta querer repassar tecnologia, tem que ter quem a receba. Mas capacidade para projetar e montar é importante, o recheio é mais complicado por limitações da indústria que temos hoje.
Como o projeto é francês, é preciso pagar os royalties da fabricação sob licença. O mesmo sobre os navios da patrulha da classe Macaé. A MB tem mais duas licenças, uma para concluir o navio sendo construído no AMRJ e outra para o pŕóximo navio…. depois destas duas, a MB irá construir navios de patrulha com projeto nacional
A tecnologia do reator não seria produzida exclusivamente pelo Brasil? Pelo que se falava, a França só ajudaria com o casco.
Ou agora mudaram de ideia e querem também a tecnologia do reator? Estariam com dificuldades?
Mas seria engraçado o presidente escolher o Rafale agora, já que era o caça que ele queria até ser desautorizado pela FAB.
O problema está na turbina a vapor, não no reator.
Hum…. pelo que li/vi, a proposta dos 24 Rafales contempla unidades usadas… gostaria de saber de qual Tranche seria elas 1, 2 3?
A palavra “Tranche” é usada para o “Typhoon” no caso do Rafale usou-se F1, F2 e F3 porém todos já foram atualizados ou ainda estão sendo para o padrão F3 e já se está
no F4 e em breve haverá um F5.
.
Então no caso de “usados” no mínimo se teria um padrão F3, assim penso eu.
Acredito que a Itália poderia ser mais ousada em oferecer seus produtos, que são muito bons, não confio muito nos franceses. Além disso se precisa entender que o pagamento de material militar não se dá de forma integral, ou seja à vista e envolve em geral diversos atores financeiros, públicos e privados. Outra coisa, NUNCA teremos orçamento para comprar equipamentos e materiais de ponta em quantidade relevantes, e cada vez mais essa conta aumenta, pois a defasagem só aumenta. É tudo uma decisão mais política do que financeira, mas quem estuda a história, claramente vê que o mundo está se… Read more »
Brasil não tem grana para segundo lote de Gripen-E, até parece que teria para adquirir caças Rafale, 50 helicópteros Airbus H145, 36 obuseiros Caesar e muito menos adquirir tecnologia de reator nuclear… Se ao menos tivessemos grana ou commodities extra a nossa disposição, aí a coisa seria outra… Temos um grande tesouro na foz do amazonas, apenas esperando ser explorado, mas infelizmente devido a frescuras ambientais, estamos perdendo uma boa oportunidade para o país. O Ministério de Minas e Energia calcula que haja algo próximo de 10 bilhões de barris de petróleo “recuperáveis” – ou seja, viáveis do ponto de vista… Read more »
E o LHD Trieste? Vai ofertar não?
A cereja do bolo é a técnica de miniaturização do reator nuclear para inserí-lo no Álvaro Alberto; nesse quesito, acho que os russos podem oferecer uma oferta muito mais em conta sem ter que comprar os caças deles. O Rafale é um avião estupendo; qualquer força área do mundo gostaria de tê-lo em seus inventário; mas do que adianta ter uma Ferrari se você não tem nem o dinheiro para pagar a troca de óleo e pagar o IPVA? Esses caças italianos são, em meu ponto de vista, jogar dinheiro, que não se tem, pela janela: o principal objetivo deles… Read more »
Que eu saiba, o reator já está miniaturizado…
O vaso também está sendo construído na Nuclep… se bobear, já está instalado no Labgene
Afinal, o que está faltando para sub nuc deslanchar?
A miniaturização do reator, as turbinas? Ja ouvi em algum momento que estavam com dificuldades para compor algumas válvulas não lembro em qual parte do submarino.
O projeto está pronto e detalhado. O reator está sendo fabricado na Nuclep. A próxima etapa crítica é a sua homologação, que será feita no Labgene. A Nuclep já recebeu a certificação do casco do SBN e já começou a construi-lo
O obstáculo era a compra da turbina a vapor, que estava sendo prejudicada pela ação dos EUA, mas agora que a Alston recomprou a divisão de turbinas, isso foi resolvido.
Obrigado pela resposta. Tomara que esteja tudo resolvido, só o tempo de construir.
Tudo pode acontecer… até nada acontecer.
Um projeto deste tamanho e complexidade vai dar problema. É improvável que aconteça alguma coisa que adiante o projete mas muita coisa por atrasar…
Então, acho muito provável que o submarino vai realmente ficar pronto e operaçional.. mas também será provável que ainda aconteçam outros problemas que possam atrasar ou demandar mudanças no programa para sua execução.
A Marinha em nenhum momento planejou o desenvolvimento de uma turbina a vapor nacional? até para diminuir a dependência de tecnologia estrangeira no projeto?
A turbina a vapor é um equipamento comercial.. existem poucas empresas mundo que sabem fazer com elevada eficiência.. aselhores turbinas do mundo são as francesas da Alstom.
Assim como o motor elétrico, a turbina é um equipamento que se compra pronto porque o custo de desenvolvimento para equipar apenas um submarino é inviável
Oras, oras…sejamos então pragmaticos….
Se a área de compras é ávida por novos contratos…e a área de contas a pagar depois atrasa…vamos conciliar os interesses…
Vamos comprar a Granel…assim se compra sem problema nenhum…tudo casadinho e aí o dinheiro não falatara….
Compra 1 unidade de avião por vez…
01 unidade de navio por vez…
01 unidade de submarino por vez….
Olha que maravilha….nunca vai faltar orçamento inicial para a área de compras….
O banco que financia, e vive do serviço da dívida contratada, não ia gostar nem um pouco de financiar a conta gotas. Por quê? Porque, sendo o principal pequeno, os serviços renderiam menos na mesma unidade de tempo.
Mas a area de compras adoraria, afinal cada uma é uma negociação
Os entendidos poderiam explicar?
. Como é que se assinou um contrato multibilionário (em euros) há anos com a França, temos um submarino de propulsão nuclear em construção e agora descobrimos que não sabemos fazer e nem compramos a tecnologia da reator junto com o submarino ?!?! Isto é maluquice, amadorismo, despreparo, incompetência, corrupção ou tudo junto ?
O reator já está desenvolvido. Compramos a tecnologia pro casco e pra propulsão (turbogeradores, por exemplo, que estavam e não estão mais sancionados).
Olá Alex. A Nuclep também tecnologia para a produção de componentes de sistemas de caldeiras e geração de vapor. O gargalo eram as turbinas.
Continuamos o país das bananeiras em berço esplêndido.
Avião de treinamento na Europa vira caça no país das Banânias Maravilhosas.
E agora essa, pagar por mais um submarino, mais não compramos a expertise para produz localmente?
Vou fazer Bananas Flambées na janta … Vive la France!
Vcs têm razão. Depois de bilhões gastos chega-se à conclusão que nos falta tecnologia para terminar o monstrengo. E para que começaram ? Tudo errado, não se pode deixar altos comandos de nenhuma das forças decidir nada. É melhor terceirizar para a iniciativa privada. Já não temos esquadra, aviação de caça e nem MBT para combate. É uma situação surreal. Temos apenas uma barraca no Polo Sul.
Então…. os Scorpenes usam um motor diesel que movimenta um gerador elétrico que serve para mover o motor elétrico e carregar as baterias. Com exceção das baterias, é o mesmo princípio das locomotivas diesel elétricas. O motor elétrico dos submarinos é uma máquina enorme que usa magnetos permanentes. A MB precisava de 4 motores para os Scorpenes e outros 2 maiores, uma para o SN10 e outro para o Labgne. O custo da ToT era muito alto. Lembro de ler que sairia mais barato desenvolver um motor do zero aqui no Brasil do que adquirir a tecnologia. Demandaria muito tempo.… Read more »
Ele tem uma versão de ataque mais capaz… se você é desinformado paciência. Aliás ainda leva um radar miltimodo coisa que só o A-1M chegou a ter.
Não se iludam.
O pior é que por mais pessimista que estou com a situação fiscal, acredito que o Submarino pode acontecer pra não desmobilizar o estaleiro e gerar desemprego. Mas vai ser uma entrega provavelmente datada pra 2030.
Caro. A situação fiscal no Brasil está muito longe de ser grave, nem mesmo ruim. Já esteve pior muito pior antes… é só acompanhar as séries históricas de desemprego, inflação, dívida pública, taxa de PIB, balança comercial… vamos pegar os números de 2023… INPC 2023 (que marca a inflação) = 4,62% PIB nominal 2023 = R$ 10,9 trilhões PIB em dolar (catação dez. 2023) = US$ 2 trilhões Arrecadação federal 2023 = R$ 2,3 trilhões Arrecadação total no PIB 2023 = 32% Arrecadação total 2023 = R$ 3,2 bilhões Indicadores da dívida 2023 = dentro do limite do plano anual… Read more »
Se vier esse sim pode se chamar Almirante Karam,angustura deveria ser mantido no S-43
Se vier o S44, batiza de Angostura…
Uma proposta de 24 caças Rafale, 50 helicópteros Airbus H145, 36 obuseiros Caesar sobre rodas e mais um submarino Scorpène? O que é isto minha gente?
Os caças rafale poderiam ser para ataque ao solo, coisa que o site defesanet falou que o Gripen não está certificado para isto.
Pensando bem, é um devaneio…
Creio que o DefesaNet está equivocado, ainda que o Gripen esteja passando por um processo de homologação pode ser novo.
Talvez, mas isso é apenas um chute, o Gripen AINDA não esteja certificado mas certamente foi projetado para isso, assim como o Gripen C/D o fazem.
Compra tudo!
Corta a verba eleitoral de 5 bilhões que tem dinheiro sobrando!
Chances reais, apenas os 30 M346FA italianos e o quinto Escorpene BR / Riachuelo.
Ele quer vender um submarino para o Brasil e nós fabricamos e montamos, no Brasil, o mesmo submarino adaptado para as nossas necessidades??? Ou nós somos muito inocentes e desmiolados ou é essa maldita politica que está ferrando com a gente?????