Na imagem de abertura, um F-35B dos EUA a bordo do destróier multipropósito japonês da classe Izumo, JS Kaga (DDH-184), realizando teste de voo noturno durante os testes de mar em desenvolvimento, em 30 de outubro de 2024, no Oceano Pacífico.

O JS Kaga (DDH-184) é um dos maiores navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF), classificado como destróier multipropósito, mas efetivamente operando como um porta-helicópteros com capacidade para aeronaves de asa fixa.

Incorporado em 2017, o Kaga é o segundo navio da classe Izumo e foi desenvolvido para apoiar missões de defesa, resposta a desastres e operações de projeção de poder no Pacífico. Recentemente, o Kaga concluiu uma série de adaptações para operar jatos F-35B e atualmente realiza testes com essas aeronaves, ampliando suas capacidades de combate.

Com 248 metros de comprimento e um deslocamento de cerca de 27.000 toneladas, o Kaga tem dimensões próximas às de um porta-aviões leve. Ele possui um convés de voo reto que permite a operação simultânea de várias aeronaves, incluindo helicópteros antissubmarino (ASW), de resgate e transporte, além dos novos caças F-35B de decolagem curta e pouso vertical (STOVL). A adaptação incluiu o reforço do convés de voo para suportar o calor dos motores do F-35B, bem como outras atualizações técnicas, essenciais para suportar operações com jatos.

O Kaga foi inicialmente projetado para patrulhas e defesa, especialmente para enfrentar a crescente presença militar em áreas como o Mar da China Oriental. Com a recente modernização e os testes com o F-35B, o Kaga assume um papel ainda mais relevante, proporcionando ao Japão uma maior capacidade de projeção de poder aéreo no Pacífico. Esse movimento integra-se à estratégia japonesa de reforçar alianças de defesa, especialmente com os Estados Unidos, diante das tensões regionais.

A capacidade de operar o F-35B expande significativamente o alcance e a flexibilidade da defesa japonesa, especialmente diante da China e a Coreia do Norte.

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Rodolfo

Os primeiros F35B japoneses de um total de 42 devem ser entregues em 2025.

TJLopes

A China não curtiu

C G

Um navio lindo, linhas limpas, elegante, sem badulaques!
Não iam colocar uma rampa nele?

Rodolfo

So estenderam o conves mas sem ski jump como o Queen Elizabeth, vai operar igual os Marines operam da classe Wasp e America.

Leonardo

Todo mundo se armando até os dentes
Algo acontecendo e as forças desarmadas Brasileiras não foram convidadas ainda…
#Medo

Saldanha da Gama

Vivemos sob o dogma que não temos inimigos…

Alex Barreto Cypriano

Aquela última fotim do Kaga, não tem em alta resolução, não? 😀

Last edited 56 minutos atrás by Alex Barreto Cypriano
José 001

O fato de não terem instalado Ski Jump pode ser por causa do aumento de peso que afetaria o centro de gravidade do navio, ou pretendem instalar no futuro?

Aéreo

Faltou uma Sky jump pra ficar perfeito.

Ozawa

1) O VX-23 é um esquadrão de testes de aeronaves que conduz pesquisas de avaliação de aeronaves tanto da USN quanto dos Marines, daí vir com sua fuselagem pintada tanto com uma ou outra legenda conforme a aeronave voada. Nas (LINDAS) imagens desse post serve aos MARINES, com seu F-35B, mas opera também o F-35C, com a nomenclatura NAVY na fuselagem. * * * 2) O Kaga da Força Marítima de Autodefesa do Japão não difere muito em deslocamento e extensão do seu homônimo da Frota Combinada e, coincidentemente, se assemelha até mesmo na necessidade de conversão de suas finalidades… Read more »