Acordo inicial de Consórcio para o ‘Chamado 2’ do EDF do Projeto MMPC assinado hoje na Euronaval
À margem da exposição Euronaval em Paris e após a seleção pela Comissão Europeia, em maio de 2024, da proposta submetida em 22 de novembro de 2023 por um Consórcio de três estaleiros europeus — Navantia (ES), Fincantieri (IT) e Naval Group (FR) — junto com a Naviris (FR/IT), os CEOs das quatro empresas se reuniram hoje para assinar o Acordo Inicial do Consórcio.
Este acordo visa regulamentar a execução da segunda fase (Chamado 2) do Projeto de Corveta de Patrulha Modular e Multifuncional (MMPC). O consórcio deve ser expandido com a inclusão da empresa grega de engenharia HYDRUS. O Acordo de Subvenção para o Chamado 2 será discutido com a OCCAR-EA, delegada pela Comissão Europeia.
Com base no projeto inicial do MMPC Chamado 1 (2021) e no âmbito da PESCO, o compromisso da indústria é intensificado no Chamado 2, com o suporte da Comissão Europeia, que alocou o orçamento máximo do EDF, de 154,5 milhões de euros. Conforme identificado pela Comissão Europeia, este novo passo será administrado pela OCCAR-EA, em nome da Comissão.
Nesta nova etapa, o compromisso de cofinanciamento de Itália, Espanha, França e Grécia reflete um investimento compartilhado nos objetivos comuns de segurança e defesa estabelecidos pela PESCO e pela Comissão Europeia.
A segunda fase do Projeto MMPC visa completar o design das corvetas e integrar inovações tecnológicas que permitirão às embarcações acomodar diversos sistemas e cargas, ampliando o leque de tarefas e missões. Além disso, a segunda fase abrangerá o início da produção dos dois primeiros protótipos: uma versão de longo alcance e multipropósito (LRM) e uma versão de combate completo e multipropósito (FCM). Estes protótipos servirão de base para as futuras frotas nacionais de corvetas avançadas, com o objetivo final de expandir o nível de comunalidade, interoperabilidade e padronização entre as Marinhas dos Estados-membros.
O projeto contribuirá para cinco elementos essenciais para a autonomia europeia: Economia, Defesa, Tecnologia, Indústria e Segurança.
DIVULGAÇÃO: Naval Group