O Japão lançou o primeiro navio de desembarque anfíbio da nova unidade focada em logística marítima para reforço e reabastecimento de suas ilhas no sudoeste. O JS Nihonbare (LCU-4151) foi construído no estaleiro Setoda da Naikai Shipbuilding Corporation e é capaz de transportar uma dúzia de veículos ou contêineres. Esse navio é parte de um esforço para melhorar a capacidade de defesa e transporte na região. O navio desloca 2.400 toneladas, tem 80 metros de comprimento e calado de 3 metros. A velocidade é de 15 nós.

A ideia da Unidade Marítima de Autodefesa surgiu no Programa de Defesa de Médio Prazo de 2018, após Tóquio identificar a necessidade de transportar tropas e suprimentos para o sudoeste do país, especialmente na cadeia de ilhas Ryukyu, entre o Japão e Taiwan. A frota existente do Japão é insuficiente para atender às necessidades logísticas dessa região, e a unidade recém-formada buscará preencher essa lacuna, utilizando também ferries civis em operações logísticas.

Segundo o Ministério da Defesa do Japão, os LCU (Landing Craft Utility), como o Nihonbare, são projetados para transportar tropas e suprimentos para ilhas com portos de pouca profundidade, permitindo uma defesa mais ágil e eficaz no arquipélago sudoeste. A unidade deve receber duas embarcações de desembarque utilitárias e um navio de suporte logístico, com possibilidade de expansão para até 10 embarcações.

A criação dessa unidade está alinhada com iniciativas de parceiros como Austrália e EUA, que também desenvolvem capacidades de manobra litorânea. Para o Japão, essa região é fundamental devido ao aumento das passagens de forças chinesas entre as cadeias de ilhas, o que demanda maior presença e prontidão defensiva.

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