Airshow China 2024: Drone Wing Loong-X é apresentado com capacidades antissubmarino
O drone Wing Loong-X, da China, foi exibido pela primeira vez com suas capacidades completas de combate antissubmarino durante o Airshow China 2024, em Zhuhai, na província de Guangdong, no sul do país. O veículo aéreo não tripulado iniciou voos de teste de rotina, conforme informado pela desenvolvedora, a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
Desenvolvido com propriedade intelectual totalmente independente, o Wing Loong-X é um sistema aéreo não tripulado de média altitude e longa duração, projetado para operações de longo alcance, com grande capacidade de carga útil e apto a realizar múltiplas tarefas, de acordo com a AVIC.
Incorporando os avanços mais recentes em tecnologia de drones, o Wing Loong-X baseia-se nas tecnologias consolidadas e nas experiências de combate da série Wing Loong, posicionando-se na vanguarda dos drones de média altitude e longa duração (MALE).
No Airshow China 2024, o Wing Loong-X está equipado com um conjunto completo de capacidades antissubmarino, incluindo pods de sonoboias, torpedos, mísseis ar-ar e mísseis antinavio, conforme observado pelo Global Times durante o evento.
O designer-chefe Tang Yong destacou que as capacidades avançadas antissubmarino do Wing Loong-X oferecem suporte essencial à segurança marítima. O drone pode realizar missões como reconhecimento e vigilância de grandes áreas marítimas, busca e ataque abrangentes a submarinos, patrulhas de longo alcance, operações antissubmarino e bloqueio regular em áreas estratégicas.
Segundo Tang, o drone foi projetado para integração em sistemas de combate, permitindo missões colaborativas que abrangem capacidades de reconhecimento armado em domínios terrestre, aéreo, de superfície e subaquático.
Além das missões antissubmarino, o Wing Loong-X também pode executar tarefas como reconhecimento e ataque em todos os domínios, suporte interdomínios, operações em ambientes contestados e resgates de emergência.
Outro modelo da série Wing Loong, o Wing Loong-6, também foi exibido no Airshow China 2024. Trata-se de um drone multimissão de média altitude e longa duração, desenvolvido para atender às exigências emergentes de combate global. Segundo a AVIC, ele oferece alta eficiência de custo e facilidade de manutenção. O Wing Loong-6 também iniciou voos de teste de rotina, conforme informado pela desenvolvedora.
Armas/equipamentos em destaque:
- CM-400AKG (míssil ar-superfície)
- Torpedo antissubmarino ET-60
- PL-108 AAM Lite (míssil ar-ar)
- PL-12AE (míssil ar-ar)
- Dispensador de sonoboia transportado por UAV
FONTE: Global Times
Que se compre uma dúzia e copie muito.
A Embraer tinha assinado um memorando de intenções com a FAB para pesquisar desenvolvimento de um drone de combate furtivo. Parece que não havia “plata”. Estranhamente a “plata” sempre aparece quando se trata de jogar dinheiro fora.
Bem Brasil, lá Plata só para se jogar para o alto com mordomias e futilidades.
E com muito assistencialismo e punição ao empresariado q emprega e paga impostos
Tadinhos, como se um dos trabalhos mais comuns do congresso não fosse enfiar jabutis em leis e garantir subsídios para esse pujante empresariado.
Os chineses são fissurados em prata. Um imperador deles era fissurado em mercúrio (que parece prata líquida) – se envenenou, enlouqueceu e morreu. Argentum sistite Argentum bibe.
Apareceu pra comprar um A330 VIP pro GTE… Quem ordenou a compra? O Planalto.
GTE é sem dúvida uma das maiores e melhores força aérea de transporte VIP do planeta. Olha só…. no transporte VIP somos uma putência!
A MB poderia comprar uma meia dúzia destes ↓
JARI USV-A Orca: The Future of Unmanned Naval Warfare
Com autonomia de 4.000 milhas náuticas e custo operacional bem menor… poderia complementar as Tamandaré na patrulha do litoral, especialmente de SP- RJ e Bacia de Campos e Santos.
No litoral norte/Foz do Amazonas/Alcântara/Ceará…tb se adequaria bem
Militares brasileiros não gostam de sair da caixinha, já estão acostumados e acomodados com a ponte aérea Brasil-eua-Europa. Há outros players como os turcos, sul coreanos, árabes e até nossos hermanos sulamericanos como Chile, Colômbia e Peru, que tem até produtos interessantes, mas são ignorados. Tipo: Se o Brasil algum dia tiver que adquirir um LPD para substituir o G-40 Bahia, certamente irão preferir comprar no continente europeu do que ir a um país vizinho. Para vender nossos produtos militares aos vizinhos, fazemos de tudo, mas para adquirir produtos da BID deles, o orgulho talvez pese… Os militares daqui querem… Read more »
Um dos pontos que achei bem útil neste ‘Orca é sua capacidade multimodular.
Permitindo configurações para missões diversas, como guerra anti-navio e antissubmarina e operações de patrulha com um radar potente, operando de forma autônoma ou linkada com um ”navio mãe”
Além da autonomia quase igual a Classe Tamandaré, com 420 t de deslocamento…
Ele é equipado com uma estação de armas controlada remotamente em sua proa, que pode ser armazenada sob o convés quando necessário para manter uma superfície aerodinâmica.
Linda embarcação, mas a melhor forma stealth mesmo é se esconder abaixo da agua…para mim, estas pequenas embarcações deveriam ser rapidas na superficie como um barco e no local de atuação, submergir. Fiz alguns ensaios assim e poucos anos depois, os Russos fizeram uma proposta um pouco similar. Imagine isto abarrotado de misseis e GLSDBs e uns 2 a 4 torpedos sem recarga.
https://www.youtube.com/watch?v=yN5GJlRQZlc
https://www.youtube.com/shorts/nNeQslGJ1Q8
Um conceito bem interessante e que teria bom potencial de desenvolvimento.
Está aí um equipamento chinês que queria por aqui, provável até eles nos oferecerem num preço camarada, compraria uma dúzia pra FAB e uma pra MB só pra início
Alguém sabe dizer se a China instalou algo como um SOSUS nos estreitos e passagens que levam a ‘seus’ mares? Seria bom pra eles ter como foi bom pros EUA/Europa ter no GIUK Gap.
Eles estão construindo entre a Primeira Cadeia e a Segunda Cadeias de Ilhas. É chamado de UGW – “Underwater Great Wall”.
Grato, Kayron.
Alex, sim, veja aqui:
https://www.naval.com.br/blog/2023/11/23/a-era-do-dominio-total-dos-submarinos-dos-eua-sobre-a-china-esta-terminando/
Grato, Galante.
Quando falei de um drone com capacidade anti sub, disseram que eu era doido, ainda bem que os Chineses me ouviram kkkkkk, isso dever mais barato que operar um P3 ou P8, não sá para substituir eles, mas antes precisariam de 5 P8, agora 3 já resolve adicionar drones, ou 2 vai de cada marinha.
Pois é…..
Imagine década atrás quando postei um dirigível mãe que tinha 12 drones com hidrofones imersiveis para não gastar em sono boias que custa USS 5 mil cada…torpedo anti sub….um AH-6 Little Bird e mais um Hoverwing para abordagens de patrulha…?
https://www.youtube.com/watch?v=CNcKos0CBRs
https://www.youtube.com/watch?v=CNcKos0CBRs
amei seu projeto
Os EUA usaram dirigiveis até a decada de 60, tinham 128 km/h de velocidade e um deles bateu o recorde de mais de 9.600 Milhas e 264 horas ininterruptas de operação. carregavam cargas de profundidade, hidrofones e torpedos
Um dirigvel hibrido, com o mesmo radar do Bandeirulha, pode cobrir uma área 21 vezes maior que um navio Patrulha Macaé e pode operar 7 dias ininterruptos.
imagina ele atuando em parceria com Drones em água da TIDEWISE, seria ótimo
Entendo que o drone marítimo TIDEWISE que o amigo menciona é interessante, mas se voce usar um Airship como nave mãe, voce pode ter uns 12 drones aereos que apenas voam e mergulham seus hidrofones como helicopteros e depois, decolam e voltam a nave mãe ou ainda, se deslocam para novo ponto….
Perfeito para substituir os EMB-111 e até mesmo, os P3
A Embraer tem de ir por ai…..
As gigantes de defesa ficam meio a margem deste nicho, focando em caças de 1a linha….as menores é que estão emergindo ai no nicho… a Embraer tem tudo para assumir a dianteira se ingressar…
Se a MB tivesse dois neurônios ela não estaria pensando em submarino nuclear mas num navio porta drones, do porte do futuro navio português com cerca de 6 mil toneladas de deslocamento, e uns drones desse porte.
Isso faria muito mais sentido e custaria muito menos, sem contar que poderia se pensar em uma segunda unidade num futuro distante. A negação do mar não seria igual a de um porta aviões, mas haveria alguma negação de mar.
Creio que o navio multi-propósito Atlântico também pode ser usado com tal finalidade.
Mestre emmanuel, em nosso caso são navios interessantes sim, mas eu o faria maiores…Iran os está fazendo….eu faria maiores que os portugueses, mas menores que os iranianos…como tenho postado a tempos…hibridos ro-ro aproximando-se a uma versão baratada do L-76 Chines…muito mais barata e desapegada de comando…não precisamos disto se ira ficar no Atlantico Sul…
https://www.youtube.com/watch?v=puZryxmUmhc
Quem tem acompanhado minhas propostas a desde 10 a 20 anos atras, agora as veem materialiazadas por alguns paises que ja não tem tempo de mi-mi-mi e precisam de pragmatismo e implementações obvias de baixo custo.
Quem não lembra das propostas de mercantes levando misseis e usando as estações de combate das fragatas de 1a linha como cntro de comando?
Pois então, a Holanda esta decidida a replicar isto, usando navio menores como bagageiros de suas fragatas….o que podemos chamar de loyal wingman naval….isto procura solucionar o problema de escalabilidade de numro de misseis…
foi noticiado em setembro/24
https://www.twz.com/sea/new-dutch-navy-support-vessels-will-be-missile-toting-wingmen-to-frigates
Isso para a MB seria algo fantástico.
Agora, o problema é a MB ver isso como algo a ser utilizado pela frota. Parece que o Comando ficou preso na década de 60.
E continua….
satelites confirmam algum outro tipo de Drone carrier menor….veja a foto:
Parece ser um navio ao estilo Catamaran
https://www.navalnews.com/naval-news/2024/05/china-builds-worlds-first-dedicated-drone-carrier/
Os Chineses estão treinando o emprego de drones navais e realizando alguns testes
https://www.twz.com/chinese-aircraft-carrier-seen-with-fleet-of-drones-onboard
Tá falando desse aqui, mestre Carvalho2008?
?w=718&h=404
Tem um mini LHD ali perto.
https://pbs.twimg.com/media/Ga-mC1ZWIAAKw59?format=jpg&name=small
https://pbs.twimg.com/media/GbyiyZHXUAAK3Ie?format=jpg&name=360×360
Não, este aí é um drone tramaram que fizeram
A MB mal paga diesel e lubrificante, como vai adquirir os caros mísseis antiaereos ou antinavio e sistemas correlatos pra equipar uma flotilha de bagageiros missilicos auxiliares? DMO de pobre é oximoro…
Caro Carvalho2008,Sempre fui favorável a medidas práticas ao invés de onerosas… Se os nossos militares fossem mais criativos ao invés de sonharem com coisas que não podemos adquirir por falta de gestão ou dinheiro, poderíamos solucionar e preencher lacunas abertas. Por exemplo, Se não temos grana para adquirir helicopteros puro sangue de ataques novos, ao invés de adquirir tranqueiras de ataque usadas, que por mais que sejam robustas,bem equipadas com armamentos, modernizadas ou retrofitada, porque não sermos mais pés no chão e deixarmos de sonhar alto por algo que é inacessível?! Por quê não focar em algo que poderia ser… Read more »
Pois é…tem de parar com esta febre achar que só camaro amarelo resolve….
E em tempo paz poderia carregar modulos de policiamento. Valia ter muitos.
Mestre Neto, pode verificar….todos os equipamentos que defendo e comento, são tipo bombril, mil e uma utilidades…paga cada centavo em dezenas de tarefas diferentes….do dirigível, do submersivel a estes pequenos barcos…é Hilário a falta de conexão atual, não só no Brasil, mas no mundo….aí aparece um conflito real e verdadeiro como o da Ucrânia,e mostra a defasagem doutrinaria das nações perante as tecnologias atuais, inclusive as comerciais…é bisonho…quando criança eu já era apaixonado por aviaozinho rádio controle…é uma indignação alguém achar drone uma inovação…
Bem interessante essa solução para a Patrulha Marítima.