De Chancay a Xangai: Novo Projeto BRI China-Peru torna-se hub e porto de entrada da América Latina

46

Vista aérea do "megaporto" de Chancay, na pequena cidade de Chancay, 78 quilômetros ao norte da capital peruana Lima, em 29 de outubro de 2024. O porto foi inaugurado em 14 de novembro de 2024 pelo presidente chinês Xi Jinping e sua contraparte peruana, Dina Boluarte, à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Lima. (Foto de Cris BOURONCLE / AFP)

A China e o Peru estão localizados em lados opostos do mundo, separados pela vasta extensão do Oceano Pacífico. No passado, essa distância parecia intransponível.

No entanto, um novo projeto portuário está tornando essa jornada distante mais acessível.

O projeto do Porto de Chancay é uma colaboração entre China e Peru no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês). Localizado no distrito de Chancay, na província de Huaral, no Peru, o porto está a aproximadamente 80 quilômetros da capital, Lima.

O Porto de Chancay é posicionado como o porto de entrada do Peru e um hub regional, conectado por um túnel à Rodovia Pan-Americana, que o liga diretamente à capital. Isso permite que mercadorias cheguem convenientemente ao Peru e a outros países da América Latina, melhorando significativamente a eficiência comercial, segundo o *People’s Daily*.

Na última quinta-feira, esse importante projeto, símbolo da amizade entre China e Peru, finalmente entrou em operação.

A primeira fase do projeto do Porto de Chancay começou em 2021 e inclui quatro berços de atracação. A profundidade máxima do porto é de 17,8 metros, permitindo que ele acomode navios porta-contêineres ultragrandes com capacidade de até 18.000 TEUs.

A capacidade de movimentação projetada é de 1 milhão de TEUs por ano no curto prazo e 1,5 milhão de TEUs no longo prazo. Com mais de 80% do projeto concluído, as estruturas principais dos cais foram finalizadas no início deste ano, de acordo com o People’s Daily.

He Bo, gerente-geral adjunto da COSCO SHIPPING Ports Chancay Peru, acompanhou o progresso significativo do porto nos últimos três anos.
“Montanhas foram niveladas, praias transformadas em pátios de armazenamento, quebra-mares e cais se erguem sobre as águas, guindastes estão no porto e edifícios para produção e escritórios surgiram”, disse He ao People’s Daily.

“De Chancay a Xangai” é uma frase bem conhecida entre os moradores locais. He Bo explicou que as pronúncias em espanhol dessas duas cidades portuárias importantes, Chancay e Xangai, são muito semelhantes. Inicialmente, os locais confundiam os nomes, mas agora estão familiarizados com ambos.

Antes de Chancay, a maior parte das cargas do Peru para a Ásia e Oceania precisava ser transbordada por portos na América Central ou do Norte, e a capacidade portuária não atendia às crescentes demandas do comércio exterior.

Hoje, a frase “De Chancay a Xangai” torna-se realidade. Com a abertura de um novo corredor terrestre-marítimo entre China e América Latina, o tempo de transporte entre Peru e China será reduzido em cerca de 10 dias.

Com o progresso da construção do Porto de Chancay, empregos relacionados ao projeto tornaram-se altamente procurados na região. Sun Yan, diretor chinês do Instituto Confúcio na Universidade Ricardo Palma, disse à Agência Xinhua que muitos estudantes peruanos do instituto estão ansiosos para usar suas habilidades linguísticas para se candidatar a posições no porto, como tradutores, técnicos e operadores.

Além disso, graças à tecnologia avançada da China e à consciência ambiental das empresas chinesas, o Porto de Chancay está sendo desenvolvido como um porto inteligente, moderno, verde e de baixo carbono. Trabalhadores do cais demonstraram caminhões elétricos para contêineres com tecnologia de direção autônoma, que operam de forma silenciosa e precisa, segundo a Xinhua.

Perto da entrada do local do projeto, há um pântano. À noite, aves vão e vêm, trazendo vida à área.

He Bo mencionou que as empresas chinesas responsáveis pela construção do porto têm se preocupado em controlar ruídos, iluminação e poeira durante as obras, minimizando o impacto nos “moradores” do pântano. Além disso, têm participado ativamente do resgate de focas, pinguins, pelicanos e outros animais, contribuindo para a melhoria da biodiversidade local.

Com o Porto de Chancay, a distância entre China e Peru já não parece tão grande quanto antes.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel

Gigantesco projeto de integração. Se não me engano estará integrado ao Brasil pela rota-bioceanica.

Machado

Vc sabe dizer como anda essa obra Transoceânica tão importante?

Guilherme Leite

A parte brasileira está quase 100% concluída, com a ponte que liga ao Paraguai sendo finalizada.

A parte Argentina só necessita de algumas reformas, visto que está sendo utilizada a estrutura de rodovias já existentes.

A parte chilena já foi finalizada.

No momento, falta somente os paraguaios finalizarem as rodovias deles, houve diversos atrasos devido a corrupção(novidade) e tiveram que construir quase todo o trecho do 0.

Finalizando, teremos um corredor de dois portos chilenos ao porto de Santos.

Machado

Obrigado. Deve demorar um tempo ainda. Tipo um ano.

Magarem

Eu diria que isso elavaria o brasil e outro patamar se eu não soubesse o antro de corrupção a desigualdade que é o país.

Só lembrar do pré sal que tanto se falou e deu destaque mundial e cá estamos hoje contando moedas para conter o défcit público.

Filipe Prestes

Perdeu a parte de que fica no Peru, né? Para além disso, esse novo porto peruano NECESSITA da carga brasileira para a China para fazer valer o custo do investimento já que somente o volume peruano é claramente insuficiente pra movimentar esse porto, que deve ser mesmo apenas um porto de entrada para as exportações chinesas á América do Sul

Magarem

E vc acha que criaram um porto no Peru para transportar Maca peruana para a China? hahahahah
Lógico que é para escoar produção do brasil, já anunciaram intenção de criar uma ferrovia BR/PERU
https://ibrachina.com.br/brasil-e-china-tem-projeto-em-conjunto-para-construir-ferrovia-indo-do-rj-ao-peru/

Turco

Essa rota dificilmente vai sair do papel. O que esta mais avançado é a rota Bioceânica, vai ligar o porto de Santos até o Porto de Antofagasta no Chile, que vai passar por São Paulo, Mato Grosso do Sul, porto Mortinho Passando pelo Paraguai, Argentina até sair no Chile. A maior parte da Rota já existe e passa por grandes centros exportadores. Essa que você postou vai pela Amazônia passando pelo Acre…Só por isso já sabemos que não vai sair do papel.

Jean Carlos

Hmmmmmm, teremos Atum fresquinho ?

Gabriel BR

Enquanto isso o Brasil está fugindo da nova rota da seda…o povo brasileiro é maravilhoso mas nossas elites são o que tem de pior.

Filipe Prestes

A decisão de não aderir ao BRI é acertada, até porque já temos nós os nossos próprios projetos. Devemos é atrair capital chinês para eles. A melhor posição é a de obter mais vantagens tanto do lado chinês como do eixo UE-Estados Unidos.

Alex Barreto Cypriano

Já há quem diga que o porto Chancay foi feito de olho no Brasil, pra facilitar exportações de commodities do Centro Oeste e criar mais empregos aqui. Um absurdo grotesco: qualquer escoamento nosso por Chancay vai representar menos empregos aqui e portos atlanticos talvez algo escanteados. Sequer lembraram todo o investimento no Arco Norte, que já é via de escoamento competitiva se comparado com aquele pelo Sudeste, investimento virtualmente a ser sucateado se a infraestrutura de transporte até Chancay tiver grande capacidade, em que se pesem os acréscimos aduaneiros no percurso terrestre. Tem quem creia que a China não é… Read more »

Marcos

Ninguém é obrigado a fazer os empréstimos ou aceitar os investimentos. Melhor, já leu algum dos contratos para saber como a China se beneficia com tudo isso?

Kayron

Na verdade se beneficia e muito, principalmente a Cosco.

Dr. Mundico

 O principal objetivo de um porto não é gerar empregos (pelo menos imediata e diretamente), mas sim diminuir custos logísticos com o consequente ganho no tempo de transbordo e esforço operacional. Empregos são gerados com aumento de produtividade e com uso de tecnologias e processos inerentes a cada área específica. Assim é com indústria, agropecuária, alimentos, combustíveis, etc. Considero que esse porto chinês no Perú tem sim o claro objetivo de facilitar o escoamento de commodities brasileiras para a China, servindo também como porta de entrada para produtos chineses na América Latina. Agora, se isso vai aumentar ou diminuir empregos… Read more »

Cristiano ciclope

Um porto ou estrada não beneficia só o país investidor, no caso a China, industriais nacionais e comércio nacional irão abrir perto do novo porto ou na estrada que liga o porto.
A China investe em infraestrutura para seu próprio benefício, assim como qualquer outro, agora cabe a cada país investir no desenvolvimento próprio de forma anexa a infraestrutura construída.

Alex Barreto Cypriano

A China é o reflexo especular dos EUA. Qual o sentido de uma nação frágil apoiar mecanismos imperialistas de um ou do outro? Ela acha que está ganhando algo e que sua existência está garantida pela adesão? Num texto, de 2022, se lê: “We can say that the restoration of capitalism in China, which began 40 years ago, meant that it is destined to go down the path of imperialism, which is the logic of capitalist development as Lenin showed. Any positions that downplay Chinese imperialism tend to lead to the wrong and dangerous political conclusion that the working class… Read more »

Nilo

Meu caro está correto na análise, contudo, o isolamento não é uma opção contra o pesado investimento chinês em pesquisas e desenvolvimento tecnológico, o Peru assinou acordo de.livre comércio com China, agora parte para um com a Índia, precisamos de planejamento geopolítico de Estado para contrabalançar a influência seja EU, China e Rússia na A.Sul.

Alex Barreto Cypriano

Grato, Nilo. Concordo contigo, precisamos contrabalançar, equilibrar entre os gigantes pra atingir nossos objetivos soberanos. Difícil é os gigantes permitirem isso…

Nilo

Sem permissão, entrar no seleto clube exige músculos próprios rsrs

Cristiano ciclope

Concordo e digo mais, compra de prateleira o melhor que tiver em material de defesa dos dois lados e desenvolver tecnologia própria similar a comprada de prateleira. E o que a Chica, índia, Rússia, Japão e EUA fizeram no passado, até Israel fez isso, compra caças de prateleira e modifica só o quê interessa e coloca suas armas.

Fernando Vieira

Agora é que a ferrogrão não sai mesmo.

Hamom

É natural que as rotas navais dos portos atlânticos brasileiros conectem-se mais com portos na América do Norte e Central, Europa, Africa e Oriente Médio.

Ter acesso via linha férrea a um porto no Pacifico, facilitaria o transporte naval não somente pra China…mas tb pra costa oeste das Américas do Sul, Central e Norte, Japão, Coreia do Sul, etc…

E a própria operação e manutenção da linha férrea gera empregos, além de algum desenvolvimento ao longo de seu trajeto…

Last edited 2 meses atrás by Hamom
Joãp Paulo

O escoamento comercial pelo porto de Chancay não está focado somente ao beneficio pelo PERU ou Brasil, mas sim o escoamento de praticamente toda a América Latina, onde o BRASIL E O PERU passam a ser o receptor logístico de mercadorias para a América Latina.

Nilo

Bom dia Alex, a ganhos reais, no tempo de deslocamento quanto em custo, torna a commodite brasileira mais competitiva, o.investimento pesado dos chineses se fazem no Peru, problema deles, os.investimentos em lado brasileiro da transoceanica tem tido aporte forte do governo brasileiro, é uma oportunidade única para trazer o Peru para nossa influência, sem os produtos brasileiro este porto virá museu, está aproximação os.proprios peruanos sabem que trazem vantagens para ambos, nossos interesses são grandes, venda de produtos industrializados, investimento em mineração, o Peru aguarda do Brasil aprovação de um protocolo anticorrupção desde 2016, até o momento nada. Sem falar… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Alex Barreto Cypriano

Nilo, o Brasil é aproximadamente metade da América do Sul em tudo o que importa: commodities, PIB e mercado consumidor. Mas tem uma barreira entre as duas metades. Nem MercoSul nem UnaSul fizeram a abstrata integração. Integrar quem no quê, afinal? Os chineses vão conseguir integrar, mesmo, ou farão seus entrepostos comerciais servidos pelos seus pacotes de infraestrutura associados? O Brasil, com sua típica miopia, tentou isso: Odebrecht. Deu no que deu. E tem quem avise que biomas do nosso centro-oeste e norte não suportam nenhum aumento e sequer a manutenção dos níveis atuais de atividade econômica primária sem degradação… Read more »

Nilo

Novamente análise correta, nossas lideranças tem interesses difusos, a sociedade está a revelia de interesse imediatos destes, cooptados por grandes bolhas, religiosas, moralistas, ideológicas do tempo da guerra fria que desvia o olhar da discussão fundamental, de onde viemos, quem somos e para onde queremos estar, como.sociedade, Estado.
Dizer que as mazelas são culpa da Rússia EUA, China, França…. é mais um cacoete Jeca Tatu nosso.

Pragmatismo

Em linhas gerais:

Os ingleses investiram no século XIX.
Os americanos no XX.
Os chineses, no XXI.

Mas os chineses são feios e maus maus.

Tivéssemos mais capital, mas não temos (ainda?)

Só.

MMerlin

A China possui, no âmbito político, defeitos como qualquer outro país. Mesma situação no nível social. Mas o resultado, em se tratando de Estado, que a China tem alcançado nos últimos 25 anos é algo impressionante. Seu foco no expansionismo (e não estou falando no territoria) voltado para ciências, engenharias, influência política, produção, logística e sistemas financeiros, é permanente e forte. O desenvolvimento de sua sociedade é as possibilidades que o Estado tem criado não tem pares. Claro que existe a exigência de dedicação. Mas nada que seja diferente de países como Coreia do Sul e Japão, nas áreas de… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Ingleses, americanos, chineses e todos os outros são, em suas respectivas épocas de expansão imperialista, igualmente feios e repulsivos. Ter chegado por último no processo não faz ninguém mais bonito. Pra nós, feio, mesmo, é não chegarmos no século XXII por atender a cobiça irresponsável deste início de XXI. Clamo por prudência, apenas.

Last edited 1 mês atrás by Alex Barreto Cypriano
NBS

O porto de Chacay faz parte de um projeto estratégico. Os chineses são altamente competentes em seguir o “plano” de garantir acesso às fontes de energia, alimentos e minérios essenciais para suas indústrias, a um preço competitivo e de forma ágil, sempre em prol da produção e do comércio. De quebra, contribuem para atenuar um dos maiores gargalos da América Latina: a ausência de integração logística entre os países, reduzindo os famosos “custos”. Além disso, conseguem gerar soft power, promover o desenvolvimento econômico e assumir o protagonismo econômico, diminuindo, em especial, o papel dos EUA na região. Parte do plano… Read more »

Hamom

E todas estas forças internas do atraso que vc cita,
recebem apoio e coordenação de ”agentes externos”,
não que precisem muito deste apoio…
Afinal a auto-sabotagem, dado o alto nível do quinta-colunismo no Brasil, é um setor em que estamos entre os ”melhores dos piores”.

Alex Barreto Cypriano

O nosso interesse não é servir de colônia de extração pra ninguém em particular. Nosso interesse é garantir nossa existência soberana no ambiente de competição interestatal sob o capitalismo (suposto virtualmente insuperável) até o futuro distante com um nível adequado, o que demandaria uma economia interna equilibrada entre os setores primário, secundário e terciário e boa participação nas trocas mundiais. Hoje isso não existe: internamente quase tudo é comércio e serviços com pífia produção industrial/manufatura ao passo que exportamos maciçamente itens de baixo valor agregado (minérios e grãos , e.g.) e importamos escassos ítens de alto valor agregado (Gripens e… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Alex Barreto Cypriano
Zorann

Para integrar com o Brasil, faltam nossas rodovias. Oque deve demorar algumas décadas para ficarem prontas se depender de investimentos públicos.

Os chineses querem investir, mas o governo não vai construir as rodovias e nem permitir que os chineses o façam.

Fernando Vieira

Eu diria aos chineses: Querem construir aqui? Construam ferrovias. É o que mais o Brasil precisa, precisamos tirar nossa logística dos caminhões e colocá-la em trilhos e navios.

Nilo

Foi o que a China fez com EUA só que cobrou pedágio, temos que fazer o mesmo com os chineses cobrar o pedágio, esse pedágio deve estar condicionado a internalização de tecnologia, produção e abertura para negócios da Embraer que continuam resistindo.

Cristiano ciclope

Você __________, imitar os grandes países que se tornaram potências econômicas, assim víramos país de primeiro mundo, e como as elites atrasadas e coloniais do Brasil vai explorar o povo num país desenvolvido?

EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Cristiano ciclope

Para comércio e melhor ferrovia que rodovia!

Akivrx

Os grandes projetos construídos com capital, mão de obra e material de construção chinesa…
O Peru faz parte da APEC, Atualmente a APEC engloba quase metade da população mundial, ou seja, cerca de 3 bilhões de pessoas; seu PIB é de aproximadamente US$19 trilhões, 60% do PIB mundial; é responsável por cerca de 50% do comércio mundial, movimentando US$28 bilhões em exportações e US$30 bilhões em importações.

Kayron

“seu PIB é de aproximadamente US$19 trilhões, 60% do PIB mundial

60% do PIB mundial é mais de US$60 trilhões.

Akivrx

Os números estão apenas desatualizados, estava com preguiça de pesquisar e copiei de um artigo com números desatualizados, abaixo segue o artigo de 2024.

As 21 economias membros da APEC abrigam 3 bilhões de pessoas — quase 40% da população mundial — e representam quase metade do comércio global e mais de 60% do PIB mundial. Os membros da APEC são o destino de aproximadamente 60% das exportações de bens dos EUA, e sete dos 10 principais parceiros comerciais gerais dos Estados Unidos são membros da APEC.

https://www.state.gov/u-s-2024-apec-outcomes/

Last edited 1 mês atrás by Akivrx
Akivrx

Promovendo a integração econômica regional e o comércio A APEC cresceu e se tornou um motor dinâmico de crescimento econômico e um dos fóruns regionais mais importantes na Ásia-Pacífico. Suas 21 economias membros abrigam cerca de 2,95 bilhões de pessoas e representam aproximadamente 62% do PIB mundial e 48% do comércio mundial em 2021. Como resultado do trabalho da APEC, o crescimento disparou na região, com o PIB real aumentando de US$ 19 trilhões em 1989 para US$ 52,8 trilhões em 2021. Enquanto isso, os moradores da Ásia-Pacífico viram sua renda per capita aumentar quase quatro vezes, tirando milhões da… Read more »

Adriano madureira

Grandioso projeto! E terá uma ferrovia ligando o porto de Santos até o Peru…

Será muito melhor para escoar nossos produtos para o mercado asiático…

Wagner

E sem nenhuma condicionante para a economia interna do Peru, ” Venda isso,corta aqui,”. E tudo isso com juros dos títulos estadunidense são 6 tri que os Yankees tem em título da dívida pública nas mãos chinesas.
E ainda dizem que o Trump vai por “pressão” nos chineses.rsrsrs

Sergio

E pela quarta em nossa triste história repete-se a sina, devagar, devagarinho da passagem das mãos de um império à outro.

Do colo deLisboa para o colo de Londres, do colo de Londres para o colo do tio Sam e agora do colo do tio Sam para o colo de Pequim…

E tem gente, aquela globo News,meu deus ,que nojo, celebrando…

Jorge Cardoso

Excelente matéria sobre o assunto…👇👇

https://youtu.be/JsWXMTqg4e8?si=JEWrHd3lFPh7X0li