VÍDEO: Corte da primeira chapa de aço da fragata ‘Cunha Moreira’ (F202), terceiro navio da classe ‘Tamandaré’
O futuro da Defesa Naval Brasileira passou por mais um importante marco no dia 13 de novembro. A Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram o corte da primeira chapa de aço da Fragata “Cunha Moreira” (F202), a terceira das quatro fragatas previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT).
Essa é a primeira vez que três Fragatas são construídas, ao mesmo tempo, em território brasileiro, com alto índice de conteúdo local.
Qual é a previsão de comissionamento da Tamandaré ?
Acho que ela vai ficar pronta em 25 e operacional em 26
Top demais ! A América Latina inteira está admirada com a eficiência. Teve militar colombiano vindo aqui observar o projeto.
Pois é, os alemães irão vender o projeto deles para os colombianos, somos a vitrine da Thyssenkrupp Marine Systems rsrs
Eles fecharam com os holandeses da Damen
Show de bola! Nossa marinha precisa para ontem dessas fragatas. Espero que o próximo presidente olhe a pasta da defesa com mais carinho e aloque recursos extraordinários para mais aquisições como está, gerando empregos diretos e indiretos e aumentando a capacidade da marinha de fiscalizar e proteger nossas águas territoriais.
Tinhamos que ter uma versão tupiniquim da “lei do cobre”, para desvincular as compras do orçamento do MD. Talvez assim teríamos condições de comprar os nossos equipementos em números adequados.
verdade, deveríamos tirar a previdência dos militares do orçamento da defesa, assim como é em outros países.
Concordo 100%. Manda tudo para o INSS e respeitando as regras do RGPS.
Muito cético com a encomenda de um 2. lote de Tamandarés diante da atual situação econômica do país, apesar da imperiosa necessidade de meios!
Veremos o q acontece!
Eu acho que qualquer conversa sobre segundo lote só vai começar após os testes de mar da primeira fragata. E eu acho que deveria ser assim.
Conhecendo o desempenho real da primeira da classe poderemos avaliar seus prós e contras, e um segundo lote pode sair com modificações que melhorem seu desempenho ou cubram deficiências apontadas nos testes.
Acredito que até a Mariz e barros ser construída e fazer os testes de mar,deva ter o segundo lote.
Seria o caso de analisar o que é mais barato e mais rápido: um segundo lote ou um lote de fragatas chinesas? Eu até me entusiasmei quando vi que o dinheiro para capitalizar a EMGEPROM foi depositado em parcela unica, pensei que este projeto seria exemplar, mas não demorou muito vieram noticias de que talvez falte dinheiro, que precisa de capital adicional, etc…
Sem prejuízo da argumentação, mas a Emgepron não foi capitalizada em “parcela única”. Foram duas ou três, se não me engano.
Muito bom !
Enfim apareceu a Tamandaré 👍
Realizando sua equipagem no cais.
Agora são 3 Fragatas simultaneamente em construção que espetáculo.
Parabéns a todos envolvidos 💪👍😎🙏👏🇧🇷⚓️
A última Tamandaré ou o limite pra aditivo compensatório?🤔
Bela corvetona… heheeh
Fragueta (mas esta piada já perdeu a graça.. ficou com cara de Didi Mocó)
Piada “…com alto índice de conteúdo local…”, de parafuso,.rebite, e chapa de aço?
Surpreendente!! Que se por azar não tiver um segundo lote, que se invista nos OPV 80, que os alemães constroem junto com a Colômbia.
A TKMS tem coisa melhor , e de construção modular !
O projeto mais adiantado da história recente da MB, acredito que até a Mariz e barros ser construída deva ter as conversas do segundo lote.
Oi Augusto.
O ProSub continua sendo o mais complexo e ousado projeto militar do Brasil.. talvez de toda a história do Brasil…. o outros trẽs grandes projetos são os Gripen, as FCT e o Kc390
O Brasil deveria comprar mais 8 navios pra não descontinuar a produção em Itajaí
Mais 4 já estão planejadas pela MB, agora depende do governo/economia.
Um segundo lote de 4 unidades da Tamandaré já deveria ter saído pra ontem.