Fincantieri entrega LPD ‘Al Fulk’ para a Marinha do Qatar
O estaleiro Fincantieri entregou oficialmente em 29 de novembro, no estaleiro de Muggiano, o navio de desembarque anfíbio LPD “Al Fulk” ao Ministério da Defesa do Qatar, marcando a conclusão de um importante programa naval para a Marinha do Qatar.
A cerimônia contou com a presença do Comandante das Forças Navais do Emirado do Catar, Major-General Abdulla Bin Hassan AlSulaiti, e do Diretor da Direção de Pessoal Militar da Marinha Italiana, Vice-Almirante Andrea Gueglio, recebidos pelo nosso CEO, Pierroberto Folgiero, e pelo Gerente Geral da Divisão de Navios Navais, Dario Deste.
Esta unidade, equipada com um grande convés de voo capaz de receber helicópteros NH90, um amplo hangar com duas rampas para veículos e uma doca interna alagável para o lançamento de embarcações de desembarque, foi projetada de acordo com os padrões RINAMIL.
O navio garante desempenho excepcional em operações aéreas, marítimas e terrestres, permitindo uma ampla gama de missões, desde ajuda humanitária até operações de defesa e suporte a forças terrestres.
O grupo Fincantieri se orgulha de entregar mais uma embarcação inovadora, com tecnologias de ponta e características únicas, para enfrentar os desafios do futuro e tornar os mares um lugar mais seguro.
Status e Dados Técnicos do Navio:
- Status:
- Início da construção: 5 de junho de 2021
- Lançamento: 24 de janeiro de 2023
- Dados Técnicos:
- Deslocamento: 8.800 toneladas
- Comprimento: 142,9 metros (469 pés)
- Boca (Largura): 21,5 metros (71 pés)
- Calado: 5,3 metros (17 pés)
- Velocidade: 20 nós (37 km/h)
- Alcance: 7.000 milhas náuticas (13.000 km) a 15 nós (28 km/h)
- Tripulação: 150
Propulsão:
- 2 motores a diesel Wärtsilä 12V32 (12.000 kW / 16.000 hp)
- 2 eixos / 2 hélices / propulsor de proa
Armamento:
- Sistema Vertical de Lançamento Naval Group Sylver A50 (2 x 8 células) para mísseis SAM MBDA Aster 15 e/ou Aster 30
- 1 canhão Leonardo 76/62 super rápido
- 4 sistemas de armas Leonardo MARLIN 30
Capacidade Anfíbia:
- Transporte de 400+ tropas
- Convés para veículos
- Doca alagável para embarcações de desembarque mecanizadas (LCM)
- Embarcações de desembarque em turcos
Sistemas:
- Sistema de Gerenciamento de Combate Leonardo (CMS)
- Radar Multifuncional AESA de Longo Alcance Leonardo Kronos Power Shield
- Radar de Controle de Fogo Leonardo NA-30S Mk 2 e Sistema EO/IR para o canhão 76/62
- Sistema Eletro-Óptico de Controle de Fogo Leonardo Medusa MK4/B para o Marlin WS
- Sistema de lançamento de contramedidas Lacroix Sylenia
Aviação:
- Convés de voo com 2 spots de pouso e hangar para até 3 helicópteros NH90
FONTE: Fincantieri
Vou falar q serve p MB?! Lógico!!!! Brasil poderia fazer logo uma bela parceria com a Itália, eles tem muita coisa pra gente .mas já q não fez… vamos de resto da Royal navy mesmo…rsrs
Navio pequeno com cerca de 7.000 toneladas de deslocamento padrão onde todo espaço foi muito bem aproveitado, uma grande melhoria quando comparado aos 3 “LPDs” italianos da classe San Giorgio projetados na década de 1980 que rendeu uma versão melhorada construída para à Argélia mais similar a esse entregue ao Qatar.
Itália como sempre inovando e se superando em projetos. Fantástico !!!
Parabéns a todos os envolvidos 👍⚓️
Projeto fantástico! Curioso o canhão na frente do navio, se chama Proa?
Não é errado “dizer” proa, que é a extremidade dianteira de um navio, mas, aquele local específico onde o canhão encontra-se entendo como “castelo de proa” mesmo estando no mesmo nível do convés principal.
Castelo
Muito bonito, bem diferente dos tradicionais LPD…
Qual o preço que o Catar pagou por essa embarcação?
Show de bola e com boa capacidade de autodefesa (mesmo sendo escoltado, sem dúvida). Projeto muito inovador.
Na realidade se quebra o paradigma aqui, pois a frota do Qatar será centrada nessa unidade que de fato irá atuar em conjunto com as corvetas Al Zubarah/ Classe Doha… É um navio sui generis, enquanto a função principal será fornecer cobertura aérea para a pequena esquadra naval do Qatar, coordenando a defesa aérea de área… O Kronos Power Shield era demasiado grande para ser instalado nas corvetas ( de “apenas” 3.300 toneladas) e aproveitar todo o seu potencial, é por isso que se optou por essa solução (corveta + LPD) para atender ao requisito exclusivo da marinha do Qatar.… Read more »
É realmente um conceito incomum, um LPD que proporcionará cobertura aérea. Operar helicópteros, transportar e desembarcar tropas, hospedar um sistema antiaéreo de área, tudo isso um casco relativamente pequeno, pouco menor que um Arleigh Burke.
que navio feio… parece feito com caixas de papelão e caixas de sapato amontoadas e pintado de cinza
Feio é você 🙂
RIso… nem lembro mais qual é a resposta..
tem aquela que ficou clássico… “sou meio mas sou cheiroso”. riso.
Tem um trocadilho bem pior..
“O “Al-Fullk” é feio sim, mas o pai dele o Al-FabioJr” é linddddoooo”
trocadilho horrível.. riso
Essa certo que nasceu em um papo descontraído junto da gurizada, certo Camargo? Você também é professor, correto? Deve ouvir muita coisa..kkkkk
Abraço
Mano..ri alto aqui .kkkkk…🤣🤣🤣
De frente, até que não achei tão feio, mas de lado, parece um navio remendado com partes de outro navio.
Em menos de 8 anos a Fincantieri, a Leonardo e GSE Trieste ( por meio de uma empresa de fachada denominada M23) entregaram uma marinha de bolso completa para o Qatar.
1 LPD ( 8800 ton.)
?w=718&h=404
4 corvertas ( 3300 ton.)
.webp
2 OPV ( 720 ton. )
.webp
2 submarinos midgets
… E mais 28 helicópteros e sistemas de bateria para defesa costeira centrado nos mísseis Exocet e Marte ER.
È coisa pra caramba para uma nação que é menor de qualquer estado brasileiro, feita exceção do Distrito Federal
O mais interessante é que o Qatar é notório financiador de grupos terroristas que a Otan combate em proxy wars……daí vemos que no fim do dia, são apenas negócios.
“daí vemos que no fim do dia, são apenas negócios.”
Negócios com muita hipocrisia, que no fim do dia, se mostram tudo farinha do mesmo saco.
Que navio mais feio.
Parece que juntaram um porta helicópteros com uma fragata.
Cairia bem na MB.
Já temos uma Frogeta, agora teriamos um NaMuProgeta.
Adoro este projeto derivado do San Giorgio….sou até suspeito, pois vai de encontro com os conceitos que defendo….faz tudo….
LPD de pequeno porte (que é uma navio a ser escoltado) com mais capacidade antiaérea que as fragatas Tamandaré (que é um navio de escolta) sou fã das Tamandaré, acho as dimensões, motorização, sensores canhão tudo ideal para a MB, mas 12 seaceptor com lançador cogumelo é uma heresia…
Voltando a falar do LPD da matéria para nós acho pequeno, sou mais os dois navios de assalto que o Rey Charles quer vender junto um tanque classe Wave
Sendo pequeno e econômico, vc pode ter bem mais que um ou dois deles…
Uns 4 por exemplo…e co sideral que ele pode fã,er mais de um tipo de missão
Feio ou não é uma solução. Eu batizaria o navio como Tipo Carvalho.
Apesar que para nós…pensando bem…não ia dar. Não presta pra desembarcar em Brasília.
É disto que estou falando….este aí, óbvio tem algumas Características diferentes de uma Tamandare….mas no todo, nos sistemas e nas armas, pode replicar quase 100% do que uma Tamandare faz ….Orestes caixote de aço, com a vantagem de fazer várias outras missões….
E no frigir dos ovos, creio eu custo o mesmo que as Tamandares….muito parecido….
Então…..
Só de drone,heli ou material de boca ou mísseis dos fuzileiros que podem ficar em pronto emprego no convés…..para mim é vantagem abandonar o design ortodoxo proa-ponte-popa
bem peculiar, é um “mini LPD de Defesa Aérea”