Bases russas na Síria continuam funcionando normalmente após tomada do poder por oposição armada

18

DUBAI, 9 de dezembro. /TASS/ – A oposição armada na Síria tomou controle total da província de Latakia, onde estão situadas bases militares russas, informou uma fonte local à agência TASS.

De acordo com a fonte, formações armadas entraram nos territórios de Tartus e Jableh logo após o anúncio da destituição do presidente sírio Bashar al-Assad. Apesar disso, os opositores não invadiram as bases russas em Tartus e Khmeimim, que continuam operando normalmente.

“Ontem, a oposição assumiu o controle completo da província de Latakia, incluindo as cidades de Tartus e Jableh. As forças armadas da oposição não invadiram, nem têm planos de invadir, as bases militares russas, que permanecem funcionando normalmente”, afirmou a fonte.

Testemunhas oculares disseram à TASS no domingo que membros armados da oposição entraram em Jableh. Segundo relatos, os militantes chegaram ao centro da cidade em 8 de dezembro, disparando para o alto, mas sem ameaçar os militares russos.

No dia 27 de novembro, unidades da oposição armada síria lançaram uma ofensiva em larga escala contra as forças governamentais nas províncias de Aleppo e Idlib. Os opositores de Bashar al-Assad capturaram várias grandes cidades até a noite de 7 de dezembro. Na manhã de domingo, 8 de dezembro, as forças da oposição entraram na capital síria, Damasco, enquanto o exército se retirava da cidade.

SAIBA MAIS:

Kremlin discutirá bases russas com novas autoridades sírias

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments