A Marinha da Índia comissionou ontem oficialmente a fragata INS Tushil, seu sétimo navio da classe Talwar, durante uma cerimônia em Kaliningrado, na Rússia.

Este é o primeiro navio do Lote III da classe Talwar (subclasse Tushil), derivado das fragatas inacabadas da classe “Admiral Grigorovich”, da Rússia. Originalmente destinadas à Marinha Russa, apenas três fragatas “Admiral Grigorovich” entraram em serviço, enquanto as outras três ficaram inacabadas.

Modelo em 3D da classe Admiral Grigorovich

Em outubro de 2018, a Índia assinou um contrato de US$ 950 milhões para adquirir duas dessas fragatas inacabadas, Admiral Butakov e Admiral Istomin, como parte de seu programa de modernização da frota. Outras duas fragatas do Lote IV da classe Talwar (subclasse Triput) estão atualmente em construção, com previsão de comissionamento até 2027.

O novo navio, com 125 metros de comprimento, apresenta mudanças significativas no design, incluindo a substituição do tradicional lançador de trilho único Shtil-1 por um lançador vertical (VLS) não identificado. Este pode ser configurado para os mísseis Barak-8 ou Shtil-1 SAM, similar ao encontrado na classe Admiral Grigorovich, aumentando suas capacidades operacionais.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments