Damen Naval assina contrato com Lloyd’s Register para a nova fragata da Colômbia
Vlissingen, 4 de dezembro de 2024 – A Damen Naval assinou um contrato com a sociedade classificadora Lloyd’s Register para a fragata Plataforma Estratégica de Superficie (PES) destinada à Colômbia. O estaleiro colombiano COTECMAR (Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval, Marítima y Fluvial) será responsável pela construção da fragata em suas instalações na Colômbia.
Após um contrato bem-sucedido de estudo de design com a COTECMAR, a Damen Naval assinou em agosto de 2024 um contrato para fornecer engenharia, suporte técnico, materiais e equipamentos necessários para a construção da primeira fragata. O Lloyd’s Register já estava envolvido no projeto desde o final de 2022, inicialmente para serviços de aprovação de planos dentro do contrato de estudo de design. Agora, a empresa foi contratada para executar a aprovação completa dos planos na fase de execução do projeto.
“Este projeto permite que a Damen Naval, como parceira de confiança, possibilite à COTECMAR, à Marinha da Colômbia e à indústria marítima colombiana construírem, pela primeira vez, uma fragata localmente. Isso contribui para uma indústria de defesa forte e autossuficiente na Colômbia,” afirmou Jasper Oreel, Diretor de Projetos da Damen Naval. “Nossa parceria com o Lloyd’s Register ajudará a garantir que o navio atenda aos padrões modernos de segurança.”
O design da PES é baseado na bem-sucedida série SIGMA 10514 da Damen Naval, anteriormente construída para Indonésia e México. A SIGMA 10514 oferece versatilidade e capacidade de combate, sendo personalizada para atender aos requisitos específicos da Colômbia.
“O Lloyd’s Register avaliará o design e fornecerá suporte para maximizar a segurança e a confiabilidade do navio,” declarou Yorick Spoelstra, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Marinha. “O Lloyd’s tem muito orgulho de fazer parte deste projeto, consolidando ainda mais nossa longa parceria com a Damen Naval.”
A fragata colombiana terá 107 metros de comprimento e 14 metros de boca.
A COTECMAR, localizada em Cartagena, é o principal estaleiro da Colômbia. A parceria com a Damen Naval permitirá que o estaleiro construa uma fragata nacional em solo colombiano pela primeira vez. Este projeto representa um investimento significativo na geração de empregos locais qualificados, promove a transferência de conhecimento e fortalece a indústria de defesa colombiana com foco na autossuficiência. A Colômbia será o terceiro país da América Latina capaz de construir este tipo de embarcação naval complexa sob licença em seus próprios estaleiros.
A entrega da primeira fragata PES para a Marinha Colombiana está prevista para 2030.
Damen Shipyards Group – Mares de Possibilidades
O Damen Shipyards Group atua há mais de 95 anos, oferecendo soluções marítimas globais por meio do design, construção, conversão e reparo de embarcações e componentes navais. Integramos sistemas para criar plataformas inovadoras e de alta qualidade, oferecendo aos clientes o máximo valor agregado.
Nossos valores centrais são companheirismo, habilidade, empreendedorismo e gestão responsável. Nosso objetivo é nos tornar o construtor naval mais sustentável do mundo, utilizando digitalização, padronização, construção seriada de embarcações inovadoras e materiais circulares.
A Damen opera 35 estaleiros e 20 outras empresas em 20 países, apoiada por uma rede mundial de vendas e serviços. Entregamos cerca de 100 embarcações por ano, com um valor total de produção superior a 3 bilhões de euros. Empregamos diretamente cerca de 12.500 pessoas, sempre buscando gerar impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
Damen Naval – Protegendo Nossos Mares
A Damen Naval é a divisão de construção naval militar do Damen Shipyards Group, com raízes que remontam a quase 150 anos, no estaleiro Royal Schelde em Vlissingen. Como único fabricante de equipamentos navais originais (OEM) na Holanda, também engajamos toda a indústria de construção naval militar.
Com mais de 400 embarcações entregues a clientes em todo o mundo, a Damen Naval desempenha papéis de designer, engenheiro, construtor, integrador e fornecedor de serviços ao longo de todo o ciclo de vida dos navios.
Atualmente, a Damen Naval trabalha estrategicamente com o Ministério da Defesa da Holanda para renovar e substituir a frota da Marinha Real Holandesa, incluindo o Combat Support Ship e as novas fragatas de guerra anti-submarina. Além disso, lidera projetos navais para parceiros da OTAN/UE, como as fragatas ASW para a Marinha Belga e o programa de fragatas F126 para a Marinha Alemã.
Embora orgulhosos de nosso legado, olhamos sempre para o futuro.
DIVULGAÇÃO: Damen
Sempre torci pela Sigma na MB. Navio belo e robusto.
Eu fico feliz de ver nossos vizinhos adquirindo equipamentos novos, independente se é um real rearmamento, ou apenas pra substituir equips. obsoletos.
E claro, para os especialista daqui não há problema algum em chamar essa Sigma de fragata, perfeitamente normal a designação, é só quando for projeto Brasileiro pois necessitam deprecia-lo a todo custo.
Qual é o problema da Colômbia designar suas novas escoltas de “fragata” ? Deixa os hermanos ser felizes…
A Damen faz feliz todos, se o cliente quer chamar de fragata o que na marinha da pátria dela ( Marinha Real Neerlandesa/ Holandesa) seria
pouco mais que um OPV, quem somos nós para quebrar essas doces ilusões.
OPV da classe Holland, apenas 3700 toneladas de deslocamento, qualquer semelhança com a Sigma é casual rsrs :
Agora veja a a fragata de primeira linha da marinha holandesa, sempre dá Damen:
sim, igual as nossas corvetas Tamandaré
Na verdade, é tudo uma questão de autoestima. kkkk
O Brasil deveria ter um estaleiro estatal como o COTEMAR , dai sim teríamos uma indústria nacional de verdade.
Tú não acha que o Brasilistão não tem estatais demais não?
Não , não acho
Quantas são as estatais brasileiras?
“As estatais federais, estaduais e municipais do Brasil registraram deficit de R$ 7,4 bilhões de janeiro a setembro de 2024. Esse foi o maior saldo negativo para o período na série histórica, iniciada em 2012.” É por isso que não precisamos de mais estatais!
O Problema do Brasil não é a falta de estaleiro não, temos estaleiros tanto nacionais quanto internacional aqui, o problema aqui é outro, quanto estaleiro estatal o mais perto que temos é o da marinha, cuja a reforma estava previsto no programa tamandaré porem foi cortado.
Muitos países da América Latina possuem estaleiros, incluindo o Brasil com o Arsenal de Marinha no Rio, Cotecmar na Colômbia, Sima no Peru…
Mais uma Fragueta na América do Sul como diz o Camargoer em seus comentários 🤷♂️
Não sei o motivo mas eu prefiro esse tipo de “fragata” aqui:
Hehehe…eu também.
É um Destróier classe Arleingh Burke dos mais antigos sem o Hangar.
Infelizmente o mesmo sendo os mais antigos eles vindo a operar em seu estado da arte 100 %, o custo benefício de se manter seria inviável aos cofres públicos Brasileiros 😞
Mas é um Senhor Navio 💪⚓️👍
Prezado Burgos
Esse da foto que o Marcos publicou, é o USS Stockdale DDG 106!!
Não é antigo, comissionado em 2009, e possue hangar.
Sim sim tentei corrigir o meu texto mas o “Sistema” não deixou esse tem hangar e transporta 2 Anvs orgânicas SH 60 Seahawlk 👍 eu abri a foto e ampliei e vi que realmente tem hangar.
Peço até desculpas sou visão monocular por isso da minha foto ser um pirata com tapa olho 😏
Sem problemas 🙂
Inviável para um dos maiores orçamentos militares do mundo?
Não !!!
Seria para o Brasil 🇧🇷
Para os EUA, eles constroem de 3 a 4 dessas por ano e estão revitalizando as versões mais antigas para estender a vida útil delas por mais 15/ 20 anos.