Demonstrador de Arma Laser da MBDA em parceria com a Rheinmetall

A MBDA e a Leonardo assinaram um Memorando de Entendimento para a criação conjunta de uma Unidade de Fogo com Arma de Energia Direta a Laser (DEW), complementando as soluções de armas a laser desenvolvidas pela MBDA

Essa nova iniciativa italiana complementa as capacidades de armas a laser já em desenvolvimento pela MBDA. Diversos testes com o Demonstrador de Arma Laser, criado pela MBDA em parceria com a Rheinmetall, já foram realizados na Alemanha, utilizando um rastreador multietapas altamente preciso e um laser efetor que combina várias fontes laser em um único feixe. Outra capacidade de arma de energia dirigida a laser (LDEW) está sendo desenvolvida no Reino Unido pela MBDA sob o nome DragonFire, em parceria com a Leonardo UK e a QinetiQ, tendo alcançado disparos de alta potência contra alvos aéreos. Além disso, a MBDA adquiriu participação na CILAS, uma empresa francesa especialista em tecnologia a laser, que desenvolve a solução HELMA-P e realizou os primeiros testes bem-sucedidos no verão de 2024.

A arma usará duas classes de potência – dependendo da ameaça – e será capaz de interceptar e neutralizar drones Nano e micro, independentemente da composição do material. Inicialmente, a intenção é que as Unidades de Fogo sejam destinadas ao uso marítimo, com uma possível evolução futura para aplicações terrestres.

O acordo define o desenvolvimento de uma unidade de fogo leve, para a qual a MBDA será a autoridade de design na Itália. Essa unidade será dedicada a navios navais existentes, capazes de operar armamentos a laser com menor absorção de energia. A Leonardo será responsável pelo design de uma unidade de fogo avançada destinada a equipar novos navios navais.

A MBDA também desenvolverá a capacidade de gerar feixes de laser de alta potência, enquanto a Leonardo criará sistemas de direcionamento do feixe de laser e de apontamento de alvos.

As duas empresas utilizarão suas melhores e mais avançadas capacidades e laboratórios na Itália, compartilhando conhecimento tecnológico de forma complementar.

Com base no interesse demonstrado pela Marinha Italiana, o Memorando de Entendimento inicia uma colaboração que levará à definição conjunta de uma solução técnica e comercial capaz de atender aos requisitos operacionais dos clientes. O acordo também abrirá caminho para a promoção conjunta dos produtos resultantes dessa cooperação. As cadeias de suprimentos nacionais de ambas as empresas também contribuirão para o projeto.

FONTE: MBDA

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio

É laser pra todo lado agora

Heinz

com a invenção dos mísseis hipersônicos e drones, é necessário.

Rodrigo

Com laser funcionando missel hiperbólica vira obsoleto, laser é velocidade da luz…

MMerlin

Acredito que o uso do equipamento ainda é bastante afetado pelas condições do tempo.

Vinícius

Se pode ser usado contra aeronaves, pode ser usado contra infantaria também. Já imaginou atirar um feixe por entre as janelas de um prédio? Ou a galera evacua, morre queimada em um incêndio ou derrete e pega fogo se expor diretamente.