O novo porta-drones do Irã, chamado Shahid Bagheri, foi recentemente avistado próximo ao porto naval iraniano de Bandar Abbas, no Golfo Pérsico.

Imagens de alta resolução capturadas por satélites da Maxar mostram o navio próximo ao porto de Bandar Abbas. O Shahid Bagheri apresenta uma rampa em forma de ski jump, semelhante a um porta-aviões com sistema STOBAR (Short Takeoff Barrier Assisted Recovery). No entanto, sua curta pista sugere que está projetado exclusivamente para drones e possivelmente operações de helicópteros.

O navio de guerra também é capaz de transportar mísseis antinavio e mísseis balísticos contra alvos terrestres.

Acredita-se que o porta-drones militar esteja realizando seus primeiros testes marítimos desde que deixou o estaleiro Iran Shipyard and Offshore Industries (ISOICO) no final de novembro. O Irã não possui porta-aviões e opera caças e helicópteros desde as décadas de 1970 e 1980.

Além do Shahid Bagheri, o Irã desenvolveu outros dois navios porta-drones, o Shahid Roudaki e o Shahid Mahdavi. Imagens de satélite capturadas recentemente mostram os três navios navegando no Golfo Pérsico.

FONTE: NDTV

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério Loureiro Dhiério

Vão operar o surpreendente aviãozinho invisível que sumiu literalmente da mídia.

Más brincadeiras a parte, eles estão copiando a Turquia. Provaram ser capazes.

Más convenhamos.

Alvos fáceis para Israel e amiguinhos hein.

Wagner

Fácil? Igual a piada da “retaliação”?

Iran

Quais as relações?

Rogério Loureiro Dhierio

Desconheço essa piada.

André Macedo

Israel com os EUA nas costas virou um bicho papão também né… Até porta aviões o papai mobiliza pra ajudar a defender.

Rogério Loureiro Dhierio

O Irã tinha essa proteção do papai tempos atrás lembra?
Daí o jogo virou.

Nesse mundo de certos e errados tudo pode acontecer.
Até o improvável.
Basta colocar os interesses na mesa e as peças no tabuleiro.

André Macedo

Você quis dizer depois que os EUA deram um golpe por lá em 1953 pq o Irã (na época uma democracia estável) tentou nacionalizar seu petróleo, desestabilizando o país até levar à ascensão do atual regime? A piada só melhora.

Last edited 1 mês atrás by André Macedo
The Aviator

Nominar o governo de Mohammed Mossadegh como democrático, somente com uma visão enviesada do que é a verdadeira democracia. No entanto, sua análise é correta quando toca na questão da política no oriente médio sendo moldada pelas potências ocidentais… Saddam Hussein sendo colocado no poder e de lá sendo removido, décadas depois, pelos mesmos atores, é um exemplo. Franceses e Ingleses instigando Israel contra o Egito de Nasser foi outro exemplo.

carvalho2008

A reforma em dezembro/23
comment image

carvalho2008

Em Fevereiro de 2023
comment image

carvalho2008

Testes de Mar em 12 de dezembro/24…fica tranquilo pessoal…não deve ser nada importante para passar um satelite de observação no bicho….

comment image

carvalho2008

E fotagrafado acompanhado de vizinhos….
comment image

carvalho2008

comment image

Rogério Loureiro Dhierio

Quando estiverem com uns 12 daí vira uma frota.
São apenas três unidades.

carvalho2008

Ja começa a ser uma frota….

carvalho2008

notar o elevador lateral….

Santamariense

Esse tipo de embarcação opera qual tipo de drones? De qual tamanho e alcance são esses drones?

carvalho2008

ai está um mistério….não pelo navio em si pois é o terceiro….mas este ai com skijump deve ter algum projeto de drone não conhecido….

comment image
Utilizam alguns como o Pelican, Homa, Arash, Chamrosh, Zhubin, Ababil 4 e Bavar 5, mas pouso e decolagem não conheço….



carvalho2008

comment image
Este ai é o Karrar com 1500 km de autonomia….adaptaram um Manpad de 8km de alcance nele….

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
Santamariense

Uma embarcação dessas é criada para ações ofensivas e de reconhecimento. Sendo assim, precisa operar aeronaves com grande autonomia e, principalmente, grande raio de ação. Para isso, penso que os mais indicados são de porte médio e grande, de asa fixa, o que demanda recuperação no retorno. Essa recuperação, com aeronaves desse porte, demandará algum sistema como cabos de retenção. Se for para operar aeronaves pequenas, normalmente seu raio de ação não é grande, o que colocaria a embarcação mais próxima do alvo e suas defesas. Só se usarem drones armados e em missões suicidas, daí o alcance aumenta o… Read more »

carvalho2008

Sempre vale a pena lembrar….um passo adiante do Arapaho e Scads…
comment image

carvalho2008

comment image

BVR

Eles criam soluções, na maioria das vzs, bem questionáveis; contudo criam. Se tivessem a grana dos sauditas (vai ver que até tem, mas as sanções econômicas inviabilizam a aplicação dessa grana) certamente os equipamentos não sofreriam tanto descrédito.
Uma coisa é certa, não se pode dizer que eles não procuram fazer limonada dos limões que tem ao dispor.

Magarem

estava pensando nisso, eles são os reis do improviso.

e não tem budget que suporte uma guerra longa onde começam a sair as gambiarras como na ucrania.

BVR

Sim, é a necessidade de manter o combate.
Qto mais $$$ maiores as condições de lutar e “menores” são os sacrificios Na falta dele, vamos com o que temos e maiores são os sacrifícios.

carvalho2008

Eles montaram suas defesas num conceito de guerra assimetrica de tecnologia…..bservaram o caso Iraquiano e perceberam que necesitam investir em guerra de desgaste….é relativamente similar ao caso ucraniano….

Diego

Penso o mesmo, um país “pobre” cheio de sanções mas não se pode negar que eles são valentes, dão seu jeito e tentam com os recursos que tem a mão. Acredito que as coisas para eles vão dar uma melhorada com a chegada dos Su-35 e se forem na quantidade que disseram (50 aeronaves) as garras do gato persa vão ficar beeem longas.

BVR

Verdade. A partir do momento que essas aeronaves estiverem totalmente operacionais, entrar no espaço aereo iraniano ficará ainda mais arriscado – o que não significa dizer que não continuará sendo feito conforme a necessidade.
Posso estar enganado, mas não vejo essas aquisições como voltadas a projeção de poder e sim como dissuasórias.

Jagder

Em breve visitará o rio de janeiro.

BVR

🤣🤣🤣 Bom humor é fundamental

Alex Barreto Cypriano

Se a MAXAR, que é open source, divisa tanto, imagine a constelação de satélites militares. Honestamente, acho mais interessante e decisiva essa capacidade espacial ISR do que os próprios novidosos objetos observados. Do porta drone iraniano, duas dúvidas: 1- a ilha do Bagheri é problematica porque muito próxima ao início da landing lane (curiosamente com duas center lines de ângulos distintos…) produz nefasto turbilhão no ar; 2- o que vão colocar dentro de um casco tão volumoso e tão subdividido? Ok, dá pra abrir passagens nas anteparas, mas isso implica num atraso em operações de hangaragem, servidas apenas por um… Read more »

carvalho2008

Sim, mestre Alex….eles apesar de toda a economia que envolve o projeto…economizaram ainda mais não arrancando a Ilha e a posicionando a na lateral de bordo….lembrando que foi a conversão de um navio civil usado e já construido. Se fosse encomeda nova desde o estaleiro , o casco ja poderia ser assim desde o inicio. O elevador é o suficiente apenas para drones, helicóptros e misseis/foguetes conteiraveis… Já o casco interno foi totalmente aberto, parece mudaram bastante…lembrando que este da materia já é o terceiro convertido, apresentando a evolução da ski jump e o angulo de convés….não parece que vai… Read more »

Gabriel BR

Parece a mim um petroleiro recauchutado …feio demais

victor bueno

Eu não gosto da ditadura iraniana, mas reconheço e sei que o Irã investe muito em pesquisas e tem uma ótima escola de engenharia, já trabalhei com alguns irianos e fiquei surpreso. Os misseis e drones desenvolvidos por eles mostraram sua capacidade em várias ocasiões, como na Ucrânia e principalmente contra Israel. Esse navio é mais propagando, mas para converter um navio petroleiro em navio multipropósito lançador de drone tem que ter uma boa industrial. 

Emmanuel

Você pode falar o que quiser, menos, que os iranianos não tentam, de alguma forma, contornar os embargos que tem. Literalmente, pegam cargueiros velhos, os reformam e transformam em navios ÚTEIS, como lançadores de drones. ISSO É LÓGICA. A MB, ao contrário, vai pegar o projeto mais caro de ToT e querer aplicá-lo para ter o mesmo tipo de casco. Tecnologia são outros quinhentos. Mas o básico, O BÁSICO, a MB não vai querer fazer de uma forma mais barata. Já poderíamos ter alguns porta drone mais simples, exatamente da forma como o Irã fez. Mas falta MUITA boa vontade… Read more »

CRSOV

Posso estar errado mas hoje em dia qualquer grande embarcação de guerra é um alvo fácil para mísseis, torpedos e drones.

Alex Barreto Cypriano

Qualquer combatente, mesmo com design stealth, é um alvo – importa saber se uma vez alvejado ele tem defesas aptas e se eventualmente atingido ele pode se recuperar a ponto de terminar a missão ou retornar ao porto. Todo combatente é alvo mas nem todo alvo tem survivability de combatente. E nem todo combatente é igual em survivability: um dos motivos do atraso da classe Constellation é que o parent design FrEMM não tinha a survivability exigida no padrão americano… Um alvo maior (digamos com muitas dezenas de milhares de toneladas de deslocamento e bem pouco denso em outfit) é… Read more »

carvalho2008

pois é…..é como atacar uma grande espuma….voce vai fura-la…mas se não for na parte vital….de tão grande é…a vida continua…tamanho é fator de sobrevivencia tambem…

Bigliazzi

Alvo…

carvalho2008

comment image
Ababil-2
Autonomia de 2 horas e 120 km
40 kg de explosivos

carvalho2008

comment image
Ababil 3
alcance de 250 km /8 horas
 2 bombas guiadas de precisão pesando um total de 2,4 quilos (5,3 libras) com um alcance de 6 quilômetros (3,7 milhas) ou mísseis antitanque guiados com um alcance de 8 quilômetros (5 milhas)

carvalho2008

comment image
ababil 5
Alcance dd 480 km
antitanque guiados com um alcance de 8 quilômetros (5 milhas) ou seis bombas guiadas de precisão pesando 2,4 quilos (5,3 libras) com um alcance de 6 quilômetros (3,7 milhas)

carvalho2008

comment image
Arash
A missão pode ser combate (suicídio)
Distância de voo de (1.200 milhas)
Os sistemas de armas podem incluir 30 quilos (66 libras) de explosivos
O tempo de voo é de até 8,5 horas

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
carvalho2008

comment image
Fotros
A distância do voo varia de (1.050 milhas) a 2.000 quilômetros (1.240 milhas)
Os sistemas de armas podem incluir seis misseis antitanque com um alcance de 10 quilômetros (6,2 milhas) ou quatro mísseis antitanque e duas bombas guiadas de precisão pesando 2,4 quilos (5,3 libras) com um alcance de 6 quilômetros (3,7 milhas)
O tempo de voo é de até 30 horas

Santamariense

Eu vejo algumas lógica se for para operar UAV/drones desse porte, pois tem um raio de ação que permite ao navio operar de foram mais flexível e sem se expor nas proximidades do alvo. Só fica a questão de como vai ser o pouso/recolhimento dessas aeronaves no navio.

carvalho2008

comment image
A missão pode ser de combate ou de inteligência e vigilância
Distância de voo de (125 milhas)
Os sistemas de armas podem incluir foguetes ou misseis
O tempo de voo é de até 11 horas

carvalho2008

comment image
Kaman
A missão pode ser de combate ou de inteligência e vigilância
A distância do voo é de 1.000 quilômetros (620 milhas)
Os sistemas de armas podem incluir mísseis com um alcance de 30 quilómetros (18 milhas) ou quatro bombas guiadas de precisão pesando 22 quilos (50 libras) cada
O tempo de voo varia de 10 – 12 horas

carvalho2008

comment image
Kaman 22
A missão pode ser de combate ou de inteligência e vigilância
A distância do voo é de até 3.000 quilômetros (1.860 milhas)
Os sistemas de armas podem incluir quatro mísseis guiados de precisão, duas bombas não guiadas ou outras munições pesando até 300 kg (660 libras)
O tempo de voo é de até 24 horas

carvalho2008

comment image
Karrar
A missão pode ser de combate ou de inteligência e vigilância
A distância do voo varia de 700 quilômetros (435 milhas) a 1.000 km (620 milhas)
Os sistemas de armas podem incluir uma bomba pesando 250 quilos (550 libras), duas bombas menores totalizando o mesmo peso, quatro misseis de cruzeiro antinavio com alcance de 25 quilômetros (15 milhas) ou misseis ar-ar (manpad) Majid com alcance de 8 quilômetros (5 milhas)
O tempo de voo pode ser superior a 2 horas
As variantes incluem o Karrar 3

carvalho2008

comment image
Kian
A missão pode ser combate (incluindo suicídio) ou de inteligência e vigilância
Distância de voo de 1.000 quilômetros (620 milhas)
Os sistemas de armas podem incluir até 30 kg (66 libras) de explosivos
As variantes incluem um modelo de reconhecimento e um modelo de bombardeio

carvalho2008

comment image
 missão pode ser combate (suicídio)
Distância de voo de (3,1 milhas)
Os sistemas de armas incluem 3 quilos (6,6 libras) de explosivos
O tempo de voo é de até 15 minutos

carvalho2008

comment image
Mohajer-2
A distância do voo varia de  (31 milhas) a 150 quilômetros (93 milhas), dependendo da variante
Os sistemas de armas podem incluir granadas propelidas por foguetes ( RPGs )
O tempo de voo varia de 1,5 horas a 6 horas, dependendo da variante
Exportado em pequenas quantidades para a Venezuela
As variantes incluem o N2 (introduzido em 2014)

carvalho2008

comment image
A missão pode ser de combate ou de inteligência e vigilância
A distância do voo varia de 150 a 200 quilômetros (90 a 120 milhas)
Os sistemas de armas podem incluir duas opções: mísseis de curto alcance que podem atingir alvos a uma distância de seis quilômetros (3,7 milhas). bombas guiadas com até 150 quilos (330 libras) que podem atingir alvos a uma distância de 20 quilômetros.
O tempo de voo varia de 6 a 12 horas
Exportado em pequenas quantidades para a Venezuela e Etiopia, um número desconhecido para a Russia e um número desconhecido para o Sudão.

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
carvalho2008

comment image
Shahed 129
 pode ser de combate ou de inteligência e vigilância
Distância de voo de 1.240 milhas
Os sistemas de armas podem incluir pelo menos duas munições, como bombas planadoras guiadas com precisão, pesando 34 quilos (75 libras) cada.
O tempo de voo é de até 24 horas

groosp

É tão complicado retirar ou modificar essa estrutura da ponte de comando? É esse o nome dessa parte do navio?

carvalho2008

Sem dúvida custaria mais…mas realmente seria muito melhor se tivessem reposicionado a ilha na lateral….

Fabio

O que essa guerra está mostrando é que quanto maior e mais lerdo o alvo, maior o prejuízo, isso aí tem tudo pra afundar com trocendos trones, misseis e o orçamento de guerra do Irã

Last edited 1 mês atrás by Fabio
carvalho2008

Recentemente noticiado que o projeto 𝐐𝐚𝐡𝐞𝐫 𝐅-𝟑𝟏𝟑 foi transformado em drone….noticia desta semana…..vai que seria este o dito drone destinado ao uso da skijump exemplo da mesma promessa Turca do kizileuma Turco, o qual dispensaria ate o uso de cabos de parada no Anadolu…aguardar para ver….

comment image

Last edited 28 dias atrás by carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image